quarta-feira, 21 de outubro de 2015

GREVE UERN: JUSTIÇA DETERMINA FIM DA GREVE DE PROFESSORES E RETORNO IMEDIATO

O desembargador Cornélio Alves, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) determinou a suspensão da greve dos professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
Os professores estão paralisados há 147 dias sem acordo com o governo do estado. Ontem, após assembleia os docentes decidiram manter a greve por tempo indeterminado. Ontem os servidores técnicos já haviam decidido suspender a paralisação deles.
Na decisão, o desembargador também determina o retorno imediato dos professores às atividades.
Fonte: Novojornal

Enem mobilizará quase mil policiais militares no Rio Grande do Norte

PM estará realizando a escota das provas e o policiamento nos locais de aplicação.

Wenderval Gomes, no minuto
Wenderval Gomes/Nominuto.com
Um convênio entre o Inep e a Sesed viabiliza verba para o pagamento de policiais que vão prestar serviços.
SELO-ENEM
Quase mil policiais militares vão realizar a segurança das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo final de semana. Em todo o Rio Grande do Norte, 382 locais distribuídos em 40 cidades receberão aplicação das provas. As informações são do tenente-coronel Alarico Azevedo, coordenador de operações do Enem no RN.

De acordo com o coronel, a PM estará realizando a escota das provas e o policiamento nos locais de aplicação. “No total nós teremos 983 policiais militares nesses dois dias do Exame. Eles estarão fazendo a segurança no transporte das provas e também nos locais. Estaremos ali para fazer a segurança e manter a ordem pública”, detalha.

Uma ação conjunta da Polícia Militar com outros órgãos será realizada para garantir mais segurança na realização do Exame. "Estaremos usando o Centro de Comando de Controle e trabalhando em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e até Caern, tudo isso para garantir um Enem seguro”, acrescenta.

O coronel acrescentou ainda que 34 locais no Estado receberão candidatos sabatistas (que guardam o sábado). "Esse pessoal começa a fazer a prova a partir das 18h, e nós continuaremos até o término de tudo”, explicou.

Segundo o coordenador, um convênio entre o Inep e a Secretaria de Segurança Pública do RN (Sesed), viabilizará verba para o pagamento de policiais de folga que vão prestar serviços nos dias do Enem. “Os policiais que vão trabalhar nos dias em que teriam folga receberão, claro, mas esses custos não são do Governo do Estado, são do Inep”, enfatizou.

Em todo o Brasil mais de 7 milhões de candidatos vão realizar as provas nos dias 24 e 25 desse mês. O coordenador ressaltou a importância dos candidatos chegarem cedo nos locais. "Todo ano temos pessoas chegando atrasadas. Os candidatos por favor se antecipem, não cheguem em cima do horário. Apesar de não estarmos no horário de verão seguimos o horário de Brasília", lembrou.

Alarico Azevedo destacou ainda que essa é uma mega operação parecida com as realizadas nas eleições. “A diferença é que ao invés das urnas temos os malotes, e invés dos locais de votação temos os locais de aplicação”, acrescenta.

João Maia deverá ter nome indicado para vice-presidência do Banco do Brasil

Além do Ministério dos Transportes, o PR quer a vice-presidência de Serviços e Infraestrutura do Banco do Brasil.

O nome indicado, caso a presidente Dilma Rousseff atenda o pedido, deverá ser o do presidente da legenda no Rio Grande do Norte, ex-deputado federal João Maia.

O cargo hoje é ocupado por indicado do ex-ministro dos Transportes César Borges, brigado com o PR e deixou o partido.
Fonte: Blog do Seridó

Assembleia Legislativa aprova PEC para escola de tempo integral


Na sessão plenária desta terça-feira (20), foram aprovadas à unanimidade pelos deputados duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs). A PEC de iniciativa da deputada Márcia Maia (PSB), votada em primeiro turno, regula a opção pela Escola de Tempo Integral, como forma de resgatar a qualificação do processo educacional.

A segunda PEC aprovada, com votação já em segundo turno, é de autoria do deputado Kelps Lima (SDD) e permite aos servidores públicos incorporar aos proventos de aposentadoria, algumas gratificações a que tinham direito quando estavam na ativa, como é o caso da gratificação de insalubridade para os servidores da saúde. O presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) anunciou para amanhã sessão solene para promulgação deste projeto..

Na discussão das matérias, os parlamentares defenderam a escola de tempo integral como fundamental para a formação dos jovens. “Os jovens precisam do apoio da educação para que possam ser bons cidadãos”, afirmou Jacó Jácome (PMN).

O deputado Hermano Morais (PMDB), que foi o relator da matéria quando tramitou na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), afirmou que a PEC significava um avanço para o Rio Grande do Norte. “Diante do aumento das drogas, é preciso que os jovens tenham mais tempo na escola e queremos que nosso Estado se exemple em experiências que já deram certo em Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros”, concluiu Márcia Maia.

Blog A Fonte

Secretaria de Agricultura divulga calendário para inscrições do Programa Garantia Safra 2015/2016.

O Governo Municipal de Encanto anuncia através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, divulga o cronograma de inscrições para o Programa Garantia Safra 2015/2016.

O Cronograma é o seguinte:
De 03 a 09/11/2015 - Escritório local da EMATER/RN, ou na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Terça feira, 03/11 - Varzéa Velha, Sanharão, Cantinho, Assentamento, Baixiote, Pitombeira e Ingá.

Quarta feira, 04/11 - Ponta da Serra, Várzea Nova, Amarela, Cercado Grande, Cabelo , Porco e Palha.

Quinta feira, 05/11- Encanto de Cima, Vaca Morta, Barreiras e Encanto do Meio.

Sexta feira, 06/11 - Terra Boa, Pescaria, Nadador e Nadador dos Cândidos.

Segunda feira, 09/11 - Carnaubinha, Saco, Nova Esperança, Assentamento e Serra das Almas.

Dias 10, 11, 12, 13/11 - Atendimento a alguma comunidade que não foi citada no calendário de inscrições.

Representantes do município de Encanto participam de reunião extraordinária do Circuito das Serras Potiguares.


Representantes da cidade de encanto esteve presente em mais um encontro promovido pelos integrantes do Circuito das Serras Potiguares, sob a liderança do Prof. Gilton Sampaio, desta feita em Portalegre, na noite desta terça feira, 20, oportunidade em que foi realizada reunião para dar continuidade aos trabalhos para a elaboração e lançamento do livro que terá por objetivo divulgar os atrativos turísticos da região do Alto Oeste do Estado.

A Reunião extraordinária foi realizada no Hotel Portal da Serra, com a presença de Ruy Gaspar, Secretário Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, sendo que do município de Encanto estiveram presentes os Secretários, Yria Queiroz, Aparecida Granjeiro e Ítalo José, Vereadores, Atevaldo Nazário e Anchieta Fernandes, como também, Lídia Rego, Adriano Soares, Diego Ferreira, Higor Mateus, Neuriberg, Neto Ferreira, Josivânia Nato, Inácio , Jucélio Patrício e Lidia Guedes .

 O livro virtual Circuito das Serras Potiguares deverá ser lançado nas próximas semanas e do município de Encanto foram selecionados para entrar no projeto, o Santuário de São João Batista, Complexo de Lazer “Valdir Felix da Silva”, Museu “Mãe Tereza” no sítio Terra Boa e a Igreja matriz de São Sebastião.