quinta-feira, 29 de agosto de 2013

E agora Rosalba?...Deputado Fábio Faria divulga que PSD fechou aliança proporcional com o PMDB para 2014

O deputado federal Fábio Faria divulgou ontem que o PSD, legenda do qual um o parlamentar é um dos líderes, fará aliança na chapa proporcional com o PMDB. Segundo ele, em encontro com o presidente estadual do PMDB, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, Fábio Faria acertou a aliança na chapa proporcional entre PMDB e PSD no pleito de 2014.

“Tivemos uma reunião administrativa, tratamos demandas da Mesa Diretora da Câmara, mas não podemos deixar de conversar sobre as questões políticas do nosso Estado. Ficou acordado que o PSD vai integrar a mesma coligação que o PMDB e outros partidos já definidos, e faremos uma reunião em breve com a presença do presidente do PSD, vice-governador Robinson Faria, e lideranças das duas legendas”, disse Fábio Faria ao fim da reunião.

Com informações do Panorama Político/Mural de Riacho da Cruz

Túnel para fuga é descoberto e presos fazem visitas reféns no RN

FOTO ILUSTRATIVA
Presos do Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros, no Oeste potiguar, fizeram suas visitas reféns por cerca de vinte minutos depois que dez detentos foram pegos em flagrante abrindo um túnel para fuga. O buraco foi descoberto por volta das 15h desta quarta-feira (28), dia de visitas íntimas. As informações foram confirmadas ao G1 pelo diretor da unidade, Hudson Freitas. De acordo com ele, os agentes penitenciários contaram com a ajuda da Polícia Militar para impedir a fuga. As mulheres foram liberadas depois de uma negociação entre os agentes de detentos. O presídio possui 101 presos em regime fechado, 27 no semiaberto e outros dez no aberto.
A tentativa de fuga foi descoberta porque os homens não conseguiram evitar o barulho causado pela escavação. “Era bem audível. Então nós fomos lá e encontramos esses dez presos bem sujos”, acrescentou.Segundo o diretor, a quarta-feira é dia de visita íntima no Complexo Penal. “Os presos ficam mais livres para receber suas visitas. Esses dez estavam tentando abrir o buraco no refeitório”, colocou. A  descoberta aconteceu pouco antes do apagão que atingiu todos os estados do Nordeste brasileiro. Por causa da descoberta, os outros presos se revoltaram e não deixaram as visitas saírem. "Nós conversamos para eles entenderem a situação e eles liberaram todo mundo", colocou.

Padre surpreende fiéis ao revelar durante a missa que será pai

Um padre do interior da Bahia surpreendeu os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Gavião, ao anunciar que deixará a vida religiosa para assumir o amor por uma jovem da comunidade, que está grávida dele.
Durante as missas do último domingo (25), Gerônimo Moreira, de 32 anos, decidiu ler uma carta anunciando a decisão. “Com o tempo fui observando que na nossa amizade tinha algo a mais: o amor, mas sempre procuramos deixá-lo só no nível da amizade, pois dizia que, se por acaso eu percebesse que não conseguiria manter o celibato, deixaria antes o ministério para não escandalizar a comunidade. Mas por ironia do destino não aconteceu como eu pensava e nos envolvemos concretamente e hoje ela está grávida e eu quero assumir a paternidade”, diz, em um trecho da carta.

Gerônimo conta que conheceu Emília Carneiro, hoje com 23 anos, em 2007, quando ainda era seminarista.

 “Eu a conheci dia 20 de setembro de 2007 em um encontro do grupo de jovens. A gente começou uma amizade e despertou algo diferente, mas eu pensava que seria padre e que não haveria essa possibilidade”, lembra Gerônimo, que cresceu em uma família religiosa e desde garoto dizia que planejava ser padre na fase adulta.

Com informações do portal G1 de Noticias

População brasileira ultrapassa marca de 200 milhões, diz IBGE

O Brasil tem uma população estimada em 201.032.714 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado, referente a 1º de julho deste ano, foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (29).

Na resolução, assinada pela presidente do instituto, Wasmália Socorro Barata Bivar, estão as estimativas populacionais de todos os municípios do país. Segundo o IBGE, o Brasil tem 7.085.828 habitantes a mais que o registrado em 1º de julho de 2012, quando a população era de 193.946.886.
Entre as unidades da federação, o estado mais populoso continua sendo São Paulo, que conta com 43,6 milhões de residentes.
O estado de Minas Gerais tem 20,5 milhões de habitantes. O Rio de Janeiro ocupa a terceira posição, com 16,3 milhões de habitantes. Bahia tem 15 milhões de pessoas e o Rio Grande do Sul, 11,1 milhões. O estado menos populoso é Roraima, com 488 mil habitantes.
A cidade de São Paulo é a que possui a maior população do país: 11,8 milhões (número que é maior que o de 22 estados e do Distrito Federal).
No posto de cidade menos populosa do Brasil está Serra da Saudade (MG), com 825 habitantes. Borá (SP), que aparecia empatada com o município mineiro até o ano passado, tem hoje 834 residentes.
A projeção das populações é feita anualmente a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o repasse de recursos do orçamento aos municípios.

Lidiane e Eduardo Voz e Violão no AD Balneário Dia 30 de Agosto


Governadora Rosalba segue "sem nada a declarar" sobre o rompimento do PMDB.


A governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), mantém a postura de "nada a declarar" a respeito do afastamento político do PMDB de seu governo, mesmo após quase uma semana do ocorrido. O partido já entregou parte dos cargos e seus líderes não escondem a insatisfação com o desempenho de Rosalba no cargo. 

Nos bastidores da política já se fala em um rompimento por completo do PMDB com o DEM, contudo, resta o anúncio oficial por parte do líder peemedebista e Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Esse anúncio é esperado ainda esta semana, provavelmente, nesta sexta-feira (30). 

Ao ser questionada sobre essa decisão, a única resposta de Rosalba tem sido: "Nada a declarar. Mantenho dizendo. Nada a declarar". 

Talvez, o silêncio da governadora chegue ao fim amanhã, após o anúncio oficial do rompimento por Henrique Alves, já que uma nota à imprensa deverá ser divulgada pela Chefe do Executivo estadual.

fonte: politica pauferrense 

Camareira ouve conversa e frustra arrastão a motel no interior do RN

A camareira de um motel na cidade de Lagoa Salgada, a 60 quilômetros de Natal, levou um homem e quatro adolescentes pra delegacia na madrugada desta quinta-feira (29). O grupo planejava fazer um arrastão no motel, mas ela ouviu a conversa e avisou ao proprietário. O dono chamou a polícia e os suspeitos foram presos. Com eles, os policiais encontraram três armas e um carro roubado, segundo informações do sargento Francisco de Assis. 
A PM chegou ao motel após receber um telefonema do dono do motel, que havia sido avisado pela funcionária. O flagrante foi registrado por volta de 0h30.Ao G1, o sargento contou que a camareira estava no corredor quando ouviu os suspeitos planejando o assalto. "Ela escutou eles dizendo que estavam sem dinheiro e que iriam fazer o arrastão quando o motel estivesse cheio", relatou o policial. Ainda de acordo com o sargento, os suspeitos estavam em um único quarto.
"Com os suspeitos encontramos dois revólveres e uma pistola. Levantamos informações sobre o veículo em que eles estavam e descobrimos que o carro havia sido roubado por volta das 21h no Planalto, bairro da zona Oeste de Natal", acrescentou o sargento. "Eles também confessaram que tinham roubado uma moto em Parnamirim, na região metropolitana, e que teriam abandonado o veículo em um matagal.
fonte: g1 Rio Grande do norte 

RN e Ceará recebem autorização para exportar frutas para o Chile

Rio Grande do Norte e do Ceará receberam autorização do governo chileno para exportar melancia e melão para aquele país. De acordo com informações divulgadas hoje (28) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a decisão foi publicada no Diário Oficial do Chile desta quarta-feira.

Para o início das vendas, falta a assinatura de um plano de trabalho com as responsabilidades dos dois países. A perspectiva é a formalidade ser cumprida a tempo de as exportações poderem começar ainda em 2013. Segundo o Ministério da Agricultura, o Rio Grande do Norte e o Ceará são os maiores exportadores brasileiros das duas frutas, que em 2012 movimentaram US$ 151 milhões em negócios.

Antes de emitir autorização para as exportações brasileiras, o Chile enviou em julho uma missão para conhecer a produção das frutas e avaliar os cuidados contra a contaminação da praga Anastrepa grandis (mosca-do-melão). Atualmente, o Brasil exporta melancia e melão para países como Alemanha, Espanha, Irlanda, Reino Unido, Uruguai, Rússia e Holanda.

Da Agência Brasil

Apagão pode atrasar pagamento do funcionalismo estadual


Da redação Natal

O apagão elétrico que atingiu todo o Nordeste e o Rio Grande do Norte na tarde desta quarta-feira impediu a conclusão da transmissão dos arquivos eletrônicos da folha de pagamento do Governo do Estado para o Banco do Brasil. A informação foi confirmada pelo governo do Estado em nota de utilidade pública.

Em razão dessa interrupção na transmissão de dados, segundo o GOverno, o pagamento relativo ao primeiro dia útil de alguns órgãos da administração direta poderá não estar creditado à meia noite desta quarta-feira (28), como programado, e sim até o meio-dia desta quinta-feira (29).

O apagão começou por volta das 15h e a energia só foi restabelecida às 17h. Cerca de 16 milhões de pessoas em sete estados do Nordeste foram atingidas.

Com Assecom/Jornal de Fato/ARF

Após quase 4 horas, fornecimento de energia é restabelecido em todo o RN

Apagão provocou congestionamento em várias ruas de Natal (Foto: Luciana Campos)Apagão provocou congestionamento em várias ruas de Natal (Foto: Luciana Campos)
Após cerca de quatro horas, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em todas as cidades do Rio Grande do Norte. A informação foi repassada pela Companhia de Energia Elétrica do estado (Cosern).
A companhia diz ainda que "às 16h45 foi iniciado o restabelecimento das cargas no estado e, gradativamente, todo o fornecimento de energia será regularizado, sob a orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico".Segundo a Cosern, a interrupção no fornecimento de energia elétrica foi registrada às 15h02 nos estados do Nordeste. O motivo, de acordo com a companhia, "foi um problema no sistema interligado nacional, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), cuja causa ainda não foi informada à Cosern".
Na noite desta quarta o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste foi uma queimada na fazenda Santa Clara, na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.
O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
fonte: g1 rn

Paciente é atendido com respirador manual durante apagão no RN

A queda de energia que atingiu o Rio Grande do Norte e outros estados do Nordeste complicou o atendimento no Hospital dos Pescadores, em Natal. Dois pacientes que respiravam com a ajuda de aparelhos precisaram ser atendidos com respirador manual depois que a bateria dos equipamentos da unidade hospitalar terminou. De acordo com a Companhia Energética do RN (Cosern), a queda de energia aconteceu às 15h02 e começou a ser restabelecida às 16h45. (veja o vídeo ao lado).

A unidade hospitalar até possui gerador, porém o equipamento está quebrado. O Hospital dos Pescadores fica no bairro das Rocas, na zona Leste da capital potiguar. O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do estado, e o Aeroporto Internacional Augusto Severo estão funcionando com geradores.
O inspetor Carlos Eugênio, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, afirmou que todos os semáforos da capital estão apagados. "Temos 25 funcionários tentando organizar o trânsito", disse ele. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também teve problemas. As ambulâncias ficaram presas no trânsito quando tentavam atender ocorrências.

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que 15% da energia do estado foi restabelecida. Em Natal, a carga está em 30%. A assessoria de comunicação explica que a energia está chegando primeiro na Grande Natal. No interior do RN a volta da energia vai demorar mais, segundo a Cosern.