domingo, 10 de fevereiro de 2013

Líder do governo afirma que não há acordo para votação


O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Getúlio Rêgo (DEM), admitiu ontem que a convocação extraordinária feita pelo Governo aos parlamentares não terá eficácia prática. Ele reconhece que não foi possível um entendimento político capaz de sensibilizar os três deputados da oposição que compõem o colegiado de líderes e destaca que a matéria dificilmente terá a tramitação liberada em regime de urgência. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) impôs vetos da ordem de R$ 1.286.586.000,00 no OGE, medida que incluiu praticamente todo o orçamento previsto para o Tribunal de Justiça (TJRN), Ministério Público (MPE), Tribunal de Contas (TCE) e para a própria Assembleia (AL). Para recompor as finanças, a chefe do Executivo enviou um projeto de lei contendo créditos especiais que substituirão os valores anteriormente represados. Como não deverá haver dispensa na apreciação da proposta, esta deverá ser analisada ordinariamente, com o retorno dos trabalhos legislativos, que se iniciarão na sexta-feira (15) com a leitura da mensagem da governadora.

Alberto Leandro
Getúlio Rego avalia que a convocação extraordinária só seria eficaz com acordo dos líderes de bancadas

"A iniciativa da extraordinária só seria eficaz se houvesse concordância dos líderes. Como eles não estão acatando o pedido ela vai deixar de acontecer", disse Getúlio Rêgo. De qualquer maneira, os deputados terão necessariamente que se reunir na quinta-feira, data marcada para a sessão, no intuito de decidirem se avalizam ou não a convocação extra. A necessidade de reunir os parlamentares, mesmo diante de uma iniciativa inócua, é necessária face o rito do trâmite legislativo. O impasse que margeia a resistência dos líderes da oposição em liberar a urgência da votação é motivado por um impasse quanto a apreciação anterior dos vetos proferidos pela governadora.

Os deputados Fernando Mineiro, líder do bloco PT/PT/PHS; José Dias, líder do PSD; e Márcia Maia, líder do PSB, argumentam que antes de votarem os créditos especiais os parlamentares teriam que apreciar os vetos da governadora. Na teoria essa processo legislativo tem inspiração política. De um lado a ala oponente quer ver derrubados os atos da governadora, impondo à mesma uma derrota proeminente. De outro, a bancada governista quer evitar esse desgaste e argumenta que não há necessidade de análise dos vetos porque estes perderam o objetivo com o envio do projeto que cria os créditos especiais.

Carnaval 2013 começa com arrastão de milhares nas ruas de Macau


Milhares de pessoas acompanharam os trios elétrico na primeira noite de carnaval 

Milhares de pessoas lotaram as ruas da cidade de Macau na noite desta sexta-feira (08) e madrugada (09) para participar do grande arrastão carnavalesco, realizado logo após o encerramento da final do 42º Campeonato de Futebol de Salão de Blocos de Macau, quando a equipe do bloco Barreiras venceu o bloco Jardim por 6 a 4 e sagrou a campeã, em jogo realizado na mesma noite, antes do arrastão, no ginásio Virgílio Barbosa.

A animação ocorreu como forma da equipe vencedora, junto com sua torcida, comemorar o título. Três trios elétricos animavam os foliões, que esbanjavam muita energia e alegria para brincar, e olha que o carnaval de Macau 2013 está penas começando.

Atrações

Arrastando os foliões com seus sucessos, o cantor Neto Amaral e as bandas Saia Rodada Elétrica e Phaphirô, que começaram a cantar pela avenida Centenária e depois pela avenida Litorânea e outras ruas da cidade. Mais uma vez o prefeito Kerginaldo Pinto, ao lado de diversos auxiliares, fez questão de acompanhar o festejo.

Principais destinos do carnaval nordestino devem gerar mais de 275 mil empregos



Da Agência Brasil

Brasília – O carnaval é um período de oportunidades para viajar, descansar, se divertir e conhecer pessoas novas. O feriado, no entanto, é particularmente especial para quem quer trabalhar. Centenas de milhares de vagas de emprego temporário são abertas no período e muitos desses postos têm a perspectiva de se tornar permanentes. Só em Salvador e Olinda, dois dos principais destinos do feriado no Nordeste, estima-se que aproximadamente 275 mil empregos sejam criados, direta e indiretamente. Na capital baiana, são cerca de 210 mil vagas e na cidade pernambucana, 65 mil, segundo dados das prefeituras locais.

As áreas que mais contratam são as de serviços e o comércio, devido à demanda que se intensifica com a presença de visitantes nas cidades onde o carnaval é atração. Olinda, por exemplo, espera receber cerca de 150 mil turistas, o que corresponde a mais de um terço da população da cidade – de 378 mil pessoas, segundo o Censo 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Algo em torno de 95% dos leitos da rede hoteleira de Olinda são ocupados no período. Nos cinco dias de carnaval, mais de 2 milhões de pessoas devem visitar a cidade.

“Grande parte dessa geração de empregos é informal. Quem vem a Olinda vê isso muito claramente nas ruas. Acredito que, se a quantidade de vagas informais abertas não for igual à das formais, está muito perto disso”, informou a coordenadora de projetos da cooperativa de trabalho especializada em serviços, Banco de Horas, Patrícia de Luna.

Corrida presidencial de 2014 começa com quatro nomes no páreo



FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

Faltam cerca de 20 meses para a eleição presidencial de 2014. Esse prazo dilatado impede vislumbrar cenários futuros com precisão, mas a presidente Dilma Rousseff já passou da metade do mandato e o Congresso acaba de escolher seus novos dirigentes.

A partir de agora, só um assunto dominará a política: quem serão os candidatos na corrida pelo Planalto.

Há quatro nomes mais evidentes e com o bloco na rua. Dilma quer concorrer à reeleição. O senador mineiro Aécio Neves é até o momento a principal aposta do maior partido de oposição, o PSDB. Na corrente da renovação da política, Marina Silva está prestes a lançar sua própria legenda e pretende disputar o Planalto. Por fim, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, também está hoje dentro do jogo.

O campo das especulações também é vasto. O ex-presidente Lula é sempre citado por uma facção paulista do PT ""embora ele já tenha declarado que não pretende disputar cargos em 2014.

Pelo menos outros dois nomes aparecem na bolsa de apostas com alguma frequência. Um deles é o do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. O outro é o do ex-deputado federal Fernando Gabeira, que é filiado ao Partido Verde. Não está claro se ambos estarão na disputa presidencial.

Desde o fim da ditadura militar (1964-85), o Brasil já teve seis eleições presidenciais diretas. A menos imprevisível até agora foi a reeleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 98. Ele sempre foi o favorito e ganhou.

Já a reeleição de Lula (PT), em 2006, demorou um pouco mais para se consolidar. Em 2005 foi o ano do mensalão e havia dúvidas sobre as chances de vitória do petista.

Nas outras disputas, os cenários estavam muito incertos a 20 meses do dia da eleição ""como hoje. Em fevereiro ou março de 88, Fernando Collor nem aparecia entre os possíveis candidatos, mas ele foi eleito em 89. Em 93, o favorito era Lula, mas quem venceu em 94 foi FHC.

Primeiro dia de carnaval na Adega Balneário de Taboleiro Grande


O primeiro dia de carnaval da Adega Balneário de Taboleiro Grande foi bastante movimentado, apesar de costumeiramente esse dia não ser de grande participação dos foliões.
A banda Magote Elétrico fez a abertura do carnaval em Taboleiro Grande e o encerramento desse primeiro dia ficou por conta de Fabiano Show.
Hoje a folia continua na Adega de Taboleiro Grande e a animação fica por conta de Magote Elétrico e Tabakana.
Veja aqui todas as fotos.
 
Fonte: João Moacir