segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pau dos Ferros já registrou união de pessoas do mesmo sexo; Crianças foram adotadas por casais homoafetivos

Desde que a união estável para casais do mesmo sexo foi reconhecida como entidade familiar, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ainda em 2011, a cidade de Pau dos Ferros já conta com a união homoafetivas.
Apesar do tempo que aconteceu o reconhecimento, o número ainda é tímido. Segundo dados levantados pelo Blog do JP, até o momento, apenas 3 casais oficializaram a união, contando com homens e também casais formados por mulheres.
Também de forma ainda tímida, o número de crianças adotadas por casais do mesmo sexo também já foi registrado na capital do Alto Oeste. Até o momento, apenas 2 casos foram registrados.
Com o reconhecimento, casais homossexuais têm os mesmos direitos e deveres das uniões estáveis entre homem e mulher, como direito a pensão e herança.
A escritura de união estável permite, por exemplo, comprovar a existência da relação e fixar a data de início da união, estabelecer o regime de bens aplicável à relação, regular questões patrimoniais, garantir direitos perante órgãos previdenciários para concessão debenefícios e permitir a inclusão do companheiro como dependente em convênios médicos, odontológicos, de clubes e outros.
Os estados do Amapá, Alagoas e Rondônia estão entre os que menos registram esse tipo de união desde 2011. O Rio Grande do Norte mais que dobrou o número de uniões estáveis homoafetivas de 2014 para 2015, subindo de 14 para 30 casos.

Renan Ribeiro, ex-participante do 'The Voice', morre em acidente de carro

Renan Ribeiro, ex-participante do talent show The Voice Brasil 4, exibido no ano passado, morreu em um acidente de carro na noite de domingo (29).
O cantor, de 26 anos, dirigia seu automóvel e se chocou com um caminhão na rodovia SP-147, nas proximidades de Conchal, no interior do estado de São Paulo, onde morava. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária. O corpo de Renan seguirá para o Instituto Médico Legal (IML). Ele estava sozinho no veículo. O motorista do caminhão não se feriu.
Nascido na cidade de Araras (SP), ele havia feito um show na cidade de Leme, também localizada no interior paulista no sábado (28). Em um post feito após a apresentação, o cantor agradec eu aos fãs por meio de uma rede social: " Obrigado a toda galera que compareceu em Leme. Vibe top demais!!", disse.
Participante popular da mais recente edição do programa da TV Globo, Renan havia lançado a música Nhé nhé nhé ao lado da dupla Bruno & Barreto. Na quarta-feira (25), ele havia comemorado as 100 mil visualizações do clipe. "Não tenho palavras para agradecer. Meu muito obrigado. Amo cada um de vocês que me segue e prestigia o meu trabalho", escreveu.
Renan Ribeiro divide palco com Michel Tel? em show ap?s 'The Voice' (Foto: Reprodu??o/Instagram)Em sua conta no Instagram, com mais de 16 mil seguidores, Renan costumava fazer posts de seus shows e de suas visitas a rádios. Ele também fez mais um post demonstrando sua gratidão ao cantor Michel Teló, seu técnico no The Voice Brasil.
Fonte: Quem Acontece

Kelps Lima consolida pré-candidatura da psicóloga Lídia Guedes a Prefeitura de Encanto RN

A cidade de Encanto, no Oeste do Rio Grande do Norte, terá a jovem psicóloga Lídia Guedes como pré-candidata à disputa majoritária nas eleições deste ano no Alto Oeste Potiguar.
A pré-candidatura foi formalizado neste domingo, 29 de maio, durante a criação do diretório municipal do partido Solidariedade na cidade.
"Este é um momento importante para o partido Solidariedade no Rio Grande do Norte por tudo que Lidia representa para a região inteira: sendo muito jovem, e sem pertencer às famílias tradicionais que dominam a política, ela teve que superar obstáculos imensos para consolidar sua liderança e construir o espaço próprio que lhe dá todas as condições de assumir este projeto", disse o deputado Kelps.
kelps Lima

Homem é preso suspeito de estuprar garota de 16 anos grávida de 8 meses

DA REDAÇÃO
Com G1 RN
Um homem de 23 anos foi preso neste sábado (28), em Natal, suspeito de ter estuprado uma adolescente de 16 anos grávida de 8 meses. O crime, segundo a Polícia Militar, aconteceu na última quinta-feira (26), ferido de Corpus Christi, no município de São José de Mipibu, na região Metropolitana da capital potiguar.

Ainda de acordo com a PM, o suspeito estava escondido no Paço da Pátria, na casa de um tio que responde na Justiça pelo mesmo crime.

A polícia conta que o suspeito se aproveitou da amizade que tem com a vítima. Ele teria dado uma carona de motocicleta para a garota. No entanto, em um certo momento, o homem desviou do caminho e levou a adolescente para uma casa abandonada, onde aconteceu a violência.

O crime causou grande comoção no município. Na residência onde o suspeito foi preso, no Paço da Pátria, foi apreendida a motocicleta que teria sido usada no dia do crime.

Estudantes podem se inscrever no Sisu a partir de hoje

Com nominuto.com - por Mariana TokarniaAgência Brasil
Começam hoje (30) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, são ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições são feitas pela internet, no site do Sisu

Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram 0 na redação. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho.

Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas a ações afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Uma vez por dia é divulgada a nota de corte de cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

O resultado será divulgado no dia 6 de junho e a matrícula deverá ser feita entre os dias 10 e 14. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera, entre 6 e 17 de junho. Os candidatos na lista começarão a ser convocados a partir do dia 23 de junho.

Novo presidente da Caixa estuda fechamento de 100 agências no país


Escolhido pelo presidente interino Michel Temer como novo presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, apresentará um diagnóstico que mostraria pelo menos uma centena de agências estão deficitárias e teria fechado o ano de 2015 no vermelho. A Caixa pretende melhorar a eficiência operacional e diz que pode fechá-las.

De acordo com a vice-presidência do banco que cuida da rede do banco recomendou o encerramento de 15 das cem agências, que estaria totalmente inoperantes. O maior impecilho para o fechamento de tantas agências é que a Caixa tem sido utilizada pelo então governo do PT como uma locomotiva do crédito no País e as pequenas agências como pagadoras do Bolsa Família.

Desde 2010, a Caixa abriu 1.329 agências. A análise da direção do banco é que não se faz mais necessária toda essa estrutura, ainda mais com a mudança dos hábitos dos clientes, que cada vez mais optam pelos serviços pelo computador ou pelo smartphone.

No entanto, mesmo com os constantes aumentos no número de usuários cadastrados para os serviços online, através das versões banking, as quantidades desses tipos de transações ainda representa menos de 25% do total de transações realizadas somente no primeiro trimestre de 2016.

Redução de pessoal

O banco também deve manter a política de redução de custos com pessoal, com planos de demissão e de incentivo à aposentadoria. A Caixa cortou o número de funcionários de 100,3 mil para 97 mil em 12 meses. No período, a despesa com pessoal cresceu 1,6%, bem abaixo da inflação, totalizando R$ 5 bilhões. A instituição está buscando ações para reduzir gastos e aumentar a produtividade.

Ao assumir a Caixa, Occhi também receberá o desenho de um caminho para a abertura de capital do banco estatal ainda no governo do presidente em exercício Michel Temer. Para que uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) seja possível daqui a dois anos, o banco estatal teria de privatizar antes três áreas: seguros, loterias e cartões.