quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Campus da UERN conquista Mestrado Profissional em Letras


Depois de inaugurar o primeiro Mestrado em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a coordenação do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) comemora a aprovação de seu segundo programa de pós-graduação. O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) foi confirmado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) já com conceito 4.

O Profletras conta com a participação de 36 instituições de ensino superior e será coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo é a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa, em todo o território nacional. Serão ofertadas 1.000 vagas, anualmente, a serem distribuídas entre as instituições associadas.

A Uern participará do programa através dos docentes doutores em Letras do Cameam. A coordenadora do Profletras na Uern será a professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, doutora em Educação, do Programa em Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Uern, responsável pela coordenação do processo de aceitação do Programa.

Descaso da atual gestão de Taboleiro Grande é destaque na imprensa regional


A população do município de Taboleiro Grande parece estar vivendo em meio a um típico cenário de filme de terror, principalmente, depois que a candidata da prefeita atual, Maria Miriam (PMDB), foi derrotada nas urnas no pleito de outubro. 

Segundo imagens e informações, a prefeita abandonou de vez a cidade e nem os serviços básicos como saúde, educação, limpeza pública e abastecimento d'água estariam funcionando direito.

Pela fotos postadas no Blog "O Mural de Riacho da Cruz", o grande acúmulo de lixo em via pública, a proliferação de esgotos a céu aberto (revelando o descaso da atual gestão com o saneamento básico), a enorme quantidade de obras paralisadas e até a falta de cuidados com a irrigação das plantas que embelezavam a cidade, só corroboram com a tese levantada por alguns de que a Prefeita Maria Miriam estaria com rancor da população.

Contudo, após a decisão do Juiz da 63ª Zona Eleitoral, Cornélio Alves de Azevedo Neto, que cassou a Prefeita Eleita, Klébia Bessa (PSD), e poderá deflagar uma nova eleição em Taboleiro Grande é bem provável que este cenário de abandono seja amenizado com ações administrativas meramente eleitoreiras nos próximos dias.

BPChoque apreende vasto material ilícito em poder de traficante


Na noite desta quarta-feira (28), uma ação de policiais militares do Batalhão de Choque (BPChoque) resultou na prisão de um homem suspeito de tráfico de drogas. Francisco Fábio da Silva, de 21 anos, foi detido dentro de uma casa, na comunidade do Leningrado, na zona Oeste de Natal.

O flagrante foi feito na rua Olinda, onde a polícia recebeu a informação de que uma moto roubada estaria dentro da residência indicada por uma denúncia anônima. Ao chegarem lá, os policiais viram que Francisco Fábio estava tentando fugir do cerco, pulando o muro da casa para os vizinhos.

Mesmo, assim, o suspeito foi detido. Com Francisco Fábio, os policiais do BPChoque apreenderam um total de 68 pedras de crack bem como 20 trouxinhas de maconha. Foram apreendidos ainda sacos plásticos usados para embalar a droga, bem R$ 200,00 em dinheiro fracionado.

A Prefeitura do Município de Água Nova irá realizar no período de 04 a 07 de dezembro de 2012 CENSO FUNCIONAL MUNICIPAL


À Prefeitura Municipal de Água Nova convoca a todos os seus servidores efetivos para participarem do CENSO FUNCIONAL MUNICIPAL que acontecerá nos dias 04 a 07 de dezembro de 2012, na sede da própria prefeitura, das 8:00h (oito horas) às 17:00h (dezessete horas).

Tal Censo é de caráter obrigatório, e tem por objetivo atualizar os dados cadastrais dos servidores públicos, bem como o de auxiliar programas de política de recursos humanos voltados para a valorização dos servidores públicos.

Qualquer informação ou dúvida, pelo telefone (84) 3359-0085, ou sede da Prefeitura Municipal.

Aprovado porte de arma para agente penitenciário fora de serviço


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou em decisão terminativa, nesta quarta-feira (28), projeto de lei da Câmara (PLC 87/2011) que altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) para autorizar agentes e guardas prisionais, integrantes das escoltas de presos e equipes de guardas portuários a portar arma de fogo, de propriedade particular ou fornecida pela corporação, mesmo fora de serviço.

Atualmente, essa permissão alcança categorias como integrantes das Forças Armadas, agentes vinculados à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e à Presidência da República e policiais federais. No entanto, o Estatuto do Desarmamento deixou de fora os quadros que atuam nas guardas penitenciárias e portuárias.

Para o relator, senador Gim Argello (PTB-DF), “esses servidores, pela característica de suas atividades, vivem em situação de perigo constante e iminente”, e por isso é necessário que possam portar arma a qualquer tempo e em qualquer ponto do território nacional, como prevê o projeto aprovado pela CCJ.

Conheça as 15 finalistas do Miss Bumbum 2012


A organização do concurso Miss Bumbum Brasil — que promete revelar o bumbum mais bonito do país no final deste mês — divulgou na manhã desta terça-feira (27) a lista com as 15 classificadas para a segunda fase da competição.

A modelo Ísis Gomes, que revelou a uma colega de confinamento do reality A Fazenda de Verão, que havia feito um procedimento para arredondar o bumbum, acabou sendo desclassificada. Com Ísis fora da competição e a votação online encerrada, o ranking geral ficou assim:

É preciso reinvestir na segurança privada, diz comandante da PM/RN


O comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, é enfático ao comentar como analisa os casos recentes de assaltos, em especial contra instituições financeiras e estabelecimentos comerciais: 
“É preciso atentar para a necessidade de melhoria no sistema de segurança privada desses locais. Geralmente, são estabelecimentos que trabalham com grande movimentação financeira e possuem fragilidades em seu sistema de segurança”.

O oficial destacou que locais como joalherias e bancos precisam passar a investir também em um sistema de segurança. Quanto às ocorrências de assaltos a residências, o coronel Araújo disse que as viaturas permanecem em patrulhamento constante e atentas para qualquer chamado. 

Secretário de escola mata pai de aluno por motivo fútil na Paraíba


Um crime por motivo fútil chocou o município de Boa Vista, (entrada do cariri paraibano, localiza-se a 50 km de Campina Grande e a 170 km de João Pessoa), na tarde desta quarta-feira (28). O barbeiro Milton Vitorino, de 55 anos, foi assassinado pelo secretário da escola de seu filho, Jorge Miguel Santos Gomes, de 23 anos, após uma discussão que envolveu o adolescente menor na instituição.

Segundo informações da imprensa local, na tarde de ontem o filho do barbeiro havia recebido uma reclamação do secretário da escola Jorge Miguel e nessa ocasião a dupla protagonizou uma grande discussão verbal. O filho do barbeiro, ao chegar em casa, relatou o episódio ao pai, destacando que foi inclusive acusado de ladrão por parte do funcionário. Indignado com a atitude do secretário, o pai do aluno se dirigiu até a escola do filho para tentar esclarecer o episódio, mas logo iniciou um bate boca com o funcionário da instituição.

Morre em São Paulo, aos 75 anos, o jornalista Joelmir Beting


O jornalista Joelmir Beting, de 75 anos, que estava em coma irreversível, internado no Hospital Israelita Albert Einstein, faleceu na madrugada deste dia 29. 

Ele estava internado desde 22 de outubro no centro médico de São Paulo, para tratamento de doença autoimune, mas sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico no domingo (25). 

O último boletim médico divulgado nesta quarta pelo centro médico já alertava que seu estado de saúde era considerado grave e irreversível.  Joelmir era natural de Tambaú, pequena cidade do interior de São Paulo. Sociólogo de formação, trabalhava com jornalismo há mais de 50 anos, principalmente na área econômica. Sua última casa foi o Grupo Bandeirantes.


Assaltante morre em troca de tiros com a Polícia Militar de Mossoró


Na madrugada de hoje (29/11/12) por volta das 00:50hs, policiais militares entraram em confronto armado, com pelo menos quatro elementos, na Rua Juvenal Lamartine com João Cordeiro no bairro Santo Antônio em Mossoró.imagens fortes.

Segundo informações dos policiais, eles receberam uma informação que indivíduos estariam em uma residência partindo pedras de crack para a comercialização no endereço citado e foram averiguar. A RP 223 solicitou apoio ao CIOSP que enviou a Força Tática-01, ROCAM-16 e RP-221. 

Um cerco foi montado e na abordagem quatro elementos armados abriram fogo contra a polícia que revidou a altura. Na troca de tiros um dos elementos foi alvejado e socorrido para o HRTM pela ROCAM, e morreu ao da entrada naquela unidade hospitalar. Os outros três conseguiram escapar. Com ele a polícia encontrou um revólver cal. 38 com quatro munições, sendo que duas deflagradas e duas intactas, além de 19 pedras de crack prontas para a venda, uma balança de precisão, vários sacos para embalagem da droga.

Municípios recebem 146 novos ônibus para transporte escolar


Qualificar o transporte escolar, ajudando às prefeituras a prestar o serviço em regime de colaboração é o objetivo da Secretaria de Estado da Educação, que adquiriu 146 novos ônibus para reforçar a frota. Serão contemplados agora municípios que não foram beneficiados no primeiro semestre de 2012, quando foram entregues 120 ônibus escolares, como também aqueles municípios que transportam maior número de estudantes.

As empresas vencedoras da licitação estão concluindo a entrega dos novos ônibus, que permanecerão estacionados no Centro Administrativo do Estado, aguardando a posse dos novos prefeitos eleitos, para que esses possam assinar o termo de cooperação entre município e Estado e receber os ônibus. Até o próximo dia 18 de fevereiro, quando será iniciado o ano letivo de 2013, todos os ônibus já estarão à disposição dos estudantes.

Com a nova frota, a rede estadual de ensino terá um total de 266 novos ônibus adquiridos somente em 2012, renovando seus veículos e levando transporte escolar de qualidade para todas as regiões do Estado. A ferramenta é decisiva para muitos alunos que vivem em zonas rurais distantes das escolas.

Deputado Getúlio Rego é condenado a pagar R$ 12 Mil de indenização por danos morais a Nilton Figueiredo.


A Dra. Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira, Juíza de Direito titular da 1ª Vara Cível de Pau dos Ferros, julgou procedente o pedido de indenização por danos morais (Autos n.º 0003288-13.2008.8.20.0108) formulado por Francisco Nilton Pascoal de Figueiredo (Ex-prefeito), em desfavor de Getúlio Nunes Rego (Deputado Estadual) condenando-o ao pagamento de indenização no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais).
A referida ação indenizatória foi ajuizada por Nilton Figueiredo contra o Deputado Getúlio Rego pelo fato do parlamentar ter imputado-lhe, ilicitamente, diversos fatos desabonadores, denegrindo a sua imagem perante a sociedade pau-ferrense em pleno comício público realizado no dia 14 de agosto de 2008. 

Na época, Nilton Figueiredo disputava o comando da Prefeitura de Pau dos Ferros contra o atual prefeito, Leonardo Rego (filho de Getúlio). Quem presenciou o triste episódio ouviu em alto e bom som quando o parlamentar referiu-se, pejorativamente, ao Ex-prefeito como "Fernandinho beira-mar", gerando elementos suficientes para o ajuizamento da ação.