segunda-feira, 23 de maio de 2016

Pau dos Ferros-RN: Mulher foi apreendida com drogas em Presídio Regional

Agentes Penitenciários do presídio de Pau nos Ferros-RN conseguiram apreender, ontem, 22 de maio, 100 gramas de maconha que estava escondida na vagina de uma mulher que iria visitar o seu namorado.

Os agentes desconfiaram dela e levaram-na para um exame de raio x no hospital regional da cidade. A droga foi detectada e a visitante, conhecida como Kely. foi conduzida à Delegacia Civil e autuada por tráfico de drogas.

Kely visita o apenado, identificado como ‘Salsicha’, e as suspeitas é que a droga seria entregue ao apenado se Kely tivesse conseguido passar pela revista.

Segundo o diretor da unidade prisional, o Agpen Caio Arnoud, as revistas são semanais e fazem parte da rotina de sua equipe. "Essa semana já havíamos realizado uma revista interna e, desta vez, partimos para identificar quem estaria colocando a droga para dentro da unidade," declarou.

Outra mulher, que iria visitar outro apenado, também foi levada para o hospital e por estar grávida não foi possível realizar o raio X.

Grupo 190/’Zap Zap’

Convite da Fundação do Diretório Municipal do Partido Solidariedade do Encanto/RN.

Você acredita em uma cidade melhor para viver?
Eu e muitas pessoas no Encanto/RN acreditamos nessa possibilidade e convidamos todos vocês a participarem da Fundação do Diretório Municipal do Solidariedade, com a presença do Deputado Estadual e Presidente Estadual do Partido, Kelps Lima, e demais lideranças da cidade.
Próximo sábado, dia 28 de maio, no Club Explosão, a partir das 16h. Vamos, juntos, discutir ideias do Solidariedade para a nossa cidade. Contamos com a presença de todos. ‪#‎Convite‬ ‪#‎Fundação‬‪#‎DiretórioMunicipal‬ ‪#‎Solidariedade‬ ‪#‎EncantoRN‬ ‪#‎ÉPossívelFazerDiferente‬

Encanto-RN: Vândalos depredam carro da pré-candidata a prefeita, Lídia Guedes, e escrevem sigla do DEMocratas no para-brisa


Notícias chegadas à nossa redação, dão conta de que o veículo, tipo Palio, vermelho, utilizado pela pré-candidata a prefeita do Encanto-RN, Lídia Guedes (SDD), sofreu ataques de vândalos neste domingo, 22 de maio, naquele município.

Segundo informações, Lídia estaria visitando um amigo e, cerca de dez minutos depois, ouviu um barulho. Quando saiu pra verificar do que se tratava, constatou que o vidro da porta do motorista estava quebrado como, também, havia a inscrição do DEMocratas - partido que governa a cidade por oito anos - no para-brisa traseiro.

Ainda de acordo com informações, Lídia Guedes levou ao conhecimento da Polícia e, amanhã, será feito um Boletim de Ocorrência para apurar o episódio.

Nota de Esclarecimento à População

Em nota divulgada à imprensa, a pré-candidata a Prefeita do Encanto, Lídia Guedes, confirmou o ato de vandalismo e disse que não sabe quem tomou essa atitude insana.

Ei-la:

“Venho aqui prestar esclarecimento sobre o ocorrido na noite deste domingo (22), na cidade de Encanto/RN. Alguém, não identificado até o momento, realizou um ato de desrespeito ao quebrar o vidro do carro que uso. Ao final, escreveu a sigla partidária situacionista do município”.

Apesar do ocorrido, quero informar que estou bem. Nada me ocorreu e foi apenas um susto e mais um momento de reflexão e constatação sobre como a nossa política precisa de mais pessoas de bem envolvidas.

Lamento por minha família, que ainda está assustada com tudo e, naturalmente, sentem medo.

Me solidarizo com as pessoas de bem do referido partido, que em hipótese alguma fariam isso a uma cidadã de bem como eu. Infelizmente, não conhecemos a índole de todas as pessoas que nos cercam e somos surpreendidos por atos dessa magnitude.

A nossa luta continua, com mais cuidado, mas não vamos estacionar no tempo. As pessoas precisam de nós.

Um forte abraço e, desde já, o meu sincero agradecimento a cada palavra de apoio de tantos amigos e correligionários que acreditam e seguem essa luta junto comigo. 

Atenciosamente,

Lídia Guedes
Psicóloga e Pré-Candidata à Prefeita no Encanto/RN".



*Blog do Capote

Uern fará matricula de novos universitários a partir de 11 de julho

Universidade define data para formalização dos novos acadêmicos
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG/UERN) publicou o edital com a convocação e o período de realização da matrícula curricular dos candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso no primeiro semestre letivo de 2016.
O aluno matriculado institucionalmente deverá matricular-se obrigatoriamente em, pelo menos, um componente curricular. O aluno deverá requerer sua matrícula curricular acessando a Plataforma Íntegra, no período de 11 a 15 de julho de 2016, no endereço eletrônico do Sistema de Administração Escolar (integra.uern.br), e seguir as orientações no formulário on-line.
As datas e os procedimentos para efetivação da matrícula curricular dos convocados para o segundo semestre de 2016 serão publicados em edital próprio no dia 27 de outubro de 2016.
Jornal o mossoroense 

Gravação revela plano de ministro de Temer para impedir Operação Lava Jato

Romero Jucá afirma que "tem que mudar o governo para estancar essa sangria" [investigações da Lava Jato].
Conversas gravadas com autorização da Justiça revelam o plano do atual ministro do Planejamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), de impedir o avanço da Operação Lava Jato, na qual é investigado. Em março deste ano, Jucá afirmou ao ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado (também investigado pela Operação Lava Jato) que, em caso de uma mudança no governo federal, ou seja, se aprovado o impeachment, seria firmado um pacto para “estancar a sangria” da Operação Lava Jato.
A transcrição da conversa entre os dois investigados pela Operação Lava Jato foi divulgada nesta segunda-feira, 23 de maio, pelo jornal Folha de São Paulo. Não foi divulgada a data exata dos diálogos entre Sérgio Machado e Romero Jucá, mas eles ocorreram semanas antes da votação da admissibilidade do impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.
As conversas, que totalizam 1h15, estão com a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Sérgio Machado faz uma ameaça velada dizendo que iria “foder para todo mundo”, e pede que seja montada uma estrutura para protegê-lo. O ex-presidente da Transpetro teme que o processo contra ele vá parar nas mãos do juiz Sérgio Moro. Romero Jucá responde que era necessária uma resposta política. O então senador fala ainda que “tem que ter impeachment. Não tem saída”.
Na conversa, os dois concordam que a solução mais fácil seria colocar Michel Temer na presidência. Romero Jucá e Sérgio Machado citam ainda outros políticos que seriam prejudicados pelo avanço da Operação Lava Jato. Sérgio Machado afirma ainda que o primeiro a ser “comido” seria Aécio Neves (PSDB-MG), ao que Romero Jucá responde que “todos” iriam.
Confira a transcrição de trechos das conversas entre Romero Jucá e Sérgio Machado:
Sérgio Machado – Mas viu, Romero, então eu acho a situação gravíssima.
Romero Jucá – Eu ontem fui muito claro. […] Eu só acho o seguinte: com Dilma não dá, com a situação que está. Não adianta esse projeto de mandar o Lula para cá ser ministro, para tocar um gabinete, isso termina por jogar no chão a expectativa da economia. Porque se o Lula entrar, ele vai falar para a CUT, para o MST, é só quem ouve ele mais, quem dá algum crédito, o resto ninguém dá mais credito a ele para porra nenhuma. Concorda comigo? O Lula vai reunir ali com os setores empresariais?
Machado – Agora, ele acordou a militância do PT.
Jucá – Sim.
Machado – Aquele pessoal que resistiu acordou e vai dar merda.
Jucá – Eu acho que…
Machado – Tem que ter um impeachment.
Jucá – Tem que ter impeachment. Não tem saída.
Machado – E quem segurar, segura.
Jucá – Foi boa a conversa mas vamos ter outras pela frente.
Machado – Acontece o seguinte, objetivamente falando, com o negócio que o Supremo fez [autorizou prisões logo após decisões de segunda instância], vai todo mundo delatar.
Jucá – Exatamente, e vai sobrar muito. O Marcelo e a Odebrecht vão fazer.
Machado – Odebrecht vai fazer.
Jucá – Seletiva, mas vai fazer.
Machado – Queiroz [Galvão] não sei se vai fazer ou não. A Camargo [Corrêa] vai fazer ou não. Eu estou muito preocupado porque eu acho que… O Janot [procurador-geral da República] está a fim de pegar vocês. E acha que eu sou o caminho.
[…]
Jucá – Você tem que ver com seu advogado como é que a gente pode ajudar. […] Tem que ser política, advogado não encontra [inaudível]. Se é político, como é a política? Tem que resolver essa porra… Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria.
[…]
Machado – Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer].
Jucá – Só o Renan [Calheiros] que está contra essa porra. ‘Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha’. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra.
Machado – É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.
Jucá – Com o Supremo, com tudo.
Machado – Com tudo, aí parava tudo.
Jucá – É. Delimitava onde está, pronto.
[…]
Machado – O Renan [Calheiros] é totalmente ‘voador’. Ele ainda não compreendeu que a saída dele é o Michel e o Eduardo. Na hora que cassar o Eduardo, que ele tem ódio, o próximo alvo, principal, é ele. Então quanto mais vida, sobrevida, tiver o Eduardo, melhor pra ele. Ele não compreendeu isso não.
Jucá – Tem que ser um boi de piranha, pegar um cara, e a gente passar e resolver, chegar do outro lado da margem.
Machado – A situação é grave. Porque, Romero, eles querem pegar todos os políticos. É que aquele documento que foi dado…
Jucá – Acabar com a classe política para ressurgir, construir uma nova casta, pura, que não tem a ver com …
Machado – Isso, e pegar todo mundo. E o PSDB, não sei se caiu a ficha já.
Jucá – Caiu. Todos eles. Aloysio [Nunes, senador], [o hoje ministro José] Serra, Aécio [Neves, senador].
Machado – Caiu a ficha. Tasso [Jereissati] também caiu?
Jucá – Também. Todo mundo na bandeja para ser comido.
[…]
Machado – O primeiro a ser comido vai ser o Aécio.
Jucá – Todos, porra. E vão pegando e vão…
Machado – [Sussurrando] O que que a gente fez junto, Romero, naquela eleição, para eleger os deputados, para ele ser presidente da Câmara? [Mudando de assunto] Amigo, eu preciso da sua inteligência.
Jucá – Não, veja, eu estou a disposição, você sabe disso. Veja a hora que você quer falar.
Machado – Porque se a gente não tiver saída… Porque não tem muito tempo.
Jucá – Não, o tempo é emergencial.
Machado – É emergencial, então preciso ter uma conversa emergencial com vocês.
Jucá – Vá atrás. Eu acho que a gente não pode juntar todo mundo para conversar, viu? […] Eu acho que você deve procurar o [ex-senador do PMDB José] Sarney, deve falar com o Renan, depois que você falar com os dois, colhe as coisas todas, e aí vamos falar nós dois do que você achou e o que eles ponderaram pra gente conversar.
Machado – Acha que não pode ter reunião a três?
Jucá – Não pode. Isso de ficar juntando para combinar coisa que não tem nada a ver. Os caras já enxergam outra coisa que não é… Depois a gente conversa os três sem você.
Machado – Eu acho o seguinte: se não houver uma solução a curto prazo, o nosso risco é grande.
Machado – É aquilo que você diz, o Aécio não ganha porra nenhuma…
Jucá – Não, esquece. Nenhum político desse tradicional ganha eleição, não.
Machado – O Aécio, rapaz… O Aécio não tem condição, a gente sabe disso. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB…
Jucá – É, a gente viveu tudo.
Jucá – [Em voz baixa] Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem ‘ó, só tem condições de [inaudível] sem ela [Dilma]. Enquanto ela estiver ali, a imprensa, os caras querem tirar ela, essa porra não vai parar nunca’. Entendeu? Então… Estou conversando com os generais, comandantes militares. Está tudo tranquilo, os caras dizem que vão garantir. Estão monitorando o MST, não sei o quê, para não perturbar.
Machado – Eu acho o seguinte, a saída [para Dilma] é ou licença ou renúncia. A licença é mais suave. O Michel forma um governo de união nacional, faz um grande acordo, protege o Lula, protege todo mundo. Esse país volta à calma, ninguém aguenta mais. Essa cagada desses procuradores de São Paulo ajudou muito. [referência possível ao pedido de prisão de Lula pelo Ministério Público de SP e à condução coercitiva ele para depor no caso da Lava jato]
Jucá – Os caras fizeram para poder inviabilizar ele de ir para um ministério. Agora vira obstrução da Justiça, não está deixando o cara, entendeu? Foi um ato violento…
Machado –…E burro […] Tem que ter uma paz, um…
Jucá – Eu acho que tem que ter um pacto.
[…]
Machado – Um caminho é buscar alguém que tem ligação com o Teori [Zavascki, relator da Lava Jato], mas parece que não tem ninguém.
Jucá – Não tem. É um cara fechado, foi ela [Dilma] que botou, um cara… Burocrata da… Ex-ministro do STJ [Superior Tribunal de Justiça]

Rio Grande do Norte vacina contra gripe 69,1% do público-alvo

Resultado de imagem para vacinaDurante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza o Rio Grande do Norte imunizou 463 mil pessoas, o que representa 69,1% do grupo prioritário. Os dados foram divulgados na tarde da última sexta-feira, 20, último dia da mobilização nacional.
Foram disponibilizadas 830,4 mil doses da vacina para imunizar 776 mil pessoas no estado. O excedente entregue foi de 54,3 mil doses da vacina contra a influenza. O quantitativo é suficiente para vacinar 100% do público-alvo do estado, ainda restando reserva técnica.
Dentre os grupos prioritários para a vacinação no estado do Rio Grande do Norte, os trabalhadores de saúde contam com 53,1 mil doses aplicadas, o que representa 88,4% dos profissionais a serem vacinados. Entre as puérperas, 4,3 mil (74%) já foram vacinadas; 241,4 mil idosos (69,2%); crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), com 143,1 mil vacinadas (66,3%) e 21 mil gestantes (57,2%). 
Com 1,9 mil doses aplicadas, 77,4% dos indígenas que moram na região de saúde do estado do Rio Grande do Norte foram vacinados até o momento. Como a vacinação deste grupo é realizada em áreas remotas, a atualização dos dados segue outra dinâmica. Também foram aplicadas 108,5 mil doses nos grupos de pessoas com comorbidades, mais população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional do estado do estado. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, o que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
Ainda na manhã da última sexta, a Secretaria de Saúde Pública havia divulgado um boletim em que constava que o RN tinha vacinado 67,28%. Nas duas maiores cidades do estado os números eram 68,65%, em Natal, e 55,65%, em Mossoró.
A Saúde informou que a meta de vacinação contra a gripe deste ano foi batida. Em todo o País , 41,1 milhões de brasileiros, ou 81,5% do público-alvo, já tinham se vacinado até o início da tarde desta sexta. A expectativa do Ministério da Saúde era vacinar pelo menos 80% das 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe.
A Região Sudeste concentra o maior número de casos (1.381) influenza A H1N1, sendo 1.209 no estado de São Paulo. Outros estados que registraram casos neste ano foram Rio Grande do Sul (198); Paraná (165); Goiás (153); Santa Catarina (102); Pará (101); Rio de Janeiro (70); Bahia (67); Distrito Federal (63); Minas Gerais (52); Paraíba (12); Alagoas (12); Rio Grande do Norte (11); Mato Grosso (7); Amapá (2); Rondônia (1); Roraima (1); Maranhão (1); Piauí (1) e Sergipe (1).
Com relação ao número de óbitos, São Paulo registrou 223, seguido por Rio Grande do Sul (39); Goiás (26); Paraná (24); Rio de Janeiro (23); Santa Catarina (21); Pará (16); Bahia (15); Minas Gerais (14); Espírito Santo (14); Pernambuco (10); Mato Grosso do Sul (9); Paraíba (8); Ceará(6); Distrito Federal (6); Rio Grande do Norte (5); Mato Grosso (4); Alagoas (2); Amapá (2) e Maranhão (1). 
Total de doses aplicadas (exceto em pessoas com comorbidades, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional) por UF
Estado
Vacinação contra a gripe – até 20 de maio
População prioritária
Doses aplicadas
Cobertura vacinal (%)
RO
302.412
266.141
88%
AC
170.024
107.188
63%
AM
869.062
636.894
73,3%
RR
150.116
99.817
66,5%
PA
1.491.529
1.154.303
77,4%
AP
139.546
125.154
89,7%
TO
292.131
231.563
79,3%
NORTE
3.414.820
2.621.060
76,7%
MA
1.390.900
983.971
70,7%
PI
645.402
532.947
82,6%
CE
1.776.416
1.272.476
71,6%
RN
669.091
462.736
69,1%
PB
853.196
675.721
79,2%
PE
1.887.670
1.456.671
77,2%
AL
636.571
517.899
81,3%
SE
408.849
306.029
74,9%
BA
2.900.022
2.251.421
77,6%
NORDESTE
11.168.117
8.459.871
75,6%
MG
4.118.983
3.405.886
82,7%
ES
722.718
653.493
90,4%
RJ
3.643.069
2.621.889
72%
SP
8.999.512
8.180.446
90,9%
SUDESTE
17.484.282
14.861.714
85%
PR
2.242.191
1.925.444
85,8%
SC
1.267.596
1.107.547
87,4%
RS
2.517.391
2.134.359
84,8%
SUL
6.027.178
5.167.350
85,7%
MS
582.399
411.843
70,7%
MT
623.834
416.103
66,7%
GO
1.219.467
1.025.357
84,1%
DF
498.646
460.499
92,3%
CENTRO-OESTE
2.924.346
2.313.802
79,1%
TOTAL
41.018.743
33.423.797
81,5%

Total de público-alvo e doses da vacina já entregues por UF
UF
Total Público-alvo
Total de doses entregues para a Campanha 2016
RO
350.256
376.700
AC
195.184
210.600
AM
942.947
1.037.900
RR
164.345
175.600
PA
1.704.531
1.846.400
AP
165.484
177.100
TO
326.013
349.700
NORTE
3.848760
4.174.000
MA
1.529.100
1.635.900
PI
732.193
783.500
CE
2.017.553
2.158.800
RN
776.019
830.400
PB
946.103
1.012.400
PE
2.095.962
2.242.300
AL
699.104
748.100
SE
454.675
486.600
BA
3.268.957
3.499.700
NORDESTE
12.519.666
13.397.700
MG
4.932.010
5.278.400
ES
849.659
909.200
RJ
4.165.042
4.456.600
SP
11.900.190
12.733.200
SUDESTE
21.846.902
23.377.400
PR
2.922.568
3.128.400
SC
1.759.539
1.885.300
RS
3.574.750
3.824.500
SUL
8.256.857
8.838.200
MS
667.922
722.200
MT
698.212
750.000
GO
1.433.414
1.533.800
DF
609.105
651.800
C.OESTE
3.408.653
3.657.800
BRASIL
49.880.838
53.445.100