terça-feira, 2 de setembro de 2014

Encanto/RN: Alberone realizará comício neste sábado com Robinson Farias e Fátima Bezerra

Depois de anunciar apoio ao candidato Robinson Farias (PSD) e Fátima Bezerra (PT) o prefeito da cidade do Encanto Alberone Neri (DEM)realizará neste sábado (06) uma grande concentração política com a presença do candidato ao governo do estado e a candidata ao senado.

A concentração acontecerá na praça da Matriz a partir das 19:00hs da noite na cidade do Encanto, onde na oportunidade acontecerá umcomício com os principais candidatos. Na ocasião Alberone que é o único candidato do DEM na região a apoiar as candidaturas de Robinson e Fátima, apresentará seus candidatos para o governo, senado, deputado estadual e federal para toda população.


A concentração servirá também para reforçar o apoio de Alberone a Robinson e Fátima, que além do  apoio do prefeito também contam com o vice-prefeito Alex Adenauer, os vereadores Nonato Guedes, cabo Anchieta, Sueleide, Atevaldo Nazário, Rosa de Euzamar e demais lideranças locais.


Fonte : Politica na Pauta 

Pau dos Ferros - Vitrine Cultural começa hoje e comemora 10 anos


A Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição receberá, na noite de
hoje, 2, diversas apresentações artístico-culturais de crianças e jovens
de toda a região. Os espetáculos fazem parte do projeto “Vitrine
Cultural Xanana Diógenes”, coordenado pela Secretaria de Cultura e
Turismo (SECULT).

O público poderá prestigiar os grupos das 18h às 23h, também amanhã, 3,
e quinta-feira, 4. Instituições de ensino municipais, estaduais,
federais e privadas irão trabalhar o tema “Vitrine Cultural: 10 anos de
sucesso”. Só na noite de hoje, 2, serão 10 apresentações.

Evento que antecede a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo
e Negócios do Alto-Oeste Potiguar FINECAP), a Vitrine Cultural oferece à
população de Pau dos Ferros e do Alto-Oeste potiguar lazer e
entretenimento.

Programação desta terça-feira (2 de setembro)

Aquecimento:
> Coral Infanto-juvenil – Pau dos Ferros
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
Regente: Mayra Batista


> Coral Ressoarte – Pau dos Ferros
Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Regente: Francisco Fernandes
> Grupo Fênix – Pau dos Ferros
Casa de Cultura Popular Joaquim Correia
Regente: Tony Campos

Espetáculos:
> Escola de Ballet “Dança Bonito” – Pau dos Ferros
Tema: As princesas
Coordenação: Juliana Laís e Lídia Rafaela
> Escola Municipal Elpídio Virgínio Chaves – Pau dos Ferros
Tema: Água – Regando as ideias sustentáveis na escola
Coordenação: Sheyla e Regina
> Escola Municipal Nila Rêgo – Pau dos Ferros
Tema: Você é responsável por tudo que cativar
Coordenação: Renag e Marnilce
> Grupo Cultural “Arraia da Juventude” – Portalegre
Teatro: A vingança do caboclo
Coordenação: Expedito Lira
> Secretaria Mul de Cultura e Turismo – Doutor Severiano
Tema: A cultura afro em foco através do maculelê
Coordenação: Francisco Rodrigues e Carlos Simão
> Grupo Conexão de Ritmos – Rodolfo Fernandes
Tema: Um show de dança
Coordenação: Júnior Brito e Júnior Saraiva
> Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz – Doutor Severiano
Tema: Valorização da cultura afro
Coordenação: Almiro Neri e Clécio Silva

ALERTA: MULHER MORRE APÓS CAIR EM CIMA DO VASO SANITÁRIO NO PARÁ.

02 de SETEMBRO de 2014 - Na tarde deste ultimo domingo (31) uma mulher morreu após cair sobre o vaso sanitário em Marabá (567 km da Capital Pará). Segundo informações, ela subiu em cima do vaso para tentar trocar uma lâmpada do banheiro, como vasos sanitários são feitos de louça e não suportam peso excessivo, ele quebrou e fez com que a moça, que não teve o nome revelado, caísse sobre o mesmo, onde teve um grande corte nas costas. Ela não resistiu aos ferimentos e faleceu. Segundo informações, uma criança presenciou toda a cena. Não recebemos muitas informações sobre o caso. Uma recomendação para todos, ninguém deve subir no vaso sanitário seja para alcançar a descarga, registro ou interruptor do banheiro, podendo este quebrar e causar ferimentos graves.


Jerry Mesquita – Repórter Cidades Whatsapp-(64) 92978263


Fonte: Correspondentes do Plantão Policial





Retirado do Plantão Policial - Com Alison Maia.

Antônio Martins/RN: uma mulher morreu após carro colidir violentamente com um poste na RN 117.


Uma mulher morreu em um grave acidente, na manhã desta terça-feira(02), na RN 117, por volta das 08h:40min, entrada da cidade de Antônio Martins/RN. O veículo que voltava da cidade de Frutuoso Gomes/RN transportava cinco ocupantes acabou sobrou em uma curva e foi de encontro a um poste.

De acordo com informações um veiculo Polo,  placa MYR 0262/RN, conduzido por Fransuar Xavier da Silva, que transportava cinco pessoas acabou sobrando na curva e só parou quando acertou um poste. Os ocupantes sofreram ferimentos graves, além do motorista a jovem Lígia Maria Dutra, 26 anos, Francisco Rodrigues da Silva, 50 anos, foram socorridos para o hospital Justino Ferreira e em seguida transferido para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN, o Sr. Francisco, de 50 anos foi transferido para Mossoró/RN e Luís Carlos Alves de Sousa, 24 anos , único ocupante do veiculo que fazia o uso de cinto de segurança sofreu ferimentos leves e após ser atendido no hospital local foi liberado, todos são residentes em Antônio Martins/RN. 

Verônica de Mesquita Moreira, de 33 anos, ainda chegou a ser levada para o hospital local e não resistindo a gravidade dos ferimentos faleceu antes de dar entrada na unidade hospitalar, em seguida seu corpo foi encaminhado ao ITEP/RN para exames de necropsia.








Fonte: Nosso Paraná RN

Fotos: Blog do Irmão Zizi.

Volume de chuvas fica 35% abaixo da média no Estado

Um terceiro ano de seca. É como considera a meteorologia o ano de 2014. Apurando o acumulado do período chuvoso deste ano, as chuvas foram 35% abaixo da normalidade. É o que informa Gilmar Bistrot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). “Mesmo que alguns municípios tenham apresentado regularidade, mas quando analisamos o Estado todo, temos um terceiro ano consecutivo. É um quadro de seca bastante expressivo”, afirma.
Sidney SilvaCom poucas chuvas, nível de água no Itans, em Caicó, chega a 12,31% da capacidade do reservatórioCom poucas chuvas, nível de Água no Itans, em Caicó, chega a 12,31% da capacidade do reservatório

A média dentro da normalidade histórica para o período de janeiro a agosto, segundo ele, é um acumulado de 700 mm, considerando todo o Estado. De acordo com o apurado de 2014, as precipitações ficaram em torno de 450 mm. Uma situação um pouco melhor em relação aos últimos dois anos, mas insuficiente para considerar regular, segundo ele. De acordo com meteorologista, no ano de 2013 o acumulado foi de 400 mm, sendo 42% abaixo da normalidade e o quadro de 2012 foi o mais crítico, sendo abaixo dos 400 mm. 

A falta de chuvas regulares tem trazido consequências graves para a população do Rio Grande do Norte. Cinco cidades continuam em colapso de abastecimento e 111 estão em situação de emergência – com abastecimento por carros-pipa. A maioria dos 46 reservatórios, monitorados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), não conseguiram recuperar seu aporte de água. Mais da metade dos açudes está com o nível abaixo dos 20% da capacidade total. 

Reservatórios importantes como o Gargalheiras, Itans e o açude de Pau dos Ferros estão em situação crítica. O açude de Gargalheiras, localizado no município de Acari, está com 7,26% de sua capacidade, conforme última medição da Semarh, em 15 de agosto. A barragem do Itans, em Caicó, se encontra hoje com 12,31% do volume capaz. E o de Pau dos Ferros com 6,83%. Os dois últimos com medições em 29 de agosto.

A produção agrícola potiguar também foi prejudicada, sentida principalmente no Agreste potiguar. De acordo com o relatório Safra de Grãos, publicado pela superintendência da Companhia de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Conab) no final do primeiro semestre, as chuvas esparsas não conseguiram recuperar plenamente a produção de grãos. A safra está estimada em 53.386 toneladas – um incremento de 308,8% se comparada à do ano passado, mas ainda 49,8% abaixo do registrado em 2011, último ano de boa colheita.

A esperança é um bom inverno em 2015. Mas, ainda não há previsões meteorológicas com dados precisos. O risco do fenômeno El Niño está sob observação. A ocorrência dele seria uma “catástrofe” para o abastecimento de água no Estado. “A gente não tem nenhuma posição nem preliminar, nem definitiva sobre o inverno de 2015. Até porque as informações para prognóstico não estão maduras”, justifica Bistrot. “Temos que ver o pico de máximo e mínimo de temperatura dos oceanos pacíficos e atlântico. Em setembro que dá para começar a fazer avaliação de 2015”.

Para os próximos três meses, não há perspectiva de chuvas relevantes, no RN. “Há uma previsão de chuvas na primeira quinzena de setembro, na faixa litoral, e interior do Estado. Mas, não garantem a mudança no cenário”, coloca Gilmar Bristot. 

Nestas próximas semanas há previsão da renovação do decreto de emergência do Estado, por causa da seca. Segundo Coronel Josenildo Acioli, coordenador da Defesa Civil do RN, a documentação está sendo organizada para que se possa entrar com o novo pedido.

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Programa “Um novo Olhar” atenderá mais 200 pessoas carentes nesta semana.


O Governo Municipal de Encanto realizará, através da Secretaria de Assistência Social, mais uma etapa de atendimento do programa “Um Novo Olhar”, nesta quarta e quinta feiras (03 e 04), quando na ocasião serão beneficiadas mais 200 pessoas carentes do município de Encanto, que foram cadastradas, obedecendo os critérios e requisitos do referido programa.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Yria Queiroz, que coordena o programa, as pessoas beneficiadas serão submetidas à consulta com o oftalmologista, escolherão a armação que melhor se identifica com o seu desejo e terão todos os custos bancados pelo governo municipal.

A Secretária, Yria Queiroz, enalteceu que são poucas as cidades que prestam este tipo de serviço à população, e aqui no Encanto, graças ao apoio que temos do Prefeito Alberone Neri, o programa “Um novo Olhar” já beneficiou centenas de famílias carentes do município.

“Com os óculos, as pessoas que precisam, ficam mais alegres e felizes, porque passam a enxergar mais a vida”, citou mais uma vez, a Secretária Yria Queiroz, ressaltando sempre o objetivo maior deste programa que é melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda.

Alberone marca data para nova inauguração no Encanto.

O Prefeito, Alberone Neri, durante seu discurso na entrega da pavimentação no sítio Nadador, anunciou a data para a próxima inauguração, a qual acontecerá no dia 27 de setembro, quando o governo municipal entregará a pavimentação que interligará os sítios Tataíra ao Valentim.
De acordo com o gestor, o seu governo já iniciou a construção de mais esta grande obra no município, desta feita, contemplando a interligação das duas comunidades, numa extensão de 4.000 metros de calçamento, um investimento de R$ 167.637,02.
O Prefeito, Alberone Neri, informa que essa obra era um sonho antigo de moradores, produtores agrícolas e das diversas famílias daquela região, e o seu governo que tem direcionado ações administrativas para todas as comunidades do município, decidiu encampa-la em seu planejamento administrativo para o presente ano.
De acordo com a população que todos os dias trafega pela estrada, essa obra vem trazer uma melhoria significativa para a região, que agradece de forma coletiva, o Prefeito Alberone Neri, pela iniciativa em atender este importante pleito da comunidade.

Para animar a festa desta importante inauguração, o Governo “Alberone Neri” já contratou as seguintes atrações musicais: Redondo e Banda Som do Norte e Dalton do Acordeon, além de toda a estrutura de palco, som, iluminação e o sistema de segurança.