segunda-feira, 31 de março de 2014

Raio mata 51 cabeças de gado no interior do Tocantins

Do G1 TO
Animais são mortos por raio em fazenda de Pedro Afonso (TO)
(Foto: João Damasceno de Sá Filho/Arquivo Pessoal)

A queda de um raio provocou a morte de 51 cabeças de gado em uma fazenda do município de Pedro Afonso, região central do Tocantins. Segundo o proprietário do imóvel, João Damasceno de Sá Filho, o prejuízo é superior a R$ 60 mil. O fazendeiro acredita que os animais morreram por volta das 19h de sexta-feira (28). Eles só foram encontrados às 8h30 da manhã do dia seguinte.

Mais de 50 cabeças de gado morreram ao ser atingidas por raio. (Foto: Divulgação/João Damasceno de Sá Filho)Mais de 50 cabeças de gado morreram atingidas
por raio (Foto: João Damasceno de Sá Filho/
Arquivo Pessoal)
Sá Filho conta que, desde que começou a trabalhar com gado, em 2007, isso nunca havia acontecido. Antes do acidente ele possuía 826 cabeças de gado. Ainda chovia no dia seguinte, e por causa da demora para encontrar as carcaças, a carne não pôde ser aproveitada. Os animais mortos foram enterrados.

Segundo o meteorologista José Luiz Cabral, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), cerca de 3 milhões de raios caem no estado por ano. Ele declarou que no estado não existe cultura de prevenção contra raios e que é necessária a instalação de para-raios no campo. Ele disse ainda que em outros estados é comum que os pequenos pecuaristas invistam em proteção contra descargas elétricas.

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins é o oitavo estado em que mais caem raios no país, o primeiro é o Amazonas. O Elat destacou ainda que os animais não são os únicos afetados pelos raios. Segundo o grupo, em média 130 pessoas morrem por ano em razão dos raios no Brasil, a maioria (24%) é composta por trabalhadores do setor agrícola.

Raio matou animais durante tempestade na sexta-feira (28)
(Foto: João Damasceno de Sá Filho/Arquivo Pessoal)

Emparn registra chuvas em todas as regiões do Estado

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), registrou no último fim de semana( das 7h da manhã da sexta até as 7h da manhã de hoje) das chuvas em todas as regiões do Estado.

O Boletim Pluviométrico registrou chuvas em 112 dos 197 postos de monitoramento.

No Oeste choveu forte ainda em Portalegre (70 mm); Janduís (69,4 mm); Major Sales (69 mm); Martins (68 mm); Umarizal (67mm); Vicosa (63,9mm); Porto do Mangue (60,6mm) e Parana (58,5mm). Choveu ainda em Tabuleiro Grande, Apodi, Tenente Ananias e Mossoró, entre outros municípios.

Na região do Seridó com os municípios da região Central, choveu em Ipueira (71mm); Jardim do Seridó (64,3mm); Florania (44,5mm); São José do Seridó (42,3mm) e Santana do Matos (42mm). Choveu também em Caicó, Santana do Seridó, Tenente Laurentino Cruz, São João do Sabugi, Cruzeta, São José do Seridó, São Fernando, Acari, entre outros municípios.

Na região Agreste/Leste, chuvas foram registradas em Ielmo Marinho (53,4 mm); João Câmara (51,9mm); Boa Saude (44,3mm); entre outros municípios, como Santo Antonio, Lagoa de Velhos, Japi, Monte das Gameleiras, Serrinha, Vera Cruz, Coronel Ezequiel, Barcelona, Natal, Passa e Fica. Choveu ainda em Ceará-Mirim, Nisia Floresta, Pedra Grande, Montanhas e Canguaretama.

O mapa com as precipitações acumuladas até o final de março de 2014 confirma a ocorrência de chuvas na categoria da normalidade para o Rio Grande do Norte (60 postos) e com alguns destaques para os municípios que apresentam a condição de chuvoso (21 postos) no acumulado até hoje.

1º Grande Show na Praça de Eventos da Arena das Dunas em Natal/RN.

Ivete Sangalo, Bell Marques, e Wesley Safadão e Garota Safada sobem ao palco do Natal Music, o primeiro grande show da praça de eventos da Arena das Dunas. O festival será realizado no dia 4 de abril. 

A praça de eventos fica no entorno do estádio e tem uma área 100% pavimentada, com 22 mil metros quadrados. 

Uma super estrutura está sendo planejada para o Natal Music, que terá um grande palco, praça de alimentação, bares, além de dois espaços vips com praça de alimentação, banheiros e acessos exclusivos.