terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Autor de “Amor à Vida” afirma que todas as pessoas são bissexuais

walcyr carrasco
Walcyr Carrasco acredita que todos são bissexuais
Autor da novela “Amor à Vida”, Walcyr Carrasco deu declarações nesta semana sobre um assunto que ainda causa polêmica: A homossexualidade. Sobre o casal gay da sua novela, Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano), ele não revela se haverá ou não o tão esperado (e inédito) beijo gay na novela das nove da Globo.
No entanto, ele reconhece a torcida do público para que o casal tenha um final feliz. “Eu sinto que as pessoas torcem muito por eles, como os heróis de uma novela tradicional, sem se importar com o fato de eles serem dois homens”, disse o autor.
Walcyr falou sobre a recepção aos personagens: “Mesmo pessoas que não estão ligadas ao movimento LGBT se mostraram claramente favoráveis à adoção, por exemplo”, relata o autor, ressaltando a aprovação do público ao tema dos pais gays adotivos.
A apresentação dos personagens num contexto familiar foi o grande marco de “Amor à Vida” em relação ao tema homossexualidade: “A inclusão do gay dentro da sociedade, querendo formar uma família, ter filhos e adotar foi o tema mais importante. Essa discussão repercutiu de forma muito positiva”, aponta.
“Uma pessoa que é rejeitada por sua sexualidade dentro da própria família cria um preconceito contra si próprio e tem dificuldade em amar”, analisa Walcyr, sobre as consequências que esta falta de acolhimento teve na vida de Félix.
A BISSEXUALIDADE É O FUTURO
Mesmo não sendo o tema principal em relação à sexualidade de “Amor à Vida”, a bissexualidade também foi aborda na novela por meio do personagem Eron (Marcello Antony), que deixou Niko para viver com a médica Amarilys (Danielle Winits).
Muitas vezes incompreendidos até entre os gays, o bissexuais são vistos por Walcyr como algo que será cada vez mais comum num futuro próximo, como ele aponta em entrevista ao iG:
“Gosto de pensar que todas as pessoas do mundo são, em maior ou menor intensidade, bissexuais. A sociedade é que gosta de rotular. Em certa medida, é preciso aceitar este rótulo justamente para discutir os direitos. Mas acredito na medida em que a sociedade evoluir, o número de bissexuais assumidos vai aumentar”, assinala o autor de “Amor à Vida”.
Walcyr acredita que muitos homossexuais se identificam equivocadamente como bissexuais, numa necessidade de se encaixar em rótulos impostos pela sociedade. “Um homem gay, que eventualmente tenha atração por uma mulher, se vê como gay. É uma forma de enfrentar o mundo e os preconceitos”, defende ele, que é assumidamente bissexual.
Para o autor, essa necessidade de rótulos deve desaparecer com a evolução da humanidade. “Talvez, com o passar do tempo, pessoas especificamente hétero ou gay deem lugar a pessoas em paz com seus desejos e relacionamentos. Sem a discussão se é ou não é. Aliás, acredito que a juventude hoje, na faixa dos 20 anos, já tem fortemente essa tendência”, conclui Walcyr.
Você concorda com esse pensamento? Então deixe a sua opinião comentando abaixo!
Fonte: TV FOCO

Ônibus que levava passageiros da jardinense teve principio de incêndio em Currais Novos

 
Um princípio de incêndio em um ônibus da cidade de Acarí foi registrado por volta das 16h00 de hoje (27) na Avenida Getúlio Vargas, Centro, Currais Novos. 
 
O ônibus havia sido contratado na cidade de Acarí pela empresa Jardinense para substituir outro ônibus da referida empresa que havia quebrado e chegando a Currais Novos começou um incêndio na parte das bagagens e graças a um carro pipa da prefeitura de Currais Novos que passava pelo o local as chamas foram controladas antes que se alastrassem. 
 
Os passageiros foram retirados sem ferimentos e a Polícia Militar foi acionada para isolar o local até que fosse feito o registro.

Fonte: Blog do Eduardo Dantas

Globo diz estar ciente sobre possibilidade de “Além do Horizonte” ser reclasssificada pelo Ministério da Justiça

"Além do Horizonte" aposta em cenas quentes de romance
“Além do Horizonte” aposta em cenas quentes de romance
Saiu no “Diário Oficial” nesta segunda-feira (27). O Ministério da Justiça diz que segue “acompanhando” de perto a novela “Além do Horizonte” por causa de “conteúdos de violência, como assassinatos e sexual, tendências de indicação que — mesmo atenuadas por não serem frequentes e por composição de cena — são incompatíveis com a classificação”.
Atualmente, a novela não é recomendada para menores de 10 anos e pode ser exibida em qualquer horário. Caso a novela seja reclassificada pelo MJ,  a trama de Marcos Bernstein e Carlos Gregório não será recomendada para menores de 12 anos e só poderá ser exibida após às 20h. Essa decisão poder ser inédita na história da faixa das novelas das 19h Globo.
Procurada, a Globo diz que “teve ciência da decisão em prorrogar o monitoramento e confia que a obra está adequada à classificação indicativa sugerida”.
Fonte: TV FOCO

“Amor à Vida”: Félix se rende a Niko e eles têm noite de amor juntos; veja

Félix e Niko passam noite juntos. (Alex Carvalho/Divulgação/TV Globo)
Félix e Niko passam noite juntos. (Alex Carvalho/Divulgação/TV Globo)
Vai ao ar nesta terça-feira (28), em “Amor à Vida”, novela das nove da Globo,  a cena em que Félix (Mateus Solano) se rende e presenteia Niko (Thiago Fragoso) com flores.
Conforme já foi dito aqui no TV Foco, os dois irão dormir juntos. Porém, antes de terminarem a trama juntos, Félix vai discutir com o chef e revelará ter decidido se mudar de cidade.
Ao que tudo indica Félix e Niko terminarão juntos na novela, tendo um final feliz. O folhetim de Walcyr Carrasco chega ao fim nesta sexta-feira (31).
Fonte: Tv foco

“Amor à Vida” registra maior audiência desde “Avenida Brasil”

27jan2014---em-amor-a-vida-aline-esfaqueia-ninho-1390817417387_620x465
O capítulo mostrou o assassinato de Ninho
O capítulo de ontem (27) da novela “Amor à Vida” marcou recorde de audiência na grande São Paulo. A trama, que mostrou a vilã Aline  (Vanessa Giácomo) esfaqueando Ninho (Juliano Casarré), registrou 48 pontos de média, 3 a mais que a prévia, enquanto a Record e SBT ficaram com 4 pontos.
Na exibição do capítulo, a  cada cem televisores ligados, 72 estavam sintonizados na novela das nove. Essa é a melhor audiência da Globo desde outubro de 2012, na reta final de “Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro, que marcou 49 pontos nas duas últimas segundas-feiras e fechou com 52 na Grande SP.
“Salve Jorge”, que sucedeu “Avenida Brasil”, marcou apenas 46 pontos no último capítulo e na última segunda-feira, a novela de Glória Perez cravou 43 pontos. O recorde anterior da novela de Walcyr Carrasco foi na última quinta-feira, com 44 pontos. As informações são do jornalista Daniel Castro.
Na média acumulada até agora, “Amor à Vida” tem 35 pontos, um mais do que “Salve Jorge”, mas três a menos do que “Avenida Brasil”.  No Rio, a novela também marcou 48 pontos nesta segunda, com a sintonia de 75% dos televisores ligados. Cada ponto no Ibope de SP equivale a 65 mil domicílios. No Rio, a 39 mil.
Fonte: Tv foco

Globo faz cobertura de tragédia no “Encontro” e alcança boa audiência

globo_fátima_acidente_rj_interna
Passarela que cai em avenida do Rio de Janeiro
A programação matinal da Globo foi interrompida para a cobertura da queda de uma passarela na Linha Amarela, via do Rio de Janeiro, que provocou a morte de quatro pessoas. A emissora surpreendeu e cobriu mais o acontecido do que a Record, que é conhecida por ser mais sensacionalista com essas tragédias.
A cobertura começou no “Bem Estar” e se estendeu até o “Encontro”. Segundo o jornalista Daniel Castro, às 11h06, “Encontro com Fátima” registrou 8,4 pontos na Grande São Paulo, contra 4,3 do SBT e 2,6 da Record. Às 11h28, sem a cobertura, a Globo teve pico de 9,2 pontos, contra 4,0 de Bom Dia & Cia. e 3,9 de Hoje em Dia.
O programa de Fátima Bernardes cobriu durante 30 minutos o acidente com imagens de helicóptero, chegando ao fim às 11h15, quando a apresentadora entrou com a pauta do dia perguntando ”Você gosta de acordar cedo?”. Às 11h37, Fátima voltou a falar sobre o acidente e entrevistou o parente de uma das vítimas.
Fonte : Tv foco

Secretaria de Educação e cultura realiza a Jornada Pedagógica 2014.





O Governo Municipal de Encanto realiza através da Secretaria de Educação e Cultura a Jornada Pedagógica 2014, cuja abertura ocorreu na manhã desta terça feira (28), na Escola Municipal Maria Pereira Leite. O evento foi aberto pela secretária Maria Aparecida Granjeiro e conta com a participação dos professores da rede municipal de ensino, bem como de todos os funcionários da educação.

Uma vasta programação foi preparada e ocorrerá durante toda esta semana na escola Maria Pereira Leite, norteando os parâmetros deste importante evento, preparatório para o início do ano letivo das unidades de ensino do município de Encanto.


De acordo com a secretária, Maria Aparecida Granjeiro, a expectativa para o ano letivo são as melhores possíveis. “Tenho certeza de que uma educação de qualidade se faz por meio da união de forças, com a participação e o envolvimento de toda comunidade escolar, assim agradeço a todos os gestores e coordenadores pedagógicos de cada unidade escolar e da secretaria municipal de educação do nosso município pelo envolvimento e planejamento dessa jornada”, destacou Aparecida durante suas palavras na abertura do evento.

Governo “Alberone Neri” anuncia a recuperação de 06 escolas da rede municipal de ensino.




O prefeito, Alberone Neri, que elegeu a educação como um dos principais pilares de sua administração, anuncia a recuperação de 06 escolas da rede municipal de ensino, que estão recebendo investimentos para o ano letivo 2014.

Em recente visita as unidades educacionais de Encanto, acompanhado pelo Engenheiro Erlando Lopes, que presta serviços a municipalidade e da secretária de educação, Aparecida Granjeiro, o gestor determinou serviços de restauração e pintura nas seguintes escolas: Manoel Joaquim da Silva no Encanto de Cima, Otaviano Severiano na Várzea Nova, Manoel Oliveira no sítio Nadador, José Oliveira na Terra Boa, Antônio Pereira da Silva na comunidade Carnaubinha e Manoel Fernandes na Várzea Velha.


O prefeito destacou em contato com a imprensa que o seu o governo não tem medido esforços no sentido de investir sempre mais na educação e prova disso são os investimentos realizados desde o 1º ano de sua gestão que contemplaram não só as estruturas educacionais, como também o aprimoramento dos educadores que resulta em benefícios para os estudantes do município.

Professores da rede estadual entram em greve a partir de amanhã

O filme se repete. No dia em que deveriam começar as aulas da rede estadual de Educação, os professores, em assembleia, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de amanhã (29). Profissionais cobram cumprimento de acordos entre a categoria e o Governo do Estado.

De acordo com a categoria, dois acordos firmados entre os profissionais e o Governo foram firmados em 2013. O Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte) afirmou que o Executivo não pagou o abono prometido aos funcionários das escolas e da Secretaria de Educação, assim como não teria procedido o aumento de 5% na chamada "letra", que é o reajuste salarial concedido aos professores de acordo com novas qualificações e tempo de serviço, a progressão horizontal.

Além disso, os professores também afirmam que as horas extras referentes aos trabalhos entre abril e dezembro de 2013 não foram pagas. A categoria cobra que o Executivo proceda o pagamento já no mês de fevereiro, além do reajuste da letra e dos abonos aos servidores.

Para o futuro, os professores exigem que o Executivo encaminhe à Assembleia Legislativa quatro projetos de lei que tratam sobre benefícios e a carreira dos professores. O conteúdo das propostas, que estariam prontas de 2010, ainda não foi revelado pelos professores.


fonte: BLOG DO RONIEVENTOS

Gugu convida equipe que trabalhou com ele no SBT para voltar à emissora

Gugu pode voltar ao SBT
Gugu pode voltar ao SBT
Gugu Liberato gostaria de trazer parte da equipe que já trabalhou com ele na emissora de Silvio Santos, para o seu novo programa, previsto para estrear em março, nas tardes de domingo. Segundo a coluna “Retratos da Vida”, do jornal “Extra”, Walter Wanderley, o Goiabinha, que saiu brigado do canal em 2012, foi chamado para integrar o grupo.
Mas entretanto, a contratação de Gugu não foi confirmada nem pelo SBT e nem por ele mesmo. O artista afirmou que estava aberto a propostas de trabalho na semana passada.
No SBT, Gugu Liberato trabalhou durante 28 anos. O apresentador se desligou do canal em 2009 e permaneceu até 2013 na Record.

Fonte : TV FOCO

JUSTIÇA DO RN RECEBE DENÚNCIA CONTRA ADVOGADA ACUSADA DE MATAR MARIDO


A Justiça do Rio Grande do Norte acatou a denúncia do Ministério Público Estadual contra a advogada acusada de matar o marido no dia 18 de dezembro em Pau dos Ferros, na região Oeste do estado. Antes internada em uma clínica psiquiátrica, Cleidimar de Oliveira Dantas está presa na Academia de Polícia Militar, em Natal. A Polícia Civil acredita em crime passional no assassinato do marido da acusada e também advogado Lafaiete Dantas Júnior. As investigações foram conduzidas pelo delegado Inácio Rodrigues, titular da Delegacia Regional de Pau dos Ferros.

A denúncia foi acatada pelo juiz Rivaldo Pereira Neto na última quarta-feira (22). Na decisão, o magistrado afirma que existem "fortes indícios" de que o crime foi cometido pela advogada. A vítima, marido de Cleidimar, foi morto com cinco tiros dentro do escritório do casal logo no início da manhã do dia 18 de dezembro. Vizinhos escutaram os disparos e chamaram a polícia. Quando os agentes chegaram ao prédio foi preciso derrubar a porta do escritório.

“A advogada estava em choque, caída no chão ao lado do corpo do marido, mas ainda com a arma na mão. Lá mesmo ela recebeu voz de prisão e depois a levamos à delegacia. Ela foi medicada e permanece dopada”, informou o delegado Inácio Rodrigues na época do assassinato.

No dia seguinte ao crime, a juíza Ana Orgette de Souza Fernandes Vieria, da Vara Criminal de Pau dos Ferros, decretou a prisão e a internação provisória da acusada em uma clínica psiquiátrica da cidade. No dia 8 de janeiro, o juiz Rivaldo Pereira Neto, também da Vara Criminal de Pau dos Ferros, determinou a transferência da advogada para o alojamento feminino da Academia da Polícia Militar. De acordo com o magistrado, os laudos médicos e psicológicos indicavam que Cleidimar não necessitava ficar internada na clínica.

De acordo com relatos de amigos do casal ao delegado, os advogados eram casados há mais de 20 anos e aparentemente tinham um bom relacionamento. O casal é natural da cidade de Sousa na Paraíba e tem dois filhos, de 17 e 21 anos.


Fonte: Do G1 RN via Nosso Paraná

Dupla executa jovem na calçada de residência na cidade de São Miguel/RN.

A Polícia Militar registrou a primeira morte violenta do ano no município de São Miguel, região oeste do estado. O crime ocorreu no início da noite desta segunda-feira (27/01) no bairro Maria Manoela, zona leste da cidade.

Segundo informações da polícia, o jovem Francisco Janilson da Silva Santos, de 20 anos, estava sentado na calçada da casa de uma amiga quando foi surpreendido por dois elementos de moto, que dispararam seis tiros contra o rapaz. Sem tempo de defesa, "Pirrita" como era mais conhecido, veio a óbito no local. 

Após a pratica do crime, os malévolos fugiram com destino ignorado. 

Ao SOS Notícias do RN, a PM relatou que o jovem já tinha passagem pela Polícia devido ao tráfico de drogas. O motivo do crime ainda é desconhecido, mas a principal suspeita é o acerto de contas.


Buscas intensas foram realizadas pela região, mas ninguém foi preso. O homicídio será investigado pela Polícia Civil em inquérito policial.

Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN
Fotos: Cedidas/Valdeilson Senna
NPRN

MPF denuncia 6 suspeitos de fraudes ao Bolsa Família no interior do RN.


Adicionar legenda
O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma denúncia e uma ação civil pública por improbidade administrativa contra a gestora afastada do programa Bolsa Família por suspeitas de fraudes no município de Frutuoso Gomes, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Além dela, mais cinco pessoas foram denunciadas e poderão responder por estelionato. O MPF também pede a condenação da ex-gestora por prevaricação e inserção de dados falsos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).Denúncias feitas ao MPF, em junho de 2013, apontavam que diversas irregularidades estavam sendo cometidas na gestão do Bolsa Família em Frutuoso Gomes. De acordo com o MPF, o programa estaria sendo gerido de forma parcial, com o objetivo de prejudicar pessoas com as quais a gestora afastada não simpatizava, além de haver indícios de inclusão de dados falsos em diversos cadastros. Junto às denúncias, foi entregue um abaixo-assinado subscrito por 57 moradores da cidade.

Ouvidos pelo MPF, alguns desses moradores acusaram a gestora afastada de preencher os dados de cadastro de algumas famílias, mas não efetuar o lançamento no sistema. Isso impedia a renovação, resultando no bloqueio dos benefícios. De acordo com as declarações, a ex-gestora afirmava que “o sistema estava fora do ar”. Em um dos casos, a bolsa só voltou a ser recebida após a cidadã enviar a documentação diretamente ao Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília.

Afastamento

Na denúncia do MPF, o procurador Tiago Misael de Jesus Martins explica que a gestora afastada intimidava beneficiários do programa com ameaças de perda do benefício caso falassem sobre as fraudes. Diante dos indícios de irregularidades e da interferência da ex-gestora durante a instrução do inquérito, o órgão federal ajuizou a ação cível que resultou em uma liminar determinando o afastamento da suspeita por 180 dias em outubro do ano passado.

As outras cinco pessoas denunciadas reconheceram, em depoimento, terem incluído dados falsos em seus cadastros para não perderem os benefícios. Elas declararam não ter emprego, carteira assinada ou não possuírem renda certa, embora quatro fossem funcionárias contratadas da prefeitura de Frutuoso Gomes e uma bolsista do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da cidade.

As investigações do Ministério Público Federal a respeito das suspeitas de fraude na gestão do Bolsa Família em Frutuoso Gomes terão continuidade e poderão resultar em novas denúncias envolvendo outros participantes do programa. Informações iniciais apontaram que a gestora afastada pode ter envolvimento na fraude de mais de uma centena de cadastros.
Fonte:G1 RN.

Ampola com o sangue de João Paulo 2º é roubada de igreja na Itália

Uma ampola que continha o sangue do papa João Paulo 2º e era mantida na igreja de San Pietro della Ienca, em L'Aquila, na região italiana dos Abruzos, foi roubada junto com um crucifixo durante a noite, informaram nesta segunda-feira (27) fontes policiais.

Cerca de 50 policiais estão participando da operação em busca do relicário e controlam toda a região do pequeno santuário.

A igreja fica perto da montanha do Gran Sasso, na cordilheira dos Apeninos, uma região muito querida por João Paulo 2º que a visitou várias vezes para meditar, passear e até esquiar nos primeiros anos de seu pontificado.

O presidente da associação cultural "San Pietro della Ienca" explicou aos veículos imprensa italianos a importância da relíquia, já que só existem três ampolas com o sangue do papa polonês.

Os investigadores não descartam a possibilidade de o roubo ter acontecido para algum rito satânico.

Em agosto de 2012, três ladrões a bordo de um trem roubaram uma mochila de um padre que continha um relicário em forma de livro onde estava a ampola de sangue de João Paulo 2º, mas a mochila com a ampola foi encontrada poucas horas depois perto da estação de ferrovia de Marina di Cerveteri, no litoral de Roma.

UOL Notícias

Rosalba vai à última instância do Judiciário para evitar gasto adicional de R$ 3 milhões

Rosalba diz que não há previsão orçamentária para a mudança
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), última instância do Poder Judiciário no Brasil, para tentar reverter uma mudança feita pela Assembleia Legislativa do RN, que implicaria aumento nas despesas estaduais. A alteração na Constituição estadual trará mais custos com servidores públicos ativos, inativos e pensionistas. O caso está sendo analisado pela Corte Maior, que ainda não se manifestou sobre a questão.

A provocação foi noticiada hoje (27) pela assessoria de imprensa do STF. O recurso utilizado pela governadora Rosalba Ciarlini foi a chamada Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que pede através de liminar (manifestação imediata) a suspensão das alterações feitas pela Assembleia Legislativa, que flexibilizam o teto salarial do funcionalismo público no RN.

Segundo o que alegou a governadora, os artigos 2º da Emenda 11/2013 e 31 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição estadual afrontam princípios da Constituição Federal, tais como a separação dos Poderes, a iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo para estabelecer despesas e criação de cargos e o limite remuneratório para servidores públicos estabelecido pela Emenda Constitucional 41/2003.

Na ação, a governadora sustenta que a Assembleia alterou o projeto de lei original por ela enviado, de forma a onerar os cofres estaduais em mais de R$ 3 milhões, ao permitir a incorporação de adicional por tempo de serviço e de vantagens pessoais recebidas até 31/12/2003 – data da promulgação da emenda constitucional que estabeleceu o teto remuneratório para o funcionalismo público em todo o país.

A governadora lembra que o teto estadual (subteto) equivale à remuneração recebida pelos desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-RN), que é de 90,25% do subsídio pago aos ministros do STF. Ao pedir a concessão de liminar, com efeito retroativo (ex tunc) e para todos (erga omnes), Rosalba Ciarlini afirmou que não há previsão orçamentária para fazer frente ao pagamento de servidores públicos ativos, inativos e pensionistas.

De fato

Prefeituras se organizam para fazer protesto no dia 11 de abril

Paulo Ziulkoski, presidente da CNM
A primeira importante decisão tomada pelo Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi confirmar uma Mobilização Permanente para o dia 11 de abril. Nesta data, está previsto que as prefeituras fecharão as portas e os prefeitos levarão servidores e munícipes até as capitais de cada Estado.

Caberá às entidades estaduais organizarem este movimento com o apoio das associações microrregionais de Municípios. “O objetivo da paralisação é denunciar a situação que os Municípios brasileiros enfrentam de igual maneira”, explicou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. A meta é levar ao menos um ônibus de cada região para a capital.Agência CNMAgência CNM

Esta é a primeira reunião do Conselho em 2014. Ziulkoski, 15 presidentes das estaduais, três representantes e diversos líderes de microrregionais estão reunidos em Maceió, Alagoas, durante toda a manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro.

Com informações da CNM.

De fato

Telefonia: Rio Grande do Norte já possui 4,5 milhões de celulares

O Rio Grande do Norte incorpora 188.132 novas linhas, supera Tocantins e Espírito Santo e assume o 10º lugar entre os Estados com maior número proporcional de telefones celulares. Isso é o que indica o balanço consolidado de 2013 divulgado ontem pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel). De acordo com os números, o Rio Grande do Norte fechou 2013 com 4.553.578, média de 137,23 linhas para cada grupo de 100 habitantes. É a maior proporção entre os estados do Nordeste. 

Em relação a 2010, as operadoras que exploram a telefonia celular no RN colocaram em funcionamento mais 1,28 milhão de linhas. Isso representa um crescimento 39,2% nos últimos três ano, ante um crescimento populacional de 16%. No comparativo 2013/2012 houve crescimento de 4,3%, acima da média nacional.

A velocidade com que a telefonia celular cresce no Rio Grande do Norte interfere na qualidade dos serviços. São muitas – e variadas - as reclamações vindas dos clientes, que agora usam as redes sociais antes de acionar os órgãos de fiscalização e de defesa do consumidor, para registrar os transtornos que enfrentam.

O jornalista e fotógrafo Canindé Soares faz parte desse time. Ele enfrenta problemas para completar ligações e acessar a internet há pelo menos três anos. “A operadora já participou de reunião, de audiência pública, foi acionada pelo Ministério Público, mas ainda não melhorou o serviço. Eles sempre dizem que estão tentando melhorar e que há ‘pontos neutros’ na cidade. A questão é que nada se resolve. Isso acaba prejudicando meus contatos profissionais. O cliente liga e dá fora de área ou a ligação cai no meio da conversa e com isso eu perco serviço”, afirma. 

Com índice 0.552 na Anatel, a OI liderava o ranking nacional de reclamações, segundo o último boletim, referente a novembro do ano passado. Em segundo lugar vinha a TIM (0.363), em terceiro a Vivo (0,352) e em quarto a Claro (0.342). O índice leva em conta o número de reclamações por 1.000 acessos em serviço. A TN procurou ontem as operadoras, mas diante do horário – início da noite – não conseguiu ouvi-las. 

O aumento do número de linhas telefônicas está ligado ao incremento da renda familiar e a ascensão da classe C, afirma o professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), William Pereira. A comercialização de aparelhos com vários chips e as facilidades na hora de parcelar a compra de um aparelho também ajudam a explicar o fato do número de linhas ter avançado tanto nos últimos anos, de acordo com ele. William não soube explicar por qual razão o RN é líder em teledensidade no Nordeste, mas observou que o apelo ao consumismo é grande no Rio Grande do Norte. “Celular, assim como carro importado, é sinal de status. Se você observar, a proporção de carros importados por habitantes no RN também é destaque na Região”, acrescenta.

TRIBUNA DO NORTE