sexta-feira, 17 de junho de 2016

Rubén Aguirre, o Professor Girafales de 'Chaves', morre aos 82 anos

Rubén Aguirre em homenagem recebida em programa de televisão (Foto: Divulgação/Facebook Oficial)Rubén Aguirre em homenagem recebida em programa de televisão (Foto: Divulgação/Facebook Oficial)
 
O ator mexicano Rubén Aguirre Fuentes, conhecido por interpretar o Professor Girafales em "Chaves" (1973-1980), morreu nesta sexta-feira (17) aos 82 anos. A informação foi publicada no Twitter de Edgar Vivar, que fazia o Senhor Barriga no mesmo programa. "Meu professor favorito, descansa em paz... Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta", escreveu Vivar na mensagem. Não há informação sobre a causa da morte.
Aguirre, que há duas décadas tomava medição para controlar diabetes e problemas renais, havia passado recentemente 11 dias internado no México por causa de uma pneumonia.
Durante a internação, Aguirre usou o Twitter para agradecer aos fãs e chegou a brincar com boatos de sua morte. "Já começaram os rumores. Digo-lhes que estou vivinho e tuitando. Taaaa, taaa, ta,,, ta!", escreveu em 1º de junho, usando um bordão do Professor Girafales.
Rubem Aguirre estava aposentado dos palcos desde o fim de 2007, depois que ele e a esposa, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro. Consuelo perdeu as pernas após a batida. Ela e o marido passaram a usar cadeira de rodas.
Nascido em 15 de junho de 1934, na cidade de Saltillo, no México, Rubén Aguirre Fuentes era formado em engenharia agrônoma e começou a carreira artística como locutor e apresentador de rádio e TV. Antes da fama, também trabalhou como toureiro e piloto.
Seu perfil no Facebook informa que, desde 1976, ele fazia apresentações em circos interpretando o Professor Girafales.
Aguirre era casado com Consuelo Reyes desde 1960 e deixa sete filhos, além de netos.
Edgar Vivar, o Senhor Barriga de 'Chaves', publicou no Twitter uma imagem em que aparece ao lado de Rubén Aguirre, o Professor Girafales: 'Nossa última foto juntos' (Foto: Reprodução/Twitter/varedg)Edgar Vivar, o Senhor Barriga de 'Chaves', publicou no Twitter uma imagem em que aparece ao lado de Rubén Aguirre, o Professor Girafales: 'Nossa última foto juntos' (Foto: Reprodução/Twitter/varedg)
Problemas de saúde e financeiros
Sem poder trabalhar na TV, no teatro ou no circo desde o acidente de 2007, Ruben Aguirre passou a enfrentar também problemas financeiros. Exatamente um ano atrás, em junho de 2015, ele divulgou uma carta em que dizia ter "sérios problemas de saúde" e pedia apoio para pagar seus gastos.
Intitulado "E agora, quem poderá me defender?" (referência ao personagem Chapolin), o texto reivindicava assistência médica da Associação Nacional de Atores do México (Anda).
"Como muitos de vocês sabem, nos últimos tempos meu estado de saúde e de minha esposa se debilitaram (...) Minhas forças se acabaram. Tenho lutado há dez anos por esse direito, porque há dez anos preciso dele. Tenho 81 anos e, repito, tenho sérios problemas de saúde", escreveu.

Na época, uma de suas filhas, Verónica Aguirre, afirmou à BBC: "Meu pai se aposentou faz nove ou dez anos, mas nunca pediu ajuda à associação. Ele pagou tudo do próprio bolso, mas, de uns tempos para cá, tem precisado do auxílio de seu sindicato". Dois meses depois, a Anda quitou a dívida, segundo informou o próprio ator.
Em 2014, ele já havia sido internado no México com quadro de desidratação e anemia. Em 2015, foi hospitalizado por causa de cálculos na vesícula e problemas na coluna. Mas os cálculos não puderam ser removidos na época justamente por causa de uma dívida hospitalar.
Professor Girafales (Rubén Aguirre), Chaves (Roberto Bolaños), Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves) e Nhonho (Edgar Vivar)  (Foto: Divulgação/SBT)Professor Girafales (Rubén Aguirre), Chaves (Roberto Bolaños), Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves) e Nhonho (Edgar Vivar) (Foto: Divulgação/SBT)
'Não temo a morte. Temo estar morrendo'
Em agosto de 2015, dois meses depois da carta aberta pedindo ajuda, Rubén Aguirre comentou seu delicado estado de saúde em entrevista ao canal Telemundo, emissora mexicana nos Estados Unidos.
Fumando charuto, afirmou: "Não estou totalmente bem: uso uma cadeira de rodas, não posso caminhar, não tenho força nas pernas... Não temo a morte. Temo estar morrendo. Isso, sim, me dá muito medo".
Aguirre disse que um dos filhos de Roberto Bolaños (1929-2014), criador e protagonista de "Chaves", ofereceu ajuda. Os outros colegas de elenco de "Chaves", no entanto, não teriam feito o mesmo.
"Nem Carlos [Villagrán, o Quico], nem Maria Antonieta [de las Nieves, a Chiquinha], nem Edgar [Vivar, o Senhor Barriga], ninguém se aproximou para me dar apoio. Mas eu entendo", declarou.
'Después de usted', a biografia de Rubén Aguirre, o Professor Girafales (Foto: Divulgação)'Después de usted', a biografia de Rubén Aguirre,
o Professor Girafales (Foto: Divulgação)
Autobiografia: 'Depois de você'
Rubén Aguirre lançou sua autobiografia, "Después de usted – Las memorias del profesor más querido de América Latina", no começo no começo de 2015. O nome do livro, que ainda não foi traduzido para o português, remete ao jargão do Professor Girafales em "Chaves", "Depois da senhora", dita repetidas vezes à Dona Florinda, vivida pela atriz Florinda Meza.
Em entrevista a agência EFE na época em que livro saiu, o ator comentou como o próprio Bolaños ("mais do que um companheiro de trabalho, um amigo") o convidou para viver Girafales, personagem "pretensioso, vaidoso, prepotente e romântico".
Outro assunto foram as polêmicas com relação aos direitos dos peronsagens de "Chaves". María Antonieta de las Nieves,a Chiquinha, e Carlos Villagrán, o Quico, por exemplo, romperam com Bolaños por causa disso.
Aguirre afirmou "Cada ator tem suas próprias características e a obrigação de encarnar o personagem, mas isso não significa que seja seu. James Bond é de Sean Connery por tê-lo vivido? Não, é de Ian Fleming. Assim como os atores que interpretaram Hamlet não o 'tiraram' de Shakespeare".

As opiniões custaram a amizade de María Antonieta, por ter dito durante uma entrevista que pretender roubar a personagem do seu criador era uma "canalhice". "A partir de então não falou mais comigo, ficou muito zangada. Eu sinto muito, porque éramos muito amigos e a conheço desde menina".
O ator mexicano Rubén Aguirre, conhecido como o Professor Girafales da série 'Chaves', durante visita ao Peru em 2011 (Foto: Divulgação)O ator mexicano Rubén Aguirre, conhecido como o Professor Girafales da série 'Chaves', durante visita ao Peru em 2011 (Foto: Divulgação)
Discreto e no 'crepúsculo da vida'
Na autobiografia, Aguirre também explicou por que sempre se manteve discreto em sua vida privada. "Fico chocado com os artistas que vendem seu casamento, um divórcio ou o nascimento de um filho para uma revista ou para um programa de TV, é uma coisa muito íntima, eu jamais faria isso", destacou.

Criticou ainda o humor atual: "Os dias em que os primeiros capítulos de 'Chaves' foram gravados, uns em cima dos outros, no mesmo filme, para economizar, ficaram pra trás. Os avanços tecnológicos foram bárbaros desde então, mas é uma pena que os avanços intelectuais não tenham sido os mesmos. Os textos atuais são ruins, há piadas muito antigas, e você vê atores excelentes, mas se pergunta quem está escrevendo suas falas".

No "crepúsculo de sua vida", como brincou, Aguirre lamentou nunca ter feito um vilão ou não ter sido juiz de beisebol. Afirmou que ver seus filhos era o que o fazia se sentir mais orgulhoso. Também sentia que não havia sido estigmatizado como Professor Girafales.

Apsar disso, admitiu que "pagam muito melhor por ser o professor Girafales do que por ser Rubén Aguirre".
Fonte: G1 SP

Governo conquista transferência do Terminal Pesqueiro para o RN


O último compromisso do governador Robinson Faria em Brasília foi com o novo ministro da Agricultura, Blairo Maggi. No encontro, realizado no início da tarde desta quinta-feira, 16, foi assegurada a transferência de dominialidade do Terminal Pesqueiro ao Estado. Enquanto o equipamento pertencer ao Governo Federal, o governo estadual não terá como intervir e iniciar um novo processo para a conclusão da obra, hoje com 95,5% de andamento. A mudança permitirá maior agilidade na entrega do equipamento.  
“O encontro foi bastante positivo. A previsão dada pelo ministro é de que a transferência seja finalizada em cerca de 30 dias. A partir disso, teremos como entrar em ação para atender este que é um dos principais pleitos dos pescadores do nosso estado”, explicou Robinson.
Acompanhado pelo secretário de Estado da Agricultura, Guilherme Morais Saldanha, Robinson Faria conquistou também a prorrogação de dois convênios celebrados com o Governo Federal, um deles referente ao próprio terminal. “O outro convênio prorrogado é relativo ao programa Velas ao Vento, que a partir da próxima semana começará a entregar kits de vela para 870 pescadores em 30 colônias no estado”, explicou Guilherme. “Os beneficiados ainda receberão cursos de capacitação para operar os equipamentos”, assinalou. 

Ministério Público instaura Inquérito para apurar descaso com a educação nas escolas do município do Encanto

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MP RN), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Pau dos Ferros/RN, representado pelo promotor de Justiça Rodrigo Pessoa de Morais, Instaurou um Inquérito civil para apurar diversas irregularidades encontradas nas estruturas físicas das escolas municipais do município do Encanto/RN.
A constatação do quadro de abandono na rede escolar foi apontada em laudo de inspeção constante no Inquérito Civil de n. 06.2015.00002211-9.
A Determinação da abertura do Inquérito civil foi publicado no Diário Oficial do RN nº 13.703, desta quinta-feira, 16 de junho de 2016.
*Nosso Paraná