quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Lula afirma que reeleição de Dilma será consagradora


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou - ao discursar ontem à noite, durante ato para comemorar os 10 anos do PT no Governo Federal - que os adversários "podem juntar quem quiser" que não irão derrotar Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2014. Ele fez um discurso repleto de ironias, ao discursar ao lado da presidenta Dilma Roussseff, de lideranças do PT e de outras siglas. Lula falou para centenas de militantes que compareceram à festa organizada em São Paulo.

alice vergeiro/estadão
Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva participam de seminário sobre os governos petistas

"Eles podem se preparar, juntar quem eles quiserem, que, se eles têm dúvida, vamos dar como resposta a reeleição de Dilma em 2014. É essa a consagração da politica do Partido dos Trabalhadores", disse o ex-presidente, ao encerrar seu discurso. Em seguida, Lula foi ovacionado pela plateia com o tradicional grito "olê, ole, olá, Lula, Lula". Depois do ex-presidente, foi a vez do pronunciamento de Dilma Rousseff. Lula também respondeu às afirmações do antecessor Fernando Henrique Cardoso, que chamou de "picuinha" as declarações da presidenta durante o anúncio da expansão do benefício do Bolsa Família. Na ocasião, Dilma disse que "não tem medo de comparações, inclusive sobre a corrupção".

Sempre chamando a oposição de 'eles', Lula afirmou que, em 2006, "chegaram a pensar que tinham nos derrotado" - em 2005, o governo Lula sofreu seu principal baque depois de deflagrado o escândalo do mensalão, mas no ano seguinte, o petista foi reeleito. "Não foi fácil porque eles não acreditavam e continuam não acreditando [no Bolsa Família]. Inventaram que era 'porta de saída'," disse. "Deixa o pessoal comprar um lanche com o Bolsa Família pelo menos. [...] E o preconceito quando começaram a dizer que pobre vai virar vagabundo? ", acrescentou Lula.