quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Divulgada a programação do projeto Vitrine Cultural




A Prefeitura de Pau dos Ferros divulga a programação oficial do Projeto Vitrine Cultural. Evento que está em sua 9ª edição, e trás o tema “A criatividade é o eixo do sucesso”.
Assim como nos anos anteriores, o “Vitrine Cultural” acontece nos dias que antecedem a Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar – FINECAP 2013, este ano, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.
O Projeto une arte e ação social, por meio da apresentação ao público de espetáculos que primam pela qualidade, valor artístico e relevância cultural. Um evento voltado ao incentivo à cultura em Pau dos Ferros, com apresentações artísticas que levam diversão e entretenimento aos turistas da FINECAP.
O Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, afirma que, para este ano, a população vai se surpreender com a qualidade e nível das apresentações. Segundo ele, o evento se supera com os trabalhos dos artistas locais.

Programação:


02 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

- 19h e 15m - Aquecimento com o repentista “José Medeiros da Silva”.
- 19h e 30m - Abertura oficial do Vitrine Cultural 2013.
Pronunciamento da Secretaria de Educação
Pronunciamento do Exmº Sr. Prefeito, Fabrício do Rêgo Torquato

- 19h e 15m – Escola Mul. Professor Severino Bezerra:Minhas raízes: um passeio pela história de Pau dos Ferros.
- 20h – Escola Mul. Professora Nila Rêgo: Teatro: A bela borboleta.
- 20h e 15m – Escola Mul. São Benedito: Os 04 elementos.
- 20h e 30m – Cia de teatro amigos da arte Marcelino Vieira – RN
- 20h e 45m – Escola Estadual Antônio Dias Fernandes: Araruna: Dança Folclórica do RN.
- 21h – Escola Estadual 04 de Setembro: Vinícius de Morais em 04 atos.
- 21h e 15m – Instituto Educacional “O Mundo do Saber”: Uma noite em Las Vegas.
- 21h e 30m – Colégio e Curso Evolução: Silhueta: Teatro de Sombras

03 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA)
- 19h e 15m – Aquecimento com o grupo de canto “Arte musical de casa de cultura Joaquim Correia”.
Coral do CAPS II
- 19h e 30m – Escola Mul. Doutor José Torquato de Figueiredo: “Vinícius de Morais”: A criatividade e o sucesso de um poeta cantor.
- 19 h e 45m – Escola Mul Elpídio Virgínio Chaves: Profissões: A escolha é sua.
- 20h – Escola Mul. Francisco Torquato do Rêgo: Brasil: Um país de muitos ritmos.
- 20h e 15m – Conexão de ritmos: Rodolfo Fernandes – RN
- 20h e 30m – Grupo de dança “Anônimos”.
- 20h e 45m – Twisters Crew Grupo de dança.
- 21h – Educandário Imaculada Conceição: O mundo dos musicais mais perto de você.
- 21h e 15m – Academia VIDATIVA Street Dance.
- 21h e 30m – Escola Estadual Tarcísio Maia.

04 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)

- 19h e 20m – Orquestra de violões da casa de Cultura Joaquim Correia.
- 19h e 40m – Coral VOART da 15ª DIRED.
- 20 h – Espetáculo “Pau dos Ferros: 167 Anos”. Cia Dancarte.

Presos tentam fuga em massa durante apagão no RN

Presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) do bairro da Ribeira, em Natal, iniciaram um motim na unidade prisional. Os detentos tentavam aproveitar a falta de energia para fugir, porém a ação foi frustrada. As informações são do comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Francisco Araújo Silva.

A PM foi chamada ao local para reforçar a segurança. Os presos quebraram celas e estão neste momento dentro da unidade prisional. Cerca de 100 detentos estão custodiados no CDP da Ribeira, na zona Leste da capital potiguar.

Fonte:  Cidade News Itaú

Conab assegura que destinará ao RN mais 40,2 mil toneladas de milho até o fim do ano


O diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Marcelo Melo, revelou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que a companhia destinará mais 40.180 toneladas de milho para atender às necessidades de criadores do Rio Grande do Norte até o fim deste ano. Isso corresponde à remessa de 980 toneladas nos três últimos dias de agosto, 8 mil em setembro, e 10,4 mil em cada um dos três últimos meses do ano. O total do mês de agosto chegará a 7.596 toneladas.

O deputado Henrique Eduardo afirmou que essas quantidades estão aquém das necessidades dos micros, pequenos e médios criadores do Estado, que começam a enfrentar um novo período de estiagem. “Precisamos de um reforço não apenas em consequência da retomada da seca, mas também levando em consideração que a nossa classe média rural está acumulando prejuízos, inclusive por que vem perdendo boa parte do seu rebanho há mais de dois anos”, observou.

O diretor da Conab disse entender a queixa do deputado, mas explicou que a própria estrutura de armazenagem oferecida pelo Rio Grande do Norte não permite a remessa de maior quantidade. Segundo Marcelo Melo, o Estado não dispõe de capacidade para armazenar acima do que a companhia projeta fornecer.

Diante do empenho de Henrique Eduardo Alves em conseguir remessas mais expressivas, ele admitiu ser possível destinar mais 4 mil toneladas/mês desde que o Estado aceite estabelecer uma parceria que resulte na cessão à Conab de quatro armazens, cada um com capacidade para mil toneladas.

'Por que está escuro?', pergunta menino que teve os olhos arrancados

O menino chinês de 6 anos vítima de uma extirpação dos globos oculares perguntou aos pais por que o dia não amanheceu, informou a imprensa local.
O menino foi drogado e teve os globos oculares extirpados para um suposto tráfico de órgãos, um crime selvagem que provocou uma onda de indignação no país.
"Ele perguntou por que estava escuro e por que ainda não havia amanhecido", contou um tio do menino, citado pelo "Diário Pequinês da Juventude", acrescentando que o menor ainda não compreendeu que está cego.
O crime odioso ilustra mais uma vez o problema da carência de órgãos na China, situação que alimenta o tráfico.
A polícia encontrou os dois globos oculares, sem a córnea, segundo o canal estatal CCTV. As autoridades ofereceram uma recompensa de 100.000 yuanes (12.200 euros) a quem ajudar a encontrar uma mulher não identificada que seria a principal suspeita.
O menino, filho de uma família pobre e rural, tem o lábio leporino, uma má-formação congênita que poderia explicar a escolha dos traficantes.


Fonte: G1

Cabrito nasce com rosto semelhante à de um ser humano no Ceará

O proprietário da Fazenda Agropecuária Lima, no Sitio Três Riachos, situado a 10 Km do Centro de Dep. Irapuan Pinheiro, no Sertão Central cearense, tomou um susto na manhã desta terça-feira (27), quando foi realizado um parto em uma cabra na sua propriedade.
 
A surpresa foi porque os dois filhotes de caprinos tinha uma anomalia, sendo que, um deles tinha a cabeça num formato de uma cabeça de um ser humano. Tendo a cabeça, a boca e o nariz um pouco semelhante à de uma pessoa.

O proprietário Raimundo Pereira explicou que a cabra teve dificuldade para parir, daí então, ele entrou em contato com uma pessoa da região que veio até a sua propriedade para fazer o parto, para a surpresa de todos, os dois filhotes que foram retirados tinha uma anormalidade, o primeiro a ser retirado foi o que teve a cabeça com formato de um ser humano, sendo que nasceu morto, já o segundo filhote também tinha uma deficiência e morreu em seguida.
Pereira ainda acrescentou que só nesta terça-feira, nasceram 06 (seis) filhotes e que 05 (cinco) destes nasceram com anormalidades e todos morreram, sendo que, apenas um nasceu perfeito e ainda sobrevive. O mesmo relatou ainda que nunca havia nascido nenhum animal com anomalia genética na sua propriedade.

Sertão Central - Foto: Aratuba Online

Mulher é encontrada morta em matagal na Região Oeste do RN

A Jovem Dayara Pereira da Silva de 20 anos de idade, residente na rua Alexandre Gomes, no Aeroporto II em Mossoró, que se encontrava desaparecida desde de sábado, 24, foi encontrada morta em um matagal no Sitio São Miguel, na região do Jucuri, as margens da BR 405, cerca de 25 Km na zona rural de Mossoró.

A Família acredita que Dayara foi morta, por não aceitar um relacionamento mais serio com o possível acusado, “Geilson ou Fragosinho” que é cerca de 25 anos mais velho. Segundo informações de familiares, a jovem saiu de casa em companhia de um homem conhecido apenas como “Geilson”, que retornou na manhã de segunda feira, sozinho e dizendo ter sido vitima de uma emboscada, na região do Assentamento Cabelo de Negro, bem próximo ao local onde o corpo da jovem foi localizado. 

Geilson comunicou o caso a família da jovem e chegou a registrar a ocorrência na delegacia de Plantão. Ele disse em seu depoimento que “Dayara” tinha sido levada por cerca de 4 indivíduos que estavam em um veiculo.

No corpo que se encontrava, bastante deformado pela a ação da natureza, não foram encontrados sinais externos de violência. O perito criminal Eduardo Alexandre, do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, acredita que Dayara, foi morta por asfixia mecânica, “Estrangulada”, porem só será possível afirmar, após os procedimentos de necropsia.

Apagão foi causado por queimada no Piauí, diz Lobão

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste ocorrido nesta quarta-feira (28)  foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.
Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)
O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, derrubando a carga para 10% do nível normal - de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts.
O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", mas que o sistema já foi recuperado. No entanto, Lobão disse que há a possibilidade de algumas cidades no interior dos estados ainda estarem com falta de energia.
Aneel disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e, se houver culpados, aplicará multa.
No ano passado 
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chip, afirmou que nesta época do ano, em razão da seca e do calo, é comum casos de "fogo espontâneo" em mata.

Apagão gera transtornos por toda a região Nordeste

O blecaute que atinge a região Nordeste na tarde desta quarta-feira (28) já causa muitos transtornos para a população.
Os reflexos mais imediatos se dão sobretudo no trânsito, em razão dos sinais apagados, e nas redes de comunicação.
Em Salvador todos os semáforos pararam de funcionar, segundo a empresa municipal de trânsito. Comerciantes estavam fechando as portas mais cedo em decorrência da queda dos sistemas de pagamento.
O blecaute também afetou o funcionamento da sinalização de trânsito em Fortaleza, que já registra engarrafamentos e filas nos pontos de ônibus. Pelo menos um hospital particular suspendeu o atendimento de emergência em casos mais simples em razão da impossibilidade de realização de exames.
O trânsito no Recife, sobretudo na região central, registrava muitos problemas no final da tarde desta quarta-feira. Pontos de ônibus estavam lotados porque muitas pessoas haviam sido liberadas mais cedo do trabalho.
A empregada doméstica Adrízia dos Santos, 26, esperava a condução havia duas horas quando foi abordada pela reportagem --ela tinha sido liberada do trabalho às 15h.
O metrô da capital pernambucana também parou, o que levou moradores a voltar a pé para casa. O metrô é o principal meio de acesso à Arena Pernambuco, onde haverá clássico entre Náutico e Sport na noite desta quarta.

Apagão atinge o Nordeste do Brasil 









fonte : folha de s.Paulo
a

Nordeste sofre apagão; Chesf avalia extensão Problema foi observado por volta das 15h. Queda de energia foi registrada nos nove estados.

O superintendente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou ao G1 que houve uma queda de energia no Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O problema foi observado por volta das 15 h desta quarta-feira (28).

O superintendente informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife. A Companhia atua em todo o Nordeste, com exceção do estado do Maranhão. De acordo com Franklin, o apagão começou às 15h08 e atingiu todo o Nordeste. "Nossa preocupação agora é reestabelecer a energia, que está retornando gradativamente. Já temos energia no Recife, Salvador, algumas áreas de Teresina. Acredito que ainda hoje toda a região estará normalizada. Não sabemos ainda o motivo, vamos precisar fazer uma avaliação junto com o ONS", explicou.
Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)
A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, que derrubou a carga de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts. A agência disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e se houver culpados, aplicará multa.

A operadora de telefonia móvel TIM informou, por meio de nota, que seus clientes no Nordeste poderão ter dificuldade para utilizar os serviços da companhia devido à queda de energia. Segundo a operadora, equipes técnicas estão trabalhando para restabelecer gradativamente os serviços nas áreas afetadas. As demais operadoras ainda não se pronunciaram sobre o apagão.
Alagoas
Vários bairros de Maceió e também de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, foram atingidos pelo apagão. Na capital, semáforos estão apagados e o trânsito começa a se complicar. Internautas avisam que em toda orla não tem luz, assim como na parte alta da cidade.

São Miguel/RN: motociclista perde o controle, bate em carro e fica gravemente ferido.

ilustrativa
O motociclista Josué Gomes da Rocha, 27 anos, residente no Sítio Serrinha, zona rural de São Miguel/RN, ficou gravemente ferido por volta das 18h40min, desta terça-feira (27), após se envolver em um sinistro de transito, na RN 177, Trecho São Miguel/Cel. João Pessoa/RN, próximo a Vila Oiteiro, zona rural de São Miguel/RN.


De acordo com informações Josué seguia pela rodovia pilotando uma motocicleta Honda, cor azul, placa MMF 0430/RN, após uma curva perdeu o controle de direção em alta velocidade indo de encontro com a traseira de um veiculo pajero, de cor prata que seguia no mesmo sentido, com a força do impacto o condutor da moto caiu sobre a pista, sofrendo ferimentos graves, no momento do sinistro um medico que passava realizou procedimentos iniciais e em seguida foi socorrido por uma viatura policial para uma unidade de saúde local e em seguida transferido para Mossoró/RN., onde se encontra sob cuidados médicos, o estado de saúde inspira cuidados médicos.

fonte: Nossa Paraná RN

Ricardo Tozzi e Marina Ruy Barbosa não se falam fora de cena, afirma jornal

10_21_19_640_file
Clima é de tensão no PROJAC
Os atores Ricardo Tozzi e Marina Ruy Barbosa que respectivamente interpretam os personagens Thales e Nicole na novela “Amor à Vida” da TV Globo não estariam se falando mais.
Segundo uma publicação do jornal “Extra”, Tozzi não teria ficado satisfeito com a atitude de Marina Ruy Barbosa ao não permitir que seu cabelo fosse raspado para a novela global.
Diante dessa atitude, Tozzi e Marina não estariam se falando mais. A publicação ainda afirma que mesmo tendo de contracenar juntos, eles não trocam nenhuma palavra nos bastidores de gravação da trama de Walcyr Carrasco..

fonte: tv foco

Governos pediram dados de 38 mil usuários do Facebook até junho

Governos de 74 países solicitaram informações sobre cerca de 38 mil usuários de Facebook nos seis primeiros meses de 2013, informa um relatório inédito divulgado pela rede social nesta terça-feira.

De acordo com o chamado Relatório Global de Requisições de Autoridades, no caso do Brasil, foram 715 solicitações do governo a respeito de 857 usuários do site.

Os EUA foram autores da maioria das requisições: pediram dados de entre 20 mil e 21 mil usuários da rede social (o número exato não foi divulgado por conta de restrições legais).

A Índia, o segundo país a pedir mais informações, fez solicitações sobre 4.144 usuários. A Grã-Bretanha, o terceiro, solicitou dados de 2.337 mil usuários.

O Facebook também detalhou revelou a porcentagem dos pedidos de informação que foram atendidos pela empresa - no caso do Brasil, 33%; no dos EUA, 79%.

Motivos

O relatório engloba seis meses até 30 de junho, e é a primeira vez que o Facebook divulga dados dessa natureza.

'Esperamos que esse relatório seja útil para todos os envolvidos nos debates constantes sobre requisições de informações por parte das autoridades em investigações oficiais', diz o relatório do Facebook, assinado pelo advogado Colin Stretch, alegando que a empresa tem 'processos rígidos' para lidar com as solicitações oficiais e liberar informações.

'Acreditamos que esses mecanismos protegem os dados das pessoas que usam o nosso serviço e fazem com que as autoridades precisem cumprir diversos requisitos legais em cada uma das requisições a fim de receber informações sobre nossos usuários. (...) Contestamos muitas dessas requisições quando encontramos deficiências legais ou quando identificamos requisições amplas ou vagas.'

A empresa disse que espera publicar relatórios semelhantes a cada semestre a partir de agora.

UFRN abre concurso para preencher 85 vagas de professor

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Coordenadoria de Concursos, lançou dois editais, que visam ao preenchimento das vagas para Professor do Magistério Superior, nas classes de Nível A.

As atividades referentes ao cargo de Professor do Magistério Superior envolvem a atuação em ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas, conforme a necessidade da Instituição expressa na expectativa de atuação profissional e no plano de trabalho a ser deliberado pela unidade de lotação do servidor.

Estão disponíveis 24 vagas de Professor do Magistério Superior, distribuídas por unidades de lotação dos Centros de Ciências Exatas e Aplicadas (CCET) e de Tecnologia (CT); e 25 vagas para os Centros de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), de Educação (CE) e de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA).

Também serão oferecidas 36 vagas para o Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) e para as unidades acadêmicas especializadas, como a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), a Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) e o Instituto Metrópole Digital (IMD).

Os interessados em participar do concurso público deverão se inscrever no período entre os dias 2 a 20 de setembro de 2013, pelo site: www.sigrh.ufrn.br. Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico:http://www.progesp.ufrn.br/noticia.php?id=11046351.

Da AGECOM/Jornal de Fato/ARF

CCJ da Assembleia aprova redução do recesso parlamentar no RN

Os deputados estaduais que compõem a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovaram, na manhã desta terça-feira (27), o Projeto de Lei que estabelece a redução do recesso parlamentar.

A matéria é de iniciativa da mesa diretora e segue o que já é aplicado nas casas legislativas federais. Além desse Projeto, também foi aprovada na CCJ a Proposta de Emenda Constitucional que prevê a alteração do texto da Carta Magna que trata das datas do recesso dos deputados estaduais do Rio Grande do Norte. Os projetos serão encaminhados para votação do Plenário da Casa.

Com a mudança, o recesso dos parlamentares no mês de julho será entre os dias 18 e 31. Em dezembro, essa suspensão temporária de atividades será entre os dias 22 até 2 de fevereiro. Atualmente, o recesso acontece entre os dias 1º e 31 de julho e entres os dias 15 de dezembro a 15 de fevereiro.

Outras propostas

Os deputados da CCJ também aprovaram outros projetos, entre eles o que cria o Dia Estadual da Educação Cidadã, de iniciativa do Governo do Estado. A Comissão ainda aprovou o Projeto de Lei que cria o Dia do Empresário da Panificação, de autoria do deputado Leonardo Nogueira (DEM). O deputado Fernando Mineiro (PT) também teve uma matéria de sua autoria aprovado pela CCJ. Trata-se da criação de uma Política Estadual de combate à desertificação, problema que atinge muitas regiões do Rio Grande do Norte. Os deputados da CCJ ainda aprovaram outros projetos de utilidade pública.

Da AL/RN

Homem é assassinado com vários tiros em Lagoa de Pedras, RN

Um homem de 32 anos foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (27) no centro do município de Lagoa de Pedras, distante cerca de 60 quilômetros de Natal. Segundo o sargento Marcelino, da companhia da Polícia Militar na cidade, Elionaldo Ferreira da Costa estava na rua em que morava quando um carro parou e seus ocupantes dispararam contra ele. “Os moradores disseram que ouviram sete disparos”, afirmou o PM. A vítima morreu no local.
O crime aconteceu por volta das 19h30. De acordo com o relatório da PM, a vítima andava pela rua Francisco Gerônimo quando seus executores passaram em um carro branco e atiraram várias vezes. O tipo da arma de fogo usada pelos assassinos não foi revelado. As testemunhas também não identificaram o modelo do veículo.
Ainda de acordo com o sargento, a família de Elionaldo suspeita que a morte dele tenha relação com acerto de contas, uma  vez que ele teria envolvimento com tráfico de drogas. “Essa foi uma questão levantada pela própria família. Ele não tinha passagem pela polícia”, acrescentou.
Até o momento, nenhum suspeito foi identificado ou preso.
fonte: G1 RN

Colapso no abastecimento de água atinge 11 cidades do RN

No reservatório Itans, que atende o Seridó, o nível de água está em 18,2% da capacidade total (Foto: Sidney Silva)
No  Itans, que atende o Seridó, o nível de água está em 18,2% da capacidade total (Foto: Sidney Silva)
A falta de chuvas e os baixos níveis nos reservatórios de água gerou colapsos no abastecimento de 11 cidades atendidas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A perspectiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) é que esse número aumente no segundo semestre, quando as chuvas tendem a diminuir. A Caern atende 153 dos 167 municípios do RN.
As cidades com serviços paralisados estão concentradas nas regiões Oeste e Seridó do estado. Atualmente sofrem com o colapso no abastecimento os municípios de Luís Gomes, Pilões, Água Nova, São Francisco do Oeste, Ipueira, Equador, São José do Seridó,  Jucurutu, Riacho de Santana, João Dias e Carnaúba dos Dantas. 

O gerente regional da Caern no Seridó, José Nilson Araújo, disse que as comportas da barragem Coremas (PB) foram abertas há 16 dias e espera que a água chegue até o final desta semana para religar o abastecimento de Jucurutu.

Na avaliação da coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana D'arc Freire de Medeiros, praticamente todos os reservatórios do estado estão sofrendo perdas quanto aos níveis de água. "No período chuvoso alguns melhoraram a situação, mas outros não. A tendência é que todos diminuam no segundo semestre", analisa. De acordo com a coordenadora, a recomendação é que os moradores tenham cuidados no uso da água, evitando desperdícios.

Vergonha Nacional. Médicos Cubanos. Foi vaiado, humilhado e hostilizado aos berros de “escravos”, entoados por médicos brasileiros. No Ceará


Na saída do primeiro dia do curso para o programa Mais Médicos, em Fortaleza, no Ceará, um grupo de profissionais estrangeiros foi vaiado, humilhado e hostilizado aos berros de “escravos”, entoados por médicos brasileiros. 
Sob a liderança do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), os manifestantes se reuniram a partir das 18 horas, com faixas e apitos, para acompanhar a saída dos cubanos da Escola de Saúde Pública. Havia no local 96 médicos estrangeiros, sendo 79 naturais da ilha socialista localizada no Caribe. Os profissionais brasileiros exigem a aplicação de prova para a revalidação dos diplomas de todos os profissionais que se formaram fora do Brasil.
Assustados, os estrangeiros ficaram parados próximo à porta, até que se juntaram a funcionários do Ministério da Saúde e resolveram sair juntos. Eles foram recebidos com gritos de “revalida” e os cubanos foram chamados de “escravos”, repetidamente.
Após a passagem dos médicos pela portaria, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, que representava o ministro Alexandre Padilha, também saiu sob gritos, desta vez de “traidor”. Testemunhas afirmam que o secretário chegou a ser agredido com tapas, enquanto se encaminhava para o carro.


fonte: são vicente em foco

Grave acidente na RN-041 deixa duas vítimas fatais em Lagoa Nova

Por SD PM J. Júnior / Fotos: J. Júnior
Por volta das 20h40 desta terça-feira (27/08/13) mais duas pessoas morreram na RN 041 (Rodovia da morte) que liga Currais Novos a Lagoa Nova no local conhecido como furna da Onça, aproximadamente 06 KM de Currais Novos. Informações extraoficiais dão conta que um guincho tentava retirar um veículo Saveiro de placas CVS-6602/Cuiabá que havia saído da pista e caído numa pequena ribanceira, quando o condutor de um táxi Zafira de placas NOH-5698/ Lagoa Nova encadeado com as luzes do guincho acabou atropelando e matando duas pessoas.

Uma das vítimas, FRANCISCO VICENTE DE MELO MAIS CONHECIDO COMO BRANCO DE 68 ANOS, residente na Rua Serra Negra, 220, Bairro JK, C. Novos é pai do motorista do guincho. A outra VÍTIMA, UM HOMEM, APARENTANDO TER ENTRE 30 E 35 ANOS não foi identificado e pode ser o condutor da Saveiro que provavelmente estaria tentando retirá-la da ribanceira.

O condutor do guincho, em estado de choque, saiu do local antes da chegada da Polícia Militar. Até a hora dessa reportagem o condutor do táxi também não tinha sido identificado, mas informações dão conta que é de Lagoa Nova. Um grande congestionamento se formou nas duas vias da RN e muitas perguntas ficaram sem respostas, já que, só as vítimas fatais ficaram no local. A Polícia agora investigará a verdadeira causa desse acidente e deverá intimar o condutor do guincho que estava no local e presenciou tudo.

Prefeitura de Mossoró deve mais de R$ 750 mil à Liga contra o Câncer

Cirurgias oncológicas estão suspensas no COHM - CacauCirurgias oncológicas estão suspensas no COHM - CacauBalanço da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) estima que a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) deve em torno de R$ 750 mil ao Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM). Segundo o oncologista e diretor da Liga, Cure de Medeiros, os valores são referentes à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), complementação, internação, plus, entre outros.
"Nós fazemos um apelo à Prefeitura para que essa situação seja resolvida porque está dificultando muito a continuação dos serviços. Até agora está tudo funcionando, mas não da forma como deveria e também não sabemos até quando. Precisamos desses pagamentos para continuar prestando um serviço de qualidade à população", esclarece o oncologista.
Para piorar a situação do COHM, os cirurgiões oncológicos paralisaram as atividades em virtude do não-pagamento do plus pela Prefeitura. "Desde a segunda-feira, as cirurgias foram paralisadas. Por dia, são feitas de 20 a 30 cirurgias. Isso quer dizer que já estamos ficando com um déficit e o paciente com câncer não pode esperar. Nosso apelo é que a Prefeitura negocie com os cirurgiões para que eles possam dar continuidade aos trabalhos", destaca.
Além das dificuldades do COHM, o Executivo estadual ainda deve R$ 125 mil ao Hospital da Solidariedade, também mantido pela LMECC. "Estamos enfrentando dificuldades também no Hospital da Solidariedade porque já foi feito o credenciamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e já foi assinado o repasse de mais de R$ 1 milhão para a unidade. No entanto, esses valores só devem começar a ser liberados em outubro", afirma o diretor da LMECC.
Ainda segundo ele, seriam necessários pelo menos R$ 500 mil para resolver os problemas financeiros do centro de radioterapia da cidade. "Já temos funcionários recebendo propostas de outros locais e nos preocupamos com o atendimento no hospital. Seriam necessários R$ 500 mil para resolver essa situação. No entanto, os R$ 125 mil prometidos pela Prefeitura já amenizariam os problemas", acrescenta Cure de Medeiros.

Jovem desaparecida há uma semana é encontrada morta na zona rural

Dayara Pereira (no detalhe), encontrada morta na zona rural - Luciano LellysDayara Pereira (no detalhe), encontrada morta na zona rural - Luciano LellysEncontrado ontem em um matagal da fazenda São Miguel, o corpo da jovem Dayara Pereira da Silva, 20, que residia na rua Alexandre Gomes, bairro Aeroporto II. O cadáver, já em avançado estado de putrefação, foi encontrado por um caçador.
De acordo com Daniel Gomes, irmão de Dayara, ela havia saído de casa na última quinta-feira na companhia de uma amiga, mas na noite do sábado foi vista acompanhada por um homem com quem mantinha um relacionamento amoroso. "Ela foi vista numa moto com um namorado no início da noite do sábado, porém após esse período tudo passou a ser misterioso e ninguém sabe dizer o que aconteceu", disse.
O delegado Edivan Queiroz explicou que esteve no local onde o corpo foi encontrado, mas preliminarmente não foram identificadas marcas de violência na jovem. "A equipe do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), que realizou a perícia no local do crime, disse que não foi possível identificar sinais de violência no corpo", destacou o delegado.
O corpo de Dayara Pereira foi sepultado ontem no Cemitério Novo Tempo, às margens da BR-304. A pressa para o enterro foi devido à deterioração do cadáver.
O crime será investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
Namorado disse à polícia ter visto Dayara ser arrastada por três homens

Fim de ano deve ter aumento de 4% nas vendas

Fecomércio estima que movimentação sazonal do comércio deverá gerar seis mil vagas temporárias no RN  - CacauFecomércio estima que movimentação sazonal do comércio deverá gerar seis mil vagas temporárias no RN - CacauA Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou nessa segunda-feira uma projeção para o incremento de vendas do varejo brasileiro e para a criação de vagas temporárias no Natal deste ano. Segundo a entidade, o volume de vendas deverá crescer aproximadamente 4,5%. Apesar da expectativa de alta, o aumento do faturamento será menor do que os 8,1% apurados no mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com a CNC, a desaceleração das vendas deverá refletir também na criação de postos de trabalho temporários. As vagas voltadas para o período natalino, que em 2012 cresceram 3,1%, este ano deverão avançar menos (+1,8%) com a geração de 122,9 mil empregos sazonais em todo o Brasil.
Com base nos números, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte projetou os dados estimados para o Estado. De acordo com o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a estimativa de crescimento para as vendas potiguares é de 4% em dezembro, pouco mais da metade dos 7,5% de incremento registrados em 2012, sobre 2011.
Na esteira desta retração, o volume de postos temporários também deve ter um crescimento bem menor. Enquanto no ano passado foram registradas 5,9 mil vagas sazonais, de setembro a novembro (quase 10% a mais que em 2011), este ano, a expectativa é de algo em torno de 6 mil vagas (incremento de apenas 1,5%).
MOTIVOS
Ainda de acordo com o presidente Marcelo Queiroz, vários pontos concorrem para esta expectativa de desaceleração.
"Os indicadores para este segundo semestre não são bons. O emprego está crescendo menos, o endividamento e a inadimplência estão oscilando entre estáveis e em alta e, com a disparada do dólar, projeta-se uma inflação para o varejo agora no final do ano na casa dos 7,5%. É uma combinação explosiva. Preços em alta, maior endividamento e menos emprego. Este cenário não aponta para outro lugar que não para vendas menores", diz Queiroz.
Temporada de contratações será aberta em setembro
A temporada de contratações, que no varejo se inicia em setembro e se estende até o mês de novembro, normalmente, responde por 40% das vagas abertas ao longo do ano, em média.
A expectativa é de que um em cada oito trabalhadores contratados em regime temporário seja definitivamente absorvido ao contingente de empregados do varejo após as vendas de final de ano.