quarta-feira, 3 de abril de 2013

Empresas potiguares concorrem ao Prêmio MPE Brasil promovido pelo Sebrae

Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto - www.agenciasebrae.com.br Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto - www.agenciasebrae.com.brOs vencedores da etapa nacional do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas serão conhecidos amanhã, 4. Cinco empresas potiguares estão concorrendo a um dos troféus. 
A premiação é uma realização do Sebrae, do Movimento Brasil Competitivo (MBC), da Gerdau e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), para incentivar a melhoria da qualidade da gestão nos pequenos negócios. Selecionadas entre 127 empresas de todo o país que conquistaram as etapas estaduais do prêmio, as organizações vencedoras foram avaliadas em um universo total de 83 mil inscritas no ciclo 2012.
Do Rio Grande do Norte, estão na disputa as empresas vencedoras da fase estadual Medeiros & Simas Assessoria e Consultoria (Currais Novos), Hotel VillaOeste (Mossoró), Activesoft (Natal), Metalúrgica Aço Lar (Mossoró) e o PH3 Centro Educacional (Parnamirim). 
O objetivo é reconhecer o empenho de micro e pequenas empresas na gestão de qualidade, com o aumento da produtividade e da competitividade. O resultado final identifica as empresas que apresentaram as melhores práticas de gestão em oito categorias - Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Tecnologia da Informação (TI), Saúde, Educação e Agronegócio, além do Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e de Inovação.


Após dez jogos sem vencer, Baraúnas espera encerrar jejum hoje diante do time do Assu no Nogueirão

Tricolor retorna ao Nogueirão precisando vencer - Marcos LimaTricolor retorna ao Nogueirão precisando vencer - Marcos LimaCom o time mais uma vez modificado, inclusive o mesmo acontecendo com a sua comissão técnica, o Baraúnas volta a campo hoje pelo Campeonato Estadual tentando pôr fim ao jejum de dez jogos sem vitória. O tricolor inicia na noite de hoje, às 20h30, no Nogueirão contra o Assu, sua última tentativa de conquistar uma vaga na Copa do Brasil e Copa do Nordeste.
Depois de passar pelas orientações dos treinadores Filinto Holanda, Paulo Renato (interino) e Hugo Sales, o tricolor conseguiu realizar um sonho antigo de ter de volta ao seu comando o treinador Samuel Cândido. Embora tenha dirigido o time na última rodada do turno anterior, Samuel não havia trabalhado com o grupo, oportunidade que teve na última semana, após a eliminação.
Por indicação do treinador ou ações da própria diretoria, o plantel também foi modificado. Vários jogadores deixaram o clube, por dispensa ou iniciativa própria e outros foram contratados, inclusive alguns devem estrear já na partida de hoje, como noticiado na edição de ontem. A partir de agora, além de tentar deixar a incômoda condição de último colocado, o tricolor também começa a montar o grupo que disputará o Campeonato Brasileiro da Série C, que começa quinze dias após a conclusão do Estadual.


FONTE: O MOSSOROENSE

Empregadas domésticas passam a ter os mesmos direitos dos demais trabalhadores


Trabalhadores comemoram as novas regras - Marcos LimaTrabalhadores comemoram as novas regras - Marcos LimaA partir de hoje as empregadas domésticas passam a ter os mesmos direitos dos demais trabalhadores, de acordo com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 66/2012). Entre os direitos garantidos estão o pagamento obrigatório do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, salário-família e auxílio-creche.
A empregada doméstica Paula Silva conta que ficou muito feliz com as novas regras para a profissão. “Trabalhamos como qualquer outra pessoa e não tínhamos os mesmos direitos. Agora sim fizeram justiça e reconheceram a nossa profissão”, conta a empregada.
Se os trabalhadores estão felizes com os novos direitos, muitos dizem que eles vão gerar desemprego e as famílias irão preferir contratar diaristas, já que sairia mais barato. No entanto, esse pensamento não é consensual. A assistente administrativa Jacinta Santos explica que mesmo com as novas regras prefere manter a mesma pessoa trabalhando em sua casa.
“As domésticas têm direito porque elas são trabalhadores como qualquer outra pessoa. É um reconhecimento pelo trabalho que elas executam”, afirma. Ela também conta que irá sentar com a empregada e explicar os novos direitos. “Eu vou me reunir com ela para passar os direitos e também reafirmar os deveres que ela tem”, comenta Jacinta Santos.
Ainda segundo a assistente administrativa, no caso dela, o impacto financeiro não será alto. “Eu pago um salário mínimo e a parte da Previdência que cabe ao empregador, além dos demais direitos. No meu caso, só irá acrescentar o FGTS porque eu já controlo as horas trabalhadas por ela”, afirma.