quarta-feira, 15 de junho de 2016

II Arraiá da Educação será realizado neste sábado no Encanto.

A temporada de quadrilhas já começou no Brasil. Na cidade de Encanto o II Arraiá da Educação será realizado neste sábado (18), em frente ao Ginásio Poliesportivo, a partir das 18:00hs, envolvendo todas as escolas das redes estadual e municipal de ensino

De acordo com a secretária de Educação, Maria Aparecida Granjeiro, após as apresentações das escolas, haverá muito forró com animação de Raimundinho dos teclados.

Será montada uma estrutura com barracas de alimentação, como também bebidas e diversos produtos típicos. 

*Politica na Pauta 

Secretários municipais de Saúde discutirão situação dos hospitais regionais do RN

Os secretários municipais de saúde do Rio Grande do Norte estarão reunidos na manhã desta quarta-feira (15), a partir das 9h, no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope), localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, ao lado do Hemonorte, em Natal, com o intuito de participarem da 204ª reunião ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems/RN). 

O encontro será exclusivamente pautado na apresentação e discussão das dívidas referentes ao co-financiamento da Atenção Básica, Assistência Farmacêutica Básica, SAMU (Mossoró e Natal) e Unidades de Pronto Atendimento (Macaíba, Mossoró e Natal) por parte do Estado do Rio Grande do Norte com os municípios potiguares. 

No último encontro ordinário do Cosems, realizado em 17 de maio, a diretoria do Conselho solicitou aos representantes regionais da instituição que realizassem um levantamento junto aos demais secretários municipais de saúde com o intuito de apurar a real situação dos hospitais regionais do Rio Grande do Norte, nas oito regiões de saúde do estado. 

Dividido em cinco categorias e ainda para ser concluído, os dados encaminhados até o presente momento pelos gestores ao Cosems já apontam as principais deficiências dos hospitais: falta ou insuficiência de insumos (medicamentos, material médico cirúrgico, limpeza e expediente) e de instrumentos permanentes (caixas cirúrgicas, estetoscópio, dentre outros); déficit no número de equipamentos básicos essenciais, pois os existentes encontram-se obsoletos ou sem condições de uso; insuficiência de ambulâncias, falta de manutenção e combustível nos veículos existentes na frota; Insuficiência/ausência de profissionais (principalmente médicos especialistas) no quadro dos hospitais regionais; e necessidade de reforma/ampliação das estruturas físicas dos hospitais.


POLÍTICA PAUFERRENSE

Conselho de Ética aprova por 11 votos a 9 parecer pela cassação de Eduardo Cunha

Agência Brasil
Bras?lia - O Conselho de ?tica da C?mara se re?ne para apreciar e votar o parecer do deputado Marcos Rog?rio, que recomenda a cassa??o do mandato de Eduardo Cunha (Wilson Dias/Ag?ncia Brasil)
Manifestantes mostram cartazes de Fora, Cunha! durante a votação do relatório do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela cassação de Eduardo de CunhaWilson Dias/Agência Brasil
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou hoje o pedido de cassação do mandato do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro parlamentar. Por 11 votos a nove, os deputados acataram o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) que afirma que Cunha quebrou o decoro ao mentir sobre ter contas no exterior durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.
Bras?lia - Reuni?o do Conselho de ?tica da C?mara aprecia o parecer do deputado Marcos Rog?rio pela cassa??o do presidente afastado da C?mara Eduardo Cunha por quebra de decoro parlamentar (Wilson Dias/Ag?ncia Brasil)
Relator do processo contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética, o deputado Marcos Rogério disse: “Estamos diante do maior escândalo que este colegiado já julgou, não se trata apenas de omissão, de mentira, mas de uma trama para mascarar a evasão de divisas, a fraude fiscal" Wilson Dias/Agência Brasil
Segundo o relator, Cunha é o dono de pelo menos quatro contas nna Suíça: Köpek; Triumph SP, Orion SP e Netherton. Ao pedir a cassação de Cunha, Rogério disse que as contas são verdadeiros “laranjas de luxo”. “Estamos diante do maior escândalo que este colegiado já julgou, não se trata apenas de omissão, de mentira, mas de uma trama para mascarar a evasão de divisas, a fraude fiscal", disse Rogério. “Estamos diante de uma fraude, de uma simulação de empresas de papel, de laranjas de luxo criadas para esconder a existência de contas no exterior”, acrescentou.
MPF pede suspens?o dos direitos pol?ticos de Eduardo Cunha
Cunha é acusado de quebra de decoro por ter mentido sobre a propriedade de contas no exterior durante depoimento na CPI da PetrobrasWilson Dias/Agência Brasil
Cunha nega a propriedade das contas, mas admitiu ter o usufruto de ativos geridos por trustes estrangeiros.
O processo de Cunha no Conselho de Ética é considerado o mais longo no colegiado e foi marcado por inúmeras manobras que protelaram a decisão dessa terça-feira. A representação contra Cunha foi entregue pelo PSOL e Rede à Mesa Diretora da Câmara, no dia 13 de outubro de 2015. A Mesa, comandada por Cunha, levou o prazo máximo de 14 dias para realizar a tarefa de numerar a representação e enviá-la ao Conselho de Ética, o que retardou o início dos trabalhos do colegiado. O processo só foi instaurado quase um mês depois da representação, em 3 de novembro de 2015.
Agora o processo contra Cunha precisa ser analisado em plenário. Para que Cunha tenha o mandato cassado, é preciso pelo menos 257 votos, a maioria absoluta dos 513 deputados.