quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Festa da Sagrada Familia de Francisco Dantas RN ( Programação )


Festa da Sagrada Família 2015

De 17 a 27 de Dezembro de 2015
Tema: Sagrada Família, santuário da misericórdia!

Motivações
CF 2015 – Fraternidade, Igreja e Sociedade.
Ano Santo da Misericórdia
Aniversário de 60 anos de vida Sacerdotal de Pe. Dário Torboli.
Chegada do Novo Administrador Paroquial Pe. José Robério de Holanda
Reforma e ampliação da Casa Paroquial 
88 anos da Capela de Francisco Dantas

Programação

Abertura
Quinta-Feira, 17 de Dezembro
05hs – Alvorada
05hs30min – Oração da Manhã
12hs – Salva Festiva
14 às 16hs – Vigília Eucarística
18hs30min – Acolhida da Imagem da Sagrada Família, no regresso da peregrinação, vindo da comunidade do Jacu (6º Romaria das Comunidades)
Cerimonial Litúrgico de Instalação da Festa
Hasteamento das Bandeiras 
Solene Celebração Eucarística

Novenário
De 18 a 28 de Dezembro
05hs – Alvorada
05hs30min – Oração da Manhã
19hs30min – Solene Novena

Temário e Homenagem do Novenário

18 / 12 – Sexta-Feira- (1º Noite de Novena)
Jesus Cristo, rosto misericordioso do Pai (Lc 6, 6-11)
Homenagem: Legião de Maria, Apostolado de Maria Mãe Rainha, Terço das Mulheres, Movimentos Marianos da Capela e Setor Missionário São José Operário.

19 / 12 – Sábado – (2º Noite de Novena)
Misericórdia: revelação do amor gratuito e genuíno de Deus para conosco. (Lc 15,3-7)
Homenagem: Associações Beneficentes, motoristas, motoqueiros, ciclistas, Pastoral da Juventude, Grupo de Jovens e Catequese Crismal. 

20 / 12 – Domingo – (3º Noite de Novena)
No olhar de Maria a misericórdia de Deus. (Lc 1,39,-46)
Homenagem: Terço dos Homens, Grupo Familiar dos Alcoólicos Anônimos, Grupo de Escoteiros e Setor Missionário Nossa Senhora das Graças.

21 / 12 – Segunda-Feira – (4º Noite de Novena)
Quero a misericórdia e não o sacrifício (Mc 2, 13-17)
Homenagem: Pastoral do Dízimo, comerciantes, policiais, comunidade paroquial de Portalegre, e Setor Missionário Sagrada Família.

22 / 12 – Terça-Feira – (5º Noite de Novena)
Participar da família cristã é acolher a vontade e a misericórdia de Deus (Mt 18, 21-35)
Homenagem: Conselho Pastoral, Equipe de Liturgia, Ministério de Música, Equipes Responsáveis pelo desenvolvimento da festa e Setor Missionário Santa Luzia.

23 / 12 – Quarta-Feira – (6º Noite de Novena)
Em comunidade somos convidados à prática da compaixão e da misericórdia. (Lc 7, 11-17)
Homenagem: Comunidades Rurais: Capelas de São Francisco (Engenho), Santo Antonio (Vila Menino Jesus), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Jacu)

24 / 12 – Quinta-Feira – (7º Noite de Novena)
Sagrada Família expressão da ternura e da misericórdia divina. (Lc 2, 25-39)
Homenagem: Crianças, Adolescentes, Pastoral da Criança, Catequese Eucarística, Equipe do Batismo e Matrimônio e Setor Missionário Mãe Rainha.

25 / 12- Sexta-Feira – (8º Noite de Novena)
Felizes os misericordiosos porque alcançaram misericórdia.(Lc 15, 11-32)
Homenagem: Grupo de Oração Carismático, Movimento das Mãos Ensangüentadas de Jesus, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Grupo de Coroinhas e Setor Missionário Sagrado Coração de Jesus.

26 / 12 – Sábado – (9º Noite de Novena)
Sagrada Família santuário da misericórdia e tabernáculo do amor. (Lc 2, 41-52)
Homenagem: Poderes Públicos, famílias franciscodantenses, filhos ausentes, visitantes e Devotos da Sagrada Família.

Festa da Sagrada Família
Domingo, 27 de Dezembro 
05hs – Alvorada Festiva e acolhida dos Romeiros da 2º Caminhada de Fé
05hs30min – Oração da Manhã
10hs – Missa Solene da Festa
15hs – Salva Festiva
16hs30min – Missa dos Romeiros, devotos e Filhos Ausentes. Presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana
17hs30min – Procissão de Encerramento com a Imagem da Padroeira pelas principais ruas da cidade 
Benção do Santíssimo Sacramento
Arreamento das Bandeiras
Considerações Finais

Comunicações
De 22 / 11 á 15 /12 - Pré Festa da Sagrada Família, com visita da Imagem Peregrina aos Setores rurais e urbano do Município.
Dia 15 / 12 – Carreata de Anúncio da Festa e Abraço a Cidade
Dia 19 / 12 – ás 08hs – Missa da saúde.
Dia 20 / 12 – às 10hs Batizados
Dia 24 / 12 – às 22hs – Missa de Natal
Dia 27 às 2hs da manhã - II Caminhada de Fé com Jesus, Maria e José saindo da comunidade do Jacu a Francisco Dantas.

Agenda Social e Cultural
Funcionará todos os dias o Pavilhão com comidas típicas, vísporas, sorteios, serviços de bar, serestas, Barracas do Doce e do Salgado.
Funcionará também o Bazar da Sagrada Família com artigos diversificados e lembranças da festa.
Todas as noites musica ao vivo no pavilhão da festa 
Dia 20/ 12 – Concurso da Mais Bela Voz Infanto-Juvenil
Dia 26 /12 – Tradicional Leilão no pavilhão.
Dia 27 /12 – (após a procissão) Jantar de Confraternização Familiar
Dia 27 / 12 – Festa dançante na praça pública patrocínio da Prefeitura Municipal

Número de casos de microcefalia no RN sobe para 60, diz Sesap

Casos contabilizados foram registrados a partir de agosto deste ano.
Dentre os 60 casos notificados, cinco óbitos já foram confirmados.



Subiu para 60 o número de casos de microcefalia notificados no Rio Grande do Norte. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o número corresponde a casos registrados desde agosto até esta quarta. O aumento de casos de microcefalia em estados do Nordeste fez o Ministério da Saúde declarar estado de emergência em saúde para investigar as causas da má-formação genética.
 
De acordo com a Sesap, dos 60 casos registrados no estado até está quarta, 22 foram apenas em Natal. Depois da capital, os municípios que mais tiveram notificações foram Mossoró (5), Ceará-Mirim (4) e Parnamirim (3). Natal também lidera o número de óbitos registrados entre os casos, com três. Ceará-Mirim e Nova Cruz também registraram mortes.
 
A secretaria ainda informou que 40% das mães cujos bebês foram diagnosticados com microcefalia relataram ter algum sinal ou sintoma de doença exantemática, ou seja, que apresentam manchas pelo corpo, durante a gravidez. Os relatos reforçam a hipótese apresentada pelo Ministério da Saúde de que o aumento da ocorrência de microcefalia teria relação com os casos de zyka vírus registrados no primeiro semestre de 2015.
 
Protocolo definido
 
A Sesap também informou que, nesta segunda-feira (22), foi definido o protocolo de 'Atenção à Saúde para atendimento às gestantes e mães com bebês diagnosticados com microcefalia'. De acordo com a secretaria, o documento define fluxo de cuidado, exames laboratoriais e de imagem.
 
Ainda nesta quarta, uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicado aos Serviços do Sistema Único de Saúde (Episus) do Ministério da Saúde estará em Natal para traçar estratégias de investigação dos casos notificados.
 
G1 RN

Oposição do Encanto em Ação visando a melhoria da População.

Estrada que interliga o Encanto RN ao Ererê CE começa a ser reconstruída. Obra está providenciada pelo grupo de oposição da cidade do Encanto, grupo este que no Domingo 22 realizou uma ação social para o povo encantense.


Muitos comentarios já se chega aos montes na terra encantada, que até a pouco tempo se ouvia apenas uma voz, o da situação. Se ainda existiam dúvidas sobre as eleições do ano que vem, aos poucos estas estão sendo sepultadas, por um grupo que vem crescendo e ganhando voz a cada novo despertar, a cada novo ato, e que as peças do tabuleiro se movam cada vez mais.



Texto: Sibelly Bessa
Fotos: Diego Ferreira





Deputado defende pactuação da saúde entre os municípios do RN


A necessidade de cogestão da saúde, numa divisão de responsabilidades entre o Governo do Estado e os municípios, foi tema do pronunciamento do deputado Galeno Torquato (PSD) na sessão plenária desta quarta-feira (25). O parlamentar defendeu o avanço na regionalização dos serviços e foi aparteado por praticamente todos os colegas em plenário.

Ele também chamou a atenção para a situação do hospital Coronel Pedro Germano, da Polícia Militar, em Natal, cuja reforma deveria estar finalizada há dois anos. Galeno fez uma visita à unidade de saúde em companhia do então governador interino Ezequiel Ferreira (PMDB), na semana passada.

“A licitação para a instalação do ar condicionado foi deserta, impossibilitando, assim, a efetivação do Centro Cirúrgico e das Unidades de Tratamento Intensivo e a expectativa da direção é que o projeto seja refeito até o final desse mês, quando será feita uma nova licitação”, afirmou Galeno, que fez um apelo para que a Secretaria de Infraestrutura do Governo conclua os serviços, dando andamento à licitação para o novo projeto do sistema de ar condicionado.

O deputado informou que a obra está 85% concluída, mas paralisada há um ano e meio. Orçada em R$ 4 milhões, já recebeu mais de R$ 2 milhões em aditivos e sua área será ampliada em mais de cinco mil metros quadrados.

Galeno citou que com a paralisação seguem fechadas a Maternidade e a UTI adulta deste hospital, esta última transferida para o Walfredo Gurgel. O hospital da PM é especializado em cirurgias eletivas e ortopédicas.

Outro ponto de destaque em seu pronunciamento foi a defesa do avanço na regionalização da saúde, para que os municípios firmem uma parceria com o Governo do Estado e que os hospitais regional funcionem em sua plenitude, evitando os deslocamentos para a capital e a superlotação do Walfredo Gurgel e dos hospitais maiores.

“É urgente pactuar a saúde com os municípios, para que as unidades não fechem. O Governo não tem condições de cuidar sozinho da saúde. O que se gasta com encaminhamento, ambulância, contratação de especialistas, poderia ser utilizado em outras ações em prol da saúde da população. É preciso dividir responsabilidades”, afirmou.

Apartes

O presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), afirmou que a questão da regionalização era um assunto da maior importância e que precisa ser debatido com maior ênfase. “É preciso redimensionar urgentemente os hospitais regionais, para que possam ter um atendimento mais eficiente e maior disponibilidade de medicamentos.

Com relação ao hospital da PM, quando estive na interinidade do governo visitei a unidade e cobramos para que seja a feita a compra desse ar-condicionado, porque depois de adquirido, ainda serão necessários seis meses, segundo o construtor, para a obra ser finalizada. A saúde é uma área delicada e precisamos ter celeridade nos hospitais regionais”, afirmou o presidente.

Também endossaram o pronunciamento, defendendo a necessidade de concluir as obras do Hospital da PM, pela sua importância, bem como na celeridade da regionalização os colegas Cristiane Dantas (PCdoB), José Dias (PSD), Hermano Morais (PMDB), George Soares (PR), Vivaldo Costa (PROS), Souza Neto (PHS), Getúlo Rêgo (DEM), Nélter Queiroz (PMDB) e Dison Lisboa (PSD). “A situação está mais grave do que num passado recente e esse assunto tratado aqui em plenário é de suma importância. Sugiro ao Governo que realize um mutirão de atendimentos para tirar as pessoas da fila de espera por procedimentos”, disse Getúlio.

*Mossoró Hoje

Água-novense aluno da UERN é primeiro lugar em concurso público

O aluno do curso de enfermagem do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universide do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN,) em Pau do Ferros, Cilas Viana de Freitas, é da cidade de Água Nova no Alto Oeste Potiguar, foi aprovado e classificado em primeiro lugar no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros para o cargo de enfermeiro, obtendo média de 965,60. 

Em virtude da concovação para assumir o cargo, o aluno, que já havia encerrado a grade obrigatória do curso e aguardava pela solenidade de colação de grau coletiva, entrou com requerimento junto à Universidade, para colação de grau simples, antecipando a solenidade, que aconteceu de forma extraordinária, nesta quarta-feira (25), tendo sido presidida pelo vice-reitor Aldo Gondim Fernandes e contou com a presença da professora Francisca de Fátima Araújo Oliveira, Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação da UERN.

O vice-reitor parabenizou Cilas Viana pela conquista, afirmando que aquele momento era uma alegria para ele e todos que fazem a UERN, realizar uma solenidade de colação de grau extraordinária, que acontece somente quando o aluno já cumpriu toda a grade obrigatória do curso e é aprovado em seleção de pós-graduação ou em concurso público. Cilas Viana agradeceu o empenho da instituição em deferir seu requerimento e antecipar os trâmites para que ele pudesse assumir o cargo público.

Reajuste do salário mínimo de R$ 788 para R$ 865,50 pode ficar para maio de 2016


Para conter o rombo nas contas públicas, o governo estuda adiar o reajuste do salário mínimo do ano que vem, de janeiro para maio. Se a medida for levada adiante, serão economizados R$ 12,3 bilhões no ano – mais que um quarto do ajuste fiscal estipulado para 2016, de R$ 43,8 bilhões.
 
Oficialmente, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nega que haja um plano para adiar o reajuste, mas, nos bastidores, tem se mostrado favorável à medida que foi apresentada por parlamentares durante as negociações envolvendo o Orçamento no ano que vem. “A ideia é a gente dar atenção ao gasto”, disse ele, ontem, ao deixar a Câmara dos Deputados, aonde discutiu o ajuste fiscal.


Baseada na inflação deste ano, de mais de 10%, e no Produto Interno Bruto (PIB) de 2014, que foi praticamente zero, a correção do salário mínimo levará dos atuais R$ 788 para R$ 865,50 em 2016. O peso do reajuste aos cofres da Previdência Social, seria de R$ 40 bilhões no ano, impacto que diminuiria para R$ 27,7 bilhões com o adiamento por quatro meses.
“A ideia é justificável devido à urgência de ter caixa para lidar com as frustrações orçamentárias. Como boa parte dos gastos do governo é direcionada à Previdência, seria possível economizar bastante”, avaliou o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini.
 
Apesar do consenso sobre a necessidade de melhorar as contas públicas, há controvérsias sobre a viabilidade da medida. Por se tratar de mais um ajuste impopular, a consequência política seria negativa. “Grande parte da base eleitoral da presidente votou nela por acreditar que não seria prejudicada em relação a benefícios sociais e trabalhistas. Se optar por adiar o reajuste do mínimo, o governo será muito criticado e bombardeado pela oposição”, explicou o economista-chefe da Austin Rating.
 
A preocupação é ainda maior pelo fato de 2016 ser ano de eleições municipais, período no qual boa parte das alianças para a corrida presidencial de 2018 é formada. A possibilidade de adiar o reajuste salarial dos servidores federais de agosto para dezembro, também discutida pela equipe econômica, tornaria a situação ainda pior para a presidente e o PT.
Outro fator que pesa na decisão é o possível abalo na atividade econômica, que já está fragilizada. “O comércio, certamente, seria bastante afetado”, explicou Agostini.
 
R$ 12,3 bilhões
 
Economia que o governo poderá obter em 2016 com o adiamento da correção do salário mínimo por quatro meses
 
 
Medidas impopulares
 
Adiar o reajuste do salário mínimo não salva a pátria. Para lidar com o rombo fiscal, são necessárias outras medidas, também impopulares, como o aumento de receitas via CPMF. “Seria a principal fonte de recursos, já que a arrecadação tem caído mês após mês”, afirmou Alex Agostini, da Austin Rating. A situação, segundo ele, é insustentável e pode culminar na perda de grau de investimento por mais uma agência de risco internacional. “Teríamos um retrocesso enorme”, avaliou.
 
Correio Braziliense

Secretaria de Educação realizará a I Noite da Beleza Negra.

A Secretaria de Educação e Cultura realizará neste sábado (28), a I Noite da Beleza Negra, projeto desenvolvido por todas as escolas do municípío de Encanto, através do Projeto Somos a Cor do Brasil.

Maria Aparecida Granjeiro, Secretária de Educação e Cultura, informa que o evento será apresentado a partir das 19:00 horas, na praça de eventos e toda a comunidade Encantense e da região e convidada para prestigiar este momento impar em que a cultura negra e as tradições seculares de um povo serão as grandes estrelas da noite.

Ela destaca que a I Noite da Beleza Negra encerra as atividades do Projeto Somos a Cor do Brasil.