segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Filho agride a própria mãe e é preso na cidade de Conceição

A polícia militar da cidade de Conceição efetuou a prisão de Everaldo Mariano da Silva, por violência doméstica contra sua própria mãe, Damiane Mariano da Silva. Vítima e agressor residem na rua projetada II, no conjunto Novo Horizonte, na cidade de Conceição.
De acordo com informações do sargento Júlio, lotado na Polícia Militar da cidade de Conceição, a senhora Damiane Mariano da Silva, de 44 anos, foi presa em um repartimento de sua casa, pelo seu filho Everaldo Mariano da Silva, de 25 anos e foi violentamente agredida por ele.
Ouvindo gritos de pedidos de socorros, os vizinhos se dirigiram até a casa da vítima e quebraram o cadeado, que havia sido colocado pelo acusado e conseguiram conter a sua fúria. Os vizinhos seguraram o acusado e comunicaram o fato à polícia.
Com a chegada da guarnição, o acusado foi preso e a vítima foi levada para o hospital Caçula Leite, na cidade de Conceição, para receber atendimento e fazer curativos nos locais, onde houve sangramento.
Everaldo deve responder por violência doméstica

Portal Vale do Piancó Notícias - Imagem: DiamanteOnline

Músico Champignon é encontrado morto com tiro na boca em sua casa em SP.

O ex-integrante da banda Charlie Brown Jr. Luiz Carlos Leão Duarte Junior, conhecido como Champignon, foi encontrado morto com um tiro na boca na madrugada desta segunda-feira (9) em seu apartamento na região do Morumbi.

O baixista tinha 35 anos e era casado. A Polícia Civil investiga a hipótese de que ele tenha cometido suicídio.

Vizinhos afirmaram que chamaram a polícia depois de escutar barulho de tiro vindo do apartamento do baixista por volta de 0h30. Policiais militares e uma equipe do Samu foram ao local e já encontraram Champignon morto.

O corpo do baixista foi retirado do apartamento por funcionários do Instituto Médico-Legal (IML) pouco antes das 5h. O caso será registrado na 89º Delegacia de Polícia, em São Paulo.

A mulher do baixista, que estava em casa no momento do disparo, foi levada para um hospital da região em estado de choque.

O corretor de imóveis Alexandre Benaion, 40 anos, que mora no mesmo andar do apartamento do casal, foi o primeiro a chegar ao local. "Eu ouvi um tiro, fui ver o que era e o rapaz já estava caído, cheio de sangue", disse. O corretor disse que ter ficado surpreso com o suposto suicídio, porque o músico aparentava ser uma pessoa tranquila.

Segundo Benaion, a esposa de Champignon, que se chama Cláudia Campos, está gravida de 5 meses. O casal morava no apartamento, localizado no 10º andar, há cerca de um ano e seis meses.

Após o corpo ter sido achado, Cláudia foi levada para um hospital, em choque. "Ela estava abalada, gritando, não falou nada, só gritava", disse. O apartamento do casal tem três quartos. O corpo foi achado no cômodo onde eram guardados equipamentos musicais.

Candidatos e partidos políticos devem cumprir prazos para 2014

O dia 5 de outubro de 2013 marcará exatamente um ano de antecedência das Eleições 2014, quando serão eleitos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Esse dia é o fim do prazo para criação de novos partidos, filiação partidária e estabelecimento do domicílio eleitoral do candidato que pretende concorrer a um desses cargos. A data está detalhada no Calendário das Eleições 2014, aprovado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disponível na página do Tribunal na internet.

Os prazos para desincompatibilização variam de acordo com o cargo ocupado pelo candidato.

Prazo de um ano

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), pré-candidatos têm de cumprir algumas obrigações para concorrer, entre elas, provar que têm a filiação partidária e o domicílio eleitoral com pelo menos um ano de antecedência das eleições. Esse também é o prazo para que um novo partido obtenha o registro no TSE. Assim, restam exatos 30 dias para a filiação partidária de quem quiser se candidatar a qualquer cargo em 2014 e para o registro de um novo partido que pretenda lançar candidatos no pleito.

A Constituição Federal (artigo 16) determina que qualquer lei que altere o processo eleitoral deve entrar em vigor pelo menos um ano antes para ser aplicada a determinado pleito.

O secretário da Corregedoria-Geral Eleitoral, Sergio Cardoso, esclarece que a Lei dos Partidos Políticos (Lei n° 9.096/1995) fixa uma periodicidade semestral para que os partidos entreguem à Justiça Eleitoral a relação de filiados. “É com base nessa atualização de informações que a Justiça Eleitoral gerencia os dados sobre filiados a partido político para todos os efeitos, inclusive para finalidade de registro de candidaturas a cargos eletivos”, explica.

Ele reitera que a Lei das Eleições define como um dos requisitos para o pedido de registro de candidatura “que o postulante esteja com a situação deferida no âmbito partidário há pelo menos um ano”. Ele acrescenta que o estatuto da legenda pode definir uma regra mais rígida, com um período maior do que esse prazo de um ano para a filiação partidária.

Registro de partido

Governadora Rosalba prestigia a Finecap em Pau dos Ferros


A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou neste final de semana a 9ª Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar – Finecap, considerada a maior da região do Alto Oeste do Estado e que tem a parceria do Governo do RN. A chefe do Executivo Estadual foi saudada pelos presentes e visitou o espaço onde foram montados 100 stands.

Rosalba Ciarlini esteve acompanhada dos secretários de Estado Shirley Targino (Sethas), Leonardo Rêgo (dos Recursos Hídricos) e Sílvio Torquato, adjunto do Desenvolvimento Econômico, além do deputado Federal Felipe Maia, do deputado Estadual Getúlio Rego, do prefeito da cidade, Fabrício Torquato, e de várias lideranças políticas da região.

A programação da Finecap foi iniciada no dia 2 de setembro com a Vitrine Cultural. No dia 4, a cidade comemorou a emancipação política e entre 5 e 8 de setembro a organização da Feira preparou uma vasta programação de apresentações musicais. Neste sábado, as atrações principais da noite foram Dorgival Dantas e Biquini Cavadão. No domingo (8), encerramento da edição, está previsto o maior público, que poderá assistir ao show do cantor sertanejo Luan Santana.
 
A governadora Rosalba Ciarlini falou sobre a Finecap e enfatizou a importância da Feira para a cultura e comércio da região Oeste do RN. “Fiz questão de prestigiar a Finecap porque é um dos maiores termômetros do empreendedorismo no Alto Oeste. Pau dos Ferros caminha para se tornar uma das próximas cidades médias do Nordeste e o Governo do RN vem trabalhando, por meio das suas várias Secretarias, para desenvolver as potencialidades da região”.

De acordo com o coordenador Geral da Finecap, Vicente de Paula Fernandes, em 2013 a Feira ganhou novas abordagens como o resgate da história do município através da gastronomia e da tradição das oiticicas e dos vaqueiros, cujo dia específico foi criado através de uma Lei Municipal. A programação deste ano pode ser contemplada não só pelos potiguares, como por visitantes de Pernambuco, Paraíba, Ceará, São Paulo e Minas Gerais.