sexta-feira, 21 de março de 2014

Governadora participa do Fórum de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Norte

A Governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã desta sexta-feira (21) da cerimônia de abertura do Fórum Estadual de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Norte. O objetivo da reunião foi promover um debate entre gestores públicos e empresários sobre a necessidade de uma legislação diferenciada para os pequenos empreendedores. As boas vindas do evento foram dadas pelo superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Zeca Melo.
 Na ocasião, foi apresentada a Caravana da Simplificação, coordenada pelo ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, que conferiu uma palestra sobre o novo Simples. “O Brasil precisa pensar simples para desatar todos os nós da burocracia que prejudica o desenvolvimento do país”, disse o ministro, que também ressaltou a importância dos pequenos empresários incentivarem jovens aprendizes a trabalhar nas empresas. 
 A Governadora Rosalba Ciarlini garantiu que o Rio Grande do Norte vai aderir ao novo Simples, que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados, e enfatizou a importância dessa reunião para o Estado. “Ninguém melhor que o próprio empresário para dizer quais são as carências da área empresarial”, afirmou a Chefe do Executivo Estadual.
 A Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um sistema online que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia. A intenção é reduzir a quantidade de processos e o prazo de abertura de empresas para, no máximo, cinco dias.  Além disso, a rede vai permitir um melhor contato com as empresas.
 Rosalba Ciarlini lembrou que o Rio Grande do Norte já criou um site próprio da rede, além de ter tomado todas as medidas para facilitar a abertura de negócios.  Até o momento, 54 municípios potiguares aderiram ao sistema. “Os micro e pequenos empresários contam com todo nosso apoio e confiança, pois eles têm um papel fundamental para a geração de emprego no nosso Estado”, disse a Governadora.
 Durante o fórum, o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa anunciou a criação do Pronatec Aprendiz, que vai estimular as escolas técnicas a acompanhar os jovens em atividades econômicas.  “Os jovens precisam entrar no mercado, não no mundo do crime”, destacou Afif.
 Estiveram presentes na cerimônia o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves; a deputada federal Fátima Bezerra; o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, representando a Prefeitura Municipal do Natal; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales; e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio), Marcelo Queiroz.


Assecom-RN

Nenhum comentário :