segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Caminhonete afunda ao tentar atravessar rio no litoral do RN

Do G1 RN
Hillux foi achada quase submersa em Barra do Rio (Foto: Daniel Ipiranga/G1)Hillux foi achada quase submersa em Barra do Rio (Foto: Daniel Ipiranga/G1)
Uma caminhonete afundou ao tentar atravessar um rio neste sábado (8) no litoral Norte do Rio Grande do Norte. A Hilux foi encontrada pela manhã quase submersa na praia de Barra do Rio. O veículo tentava fazer a travessia para a margem da praia de Jenipabu.

O resgate foi feito durante a noite pelo grupo Jeepeiros Solidários, que precisaram de dois veículos para puxar a caminhonete até a praia.
Resgate foi feito por volta das 22h pelo grupo Jeepeiros Solidários (Foto: Daniel Ipiranga/G1)Resgate foi feito por volta das 22h pelo grupo Jeepeiros Solidários (Foto: Daniel Ipiranga/G1)
"Foi achado pela manhã, mas a maré estava enchendo e não deu para fazer o resgate. Por volta das 22h, com a maré mais baixa, mobilizamos 30 pessoas para a operação", explica Daniel Ipiranga, do grupo Jeepeiros Solidários.

O proprietário do veículo ainda não foi localizado. Daniel acredita que o motorista não conhecia a região. "Essa travessia deve ser feita de balsa. O rio é muito profundo", afirma.

Daniel Ipiranga acrescenta que o resgate foi feito para evitar a poluição do rio. "Como o veículo tem óleo e fluidos poderia poluir. Foi pensando no meio ambiente que fizemos o resgate", explica.
  •  
Foram necessárias duas caminhonetes para puxar Hillux até a praia (Foto: Daniel Ipiranga/G1)Foram necessárias duas caminhonetes para puxar Hillux até a praia (Foto: Daniel Ipiranga/G1)

Acidente mata idosa e deixa um ferido grave na BR-226, no RN

Do G1 RN

Um acidente matou uma idosa e deixou um homem ferido no início da tarde deste domingo (9) entre os municípios de Currais Novos e Campo Redondo, na região Seridó do Rio Grande do Norte. A batida aconteceu após uma caminhonete invadir a contramão e atingir frontalmente um carro de passeio na BR-226.

A colisão matou uma idosa identificada apenas como Maria de Lourdes, de 68 anos, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Ela estava no carro de passeio com um homem, que foi socorrido em estado grave. A PRF não tem informações sobre a identidade da segunda vítima. O motorista da caminhonete, uma D20, deixou o veículo no local e fugiu a pé.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local para prestar socorro às vítimas. A colisão aconteceu às 12h40.

Enem tem 28% de abstenção e 1.519 eliminados

Da redação, Portal Band

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 28,64% de abstenção, o que equivale a 2,4 milhões de candidatos - a prova foi aplicada a mais de 8 milhões. Mais 1.519 foram eliminados por desrespeitarem as regras do exame. Desses, 236 foram eliminados por uso indevido de celulares. O balanço foi divulgado nesta noite pelo ministro da Educação, Henrique Paim. Na análise do ministro, a aplicação transcorreu com "tranquilidade, o que mostra que chegamos a um momento de consolidação desse processo". O Enem foi aplicado neste sábado e domingo em 1,7 mil municípios.

"Tomamos medidas importantes no sentido que houvesse maior conscientização das pessoas que se inscreveram no Enem, chamando a atenção delas de que é importante a participação [no respeito às regras]. Tivemos uma melhora pequena", avalia o ministro. "Vamos trabalhar e ver qual medida que temos que tomar, especialmente com os reincidentes", acrescentou, ressaltando que podem ser tomadas medidas mais duras.

No ano passado, a taxa de abstenção alcançou 29,7%, e e as eliminações chegaram a 1,5 mil, sendo 47 por uso indevido de celular. Os números desse ano, segundo Paim, ainda podem aumentar com a análise das atas de cada local de prova. "Nós vamos continuar ampliando o processo e o rigor para que qualquer tipo de perturbação e fraude seja coibido", disse.

Paim também voltou a lamentar a morte de Edivania Florinda de Assis, em Olinda (PE). Segundo ele, houve também um nascimento, em Caucaia (CE), de uma criança chamada Júlia. A mãe, Maria Alves Viera, entrou em trabalho de parto durante a prova. O ministro também confirmou que ocorreram ao menos três prisões, mas não divulgou o número oficial. Isso será feito, segundo ele, posteriormente, com a presença da Polícia Federal.

Em outro problema, a Agência Brasil identificou este ano vários candidatos que fizeram as provas em locais distantes de onde residem. "Temos que verificar caso a caso, depende de como o candidato fez a inscrição, tem que ver a situação de cada particiante", comentou Paim.

Pelo Twitter, a presidenta Dilma Rousseff agradeceu aos colaboradores no Enem e disse: "A consolidação do #Enem permite que mais estudantes possam ter aceso às oportunidades criadas pelo #Sisu e entrar na universidade pública". Ela também disse que o Enem foi um sucesso de organização e "candidatas e candidatos tiveram condições para realizar suas provas com tranqüilidade e buscar seu sonho na universidade".

Fonte: no minuto.com

Pilões/RN: Prefeito demite Secretários alegando corte de gastos

O prefeito de Pilões, Chagas de Oliveira, demitiu no último dia 31 de outubro, conforme publicação do Diário da FEMURN, 26 cargos comissionados da prefeitura de Pilões, no Oeste potiguar. No decreto de número 07/2014, o prefeito cita 3 motivos que o fez tomar tal atitude: necessidade de reorganização administrativa; corte de gastos e ser do gestor a escolha de profissionais para cargos comissionados. Dentre os demitidos, estão 06 (seis) secretários municipais (Agricultura; Cidadania; Esportes; Obras e Serviços Urbanos; Turismo e Lazer e Transportes); 09 coordenadores; 10 sub-coordenadores e 1 assessor.

Destas secretarias, é notório a importância, principalmente da pasta de agricultura; obras e transportes. Cargos que devem ser mantidos, por ser essencial ao bom andamento do município. Ou estas pastas serão extintas e administradas por coordenadorias?
Por coincidência, a posição adotada pelo gestor municipal foi exatamente após um pleito eleitoral. Destarte, dar margem para se pensar que tais demissões possam ter cunho político. Ou não...

Porém, uma pergunta que perturba é quanto a importâncias destes secretários na grade administrativa do município de Pilões até a demissão. Seriam mesmo importantes, a ponto de ser, agora, "sacrificados"? Ou seriam meros ocupantes de cargos sem tanta relevância?
O blog encontrou em contato telefônico com o secretário demitido Hélio Paiva Damasceno, que ocupava a secretaria de agricultura. Hélio disse continuará a exercer a função, mesmo que voluntariamente, por que tem projetos de grande relevância para o município e que não podem parar. Como exemplo citou o RN Sustentável; Garantia Safra e o Sistema de Intensificação da Vigilância Sanitária, que, conforme Hélio Damasceno, é posto em prática juntamente com a secretaria de Saúde. O ex-secretário também frisou, que o prefeito realizou uma reunião na última terça-feira, no prédio da prefeitura de Pilões, onde explicou aos 6 secretários os motivos que o levaram a tomar esta decisão. "Estamos com 4 meses de salários atrasados, tanto o secretariado; como os cargos comissionados e alguns prestadores de serviços. Hélio disse que o prefeito Chagas de Oliveira, garantiu que estas demissões haveriam de ocorrer para que pudesse pagar os meses vencidos e 2 meses depois haveria de recontratar os secretários demitidos.

Uma curiosidade: o ex-secretário Hélio Paiva Damasceno, não sabia ainda que já estava demitido oficialmente. O Decreto em tela, sob número 07/2014, foi assinado por Francisco das Chagas de Oliveira Silva e é datado de 31 de outubro. 

Para ver o Decreto com os nomes dos demitidos, basta clicar AQUI 

http://rnpoliticaemdia2012.blogspot.com.br/ deixa sua página a disposição da prefeitura de Pilões para caso entenda necessário maiores explicações. Assim como aos demissionários.

Fonte: NPRN