quarta-feira, 9 de julho de 2014

Governo Municipal solicita cursos do Pronatec para o Encanto.

A Secretaria Municipal de Assistência Social enviou ofício ao SENAI-RN, com o objetivo de solicitar a inclusão do município de Encanto, em cursos executados pelo Pronatec, tendo em vista que o mesmo está implantando uma facção na área de confecções, dispondo de estrutura física e maquinário necessário para a realização dos cursos, que se processaria em parceria com a empresa Oeste Indústria e Comércio de Vestuário LTDA.


De acordo com o pleito solicitado pela Secretária, Yria Queiroz, a contemplação de turmas para o Curso de costureiro industrial para tecido plano, viabilizaria o início da produção da empresa no município, onde atuará, graças a parceria estabelecida com a prefeitura municipal.

Núcleo de Cidadania do Adolescente é implantado no Encanto.




A Prefeitura de Encanto, por meio da Coordenação de Articulação do Selo UNICEF 2013/2016, realizou neste dia 1º de julho, a programação de implantação do Nuca (Núcleo de Cidadania do Adolescentes) do Selo UNICEF, edição 2013/2016.
O evento de mobilização, que marcou o primeiro encontro com os adolescentes, teve o apoio das escolas do município e foi presidido pela Articuladora do selo no município, Aparecida Granjeiro, que fez uma apresentação sobre o Selo UNICEF e falou sobre a importância da interação dos adolescentes e do apoio às diversidades no município.
 O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
De acordo com a Rede NUCA, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes é uma articulação de diversas organizações municipais, que participam da edição do Selo UNICEF Município Aprovado, com o intuito de criar processos de formação e intervenção nos espaços onde estes adolescentes estão inseridos.
O 1º Encontro teve como objetivo desenvolver o autoconhecimento, a autoestima e a autoconfiança e também estabelecer relações interpessoais nas crianças e adolescentes integrantes do Nuca para que adquiram um sentimento de interação ao grupo formado.
Segundo a articuladora do Selo UNICEF, “devemos valorizar as coisas da qual participamos e o Selo UNICEF é uma importante ferramenta para as crianças, adolescentes, jovens e também para os adultos a exercerem a cidadania de forma participativa e crítica”.
O município de Encanto deverá realizar diversas oficinas através do grupo do Nuca até 2016, com o intuito de fazer com que os adolescentes conheçam e reivindiquem seus direitos e assumam as responsabilidades que lhe são conferidas.

Para o Prefeito Municipal, Alberone Neri, a participação de adolescentes é um elemento crucial para o alcance dos objetivos do Selo. “Iremos incentivar e apoiar a mobilização e o empenho dos adolescentes para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e para a superação das desigualdades e violações que afetam suas vidas”, ressaltou o prefeito.

Alberone entrega neste sábado, pavimentação de rua que dá acesso ao Santuário de São João Batista.


O Prefeito, Alberone Neri, ao lado do Vice, Alex Medeiros, Vereadores, Assessores e da população em geral, entrega neste sábado, 12 de julho, as 21:00hs, a pavimentação da rua José Vicente que da acesso ao Santuário de São João Batista, no bairro do mesmo nome no Encanto.

A Solenidade de inauguração será precedida de um grande show com Zé Ceará e banda e será a 1ª grande inauguração do ano no Encanto, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Prefeito para ser cumprido ao longo do ano 2014.

O gestor municipal explicou que a pavimentação da rua José Vicente, além de atender um velho anseio da comunidade, irá incrementar o desenvolvimento e o progresso da cidade, pois dará acesso a uma das maiores obras de engenharia e arquitetura do Rio Grande do Norte, o Santuário de São João Batista, que será o responsável pela transformação do município, elevando-o a categoria de cidade turística religiosa e atraindo visitantes e devotos de São João Batista de todas as unidades da federação.

Mulher surtada come placenta, agride médico e corre nua em hospital de Natal

Direção da unidade hospitalar irá se reunir com médico para iniciar apuração dos fatos.
Um dos mais reconhecidos obstetras e ginecologistas de Natal, Iaperi Araújo, decidiu não mais realizar partos depois de um episódio inesperado na sua história como profissional: uma parturiente o agrediu verbalmente, correu nua no meio do hospital e depois se trancou para comer a sua própria placenta dentro de uma sala sob a guarda da família.

De acordo com o médico, o fato teria acontecido na quarta-feira passada (2). Segundo ela, a mulher chegou ao hospital já com 30 horas de trabalho em casa de parto por volta das 20h30. O tempo de espera em casa pode ter ocorrido em função da tentativa de um parto domiciliar planejado – nova tendência surgida dentro do escopo de humanização do parto.

Segundo Araújo, a parturiente não havia feito o pré-natal e estava muito agitada a ponto de xingá-lo. A família também o agrediu verbalmente. Na hora de realizar o parto, a grávida exigiu que o marido fizesse o parto, mas o médico afirmou que não deixou, até porque o homem não tinha habilitação profissional para tanto.

Porém, o pai ainda teve a possibilidade de cortar o cordão umbilical quando o bebê finalmente veio ao mundo por volta das 23h30. Segundo o obstetra, a mulher teria gritado reivindicando os direitos sobre a placenta. “Coloquei dentro de um saco e a entreguei”, escreveu em uma postagem na rede social.

A mãe da parturiente a persuadiu para que a mulher deixasse que outra médica a examinasse. A paciente consentiu. Mas logo em seguida, segundo o médico, ela entrou em “surto” no momento em que a neonatologista levou a criança para o berçário. Conforme Iaperi, a mulher foi em busca da cria, bateu no vidro do berçário até que o pai da criança arrombou a porta para tirar a criança do ambiente.

“Ela correu sangrando nua no meio do hospital com a placenta numa mãe e a criança na outra”, relatou o médico a nossa equipe de reportagem na manhã desta terça-feira (8). Ainda segundo ele, ela estava nua neste momento. Depois disso, a família inteira se trancou numa sala do terceiro andar do hospital. Só saíram de lá para pedir uma tesoura para cortar a placenta e pedir um pouco de coentro para temperar o “alimento”.

O médico afirmou nunca ter visto algo do tipo na sua história como obstetra. Além do fato inusitado, Araújo ficou transtornado com a forma como foi tratado pelos familiares e pela paciente. “Ela tem o direito até de morrer se quiser, mas dentro do hospital ela tem que respeitar o profissional”, declarou.

O episódio contribui definitivamente para que o médico decidisse encerrar sua carreira obstétrica. “Foi tão chato para mim que não vou mais fazer obstetrícia, só ginecologia”, sentenciou. Iaperi Araújo irá entregar um relatório à direção do hospital na próxima sexta-feira (11). Ele espera que as câmeras de segurança do estabelecimento corroborem com o seu testemunhou sobre o caso. Iaperi Araújo não especificou o quadro de saúde da criança e o que houve na sequência. “Para mim, esse caso morreu”, disse.

Tentamos entrar em contato com a direção do Hospital Papi, mas não foi possível. No entanto, O Jornal de Hoje apurou que a diretoria clínica e gerente médica irão se reunir com Iaperi Araújo na próxima sexta-feira para iniciar a apuração dos fatos. Não houve notícia no hospital se aconteceu algum prejuízo material ou para outros pacientes durante a noite da quarta-feira passada.
Placentofagia

O ato de guardar a placenta para comer depois do parto tem crescido nos Estados Unidos. Em geral, tem ocorrido entre mulheres de classe média, brancas, casadas e com formação universitária. Os estudos científicos sobre os benefícios do consumo dessa membrana que revestem os fetos na barriga das mães não são muito vastos. A maioria dessas mulheres se baseia numa pesquisa divulgada pela revista científica “Ecology of Food and Nutrition”. Nos EUA, há até empresas especializadas em acondicionar placentas. Os estudos apontam para a presença de ferro, ocitocina e outros hormônios que ajudariam inclusive a reduzir o sangramento pós-parto.


Jornal de Hoje

Saúde: atraso sistemático no repasse de recursos federais agrava crise financeira e prejudica população do país.

Os repasses deveriam ser transferidos de maneira regular e automática aos Municípios, conforme determinação legal.
Por dois meses consecutivos, o repasse referente ao Piso da Atenção Básica Fixo foi efetuado com atraso. A atitude faz com que a situação financeira atualmente enfrentada pelos Municípios se torne ainda mais grave. Os recursos, no valor de aproximadamente R$ 403 milhões mensais, eram repassados às contas da prefeitura até o dia 10 de cada mês.

A Confederação Nacional de Municípios explica que o Ministério da Saúde é o órgão responsável por repassar o valor aos entes municipais. Entretanto, no mês de maio e de junho, os Municípios receberam os recursos somente no último dia útil dos respectivos meses, recursos esses destinados às ações e aos serviços de assistência básica.

Os repasses deveriam ser transferidos de maneira regular e automática aos Municípios, conforme determinação legal. A maioria dos Municípios utiliza esses recursos para o pagamento de servidores da atenção básica de saúde, e o atraso traz transtornos às administrações municipais.

A CNM alerta aos gestores municipais de que poderá haver novos atrasos nos repasses dos recursos da atenção básica e lamenta a situação, tendo em vista que causa prejuízos no atendimento à saúde dos cidadãos mais carentes do país.


Foto: Ministério da Saúde

Estados e municípios têm um ano para elaborar ou concluir planos de educação.

Sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 26 de junho o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece 20 metas para a educação brasileira pelos próximos dez anos. Com isso, estados e municípios têm um ano para elaborar seus planejamentos regionais para o setor.

Mesmo os entes federados que já possuem planos precisam renovar ou reajustar seu conjunto de estratégias para os próximos dez anos, sintonizados com as diretrizes do PNE. O objetivo do PNE é melhorar os índices de educação do país. Para isso, o Plano propõe um conjunto de metas com a ampliação do investimento público em educação, de forma a atingir 7% do PIB em 5 anos e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB em dez anos.

Em nota oficial, a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da lei que assegura a aplicação de 75% dos royalties de petróleo e 50% do excedente em óleo do pré-sal na educação para que as metas sejam alcançadas.  O plano prevê ainda a erradicação do analfabetismo e universalização da educação infantil (crianças de 4 e 5 anos), do ensino fundamental (6 a 14 anos) e do ensino médio (15 a 17 anos).

Fonte: Mural de Riacho da Cruz