segunda-feira, 22 de julho de 2013

Museu de Cultura Sertaneja comemora um ano e lança exposição destacando as mulheres do sertão

Museu está  aberto para  visitação das  7h às 12h, e  das 19h às 22hMuseu está aberto para visitação das 7h às 12h, e das 19h às 22hInaugurado há pouco mais de um ano, o Museu de Cultura Sertaneja, instalado no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Cameam/Uern) em Pau dos Ferros, lançou na última quinta-feira, 18, sua segunda exposição. Intitulada "Mulheres Sertanejas", a iniciativa objetiva destacar o papel das mulheres na cultura do sertão, através de objetos, livretos de cordel, equipamentos que resgatam a memória de um povo.
"Essa é a segunda exposição temática do Museu. A primeira destacou o homem sertanejo, e permaneceu aberta durante um ano. A expectativa é que esse novo trabalho também permaneça aberto à visitação durante um bom período, que pode ser um semestre, ou até mesmo dois, dependendo do acervo", relata a professora Rosângela Bernardino, coordenadora do Museu de Cultura Sertaneja.
A docente explica que além da exposição, o Museu possui uma dinâmica de atividades desenvolvidas a partir de projetos de extensão executados em parceria com o Campus da Uern. "Existem projetos vinculados, como um que coordeno, em que são programadas, por exemplo, agendas de visitas das escolas do município, propostas oficinas, minicursos, organização de eventos, tudo isso em conjunto com os alunos da Universidade, que se mostram cada vez mais interessados em participar dessas iniciativas", destaca.
Hoje o Museu conta em seu acervo com aproximadamente 200 peças, objetos típicos da cultura sertaneja, além de livretos de cordel, que foram doados pela própria população do Alto Oeste potiguar. "A aquisição de materiais para enriquecer ainda mais o nosso acervo continua. Tanto alunos quanto pais de alunos têm feito doações, e estamos abertos para quem quiser colaborar com essa importante ferramenta de preservação da memória local, que até aqui tem conseguido cumprir o seu papel", afirma Rosângela Bernardino.
Desde que foi inaugurado, o Museu de Cultura Sertaneja recebeu aproximadamente 800 visitantes, um número considerado satisfatório pelos seus coordenadores. "Levando em consideração que o Museu é recente, só possui um ano, o número de visitas é bom, e elas ocorrem de forma frequente. Só temos motivos para comemorar", diz a professora Rosângela Bernardino.


Baraúnas conclui hoje em Caicó a punição com a perda de três mandos de campo no Brasileirão

Paulinho Mossoró atua no meio-campo tricolorPaulinho Mossoró atua no meio-campo tricolorCumprindo sua última partida da punição da perda de três mandos de campo, o Baraúnas joga hoje, às 16h, no estádio Marizão, em Caicó, onde receberá o Cuiabá de Mato Grosso, um dos líderes do seu grupo. A meta é a soma de três pontos para se afastar o máximo possível da zona do rebaixamento, embora ainda faltem 15 jogos no Campeonato Brasileiro da Série C para se definir os classificados.
Durante a semana, apesar da goleada sofrida no Maranhão, a proposta foi esquecer o que aconteceu em São Luís e focar todas as atenções nesse jogo. "Sabemos que o resultado contra o Sampaio Corrêa não espelha aquilo que aconteceu no jogo, pois estivemos bem, mas não adianta ficar pensando no que passou, é preciso vencer os jogos e evitar surpresas na reta final", avaliou o meia Paulinho Mossoró. 
Entende o jogador de que não vai adiantar nada ter quinze jogos para disputar, se não começar a vencer logo. Principalmente pela posição que o time ocupa na classificação, estando com a mesma pontuação, por exemplo, do Treze da Paraíba, 4 pontos, este na zona do rebaixamento. Qualquer tropeço e o tricolor passará a depender dos demais resultados. E, vencendo, bastará seus resultados para se manter longe da ameaça de "degola".


Fonte: O mossoroense

Prédio da Secretaria de Segurança do RN é arrombado, confirma secretário

Secretário de Segurança do RN, Aldair da Rocha (Foto: Rafael Barbosa/G1)Secretário de Segurança do RN, Aldair da Rocha
(Foto: Rafael Barbosa/G1)
O prédio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte(Sesed/RN) foi arrombado neste domingo (21). A informação é confirmada pelo titular da Secretaria, Aldair da Rocha. Segundo o secretário, um notebook e um aparelho de telefone celular foram furtados da sala do secretário-adjunto, Clidenor Silva Júnior. O prédio da Secretaria de Segurança do RN não dispõe de câmeras de monitoramento e de segurança.
"A Guarda Patrimonial notou uma janela quebrada no prédio na manhã deste domingo e acionou a polícia. O prédio foi já periciado e confirmamos o furto de um notebook e de um aparelho de telefone celular", disse Aldair da Rocha.
A assessoria de imprensa da Sesed não sabe informar se foi registrado boletim de ocorrência na delegacia de plantão neste domingo. Embora o furto tenha ocorrido na madrugada, o caso só veio a público no começo da noite.
O secretário antecipou que irá se reunir com a cúpula da Secretaria de Segurança na manhã desta segunda-feira (22) para definir quem irá investigar o furto. Há a possibilidade de uma comissão ser criada para apurar que invadiu o prédio e levou os equipamentos.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte funciona em salas emprestadas nos fundos do prédio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), no centro administrativo, em Natal. São oito salas cedidas para o funcionamento da Sesed.
fonte: G1 RN

Rússia derrota Brasil e conquista 3º título da Liga Mundial de Vôlei

Brasil Rússia Liga Mundial FIVB
(FIVB)
Não foi desta vez que o Brasil conquistou seu décimo título da Liga Mundial. Neste domingo, a seleção brasileira entrou em quadra para enfrentar a Rússia, mas os comandados do técnico Bernardinho não foram capazes de conter os europeus. Sofrendo com os saques russos e com o oposto Pavlov, o Brasil perdeu a partida por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/19 e 25/19.
Com mais esse revés, o Brasil confirma o retrospecto ruim contra a Rússia. Nas Olimpíadas de Londres, no ano passado, a seleção perdeu a final para os russos depois de abrir 2 sets a 0 e ter dois match-points no terceiro set. O Brasil também levou a pior na decisão da Liga Mundial de 2011 e foi superado pela Rússia por 3 a 2.
A Rússia conquista o seu terceiro título da Liga Mundial, depois de ter levantado o troféu em 2002 e 2011, ganhando ambas as decisões do Brasil. A Rússia também é dona de cinco medalhas de prata e sete de bronze. Já o Brasil, apesar da derrota, segue como o país com o maior número de títulos do torneio, com nove no total, além de quatro pratas e quatro bronzes.
O Brasil iniciou o primeiro set com bastante vontade, chegou a fazer 5/0, mas os russos reagiram e logo conseguiram passar à frente no placar: 15/11. A Seleção Brasileira "acordou" na reta decisiva do primeiro período, chegou a encostar no placar, mas a Rússia deu o troco e fechou a etapa.
Com bons saques, a Rússia foi dificultando a vida dos brasileiros. E mesmo depois da derrota no primeiro set, a seleção não mostrou muita evolução no segundo período e, assim, permitiu que os representantes do Leste Europeu abrissem 2 a 0, fechando o segundo set com 25/19. Nikolay Pavlov continuou a ser o destaque russo e, ao final da segunda parcial, o oposto já tinha 13 pontos em sua conta.

Voo do papa Francisco deve pousar no Rio às 16 horas

Papa Francisco segura relíquia da freira mexicana Maria Guadalupe Garcia Zavalain, canonizada durante cerimônia na Praça São PedroO papa Francisco já está a caminho do Brasil. Dando início à sua primeira viagem internacional, ele embarcou às 3h55 desta segunda-feira (hora de Brasília) no aeroporto de Fiumicino, em Roma, rumo o Rio de Janeiro. O avião, um Airbus A330 da companhia italiana Alitalia, deve aterrissar no aeroporto Antonio Carlos Jobim às 16 horas, após percorrer os 9.200 quilômetros que separam o Rio da capital italiana.

"Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ", afirmou o papa em sua conta oficial no Twitter, pouco depois da decolagem.
Na viagem de Francisco ao Brasil, há 104 passageiros, incluindo 69 jornalistas de 15 nacionalidades – eles equivalem a 65% das pessoas a bordo da aeronave. Entre os brasileiros, há oito repórteres e dois cinegrafistas. VEJA é a única revista do país a integrar o grupo, formado na maioria, como é habitual, por italianos – são 20 representantes do país. Os argentinos, conterrâneos do pontífice, são dois.
O voo internacional de um papa é sempre motivo de alvoroço na imprensa. Assim tem sido desde os tempos do papa João Paulo II, que estabeleceu as viagens para fora da Itália como manobra importante de evangelização da Igreja. O burburinho se deve ao fato de que o grupo  de jornalistas a integrar o voo é sempre restrito.
1 Minuto com Augusto Nunes: Papa não teme a proximidade da multidão
Desta vez, os jornalistas enfrentam uma situação inédita. O papa cancelou a tradicional entrevista que seus antecessores davam durante o voo. Até então, os repórteres entregavam as perguntas com antecedência ao porta-voz da Santa Sé e o pontífice então as respondia para todos, pessoalmente, durante a  viagem. Apesar da formalidade, tratava-se de um momento importante, já que o pronunciamento do papa se configurava como um anúncio do que seria dito por ele no país de destino.
Mas Francisco decidiu ter um “encontro informal” com a imprensa, previsto para começar duas horas depois da decolagem. “Ele quer cumprimentar a todos", disse Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano. 
Caravanas de fiéis argentinos estão a caminho do Brasil. Assista:
A visita de Francisco ao Brasil, a primeira feita pelo papa desde que assumiu o pontificado, em março de 2013, terá como ponto alto a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Durante o evento, que ocorrerá em entre os dias 23 e 28 de julho, são esperados mais de 2,5 milhões de jovens católicos no Rio de Janeiro.
(Com reportagem de Adriana Dias Lopes, de Roma, e agências EFE e France-Presse)

Fonte: Revista veja

Internautas convocam protestos contra visita do papa nas redes sociais

papa francisco 1
IG – A recepção ao papa Francisco no Palácio Guanabara (sede do governo fluminense, na zona sul do Rio) será marcada por protestos convocados pelas redes sociais pelo grupo Anonymous Rio e pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea).
A manifestação do Anonymus questiona os gastos públicos com a recepção ao pontífice e pede a saída do governador Sérgio Cabral e do vice Luiz Fernando Pezão, ambos do PMDB. Eles recepcionarão o papa. A solenidade está marcada para as 17h no palácio, com a presença da presidente Dilma Rousseff e do prefeito Eduardo Paes.
Na convocação, o grupo esclarece que a manifestação não é contra a presença do papa nem contra a Igreja Católica. “A ideia é aproveitar a presença do papa, de seus turistas e da mídia global. Será mais um grito contra a corrupção e por serviços públicos mais dignos”. A pauta divulgada pelo grupo questiona os gastos públicos estimados em R$ 118 milhões para a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e defende o estado laico.

Fonte: Robson Pires