terça-feira, 26 de agosto de 2014

Transposição do rio São Francisco será discutida hoje em Apodi

Na pauta da 7ª Reunião ordinária do colegiado, consta a apresentação do Projeto de Integração do ‘velho Chico’ com Bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do rio Apodi-Mossoró se reúne hoje, 26, às 9h, no auditório do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), do município de Apodi.

Na pauta da 7ª Reunião ordinária do colegiado, consta a Apresentação dos Projetos de Saneamento dos municípios que ficam às margens do rio, com foco em Areia Branca e a Apresentação do Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

Durante a reunião, o representante do Ministério da Integração Nacional e Coordenador do PISF, José Luiz de Souza, vai fazer uma explanação sobre o modelo de gestão do Projeto e a importância do envolvimento dos CBHs das bacias receptoras das águas do São Francisco.

De acordo com Joana D’arc Medeiros, coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, aqui no Estado, as águas da transposição vão entrar através das bacias do rio Piranhas-Açu e do rio Apodi-Mossoró. “É importante que os membro dos comitês, das duas bacias, conheçam o projeto para promover uma melhor gestão dessas águas” ressaltou Joana.

De acordo com a Semarh, a secretaria apoia a criação, instalação e atuação dos Comitês de Bacias no Rio Grande do Norte. Atualmente o Estado conta com três: O comitê da bacia do rio Pitimbu, Apodi-Mossoró, Ceará-Mirim. Em todos, a Semarh atua como secretaria executiva.

Um Comitê de Bacia é um órgão colegiado com funções deliberativas, normativas e consultivas composto pelo poder público federal, estadual, municipal, usuários de água e sociedade civil com o objetivo principal de gerenciar águas na bacia onde atua. O CBH Apodi-Mossoró foi criado pelo Decreto Governamental nº 21.654, de 10 de setembro de 2010. Incentivo a ações paradesportivas é assegurado.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário :