terça-feira, 28 de abril de 2015

Olho D'Água do Borges-RN: Show de aniversário de Dorgival Dantas é sucesso de público


Um grande evento promovido pelo poeta Dorgival Dantas em sua terra natal, a vizinha cidade de Olho D'Água do Borges, para comemorar o seu aniversário, movimentou não apenas Olho D'Água, mas toda região. 

O show que contou com a participação de vários artistas da música e com a participação especial da banda de sucesso Aviões do Forró, foi um verdadeiro sucesso de público e de crítica, envolvendo um batalhão de profissionais para a realização do evento, que se não estou enganado, foi a terceira vez que aconteceu.

Parabéns a Dorgival pela iniciativa deste grande evento, que ficará marcado na história de Olho D'Água do Borges e nas mentes e corações de milhares de pessoas que participaram desse momento festivo. 

Fotos: Assessoria de Dorgival Dantas
Com informações do Nossa Pau dos ferros

RN registrou mais de 7 mil acidentes de trabalho em 2013

Anuário estatístico aponta ainda 27 mortes por acidentes. Dados de 2014 ainda não foram divulgados.

Flávio Oliveira, no minuto.com
FD/Cidades
Segundo o juiz da 7ª Vara do Trabalho, a quantidade de processos judiciais referentes a acidentes no trabalho aumentou.
Há 46 anos, 78 trabalhadores morreram vítimas de uma explosão em uma mina nos Estados Unidos. A tragédia motivou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a instituir em 2003 a data 28 de abril como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho.

De acordo com a OIT, mais de dois milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo em decorrência de acidentes de trabalho. A agricultura, construção civil e a mineração são os setores com as piores condições de segurança no planeta. No Brasil, a indústria é o setor recordista com quase 310 mil acidentes.

É o que aponta o último Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS), referente ao ano de 2013, fornecido em janeiro deste ano pelo Ministério da Previdência. Segundo o AEPS, foram registrados à época 717.911 acidentes de trabalho no Brasil. Deste número, 2.792 pessoas vieram à óbito. Ainda com bases nesses dados, somente o Rio Grande do Norte registrou 7.073 acidentes de trabalho e 27 mortes.

Para o juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de Natal, Alexandre Érico, a quantidade de processos judiciais tem aumentado. “No Brasil temos quase 1 milhão de acidentes de trabalho por ano. O número de ações judiciais por acidente de trabalho tem crescido e isso ocorre de uma maior conscientização do trabalhador, das ações educativas, do acesso à informação. Muitas vezes o trabalhador fica doente e não tem noção que a doença é decorrente do trabalho”, comenta.

O magistrado, em parceria com a também juíza do trabalho, Simone Jalil, é um dos gestores no Estado do programa “Trabalho Seguro”, desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT).

O projeto visa conscientizar os trabalhadores acerca da prevenção a acidentes e doenças do trabalho e tem elaborado palestras educativas em empresas, escolas e universidades, assim como a participação de semanas de prevenção de acidentes do trabalho, esclarecendo dúvidas dos trabalhadores e empregadores, além da realização de um Seminário anual e do Prêmio Trabalho Seguro de Jornalismo. “Como gestor do programa Trabalho Seguro temos realizado ações preventivas, damos palestras em escolas, empresas, fornecemos material didático. Temos oferecido cursos e palestras aos juízes, técnicos e engenheiros responsáveis pela segurança no trabalho”, detalhou o juiz.

Alexandre Érico cita outros trabalhos desenvolvidos. “Conseguimos para os próximos meses que nas contas de energia contenham material de educação. Então, estamos buscando essa conscientização da sociedade”. O juiz relata que tem buscado dialogar com outros poderes para que se elaborem leis específicas sobre o tema no RN. “Estamos trabalhando também junto ao Estado para que se crie uma legislação relativa à segurança do trabalho, outros estados já possuem algo semelhante. Ano passado, havia um projeto desse tipo para Natal, mas o prefeito vetou”.

Juíza realizará palestra sobre o tema no IFRN

Para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a juíza Simone Jalil irá participar hoje (28), às 18 horas, do I Seminário pela Construção de uma Cultura de Prevenção de Acidentes na Segurança e Saúde do Trabalho, no Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN).O evento é realizado pelo curso de Saúde e Segurança do Trabalho e acontece até a quarta-feira (29), das 18h às 22h, no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão do Campus Natal Central.

Prefeito, Alberone Neri, anuncia data para nova inauguração no Encanto


A pavimentação de todo o bairro Antônio Cajazeiras, cuja obra está sendo executada pelo Governo “Alberone Neri” já tem data para ser inaugurada. Será no dia 30 de maio, sendo que as atrações musicais poderão ser anunciadas a qualquer momento pelo Prefeito Alberone Neri.

A pavimentação do bairro faz parte do projeto executado pelo Governo “Acreditando no Desenvolvimento” que está pavimentando 20 ruas na cidade de Encanto, sendo que, apenas no Antônio Cajazeiras estão sendo beneficiadas a Avenida Mário Cândido, e as ruas, Cosma Editônia, Maria Rosângela, Antônio Germano, Maria Elvira de Carvalho, Francisco das Chagas Silva, José Carlos Filho, e as projetadas 01 e 04.

O Prefeito, Alberone Neri, cita que apenas na pavimentação do bairro Antônio Cajazeiras, são 8.400 metros quadrados de calçamento e somando todas as 20 ruas que serão pavimentadas nos bairros, Antônio Cajazeiras, Oswaldo Januário do Rego e Encanto do Meio, serão investidos R$ 624.379,04.

Encanto/RN: Câmara municipal aprecia projeto de lei que transforma a vila Ponta da Serra em Zona Urbana

O Projeto de lei Municipal 07\2015, enviado à Câmara Municipal pelo Prefeito Alberone Neri, transformando em área urbana a comunidade Vila Ponta da Serra, deverá ser apreciado e votado hoje pela Câmara Municipal de Encanto.

Em sua exposição de motivos apresentado pelo Prefeito Alberone Neri, a expansão da área urbana do município de Encanto, é de suma importância diante do crescimento da cidade. A Ponta da Serra é uma comunidade importante, tem crescido de forma significativa e a sua elevação a área urbana, trará importantes benefícios a todos que habitam a comunidade.