sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Professores do Estado decidem suspender greve e devem retornar ao trabalho nesta segunda-feira

Segundo Sinte/RN, a negociação não foi excelente, mas a categoria ficou satisfeita. Foto: Divulgação
Por uma decisão quase unânime, os professores da rede estadual de Educação decidiram suspender a greve durante assembleia realizada na tarde de ontem. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), apesar da negociação com a Secretaria de Educação (Seec) não ter sido ‘excelente’, a categoria ficou satisfeita com as propostas apresentadas pelo Governo do Estado. Dentre as negociações acertadas, uma grande vitória para a categoria foi o pagamento das horas suplementares dos professores que ministraram mais que 20 horas em sala de aula entre abril e julho deste ano.

“Foi uma luta muito difícil. Desde terça-feira (27) que estávamos em um embate muito grande com a secretária Betânia Ramalho, ela que por diversas vezes queria retroagir com as negociações. Porém, apesar de não ter sido uma negociação de excelência, a categoria ficou bastante satisfeita”, declarou a coordenadora geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso. A greve foi deflagrada no dia 12 de agosto e na próxima segunda-feira (2) os professores retomarão as atividades.

O pagamento das horas suplementares, no valor total de R$ 6 milhões, será dividido em seis parcelas, sendo a primeira já inclusa na folha de pagamento do mês de setembro. Além disso, a Seec se comprometeu em enviar para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que altera o porte das escolas, aumentando o valor da gratificação dos diretores e vice-diretores. Também deve ser enviado para apreciação dos deputados o projeto de lei das promoções horizontais, que autoriza o Governo a conceder uma letra aos professores.

Mais de 200 mil potiguares podem ter descontos na conta de energia

Os consumidores residenciais do Rio Grande do Norte não cadastrados na tarifa social ainda podem solicitar o benefício, desde que atendam aos critérios definidos pelo Governo Federal.
Para isso, deverão procurar a Cosern, através das agências de atendimento ou do teleatendimento gratuito 116, e informar o CPF, um documento de identidade oficial com foto (carteira de motorista, RG, etc) e o Número de Identificação Social (NIS) ou o Número do Benefício (NB), emitidos pelo Governo Federal.

Atualmente, cerca de 400 mil famílias são beneficiadas com o subsídio no estado. Outros 213 mil consumidores ainda poderão receber os descontos na conta de energia, que variam de 10% a 65%. Tem direito a tarifa social de energia elétrica todas as unidades consumidoras que possam ser classificadas na subclasse residencial baixa renda de acordo com os critérios definidos pelo Governo Federal, ou seja, aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadUnico).

Assim, podem ser beneficiários do subsídio tarifário as famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, usuários em tratamento de saúde que necessitam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia e possuam renda familiar de até três salários mínimos, indígenas e quilombolas, além de famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Os consumidores inscritos em algum programa social do Governo Federal que ainda não possuem o NIS devem procurar a prefeitura da cidade onde residem para se inscreverem no Cadastro Único do Programa da União (CadUnico).

A partir desta 5ª, Pronatec oferece vagas não ocupadas no Sisutec

Aqueles que não foram convocados no Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec) ou não puderam participar da seleção por não terem feito Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 poderão, a partir desta quinta-feira, inscrever-se para as vagas que não foram ocupadas. A partir das 19h de hoje até as 23h59 do dia 16 de setembro, os interessados poderão acessar as vagas e fazer a inscrição no portal do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
As vagas no ensino técnico são gratuitas e serão preenchidas por ordem de inscrição. O candidato deverá apresentar a seguinte documentação na hora de se inscrever: o certificado de conclusão e o histórico escolar do ensino médio, a certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou de Trabalho, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), uma foto 3x4 recente, o título de eleitor e comprovante de votação e o comprovante de residência.
Depois de se inscrever, o candidato terá prazo de dois dias para confirmar a matrícula na unidade de ensino. Caso não compareça, a inscrição será cancelada automaticamente.
A primeira edição do Sisutec ofereceu 239.792 vagas em instituições da rede pública, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula. Ao todo, foram 383.080 inscritos no Sisutec.
fonte: Noticias .terra

Solange Couto emagrece 40kg após reduzir estômago

b769bnq561qkk0ooat5vvr4oo
Solange antes e depois da cirurgia
Desde os tempos de mulata do sargentelli, Solange Couto sempre foi do tipo de mulher que tem corpão, mas com os novos padrões a atriz não conseguia se encaixar no perfil de beleza moderno.
Aos 56 anos Solange sofria com o efeito sanfona, perdia peso com dificuldade e ganhava com facilidade. Ela já chegou a fazer lipoescultura e ficar com o corpo em dia, mas com a gestação há dois anos, ela engordou novamente.
Para se livrar do peso extra e conseguir manter a boa forma, Solange radicalizou e fez uma cirurgia bariátrica, utilizada para reduzir o estômago. O resultado pôde ser visto nesse domingo (25), na festa de aniversário de 2 anos do filho da atriz.
Solange surpreendeu novamente ao aparecer 40kg mais magra e revelou a satisfação em entrevista ao site iG. “Estou me sentindo ótima. Agora, vou à praia e uso biquininho fio dental mesmo. Não estou nem aí se os paparazzi vão me fotografar”, diz ela, que há sete meses se submeteu à cirurgia.
Antes do procedimento, Solange chegou a pesar 115kg e o peso a incomodava. “Sofria com dores no joelho, varizes. Estava com um sobrepeso grande e enjoada de fazer dieta, por isso optei por operar”, lembra ela, que mede 1,78m e atualmente pesa 76 kg. “Voltei a usar tamanho P. Tenho três peças de roupa – um vestido de seda, uma minissaia e uma jaqueta – de 20 anos atrás que voltaram a me servir”, festeja.

Decisão sobre deputado preso poderá acelerar voto aberto na Câmara

Donadon saiu da penitenciária, em Brasília, para fazer defesa no Plenário (Agência Câmara)Donadon saiu da penitenciária, em Brasília, para fazer defesa no Plenário (Agência Câmara)A decisão do Plenário, ontem (28), de manter o mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de peculato e formação de quadrilha, reabriu as discussões, entre parlamentares, sobre o voto aberto para votações na Câmara, prevista em duas propostas de emenda à Constituição (PECs) em análise na Casa. Além disso, ganha força a discussão sobre a possibilidade de parlamentares condenados serem cassados automaticamente, sem precisar da aprovação de da respectiva Casa Legislativa.
O relator da PEC do Voto Aberto (196/12), que acaba com o voto secreto nos processos sobre cassação de mandato parlamentar, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), afirmou que fará no máximo duas audiências públicas na comissão especial sobre o assunto, para “viabilizar rapidamente” a votação da matéria em Plenário. “O voto secreto é um resquício da ditadura, que não podemos mais aceitar no Parlamento brasileiro”, afirmou. “Não tenho dúvida alguma que, caso o voto fosse aberto, a decisão relativa ao caso Donadon teria sido outra”, complementou.
A PEC 196/12, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), já foi aprovada no Senado e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Agora aguarda votação na comissão especial, antes de ser analisada pelo Plenário. Se for aprovado pedido de urgência para a matéria, ela poderá ser apreciada diretamente pelo Plenário.
Para todas as votações
O líder do PSol, deputado Ivan Valente (SP), e o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (SP), defenderam o fim do voto secreto não apenas para os processos de cassação, mas para todas as votações no Legislativo, previsto na PEC 349/01, que está em discussão na Câmara há 12 anos. “É possível que agora tenhamos avanços nessa direção”, afirmou Valente, que é coordenador da Frente Parlamentar pelo Voto Aberto.
A PEC 349 foi aprovada em primeiro turno pelo Plenário da Câmara em 2006, mas não houve consenso para a votação em segundo turno. Depois, a proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado.
“A aprovação imediata do voto aberto para todas as decisões do Legislativo será uma maneira de pedir desculpas à população brasileira pelo episódio ocorrido ontem”, afirmou Caiado. Ele destacou que o processo de cassação de Donadon foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça, onde o voto foi aberto.
Caso do "mensalão"
Caiado descartou a possibilidade de caso semelhante ocorrer com os deputados condenados no caso do chamado “mensalão”, já que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse que, enquanto for presidente da Casa, não submeterá a voto nenhum outro processo de perda de mandato com votação secreta.
Diferentemente do caso de Donadon, no julgamento do “mensalão”, o STF determinou a perda automática dos mandatos dos deputados condenados. Assim, pelo entendimento do STF, a cassação do mandato de deputado condenado no “mensalão” teria de ser apenas decretada pela Mesa Diretora da Câmara, e não aprovada pelo Plenário.
Porém, posteriormente, com nova composição, o Supremo teve entendimento diferente, no caso do senador Ivo Cassol (PP-RO), avaliando que caberia ao Congresso definir o destino do mandato de um parlamentar condenado. Por isso, segundo o ministro Marco Aurélio Mello, o assunto deverá ser novamente discutido na Corte, até porque o deputado condenado no “mensalão” João Paulo Cunha (PT-SP) tratou desse tema em seu recurso.

PMDB deve oficializar rompimento hoje

Maioria dos indicados de Garibaldi entrega cargos - Agencia BrasilMaioria dos indicados de Garibaldi entrega cargos - Agencia BrasilHoje, às 15h, na sede do diretório estadual do PMDB, a cúpula estadual da sigla se reúne para discutir o rompimento com o governo Rosalba Ciarlini, algo já dado como fato consumado pela maioria dos analistas políticos com base nos últimos acontecimentos.
É que na última segunda-feira o PMDB entregou todos os cargos que tinha no governo sob indicação do ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho.
O principal deles já tem substituto: Shirley Targino, que mesmo filiada ao PR é da cota pessoal de Rosalba por ser ex-cunhada dela e entrou no lugar de Luiz Eduardo Carneiro no comando da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Ação Social.
O PMDB ainda entregou os comandos da Fundação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Fundac), Potigás e Companhia de Habitação Estadual (Cehab).
No entanto, calcula-se que a legenda ainda tenha mais de 300 indicações no governo. Uma delas é José Teixeira Júnior, indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Ele está desde março respondendo pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca.
É justamente Henrique Alves o único integrante da cúpula peemedebista que não anunciou rompimento com a governadora. Mas, conforme informações de bastidores, caberá a ele, na condição de presidente estadual da legenda, anunciar a posição oficial do partido.
Por outro lado o governo ainda tenta reverter o quadro de rompimento. Sinal disso é que a governadora Rosalba Ciarlini não se manifestou ainda. Ontem ela disse à mídia natalense não ter nada a declarar.
O governo aguarda o pronunciamento oficial do PMDB para se manifestar sobre a perda do aliado.
ENFRAQUECIMENTO
Os números mostram o tamanho do enfraquecimento do governo com a perda do PMDB. A legenda tem ministro e senador licenciado (com forte influência sobre o substituto Paulo Davim - PV), o presidente da Câmara dos Deputados, elegeu seis deputados estaduais nas eleições de 2010 (perdeu José Dias para o PSD e Poti Júnior para o Tribunal de Contas do Estado), tem 52 prefeitos e 336 vereadores.
Além disso, a saída do PMDB do governo arrasta partidos como PR (que além do deputado federal João Maia ainda tem três deputados estaduais -sendo que dois estão de saída - 18 prefeitos e 147 vereadores) e o PMN, do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta; e de Raimundo Fernandes, que estão a caminho do PP. Além deles, esta última legenda ainda tem o deputado estadual Antônio Jácome.
Bruno Barreto
Editor de Política
Fonte: o mossoroense

Polícia Militar do RN e Paraíba apreende 50 quilos de maconha

Maconha apreendida em poder de Dianilton do Rego, preso em flagrante - Luciano LellysMaconha apreendida em poder de Dianilton do Rego, preso em flagrante - Luciano LellysUma operação conjunta da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e Paraíba apreendeu ontem 50 quilos de maconha prensada e prendeu um homem acusado de tráfico de drogas. Uma barreira montada na RN-117, próximo a Lagoa de Pau, interceptou uma caminhonete procedente da Paraíba e no interior do veículo a droga estava coberta com lona.
Segundo informações repassadas pelo tenente-coronel Alvibá Gomes, policiais da cidade de Catolé do Rocha receberam informações que uma caminhonete S-10, com placa do estado do Ceará, estava se deslocando da Paraíba para o RN com uma carga de droga. Duas viaturas da PM paraibana seguiram o veículo e pediram apoio ao comando da Polícia Militar de Mossoró.
"A polícia montou uma barreira na RN-117 e o carro com a droga foi identificado. Quando os acusados viram a barreira tentaram escapar do cerco entrando por uma estrada carroçável, mas conseguimos a localização do carro e da droga", explicou Alvibá.
A S-10 foi encontrada em um condomínio às margens da RN-117, no momento em que dois elementos descarregavam a droga em uma das casas da Cidade do Oeste, a sete quilômetros de Mossoró, saída para Governador Dix-sept Rosado.
Segundo o comandante, o vendedor de redes Dianilton do Rego Lopes, 26, residente na rua Ari Fernandes de Aragão, na cidade de Sousa (PB), foi preso e uma adolescente apreendida.
"Na residência havia 47 tabletes grandes de maconha prensada e um revólver calibre 38 municiado. A droga avaliada em R$ 300 mil iria abastecer o mercado de entorpecentes em Mossoró e graças a um trabalho da PM conseguimos tirá-la de circulação", enfatizou. 


Rio Grande do Norte promove ações para o Dia Nacional de Combate ao Fumo

 A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e parceiros, promove ações de conscientização acerca dos perigos e danos que o tabaco provoca na saúde física e social do ser humano.
As atividades marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que este ano tem como tema "Proibição de Publicidade, Promoção e Patrocínio do Tabaco".
A iniciativa busca reduzir ainda mais o índice de norte-rio-grandenses que são fumantes, uma vez que, segundo dados do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, no período de 2006 a 2011 a prevalência em maiores de 18 anos caiu de 13,5% para 11,4%
Na manhã de ontem, a Sesap e o Hospital João Machado realizaram uma caminhada no Parque das Dunas, das 7h30 às 8h30. Logo em seguida os participantes foram à unidade hospitalar onde participaram de um café da manhã saudável e uma palestra educativa sobre a prevenção ao tabagismo.
Às 16h o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras Drogadições (APTAD), localizado na avenida São Miguel dos Caribes, s/n, em Pirangi/RN, sediou palestras, lanche e ações educativas para os pacientes e seus familiares.
Amanhã a Sesap e a Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim realizam um passeio ciclístico para chamar a atenção da população da necessidade de prevenção ao tabagismo e os benefícios da atividade física. A concentração acontece às 8h no Centro de Parnamirim.
Lei amplia ações antitabagistas no Estado
Desde 2011 existe uma Lei Federal 12.546 que proíbe a propaganda de cigarros em pontos de venda e também que as empresas produtoras de tabaco patrocinem eventos culturais e esportivos. A nova lei proíbe ainda propagandas de cigarros nos veículos de comunicação, como jornais, televisão e rádio.
Para Lizabeth Guimarães, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo, a iniciativa do Ministério da Saúde tem como objetivo evitar que os jovens, adolescentes e crianças sejam manipulados pela publicidade e com isso comecem a fazer uso do cigarro. O percentual de fumantes passivos por domicílio ainda é alto no Brasil. A média nacional fica em 11,7% da população adulta brasileira. Em Natal, esse percentual é ainda maior, 14,6%.
Apesar de fumarem menos, as mulheres sofrem mais com o fumo alheio, enquanto que 6,2% fumam, 16,4% da população feminina da capital é fumante passiva contra 12,5% dos homens. O hábito de fumar está associado ao sedentarismo (inatividade física) e ao alcoolismo.
O tabagismo aumenta o risco de morbimortalidade por doenças coronarianas, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico, bronquite, enfisema e câncer - alerta.

Ciclista acha a sua bicicleta roubada sendo vendida na internet e dá o troco no ladrão

Um corajosa mulher conseguiu se vingar do bandido que roubou a sua bike e tentou vende-la pela internet. Ela deu um jeito de reaver a sua bike.
Roubo_
Através no anuncio da bike no site Craiglist, a ciclista marcou de encontrar com o cara a tinha roubado. ”Liguei para o cara e marquei de encontrá-lo em meia hora na rua principal McDonalds (McDonalds, sim, McDonalds). Quando eu entrei no estacionamento eu ainda não tinha um plano de ataque. Eu cheguei lá e vi o cara com a minha bicicleta. Ele estava usando shorts, uma camiseta regata e óculos escuros. Percebi que era minha bicicleta de imediato por causa do adesivo ‘Ride On’”,
A mulher então conversou com o ladrão e pediu para que ela pudesse dar uma volta na bike e fazer um “test-drive”. Então o bandido falou “Ok, mas não vá para longe”. A ciclista então saiu pedalando e “roubou” de volta a sua bike…
Ela chegou ao cúmulo de ligar de volta para o ladrão para pedir ‘desculpas’ por “não ter voltado para pagá-lo pela bicicleta que ele havia roubado”

fonte: www.praquempedala.com.br

Com cobertura e gramado, Arena das Dunas bate 86% de conclusão

Arena das Dunas, em Natal - 27 de agosto (Foto: Jocaff Souza)Montagem da cobertura da Arena das Dunas, em
Natal, está avançando (Foto: Jocaff Souza)
A quarta pétala da cobertura metálica da Arena das Dunas, em Natal, já está sendo preparada para ser içada. A obra, que no mês de julho havia chegado aos 83,81%, já ultrapassou os 86% de conclusão, segundo informações do consórcio responsável pela construção. O estádio tem prazo de entrega para o dia 31 de dezembro, de acordo com o cronograma oficial da Fifa e do comitê organizador local.
A cobertura já recebeu três partes da estrutura e os operários já preparam a montagem da quarta peça, que deverá ser erguida até sexta-feira. Na parte externa, outro grupo de funcionários realiza a colocação das placas metálicas, deixando a estrutura com a aparência de completa. Uma equipe de "alpinistas operários" trabalha nas alturas para juntar as peças e as barras de ferro da peça.
Arena das Dunas, em Natal - 27 de agosto (Foto: Jocaff Souza)Recém plantado, gramado da Arena das Dunas começa a tomar forma (Foto: Jocaff Souza)
No campo, o gramado, que foi plantado no último dia 14 de agosto, já está tomando forma e o "tapete" começa a ficar verde, mesmo com alguns pontos ainda de areia. Contudo, a grama recebe um tratamento especial, com a adição de adubos químicos e um sistema de irrigação eletrônico.