domingo, 15 de dezembro de 2013

JOVEM RESIDENTE DE ÁGUA NOVA SE ENVOLVE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO PRÓXIMO O IFRN

No dia de hoje às 00:hs, o jovem Francisco Alison Costa Fernandes, residente de Água Nova, ao voltar de seu trabalho em Pau dos Ferros, colidiu com um animal na BR 405 próximo ao IFRN KM 154.

O jovem conduzia uma motocicleta Honda Titan 150 placa MYX-8005, cor vermelha.

Populares socorreu o mesmo para o hospital de Pau dos Ferros, e não corre risco de morte, o cavalo morreu no local.

Policiais do 4º DPRE estiveram no local e orientaram os familiares a acionar a PRF.
*Informações e fotos via o blog Nossa Pau dos Ferros.



Fonte: Blog Água nova news

Jovem de 16 anos é morto a tiros em Catolé do Rocha

assassinato-catoléNa manhã deste sábado(14), um jovem foi vítima de tentativa de homicídio em sua residência no Loteamento São Paulo em Catolé do Rocha. O fato aconteceu por volta das 11h00min da manhã. De acordo com informações de familiares, um homem chegou numa moto e adentrou a residência de Fabrício Sousa e Silva de 16 anos e efetuou dois disparos de arma de fogo, atingindo o jovem com um tiro na nuca. Um adolescente que estava na casa levou um tiro de raspão, mas não sofreu ferimento que pudesse causar maiores cuidados.
O jovem Fabrício Sousa Silva ficou agonizando ao chão enquanto sua mãe em desespero pedia ajuda. A Polícia Militar da Paraíba compareceu ao local e acionou o SAMU, que prestou os primeiros socorros, conduzindo a vítima até o Hospital Regional de Catolé do Rocha.
Ao chegar ao Hospital o jovem recebeu os primeiros atendimentos médicos, mas devido à gravidade do ferimento não resistiu e veio a óbito por volta do meio dia.
Há um suspeito pelo crime e a polícia está em diligência a fim de prender o acusado, já que familiares da vítima identificaram o autor dos disparos.
assassinato-catolé2
assassinato-catolé3
Domício Filho-Panorama Notícias

Show de Swellen Pimentel, na Pizzaria e Restaurante Água na Boca, em Pau Dos Ferros



Fonte: You tube

Irmã de Wanessa Camargo é orientada a se afastar de Fábio Assunção; entenda!

(Foto: Reprodução)
Saiu na mídia uma notícia dizendo que Camilla Camargo, filha de Zezé, estaria tendo um romance com Fábio Assunção. E até os amigos da moça ficaram preocupados ao saber da informação e logo alertaram a moça  para ficar longe do ator global.
Mas quem pensa que o motivo seria que o galã já teria se metido com drogas, está muito enganado. O problema é que o ator não é considerado um cara tão gentil com as mulheres.
Vou abrir o olho da Camilla“, disse um dos amigos ao blog da jornalista Fabíola Reipert, do R7.

Fonte: Tv foco

Walcyr Carrasco fala sobre finais de alguns personagens da novela “Amor à Vida”

Autor de “Amor à Vida” participou da gravação do especial de fim de ano do “Domingão”
Durante a gravação do especial de fim de ano do programa “Domingão do Faustão”, que vai ser exibido no dia 29 de dezembro, o autor Walcyr Carrasco preferiu manter em segredo o destino dos personagens de “Amor à Vida” mas garante que o final de alguns deles será surpreendente. A trama chega ao fim no dia 31 de janeiro.
Posso garantir que nunca houve em novela um final como o do César (Antônio Fagundes). Não dá para explicar, vai ser emocionante“, contou ele. Sentada ao lado de Walcyr, Angélica também tentou arrancar alguma novidade sobre a novela mas não conseguiu. “Eu não conto porque eu mudo de ideia toda hora”, explicou Walcyr.
O vilão gay Félix (Mateus Solano) também deverá ter um final, assim como César, inesperado: “O público se apaixonou pelo Félix e fui percebendo e estou transformando o personagem, sem perder o caráter. O final dele também será algo que nunca teve em uma novela“. Walcyr confirmou ainda que Valdirene (Tatá Werneck) irá para uma casa de vidro montada em um shopping para tentar entrar no “Big Brother Brasil”: “Ela terá que improvisar pois vai contracenar com o público“.
O autor disse que a ideia da personagem Perséfone, interpretada por Fabiana Karla, foi para mostrar que a maioria das pessoas não tem um corpo perfeito: “Quis jogar esse preconceito na piada para mostrar que a maioria das pessoas são gordas ou magras demais, elas não têm esse corpo perfeito da Angélica ou Maria Casadevall, por exemplo. Quis mostrar que as pessoas não precisam ser perfeitas para ter um amor“.
Walcyr disse que acha Caio Castro um ator corajoso: “Ele casou pelado com aquele ar condicionado“. Caio completou brincando: “Eles me deram duas opções, casar pelado ou usar tapa-sexo, que nada mais é do que uma calcinha ‘lá’ bege então preferi ficar pelado“. O autor ainda disse sobre a escolha do ator para viver Michel: “O Caio foi de cara. A Maria (Casadevall) fez um teste maravilhoso e passou. O teste sempre é uma coisa que a gente não tem muita certeza mas ela me animou muito“.
Com informações do site UOL.

Fonte: Tv foco

Seca obriga moradores do RN a gastar Bolsa Família em água potável

G1 visitou nove municípios que estão em 'colapso', sem água nas torneiras.
Moradores relatam sofrimento e temem ficar doentes ao beber a água.

Anderson Barbosa e Fred Carvalho Do G1 RN

Moradores de Ipueira, no Seridó potiguar, precisam fazer fila para conseguir água  (Foto: Anderson Barbosa/G1)Moradores de Equador precisam fazer fila para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos, com estiagem que já dura mais de um ano em diversos municípios. A falta de água mudou a rotina de milhares de famílias carentes do sertão, que são obrigadas a gastar boa parte do dinheiro que recebem de programas sociais – como o Bolsa Família – para poder beber, cozinhar e tomar banho.
MAPA SECA RIO GRANDE DO NORTE (2/12) (Foto: Editoria de Arte/G1)
No dia 19 de setembro, a governadora Rosalba Ciarlini decretou "situação de emergência por seca" em 150 dos 167 municípios do estado. Em novembro, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que nove municípios permanecem em colapso no abastecimento. A Caern admitiu que não tem condições de abastecer a cidade e suspendeu a emissão de faturas aos moradores.
Durante três dias, o G1 percorreu mais de 1.200 quilômetros de estradas de terra e asfalto para ver quais são as dificuldades enfrentadas pelos moradores de Ipueira, Carnaúba dos Dantas, Equador, São José do Seridó,Antônio MartinsÁgua NovaJoão Dias, Pilões e São Francisco do Oeste. Além da morte de animais e da destruição de lavouras, foi possível ver que os moradores travam uma luta diária pela própria sobrevivência, em busca de água potável.
No domingo (1°), o "Fantástico" mostrou como funcionam os programas que combatem a seca no Nordeste com caminhões-pipa. O principal responsável pela distribuição no semiárido do Brasil é o Exército, que paga até R$ 15 mil mensais para cada um dos 6 mil pipeiros responsáveis por levar água a 835 cidades, em nove estados, para quase 4 milhões de pessoas. Só em 2013, o governo já gastou mais de meio bilhão de reais no programa. Em dois meses de investigação, a reportagem encontrou tanques imundos, água contaminada e entregas que nunca foram feitas.
saiba mais
'Há dois anos só tomo banho de cuia'
Com o nível dos reservatórios muito baixos, a companhia estadual não consegue distribuir água em todas as cidades. Por conta disso, suspendeu a cobrança das contas em nove municípios, que dependem da chegada de caminhões-pipa. "Ninguém mais dá bom dia na rua. Primeiro a gente pergunta se tem água na caixa", disse a dona de casa Marina Medeiros, de 40 anos. Moradora de Ipueira, na região Seridó, ela busca água todas as manhãs nas caixas comunitárias abastecidas pelos caminhões.
A produtora de vendas Robéria Danielle Dantas, de 27 anos, mora em Carnaúba dos Dantas e conta que teve que readaptar a vida por conta da escassez de água. A maior mudança, segunda ela, é não ter conforto para tomar banho. "Não sei mais o que é tomar um banho decente. Há dois anos, só tomo banho de cuia."
Robéria Danielle Dantas há dois anos só toma banho de cuia (Foto: Anderson Barbosa/G1)Robéria Danielle Dantas há dois anos só toma
banho de cuia (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Não sei mais o que é tomar um banho decente. Há dois anos só tomo banho de cuia"
Robéria Danielle Dantas,
promotora de vendas
Ana Santana acorda cedo e faz várias viagens até o chafariz da cidade para pegar água (Foto: Anderson Barbosa/G1)Ana Santana acorda cedo e faz várias viagens até o
chafariz atrás de água (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Essa água verde que eu pego é fedida. Mesmo assim, é com ela que eu cozinho, dou banho nos meninos e preparo a nossa comida"
Ana Santana,
dona de casa
Aguá servida para os moradores de Carnaúba dos Dantas, no Seridó do RN, é esverdeada e cheira mau (Foto: Anderson Barbosa/G1)Aguá servida para os moradores de Carnaúba é
verde e cheira mal (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Nas cidades visitadas, o G1 ouviu várias histórias de sofrimento por conta da seca. Brigas e ameaças na disputa por um lugar na fila dos chafarizes públicos e das caixas d'água comunitárias já viraram casos de polícia. Sem água nas torneiras, o pouco líquido que restou em poços e barragens é barrento e tem mau cheiro, impróprio para o consumo humano. Quem se arrisca e bebe, adoece facilmente. Os mais frágeis, como crianças e idosos, sofrem com diarreia e desidratação.
O comércio de água é o único beneficiado. Há relatos de quem largou a profissão para vender galões e barris a moradores. O vaivém de caminhões e motocicletas adaptadas para transportar água já faz parte da paisagem há quase um ano. Quem tem cisterna também precisa gastar dinheiro para encher os reservatórios. Quem não tem improvisa com baldes e barris. Vasilhas decoram as calçadas.
Carnaúba dos Dantas
A primeira parada do G1 foi em Carnaúba dos Dantas. A cidade fica na região Seridó, a 220 km de Natal. No caminho, a movimentação de carros-pipa já deu sinais do quanto a ajuda é necessária. A maioria dos veículos faz parte da Operação Pipa, programa de responsabilidade do Exército brasileiro.
Apesar de não tomar banho de chuveiro há dois anos, Robéria não é beneficiada pela Operação Pipa. Ela diz que a água trazida pelos militares não é boa para o consumo e que por isso prefere ligar para os entregadores e comprar a água que usa para beber, tomar banho e fazer as atividades domésticas, como lavar roupa, cuidar da limpeza da casa e cozinhar.
Esse não é o caso da dona de casa Ana Santana, de 45 anos. Mãe de três filhos, ela acorda cedo e faz várias viagens empurrando um carrinho de madeira até o chafariz público da cidade para pegar água. "Essa água verde que eu pego é fedida e não presta pra beber. Mesmo assim, é com ela que eu cozinho, dou banho nos meninos e preparo a nossa comida", relatou.
Segundo o coronel Marcelo Pellense, coordenador do programa no Rio Grande do Norte, em 113 municípios do estado caminhões foram contratados para levar água aos desassistidos pela seca. "Toda a água que o Exército fornece é potável, vem da própria Caern e é apropriada para o consumo. Nas cidades em que a Caern não tem de onde tirar água, são os municípios que indicam os mananciais. A cada 30 dias, as prefeituras precisam nos enviar relatórios de análise da qualidade da água", ressaltou o oficial.
De acordo com o coronel Josenildo Acioli, coordenador da Defesa Civil no Rio Grande do Norte, o estado mantém caminhões-pipa em 24 municípios que não fazem parte da lista dos 113 que já são assistidos pelo Exército. Segundo ele, a água oferecida à população também é apropriada para o consumo.
Ainda de acordo com Acioli, a água que é fornecida gratuitamente para essas 24 cidades (incluindo João Dias, Pilões e São Francisco do Oeste) pode acabar. Para evitar que isso ocorra – uma vez que só há recursos para garantir o fornecimento até o fim de janeiro de 2014 – o órgão está apelando ao governo federal.
"Protocolamos em outubro, junto à Secretaria Nacional da Defesa Social, um pedido de mais recursos. Ainda não tivemos resposta, mas precisamos prorrogar nosso programa de atendimento por pelo menos mais seis meses. Para isso, são necessários R$ 9,2 milhões", afirmou Acioli.
Tive dor de barriga, diarreia. Fui bater no posto de saúde. Lá em casa todo mundo adoeceu"
Ana Santana,
dona de casa
'Tive dor de barriga, diarreia'
Ana Santana contou que certa vez, sem dinheiro para comprar água potável, precisou beber a água que apanhou no chafariz. "Tive dor de barriga, diarreia. Fui bater no posto de saúde. Lá em casa, todo mundo adoeceu", disse a dona de casa.
Aldo Dantas deixou de ser marceneiro para trabalhar como entregador de água (Foto: Anderson Barbosa/G1)Aldo Dantas deixou o trabalho de marceneiro para
fazer entrega de água (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Como entregador de água, sou meu próprio patrão e ganho R$ 800 livres de desconto"
Aldo Dantas,
ex-marceneiro
Apesar da situação caótica, há quem lucre com a falta d'água. Aldo Dantas, de 35 anos, trabalha desde a adolescência como marceneiro. Porém, faz dois anos que trocou de profissão. "Com madeira, eu trabalhava para os outros e ganhava um salário mínimo. Com os descontos, ficava com uns R$ 500 para passar o mês. Agora, como entregador de água, sou meu próprio patrão e ganho R$ 800 livres de desconto", revelou.
Aldo diz que não faltam clientes na cidade. O único gasto é abastecer sua motocicleta. Ao veículo, ele adaptou um reboque para puxar uma carroça que leva um galão com 240 litros de água, que ele diz ser de Natal e comprado de um atravessador. "É boa, quase mineral. Se a entrega for aqui na cidade mesmo, custa R$ 18. Se for na zona rural, mais afastada, cobro R$ 23", contou.
Ipueira
Em Ipueira, cidade que também fica no Seridó potiguar, os problemas com a falta d'água se repetem. O colapso no abastecimento levou a prefeitura a instituir um "cartão vale água". Com ele, cada residência tem direito a 120 litros de água potável por semana. O controle passou a vigorar há três meses e já virou caso de polícia. Osawa Brasil, servidor público que controla a distribuição de água potável, já foi ameaçado de levar uma surra por um morador.
Ipueira está com colapso no abastecimento desde agosto. A Caern diz que o abastecimento só será normalizado quando tiver capacidade de retirar água das barragens da região.
São José do Seridó
Quatro quilômetros é a distância que separa a população de São José do Seridó do sonho de acabar com a constante falta d'água. A tubulação do novo sistema adutor da cidade era para ter sido entregue no dia 19 de novembro do ano passado, mas um erro no projeto atrasou a conclusão da obra. Segundo a Caern, o novo sistema de captação, adução, tratamento e reservação do sistema de abastecimento de São José deve ser concluído em setembro de 2014.
Placa na entrada da cidade de São José do Seridó, RN, mostra que obra de adutora já deveria ter sido concluída (Foto: Anderson Barbosa/G1)Placa na entrada da cidade mostra que obra tinha
que estar concluída (Foto: Anderson Barbosa/G1)
A Caern explicou ao G1 que, durante a execução do projeto, a empresa contratada observou que a geologia do solo, bastante rochoso, impedia o andamento do plano original. Por isso, em setembro, a obra foi suspensa para uma readequação. As modificações foram enviadas à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), responsável pela análise e liberação dos recursos, em novembro do ano passado.
Essa readequação vai custar R$ 400 mil a mais na obra. "Originalmente, os recursos tinham a ordem de R$ 2,7 milhões, e com a readequação foram para R$ 3,1 milhões, tendo sido executado R$ 1 milhão na construção de uma adutora por gravidade, que está hoje 70% concluída. O dinheiro a ser liberado será usado para finalizar essa adutora e, ainda, a execução de dois reservatórios elevados, uma Estação de Tratamento de Esgotos e uma adutora por recalque", diz a Caern em nota emitida por sua assessoria de imprensa.
Adutoras, barragens, cisternas e dessalinizadores
A assessoria de comunicação do governo do estado informou que a governadora Rosalba Ciarlini preside o Comitê Gestor de Avaliação e de Combate à Seca, que semanalmente se reúne para monitorar a execução das ações estratégicas realizadas com o apoio das secretarias estaduais, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Dentro das ações, está a construção de mais de 700 quilômetros de adutoras, 3.400 barragens submersas e 17 mil cisternas, além da recuperação de 60 dessalinizadores e da perfuração de mais de 200 poços em vários municípios.
A comunicação do governo citou como exemplo um incremento de mais 22 quilômetros de adutora. A perfuração de outros 12 poços no Sistema Adutor Monsenhor Expedito deve passar a fornecer, nos próximos meses, uma oferta de 750 metros cúbicos a mais de água por hora, um aumento de aproximadamente 50% na produção, que deverá beneficiar mais de 240 mil pessoas em 30 municípios da região central e agreste do Rio Grande do Norte.

Quando entrar em operação, a adutora Monsenhor Expedito deve fornecer 2.200 metros cúbicos de água por hora, dobrando sua capacidade. A previsão é que neste mês a obra inicie sua fase de testes e seja inaugurada em janeiro de 2014.
No dia 28 de novembro, foi publicada no Diário Oficial da União a transferência de R$ 13,5 milhões do governo federal para o estado poder contratar obras da adutora de engate rápido em Pau dos Ferros, na região oeste. Com a publicação, o governo afirmou que será iniciado o processo de contratação da empresa que vai realizar as obras da adutora em caráter emergencial. "Os recursos serão liberados pelo Ministério da Integração, através da Defesa Civil Nacional, para uma conta específica da Defesa Civil Estadual, que é vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc)", diz a assessoria do Caern.
"Pelo projeto, a captação da água será na cidade de Itaú, a partir da adutora do alto oeste, do subsistema Santa Cruz-Apodi. A adutora, que terá 43 quilômetros de extensão, levará água até o município de Pau dos Ferros, beneficiando diretamente 28 mil pessoas residentes na cidade e indiretamente 200 mil pessoas dos municípios vizinhos, que também usufruem da água de Pau dos Ferros", acrescentou a assessoria.
Ozawa Brasil mostra dessalinizador que a prefeitura de Ipueira, RN, ganhou para tratar a água que é servida à população    (Foto: Anderson Barbosa/G1)Ozawa Brasil mostra dessalinizador que a prefeitura de Ipueira ganhou para tratar a água que é servida à população (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Criança de um ano e meio morre atropelada na zona rural de Cerro Corá

Por Sd PM J. Júnior com informações do Sd PM Macedo - Por volta das 16h20 deste Sábado (14/12/13) uma tragédia foi registrada na comunidade Baixa Verde, município de Cerro Corá, em que o garotinhoEMANUEL LOPES DE MEDEIROS, de apenas um ano e meio de idade, morreu atropelada por um veículo tipo F-4000 de placas MNM-2533 conduzida pelo o próprio irmão FRANCISCO LOPES DE MEDEIROS DE 27 ANOS.

O condutor saiu para manobrar o veículo e não percebeu que a criança o acompanhou e quando deu ré acabou ocorrendo o acidente. A criança ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu e faleceu na unidade de saúde de Lagoa Nova.

Os pais da vítima entraram em estado de choque e foram conduzidos para o Hospital. Policiais Militares de Lagoa Nova (fica mais próximo do local) e do 2ºGPRE foram acionados para realizar os procedimentos cabíveis.

Homem é assassinado a tiros na cidade de Baraúna, interior do RN

(Foto: O Câmera/Marcelino Neto)

Na noite deste sábado (14/12), um crime de homicídio foi registrado na cidade de Baraúna, região Oeste potiguar. O homem identificado como João Bento da Silva Pereira, foi morto a tiros na Rua Néo Targino, zona urbana da cidade.

João Bento, mais conhecido como “Pantera”, foi alvejado por vários tiros, o mesmo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. 

De acordo com as informações, “Pantera” estava em sua residência quando foi surpreendido por elementos que ao se depararem com o próprio, efetuaram diversos disparos, a vítima ainda tentou fugir, não obteve êxito e morreu a alguns metros de sua casa.

(Foto: Baraúna Hoje)

Uma viatura da PM realizou o isolamento do perímetro até a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) que efetivou a remoção do corpo até a sede do órgão, onde os procedimentos cabíveis serão feitos.

A Polícia acredita que o crime esteja relacionado com uma suposta “promessa”. Conforme a informação, Pantera teria sido contratado para matar uma pessoa, no entanto, não cumpriu com a palavra. O próprio detém várias passagens na delegacia por tráfico de drogas na região.

Samuel Williams - Redação do Portal SOS Notícias do RN
Com informações: O Câmera / O Câmera 2

Menor é executado em frente a família dentro de casa na cidade de Mossoró

A capital do oeste registrou o seu 171º homicídio na noite deste sábado (14/12) no Bairro Pereiros. Um menor foi executado a tiros dentro de casa na frente dos familiares.

Luan Dantas da Costa, de 17 anos, caminhava em uma das ruas do bairro quando foi perseguido por três indivíduos armados até a sua residência. Percebendo a emboscada, o jovem tentou se refugiar dentro de casa, mas os criminosos invadiram-na e assassinaram-o na frente da família.
Segundo o Delegado de Plantão, Dr. José Vieira, o jovem possuía envolvimento com drogas. O crime pode ter sido causado devido a briga entre gangues.

A Polícia Militar esteve no local colhendo informações que levassem aos criminosos. Os três acusados fugiram sem deixar pistas após execução do crime.

O Instituto Técnico e Científico de Polícia recolheu o corpo do menor até sua sede, onde será realizado os procedimentos de necropsia.

Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN
Com informações: O Câmera

Lançamento oficial da Festa São Sebastião 2014 Dia 15/12/2013 Na Igreja Matriz

Todos os Encantenses, devotos de São Sebastião, estão convidados para a Celebração Eucarística do III Domingo do Advento, às 08h da manhã na Igreja Matriz, onde na ocasião será feito o lançamento oficial de São Sebastião 2014, apresentando a Arte Oficial e o Tema da Festa.

Algumas novidades inéditas da Festa de São Sebastião 2014

Nas vésperas do lançamento oficial da Festa de São Sebastião 2014, estamos divulgando algumas novidades inéditas.
Adesivos para Carros e Motos:


Começa Amanha a Peregrinação de São Sebastião da Cidade do Encanto/RN.

Saudações Comunidade Católica de Encanto/RN!

A Peregrinação com a Imagem de São Sebastião pelas principais Comunidades da Paroquia de Encanto se iniciará amanhã, 15 de Dezembro, em dois momentos e horários:

Num primeiro momento, apenas a Equipe de Peregrinação sairá às 15h rumo a Capela de São Sebastião na Comunidade Jardim, município de Dr. Severiano/RN.

Logo mais ao entardecer, todos os Encantenses são convidados a fazermos uma grande Carreata da Fé com a Imagem Original de São Sebastião, saindo da Igreja Matriz às 18h, com destino a Igreja de Santa Luzia na Cidade de Dr. Severiano/RN.

Traga o seu Carro, a sua Moto e venha participar do início das festividade de São Sebastião 2014.