quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Educação: Aumenta ponto de corte dos cursos mais disputados da UFRN


No segundo dia de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o ponto de corte dos cursos mais concorridos da UFRN aumentou. Nesta quarta-feira (8), os cursos de Medicina, Direito e Engenharia Civil tiveram leve aumento na nota do último candidato inscrito e que está dentro das vagas.

O curso de Medicina, que é o segundo mais concorrido na UFRN, passou de 777,82 para 779,38 na nota mínima para o ingresso no curso, enquanto Engenharia Civil saltou de tem 751,68 para 755,76 e o curso de Direito em Caicó, o mais concorrido, teve o ponto de corte passando dos 805,01 para 810,94. Em Natal, o curso de Direito para o turno matutino passou dos 727,54 para 736,00 no ponto de corte.

O valor da nota mínima é alterado quando os candidatos mudam de escolha no transcorrer dos dias. Se o candidato que está com a nota mínima entre os que serão aprovados resolve escolher outra universidade ou curso, o ponto de corte passa a ser a nota do candidato que permaneceu disputando vaga.
As inscrições tiveram início na segunda-feira (6) e vão até sexta-feira (10). O resultado final será divulgado na segunda-feira (13). Veja aqui as notas mínimas de cada curso.

TRIBUNA DO NORTE

Fenômeno meteorológico provoca chuva no Nordeste

São Paulo – Uma área de instabilidade proveniente da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a causa das chuvas que estão caindo desde sábado passado no Ceará. A explicação foi dada ontem pela Climatempo, especializada em previsões e acompanhamento das condições climáticas para diversas empresas e veículos de comunicação social do Brasil. “Voltou a chover em várias áreas do Ceará, até com forte intensidade. Pela manhã, o radar meteorológico operado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos detectava chuva no interior e no litoral”, informa boletim divulgado ontem à tarde.
sidney costa / arquivo tn
Usado para reforçar abastecimento de 16 mil domicílios em Caicó, Itans está praticamente seco

Segundo a Climatempo, a Zona de Convergência “um sistema meteorológico típico do verão no Brasil, é responsável por grande parte da chuva que ocorre no Ceará e em outros Estados do Nordeste” durante a estação chuvosa no semiárido da região. Mas a deficiência de água no Ceará é muito grande e essa chuva não vai acabar com a seca.”

A Funceme registrava, no final da tarde de ontem, chuvas em 84 municípios, a maior parte delas, um simples sereno, mas houve precipitações acima de 40 milímetros em sete localidades: Itapipoca (74.2 mm), Reriutaba (57), Acopiara (56), Maranguape (50), Pacuja (46), Iguatu (43) e Arneiroz (40.8). Em Tauá, choveu forte, acumulando 25 milímetros entre 7h e 8h local, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O acumulado entre 6h e 9h foi de 33 mm. 

“No decorrer desta semana, as áreas de instabilidade da ZCIT vão continuar atuando sobre o Nordeste espalhando a chuva principalmente entre Maranhão e Paraíba”, informa a Climatempo. As chuvas, esclarecem os meteorologistas, não configuram a chegada do inverno no sertão nordestino. No início de novembro e em meados de dezembro do ano passado também houve um período de chuvas semelhante ao de agora, provocado por outro fenômeno meteorológico passageiro: o vórtice ciclônico.

No Rio Grande do Norte, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) registrou a ocorrência de chuvas em 12 postos, a maior delas em Baía Formosa (25.1 mm). Em Senador Georgino Avelino foram 19,6 milímetros e em Santana do Matos 14,5. Chuvas passageiras ocorreram em Carnaúba dos Dantas, Japi, Monte Alegre, Passa e Fica, Maxaranguape, Nisia Floresta, Montanhas e Natal.

A situação dos reservatórios é a que mais preocupa. De acordo com a última medição feita pela Secretaria de Recursos Hídricos, as barragens, açudes e lagoas usadas pelo sistema de abastecimento de água estão com apenas 1,77 bilhão de um total de 4,98 bilhões de metros cúbicos. Muitos já secaram. Em Caicó, o Itans está com 10 milhões de metros cúbicos, 8% da capacidade, que é de 81 milhões.

Imagens de satélite das 18 horas mostravam forte nebulosidade no norte do Piauí, em todo o território cearense, no oeste da Paraíba e nas mesorregiões oeste e central do Rio Grande do Norte.

TRIBUNA DO NORTE

MEC divulga primeiras notas de corte do Sisu


DE SÃO PAULO

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, na madrugada desta terça-feira (7), as primeiras notas de corte do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Para descobrir a nota é necessário que o candidato faça uma pesquisa das vagas e clicar na opção desejada.

A próxima nota de corte, segundo o MEC, será divulgada a partir de 2h de quarta-feira (8).


No total mais de um milhão de candidatos disputam um total de 171.401 vagas em instituições públicas. As inscrições começaram ontem e se encerram na próxima sexta-feira (10). O resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira, 13.

O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta edição, a inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do exame.

Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação. O sistema oferece vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

Folha de São Paulo

Pacto empresarial pode reduzir jornada de trabalho para 36 horas


Da Agência Senado
Um tema que suscitará debate no Senado este ano será a redução da jornada de trabalho. O assunto continua presente na pauta do movimento sindical, e a discussão para encontrar alternativas que amorteçam o impacto do chamado desemprego estrutural, provocado pelos avanços tecnológicos especialmente no setor industrial, deve avançar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) neste semestre.

Concluído em dezembro, o relatório do senador Walter Pinheiro (PT-BA) é favorável à criação do Pacto Empresarial do Pleno Emprego (Pepe), proposto em 2005 pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

“O projeto (PLS 254/2005) vai na linha das reivindicações do movimento sindical. E foi baseado em experiência bem sucedida de uma empresa do Paraná, que reduziu a jornada e aumentou a sua produtividade”, explica Paim, em entrevista ao Jornal do Senado.

O texto original prevê reduzir as atuais 44 horas semanais para 36 horas, em regime de seis horas diárias, sem redução de salários, com o compromisso ajustado entre empregados e empregadores de manter, no mínimo, o nível de produtividade obtido com a jornada ampliada.

O pacto não é compulsório. A adesão das empresas é voluntária por um período de cinco anos. Esse prazo vale também para os contratos com carga horária reduzida. Isso funcionaria como um tempo de experiência para avaliar os resultados do acordo sobre a produtividade da empresa, que ao final poderá ou não retornar à antiga jornada.

O relator apresentou uma proposta alternativa à de Paim. No lugar das 36 horas semanais, Pinheiro estabelece 40 horas, como propõe a Central Única dos Trabalhadores (CUT), também sem redução salarial. A medida, se aprovada, poderá gerar cerca de 2 milhões de novos postos de trabalho, pelas estimativas apresentadas por Pinheiro no seu relatório.

As contratações por prazo determinado, sem definir um período como no texto de Paim, devem ser previamente autorizadas em convenções ou acordos coletivos de trabalho. Além disso, devem representar um acréscimo sobre os empregados contratados antes do Pepe.

Como forma de estimular essas novas contratações, o texto substitutivo de Pinheiro propõe vários mecanismos de compensação, como a redução de 50% do valor das alíquotas das contribuições ao Sistema “S” (como os Serviços Sociais da Indústria e do Comércio - Sesi e Sesc) e redução das contribuições para o salário educação e para financiar o seguro de acidente do trabalho. O substitutivo tem chance de avançar e conta com apoio das centrais sindicais, segundo Paim.

De fato

Arena das Dunas é a marca da determinação da governadora Rosalba

Arena das Dunas é marca da determinação

Por César Santos

No próximo dia 20, a presidente Dilma Rousseff (PT) estará em Natal, para conhecer a Arena das Dunas, o estádio da Copa do Mundo em terra potiguar. Vai ser apresentada para uma das mais belas arenas do País e com referência que, certamente, não encontrará em nenhuma outra sede da competição mundial de futebol.

O estádio de Natal foi o que teve o menor custo entre os palcos da Copa, além de ter sido construído em tempo recorde: 29 meses de trabalho sem interrupção.

Certamente, ao lado da presidente Dilma, estará a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), com o orgulho de ter conduzido um projeto que estava condenado ao insucesso; daí, importante fazer uma viagem no tempo.

Quando assumiu o Governo do Estado, em 1.º de janeiro de 2011, Rosalba recebeu a notícia que Natal estava praticamente eliminada da Copa, porque o governo passado não viabilizou a construção da Arena das Dunas. A obra sequer estava licitada, e havia queimado todos os prazos estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).

Pior do que isso, a gestão Wilma de Faria/Iberê Ferreira de Souza (PSB) havia superfaturado o valor do projeto da Arena, transferindo a conta para a licitação da obra, o que afastou possíveis interessados; daí, era preciso iniciar do zero.

O primeiro passo foi pedir nova chance à Fifa, de pronto atendido. Em seguida, Rosalba determinou que o projeto da Arena fosse alterado, diminuindo valores para atrair interessados. Deu certo. Surgiu o Consórcio OAS, que ganhou a concorrência, no valor de R$ 450 milhões, e iniciou a obra para cumprir o novo prazo concedido pela Fifa.

Naquele momento, antes de concluir o primeiro ano da gestão Rosalba Ciarlini, a turma do contra dava como certo o insucesso da iniciativa e dizia que o governo não conseguiria construir a Arena e que a capital potiguar estaria fora da Copa. As notícias negativas ganharam as manchetes de jornais e o noticiário de rádio e televisão, bem estilo da torcida do contra

. A governadora não se entregou nem recuou da missão e tocou a obra com determinação.

Pois bem…

A Arena das Dunas está pronta, orgulhando os natalenses e norte-rio-grandenses. E, como prêmio, no sorteio dos jogos da Copa, Natal foi escolhida para sediar um clássico do futebol mundial: Itália x Uruguai, para a felicidade daqueles que sempre acreditaram. Essa marca é do governo Rosalba Ciarlini e ninguém tira.

E a Copa em Natal é de todos os norte-rio-grandenses, que certamente estarão orgulhosos quando a bola começar a rolar no tapete verde da Arena.

De fato

Polêmica: Pastor diz que espirito do demônio fez a santa chorar no velório



Fonte: YOU TUBE..

Construção de casas da 2ª etapa do Programa Nacional de Habitação Rural seguem a todo vapor.

A Construção das casas da 2ª etapa do Programa Nacional de Habitação Rural(PNHR), permanece em ritmo acelerado no município de Encanto. A notícia foi dada pelo Prefeito, Alberone Neri, acrescentando que das 48 casas que compõe a 2ª etapa do programa, 31 estão em fase de construção, 06 já construídas e 11 deverão iniciar nos próximos dias.

O gestor cita que o esforço desenvolvimento pelo seu governo na área da habitação está redendo bons frutos com os números apresentados e que mostram o avanço na construção e reforma de casas, levando-se em conta um comparativo com os demais municípios da região.

O Prefeito, Alberone Neri, cita que graças a iniciativa da gestão “Acreditando no Desenvolvimento”, que criou o Programa “Morar melhor”, responsável pela construção de dezenas e reforma de centenas de casas e a parceria estabelecida com o governo federal que proporcionou a criação do Bairro Antônio Cajazeiras, com unidades habitacionais do “Minha Casa Minha Vida”, chegamos também a zona rural, através do Programa Nacional de Habitação Rural que está mudando a história das comunidades rurais do nosso município.

Apenas através deste programa, cita Alberone, 96 famílias estão sendo beneficiadas e outras 96 estão cadastradas na 3ª e 4ª etapas do programa, que contemplarão juntas praticamente 200 famílias, ou 800 pessoas, levando-se em conta uma família composta por dois adultos e duas crianças.

O Prefeito ressalta que são números indiscutíveis que mostram o desempenho do governo municipal na área da habitação popular e que ficaram cravados na história deste município.

Homem morre em MT ao ser picado por mais de 3 mil abelhas em praça

Um morador do município de Vila Bela da Santissima Trindade, distante 562 km de Cuiabá, morreu após ser atacado por um enxame de abelhas na praça central da cidade, nesta segunda-feira (6). A vítima, de 48 anos, estava bebendo cerveja com outras pessoas no local e não conseguiu escapar a tempo do ataque. 

Enquanto muitas pessoas corriam das abelhas, o morador acabou caindo no chão da praça e o seu corpo foi praticamente coberto pelo enxame. De acordo com o médico Sérgio Maekawa, que atendeu a vítima, o morador morreu após sofrer mais de três mil picadas de abelhas. Alguns pedestres que transitavam pela calçada também foram picados mas conseguiram se esconder em lojas e estabelecimentos da região. O fato ocorreu por volta das 11h. 

O sargento da Polícia Militar Sidney Eduardo Lobo contou ao G1 que uma equipe da Força Tática se deslocou até o local para fazer o resgate da vítima, mas devido à grande quantidade de abelhas foi necessário a colaboração do Corpo de Bombeiros da cidade de Pontes e Lacerda, distante 75 km de Vila Bela. 

Porém, por conta da distância, os policiais decidiram não aguardar o reforço dos bombeiros e tiveram que buscar um equipamento e vestimentas apropriadas para o resgate na própria cidade. “Nós não temos bombeiros na cidade e o mais próximo é em Pontes e Lacerda. Um morador daqui tinha roupa adequada e fumigador, que foi usado pelos policiais no resgate”, relatou o sargento. 

Após isso, a vítima foi encaminhada para o Hospital Evangélico de Vila Bela da Santíssima Trindade, entretanto, já chegou à unidade hospitalar sem vida. O médico Sérgio Maekawa pontuou que o morador sofreu parada cardiorrespiratória e foi reanimado. 

Contudo, acabou morrendo em decorrência de choque anafilático devido à quantidade das picadas por todo o corpo. Segundo consta do boletim de ocorrência, o homem trabalhava em uma fazenda na região e teria ido até o Centro do município na manhã desta segunda. 

Os policiais não souberam informar o que teria levado as abelhas a atacarem as vítimas. A colmeia está na lateral de uma igreja católica e, segundo o investigador Fausto Juliano Moura, acredita-se que alguém tenha provocado as abelhas. A área foi isolada após o caso.
 
Fonte: F Silva

Motorista atropela umarizalense e foge sem prestar socorro na RN - 117

Um popular natural de Umarizal e nome não identificado morreu na noite desta terça-feira (07/01) após ser atropelado nas proximidades do Bar do Alto na rodovia estadual RN - 117, estrada que liga Mossoró a Governador Dix-Sept Rosado.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Estadual, a vítima foi atropelada por um veículo que trafegava no sentido Gov. Dix-sept Rosado/Mossoró.

Marcas de frenagem comprovam que o condutor ainda chegou a frear cerca de 20 metros antes de colidir com o popular, que foi jogado a uma distancia de 10 metros de onde estava.

O condutor do veículo fugiu do local após o acidente, impossibilitando o reconhecimento por populares.

O Instituto Técnico e Científico de Polícia compareceu ao local para fazer a remoção do corpo até sua sede em Mossoró. O cadáver permanecerá na unidade até que familiares compareça para fazer o reconhecimento.

De acordo com populares, o mesmo é natural de Umarizal e trabalhava como cabeceiro vendendo sal.

Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN
Com informações e fotos: Passando na Hora

ATUALIZANDO: Com a ajuda de um web-leitor do SOS Notícias do RN em Umarizal, a família fez o reconhecimento da vítima, relatando que o mesmo trata-se de "Paulinho".

Segundo familiares, nesta quarta-feira (08/01), um parente irá até a sede do ITEP fazer o reconhecimento oficial do corpo, levando consigo toda a documentação da vítima.

O SOS Notícias do RN se solidariza com a família nesse momento de dor. 


Via Umarizal em Fotos

Fluminense acerta a contratação do atacante Walter por dois anos

O Fluminense acertou na noite desta terça-feira a contratação do atacante Walter, que se destacou na última temporada pelo Goiás. O jogador, que tem contrato com o Porto até julho de 2016, não chegou a um acordo para sua permanência no clube esmeraldino e chega às Laranjeiras por empréstimo de dois anos. 


O atacante é esperado no Rio na tarde desta quarta-feira para fazer exames médicos e se juntar ao grupo tricolor para a pré-temporada em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio. No entanto, ainda não está confirmado se ele seguirá com os demais jogadores na quinta-feira. Estou muito feliz, muito feliz. Vai dar tudo certo - disse o atacante em rápido contato por telefone. 

Walter, de 24 anos, teve seu nome ligado também a Corinthians e Botafogo desde o fim da última temporada, mas nas últimas semanas Fluminense e Sport, clube de coração do atleta, avançaram nas negociações. 

O time pernambucano se considerava perto de um acordo, mas o Tricolor carioca tomou a dianteira na disputa, com o presidente da Unimed, Celso Barros, à frente. As conversas se prolongaram por toda a tarde desta terça-feira até o desfecho positivo para o Fluminense.
 
Fonte: F Silva

Carro perfeito para o Nordeste e para Caicó! Ford anuncia carro movido a energia solar

A Ford anunciou o novo conceito C-MAX Energi Solar, movido a energia solar. O protótipo será apresentado nesta semana na Internacional Consumer Electronics Show, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas (EUA).

O modelo não necessita de tomada elétrica para recarregar a bateria. A energia proveniente dos raios solares é aproveitada usando um concentrador especial que atua como uma lente de aumento, direcionando-os para os paineis solares no teto do veículo. 

Segundo a montadora, com a carga de um dia inteiro de sol, a minivan entrega o mesmo desempenho do híbrido plug-in C-MAX Energi abastecido na rede elétrica. Com o novo modelo, a Ford pretende reduzir em cerca de quatro toneladas por ano as emissões dos gases que causam o efeito estufa.

Fonte: carsale.uol

Procon do RN multará postos com gasolina acima de R$ 2,87


O preço de R$ 2,87 por litro de gasolina foi definido como medida para as multas que serão aplicadas pelo Procon do Rio Grande do Norte nos postos de combustíveis. Em reunião com técnicos do Ministério da Fazenda e Ministério da Justiça, o órgão de defesa do consumidor estadual chegou ao valor como recomendável. "Não estamos tabelando o preço. O objetivo é coibir a abusividade. Se o preço for maior que esse os postos estão sujeitos a multas", afirma o coordenador estadual do Procon, Ney Lopes Júnior.
 A fiscalização do órgão visitou cinco postos de combustíveis nesta terça-feira (7) em Natal e multou três deles. O coordenador do Procon afirmou que o valor das multas ainda será calculado com base no faturamento mensal dos estabelecimentos. "Em um posto de médio porte a multa fica entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. Mapeamos os estabelecimentos e vamos manter a fiscalização na semana", explica.

Ney Lopes acrescenta que para se chegar ao preço de R$ 2,87 os técnicos levaram em consideração o reajuste nos valores da gasolina e diesel anunciado em 29 de novembro pela Petrobras. A empresa divulgou reajustes de 6,6% para a gasolina A e de 5,4% para o diesel. De acordo com o Procon RN, os postos que não pagarem as sanções podem ser fechados.

O órgão também pretende realizar um balanço dos estabelecimentos que baixaram os preços e dos que foram multados para orientar consumidores.


fonte: São vicente em Foco