terça-feira, 26 de abril de 2016

Mecânico morre esmagado por Caçamba em Oficina na Cidade de Sousa/PB


Um fato lamentável foi registrado por volta das 08h da manhã desta terça-feira (dia 26 de abril) na Oficial Mecânica Ramos Diesel que fica as margens da BR 230, próximo ao IBAMA na Cidade de Sousa.

O mecânico, Francisco José Elói, 32 anos, que residia no Jardim Brasília realizava serviços em uma Caçamba, quando a mesma chegou a cair por cima do seu corpo, e a vítima morreu no local.

As informações apontam que o profissional teria por algum motivo não colocado amarras de segurança para extrair o óleo da mão mecânica da Caçamba, quando chegou a cair, ocasionando o acidente fatal. O corpo do Mecânico ficou debaixo da Caçamba. 

O Corpo de Bombeiro foi chamado ao local, mas já encontrou o Mecânico sem vida. O Rabecão foi acionado para remover o cadáver ao IML de Patos.



*Folha do Sertão

Acidente automobilístico deixa um morto e três feridos na PB

Por volta das 11h30 desta terça-feira (26), um grave acidente automobilístico foi registrado na PB 359, que liga as cidades de Aparecida a São Francisco no Sertão da Paraíba, envolvendo um Gol de cor cinza, placa BNA 1069 de Pau dos Ferros-RN, e um Sportage KIA de placa OEX 2832 de placa de Bom Sucesso-PB.

Conforme informações, os veículos seguiam em sentido contrário, quando colidiram violentamente e capotaram, onde o condutor do Gol identificado como Gelderci Alves de Oliveira ficou preso nas ferragens e morreu no local, já outras três pessoas que ficaram feridas foram socorridas pelo SAMU e os Bombeiros para o Hospital Regional de Sousa.

Uma guarnição do PPTRAN esteve no local adotando os procedimentos iniciais até a chegada do delegado de plantão para ser feita a perícia. O corpo da vítima foi levado ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal da cidade de Patos para ser feito o exame cadavérico.

*Sertão Informado

Malévolo armado rouba agência dos correios de Itaú/RN

A agência dos Correios da cidade de Itaú foi assaltada na tarde de hoje por um só elemento. Essa foi a sexta vez depois da agência servir a população como correspondente bancário. 

Por volta das 14:30 horas, um só elemento entrou na agência dos correios se passando por cliente, e já no interior do prédio sacou de um revolver e anunciou o assalto. Segundo informações de pessoas que estavam na agência, o elemento estava muito nervoso, mas mesmo assim mandou que um dos funcionários arrancasse o HD das câmeras, depois pegou o dinheiro do cofre e foi embora levando uma motocicleta Honda fan de cor preta de um cliente, informando que a abandonaria logo em seguida. 

SILENCIOSO

Ao contrário do que está sendo anunciado em alguns espaços jornalísticos, o assalto foi totalmente silencioso. A população só ficou sabendo depois que os policiais chegaram e cercaram a agência, imaginando que o elemento ainda estivesse no local. "As informações foram repassadas para a polícia totalmente distorcida, por isso cercamos a agência" disse um policial Militar. 

Várias diligências foram feitas pelos policiais das cidades vizinhas, e uma das guarnições localizou a motocicleta na qual o elemento empreendeu fuga, ela estava abandonada a margem da BR 405, sentido Apodi.


*Umarizal News

Ator Umberto Magnani sofre AVC e está internado em coma no Rio

Da Redação com UOL TV e Famosos
O ator Umberto Magnani, 75, o padre Romão de "Velho Chico", está internado, em coma, no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Ele passou mal na última segunda-feira (25), durante as gravações da novela e sofreu um AVC hemorrágico. 

Segundo Ana Júlia, filha do ator, por volta das 20h, Magnani passou por uma cirurgia no cérebro que durou cerca de seis horas. Durante a operação, ele teve uma parada cardíaca. No "Encontro" desta terça, Fátima Bernardes desejou melhoras ao ator e lembrou que ele completou 75 anos no dia em que sofreu o derrame. "Ontem ele comemorava aniversário. O nosso desejo é de pronta recuperação para ele", disse a apresentadora.

A assessoria de comunicação da Rede Globo informou na tarde desta quinta-feira (26) que um novo padre, interpretado por Carlos Vereza, assumirá a paróquia de Grotas do São Francisco na trama.

Magnani é um dos poucos atores que participam das duas fases da novela das 21h. Na trama, o religioso é grande conselheiro de Santo (Domingos Montagner). Nos próximos capítulos da história, Romão incentiva o presidente da cooperativa a lutar pela população de Grotas de São Francisco. Por conhecer tão bem o filho de Belmiro (Chico Diaz), também desconfia do interesse dele pela volta de Tereza (Camila Pitanga).

Segundo o crítico do UOL Maurício Stycer observou em sua coluna na "Folha de S. Paulo", a novela aborda o misticismo e o sincretismo do povo, e o padre é uma figura íntegra, que tenta se impor mesmo numa região controlada por Afrânio (Rodrigo Santoro/Antonio Fagundes). 

Nascido em 1941 em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior paulista, o ator havia retornado recentemente à Globo, após dez anos longe da emissora. Desses, ele passou oito na Record, onde atuou em produções como "Chamas da Vida" (2008), "Balacobaco" (2012) e a minissérie bíblica "Milagres de Jesus" (2014). Na Globo, com Benedito Ruy Babrosa, autor de "Velho Chico", ele já havia trabalho no remake de "Cabocla" (2004).

Água Nova/RN: Quatro atrações musicais encerrarão Festa da Padroeira

DA REDAÇÃO COM ASSECOM/PMAN
Sob o tema: "Salve Rainha, Mãe de Misericórdia” terá início na próxima terça-feira, 03 de maio, e se estenderá até o dia 13, a Festa da Padroeira do Município de Água Nova-RN, ‘Nossa Senhora de Fátima', com o retorno da imagem da Santa que está em peregrinação pelo município, até a Igreja Matriz, onde acontecerá o hasteamento das bandeiras pela prefeita, Rafaela Carvalho, e o Padre Francisco Davi, que também celebrará a missa de abertura.

Durante esse período, os pregadores responsáveis pelo novenário abordarão subtemas em homenagem às instituições públicas, famílias, filhos ausentes, programas sociais, conselhos municipais, grupos eclesiásticos e todos os devotos locais e de cidades circunvizinhas.

No campo sociocultural, todas as noites, haverá barracas com venda de lembranças da festa e, dia 12, acontecerá jantar beneficente com festival de prêmios e outras atrações.

Já a parte religiosa será encerrada no dia 13, uma sexta-feira, às 17h, com a tradicional procissão, que percorrerá diversas ruas do município.

E para fechar com chave de ouro, o Governo Municipal, gerido pela prefeita Rafaela Carvalho, proporcionará uma festa dançante, em praça pública, a partir das 22h, com quatro atrações musicais: ‘João Netto Pegadão’, ‘Gi Giannini’, ‘Mobral e Forró Skema’ e ‘Forró Doce Desejo’.

Rogério Marinho ataca prefeito de Natal: “Administração Carlos Eduardo é medíocre”


Rogério Marinho critica gestão de Carlos Eduardo Alves e confirma candidatura do PSDB para o executivo natalense

Presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, o deputado federal Rogério Marinho criticou a administração do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).

Para o tucano, a gestão municipal é “medíocre” e “deixa a desejar” em vários aspectos. O parlamentar voltou a confirmar que a legenda terá candidato próprio na disputa pelo Palácio Felipe Camarão.

“Nós do PSDB, e esse é um pensamento coletivo, achamos que essa é uma administração medíocre, o governo Carlos Eduardo tem deixado muito a desejar. Natal é uma cidade vibrante que não tem prefeito a sua altura neste momento de crise. Deve meses de pagamentos a terceirizados, tem dificuldade para investimento próprio, faz processo de maquiagem na cidade e esquece da infraestrutura, saúde, educação, geração de emprego e renda, falta criatividade, e o PSDB vai se colocar para fazer esse debate”, disse o deputado nesta segunda-feira (25), em entrevista na TV Tropical.

Rogério destacou ainda que o partido registrou um grande crescimento nos últimos meses e conta atualmente com quase 60 pré-candidaturas a prefeito e outras 1,5 mil a vereador nos diversos municípios potiguares.

Sobre a proximidade do que trata como fim do governo Dilma Rousseff, Rogério disse não haver dúvidas de que a presidente cometeu crime de responsabilidade, quando descumpriu a LRF e não respeitou a divisão entre os poderes.

E antecipou que, na provável gestão Michel Temer, o país precisará reduzir ministérios e cargos comissionados, cortar despesas e os recursos públicos destinados ao MST, CUT e UNE, organizações que são um braço paramilitar do governo do PT”.

Assista a entrevista aqui:https://www.facebook.com/rogeriosmarinho/videos/998096386945088/.

Fonte: Jornal o Mossoroense 

Nenhuma unidade prisional potiguar possui scanner que dispensa revista íntima

Coape explica que revista íntima é usada para impedir entrada de drogas nos presídios (Foto: reprodução).

Após recomendação da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte de que a revista íntima seja suspensa nos presídios, cadeias e centros de detenção provisória potiguares, a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape/RN) deverá orientar as direções das unidades prisionais na próxima semana sobre como proceder em relação ao procedimento. Até lá, informa a Coordenadoria, a revista deve continuar sendo realizada.
A Coape esclarece que a revista íntima poderia ser dispensada caso as unidades prisionais possuíssem aparelhos de scanner de corpo, em que é possível analisar o interior do corpo de uma pessoa de pé e vestida. Porém, o aparelho é muito caro e poucos presídios do país o possuem, sendo que nenhum no RN dispõe da máquina.
Na edição do Diário Oficial do Estado, a Defensoria recomendou que a revista íntima nos presídios do RN seja suspensa com base na Lei nº 13.271, de 15 de abril de 2016, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. No entanto, a decisão aumenta o temor de que, sem a realização da revista, seja facilitada a entrada de drogas nas unidades prisionais.
Questionada sobre como os agentes poderiam barrar a entrada de materiais ilícitos, escondidos na região íntima de visitantes, nas unidades do RN, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), responsável pela Coape, informou que a pasta analisa o texto da Lei, que não discrimina, em específico, os casos de revista em unidades prisionais.
“A Sejuc tem conhecimento da nova Lei e vai publicar uma portaria ainda esta semana sobre o assunto. Através da Coap as unidades prisionais do RN devem ser orientadas na semana que vem sobre a questão”, informa a assessoria em nota.
O Artigo 3 da Lei 13.271/2016, parte que concedia exceção para a realização da revista íntima em unidades prisionais e estabelecia que a revista deveria ser realizado exclusivamente por profissionais mulheres, foi vedado. A Lei estipula multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento e o dinheiro deve ser revertida a órgãos de proteção dos direitos da mulher.
A assessoria de comunicação informa ainda que a revista íntima é realizada nas unidades prisionais do Estado apenas para detectar drogas no interior das pessoas, pois, objetos metálicos e aparelhos celulares são detectados pelos portais, banquetas e raquetes detectoras, presentes em todas as unidades do RN.
Já e análise de bolsas, objetos e comidas levados para os detentos são analisados manualmente na maioria dos presídios potiguares, pois somente duas unidades, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz e o Presídio Estadual de Parnamirim, possuem a esteira para realização de raio-x, semelhante aos aeroportos.
Jornal o Mossoroense 

Agência Ratts Ratis Inova e cria para o partido solidariedade programas usando só meios digitais, como Celular, whatsapp e VideoSelfies.


O programa do partido Solidariedade do Rio Grande do Norte, que vai ao ar nos próximos dias na televisão, foi todo feito pelo celular.

De vários municípios do RN, os membros do partido gravaram suas videoselfies em seus próprios smartphones e enviaram as imagens pelo whatsapp para que fossem captadas, em Natal, pelo publicitário Pedro Ratts, que montou o programa a pedido do deputado estadual Kelps Lima, presidente do Solidariedade no Rio Grande do Norte.

“Este foi o primeiro material publicitário feito com VideoSelfie no marketing político do Rio Grande do Norte. E mais novidades virão por ai”, comemora o publicitário Pedro Ratts, comentando sobre o sucesso do projeto.

“Nossa ideia é estimular os candidatos do Solidariedade a usar a imaginação. A perceber que é possível encontrar soluções baratas em situações adversas. Eles formam a futura geração de políticos do Rio Grande do Norte e o destino deles é administrar máquinas públicas doentes e com problemas econômicos. Será necessário muito esforço na procura de novas ideias para fazer as coisas acontecerem mesmo sem orçamentos públicos caros”, explica o deputado Kelps.

Assista a prévia do vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=e7VkMSjF4zk

Malévolo armado assalta posto de combustível em Pau dos Ferros

DA REDAÇÃO COM NOSSO PARANÁ RN
Na noite deste domingo (24) ocorreu um assalto a uma loja de conveniência de um posto de combustíveis, localizado na Rua Gonçalo Sampaio, no Bairro Riacho do Meio, na cidade de Pau dos Ferros/RN. O malévolo chegou por volta das 19h14, utilizando-se de um capacete na cabeça.

De acordo com informações que após o elemento deixar o estabelecimento, o mesmo embarcou na garupa de uma motocicleta de um segundo elemento que já o aguardava próximo ao local.

Não foi informado valor levado no assalto.

Agricultor morre ao colidir moto na traseira de caminhão em Alexandria/RN

DA REDAÇÃO COM NOSSO PARANÁ RN
O agricultor Francisco Geraldo da Penha, morreu após um acidente envolvendo moto e caminhão, na Avenida Deputado Patrício Neto, no Alto da Boa Vista, em Alexandria/RN, na noite deste domingo(24. O motorista do caminhão relatou que transitava pela avenida quando o jovem na moto colidiu na traseira do veículo. O agricultor morreu no local.

Uma equipe do ITEP/RN compareceu ao local e fez a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró/RN, para exame de necropsia.

O condutor do caminhão se apresentou a Autoridade policial e prestou esclarecimentos sobre o sinistro.

Grávida realiza arrastão em ônibus na zona Oeste de Natal

Uma grávida realizou um arrastão em um ônibus na noite desta segunda-feira (25) na zona Oeste de Natal. Segundo a polícia, a mulher estava em companhia de um homem durante o roubo de cerca de 15 pessoas que estavam no coletivo.

O ônibus alvo do crime pertence à linha 73, que faz o percurso que sai do Santarém, na zona Norte até o bairro de Ponta Negra, na zona Sul da cidade. Ainda de acordo com a polícia, o casal embarcou e anunciou o assalto próximo ao viaduto da Urbana, no bairro Nordeste.

Além dos pertences dos usuários do transporte público, a dupla ainda levou o dinheiro do cobrador. A Polícia Militar realizou diligências na tentativa de localizar os criminosos, mas nenhum dos dois suspeitos foram localizados. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Da Redação com nominuto.com

Morre agricultora que caiu de moto durante ‘empinada’ em São Miguel/RN


Morreu na madrugada desta terça-feira (26) no Hospital Regional Tarcísio Maia, a agricultora Maria Aparecida Sobrinho, de 35 anos, que caiu da garupa de uma moto na última quinta-feira (21) no Centro da cidade de São Miguel, região do Alto Oeste potiguar.

De acordo com testemunhas, a agricultora teria pego uma carona com um motoqueiro para ir para casa. Entretanto, durante o caminho, o motoqueiro empinou o pneu dianteiro da moto e ela se desequilibrou e caiu.

O sargento Gentil Melo, comandante da PM de São Miguel, contou ao MOSSORÓ HOJE que a polícia só tomou conhecimento do fato no dia seguinte. “Mas, nós vamos repassar essas informações para o doutor Alex Alves, delegado aqui da cidade, para que sejam feitas as investigações”, contou.

Após o acidente, Maria Aparecida foi socorrida para o Hospital Regional de Pau dos Ferros e, depois, para o Hospital Regional de Mossoró, onde não resistiu.

O corpo foi encaminhado para o ITEP, onde será examinado e liberado para sepultamento.

Sobre o motoqueiro, Gentil comentou que a polícia ainda não tem conhecimento da identificação do mesmo. Mas, que as investigações descobrirão.

Recentemente, um caso semelhante aconteceu em Major Sales, também na região do Alto Oeste. Gilmara Galdino dos Santos, de 21 anos, perdeu a vida ao cair da garupa de uma motocicleta quando passava por uma lombada.

Correios do RN devem instalar porta detectores de metais até outubro

Todas as unidades dos Correios instaladas no Rio Grande do Norte, que também operem como Banco Postal, terão de providenciar até o final de outubro a instalação de portas com detectores de metais e circuito interno de TV.

A presença de vigilância armada, a partir do dia 1º de junho, durante o horário de permanência dos funcionários e atendimento aos clientes no local, também será obrigatória. 

As medidas serão adotadas segundo o acordo firmado entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN).

O documento foi homologado pela juíza Lygia Maria de Godoy Batista Cavalcanti, titular da 11ª Vara do Trabalho de Natal/RN.

“Essa medida é imprescindível. Como os serviços prestados nessas unidades são idênticos aos que os bancos oferecem, a proteção dos trabalhadores e dos clientes precisa ser feita de acordo com as mesmas regras aplicadas às instituições financeiras”, salienta o procurador do Trabalho Luis Fabiano Pereira, que representou o MPT/RN na formalização do documento.

O cumprimento do acordo, dentro do prazo estipulado, extinguirá a condenação da ECT em R$ 1 milhão por danos morais coletivos causados aos seus trabalhadores, devido à falta de segurança adequada das agências do Rio Grande do Norte.

A decisão, sentenciada no ano passado pela Justiça do Trabalho, resultou de ação civil pública do MPT/RN assinada pelo procurador Luis Fabiano Pereira.

Abrangência – O compromisso firmado tem exceções para as unidades abrigadas em prédios que já possuem esses dispositivos, assim como para as localizadas na Rodoviária de Natal e na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RN), que dispõem de bases de segurança próximas das agências.

Dentro do prazo estabelecido, as unidades sem condições físicas para a nova estrutura podem ser realocadas ou ter a atuação do Banco Postal desativada, passando a exercer apenas as atividades específicas da ECT.

No caso do fechamento eventual de unidades que operem nessa modalidade, os vigilantes que atualmente trabalham nelas devem ser mantidos no emprego e transferidos para outras agências.

As definições do acordo valem para prestação de qualquer serviço similar por prazo indeterminado, mesmo que cesse o uso da marca Banco Postal e atividades afins sejam praticadas sem nenhum convênio com instituições financeiras.

As regras definidas no acordo são também vigentes para novas unidades que venham a ser abertas. Elas já deverão ser inauguradas dentro das condições de segurança estabelecidas.

Caso alguma das cláusulas seja descumprida, os Correios terão que pagar multa diária de R$ 1 mil por cada obrigação desrespeitada. Nesse caso, o valor será multiplicado pelo número de trabalhadores da unidade irregular e revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Além disso, o descumprimento do acordo resultará no pagamento integral da indenização por danos morais coletivos de R$ 1 milhão, sem direito a recurso, imposta à ECT no ano passado. 

O valor será revertido ao FAT ou, a critério do MPT/RN, destinado a instituições, programas, projetos ou serviços que tenham por finalidade a promoção e defesa dos direitos difusos dos trabalhadores.

Com informações do MPT-RN

Agenda do final de semana com Lidiane & Eduardo


29 de Abril no Recanto Potiguar - Pau dos Ferros RN


30 de Abril na Pizzaria e Restaurante Casa Nova - Pau dos Ferros RN

Em Venha-Ver-RN, jovem Jakeline Roberta anuncia pré-candidatura à Câmara Municipal.

Com o objetivo de representar o segmento da juventude no município de Venha-Ver, localizado na região do Alto Oeste potiguar, a jovem Jakeline Roberta (PPS), que tem apenas 19 anos, anunciou sua pré-candidatura a uma vaga na Câmara de Vereadores. Ela integra a base do atual prefeito Expedito Salviano (PR) e defende a pré-candidatura do médico Cleiton Jácome (PPS) a prefeito nas eleições de 02 de outubro próximo.
Jakeline afirma que decidiu se candidatar, a partir de um chamamento feito por amigos e correligionários que enxergam na jovem um nome de peso para assumir um mandato no legislativo municipal.
Ela afirmou que, para mudar a política, as pessoas de bem precisam dar a sua contribuição, por isso resolveu entrar na disputa ao cargo de vereadora, destacando que pretende fazer uma política diferente, ouvindo os anseios da comunidade e, sempre, buscando o bem-comum.
A jovem disse, ainda, que, apesar de ser um grande desafio, pretende entrar na disputa com coragem e determinação. “Eu acredito que posso ajudar à população com novas ideias. Quero ser a representante dos jovens, como também de toda a sociedade de Venha-Ver a quem pretendo honrar o mandato, caso seja eleita”, enfatizou.
Sobre o atual cenário político, Jakeline Roberta comentou que acredita que o pré-candidato Dr. Cleiton Jácome (PPS) tem todas as condições de continuar desenvolvendo o bom trabalho realizado pela atual gestão. “Por onde passo, as pessoas falam que Dr. Cleiton tem potencial para fazer um grande trabalho no nosso município”, sublinhou.
Jakeline Roberta é de família tradicional de Venha-Ver, neta do senhor João Roberto e filha de Davi Roberto, bastante conhecidos no município. “O apoio da família - e dos amigos - é fundamental para que possamos obter êxito”, finalizou.

Polícia Federal prende homens procurados pela Justiça Federal do CE e RN

Prisões que ocorreram em Natal atendem mandados judiciais
A Polícia Federal cumpriu nesta segunda-feira, 25/04, em Natal, a prisão de dois homens procurados pela Justiça Federal dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.
A primeira delas foi a de um contador, 71 anos, preso em sua residência no bairro de Neópolis e condenado a uma pena de quatro anos e dois meses de reclusão, a ser cumprida em regime semiaberto. O homem responde a outros processos na JF/RN pelo mesmo tipo de crime.
A detenção se deu em razão de um mandado de prisão expedido pela Justiça Federal da Comarca de Pau dos Ferros/RN.
Já a segunda prisão do dia aconteceu quando um vendedor peruano, 66 anos, procurou o Setor de Estrangeiros da PF para regularizar a sua situação no país. Ao consultarem o sistema, os policiais verificaram que contra ele existia um mandado de prisão por crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal expedido pela Justiça Federal da Comarca de Quixadá/CE.
De imediato, o homem recebeu voz de prisão. Ele responde a vários processos na JF/CE e forneceu endereços residenciais onde jamais foi possível encontrá-lo.
Submetidos a exames de corpo de delito no ITEP, ambos os presos estão custodiados na sede da PF, à disposição da Justiça.
Fonte: O mossoroense