domingo, 1 de novembro de 2015

Conheça um pouco sobre a campanha Novembro Azul.


Novembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembrodirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.[1]
Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos bagos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.[2]
O movimento surgiu na Austrália, em 2003,[3] aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.[4]
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Desde o início a campanha nacional de combate ao câncer de próstata vem superando todas as expectativas. Em 2014, o Instituto realizou foram 2.200ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas. Até na Times Square a campanha chegou. Toda essa iniciativa fez com que, hoje, acampanha já faça parte do calendário nacional de campanhas de prevenção noBrasil.
Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus. Em 14 de Novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes (a data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes - IDF e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial), e no mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnostico precoce e manejos. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc.
Há também o agosto azul, mês dedicado à prevenção das causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, etc, mas sem menção ao diabetes. Portanto, classicamente, novembro azul é o movimento mundial para o diabetes. a IDF- Federação Internacional de Diabetes estima que haverá 410 milhões de diabéticos em 2025, hoje há mais de 230 milhões de diabéticos, uma doença que traz inúmeras complicações, mortes cardiovasculares, incapacitações e amputações, cegueira, etc.

Fonte: wikipedia.org

'Repórter secreto' do Fantástico anuncia nova passagem pelo RN

Através de uma rede social, o dito "repórter secreto" do Fantástico da TV Globo anunciou uma nova passagem dele pelo Rio Grande do Norte. No segundo final de semana deste mês, o programa exibiu uma matéria sobre desvios no IDEMA.

Na manhã dessa quinta-feira (29), o jornalista Eduardo Faustini postou no Facebook um recorte com o mapa do RN e a legenda "Bom dia! Voltamos!! #cadeodinheiroquetavaaqui", se referindo ao quadro do programa dominical.

Sem a publicação detalhar qual o alvo da nova matéria, os internautas postam comentários questionando qual o assunto que será reportado. A maior parte das mensagens dizem respeito à fatos referentes à Mossoró.

Na tarde desta sexta-feira (30), Faustini publicou na rede social uma foto de movimentação em aeroporto e a legenda "RN - Até breve!!".

Confira aqui a matéria do Fantástico sobre o Idema veiculada no dia 11 de outubro deste ano.

De Fato

Governo regulamenta Fundo de Desenvolvimento do Turismo do RN

Do G1 RN

O Governo do Estado regulamentou o Fundo de Desenvolvimento do Turismo do Rio Grande do Norte (Fundetur). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (31). O Fundetur tem por objetivo estimular o financiamento de projetos voltados à promoção do setor turístico. O Fundo compõe o orçamento da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e será administrado por seu Grupo Gestor.

De acordo com o decreto, os recursos do Fundetur serão destinados, prioritariamente à promoção turística - em forma de ações, serviços e bens para a comunicação, como mídia impressa, televisiva ou qualquer outra forma que atinja o alvo desejado -, assim como para a promoção, valorização e preservação dos recursos naturais e das manifestações culturais típicas do Estado.

Os recursos ainda devem ser utilizados para a qualificação de recursos humanos empregados no setor turístico; criação, desenvolvimento, apoio, promoção de eventos, bem como à captação de fluxo turístico para os eventos supracitados; e na pesquisas de estudos de viabilidade de projetos turísticos.

Os projetos que pretenderem obter incentivos do Fundetur deverão ser apresentados ao Grupo Gestor do Fundo, formado por representantes da Setur e do Conselho Estadual de Turismo, o qual deliberará conforme as condições estabelecidas em seu regimento interno.

Ainda de acordo com o decreto, não podem ser beneficiados com os recursos do Fundetur os proponentes inadimplentes com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal e os agentes públicos de qualquer órgão ou entidade da Administração Direta ou Indireta do Estado de Rio Grande do Norte.

Rosalba Ciarlini é absolvida no TSE e está livre para disputar eleições

Do G1 RN
Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (Foto: Canindé Soares/G1)Ex-governadora do RN foi absolvida no TSE
(Foto: Canindé Soares/G1)
A ex-governadora do Rio Grande doNorte Rosalba Ciarlini foi absolvida no Tribunal Superior Eleteiroral (TSE) em processo onde era acusada de abuso de poder político pela perfuração de um poço durante a eleição municipal de Mossoró. Em janeiro de 2014, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do RN tonou a ex-governadora inelegível por oito anos e cassou o mandato da gestora.

Ela recorreu da decisão e o TSE a absolveu nesta quinta-feira (29). Com a decisão do TSE, Rosalba Ciarlini está apta a disputar eleições.

O processo se refere à perfuração de um poço no assentamento Terra Nova, comunidade rural de Mossoró, em 2012 - período da campanha eleitoral municipal. No julgamento do TRE, a prefeita eleita de Mossoró Cláudia Regina (DEM) e de Wellingtton Filho (PMDB) foram cassados. O TSE também absolveu os dois.