quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

No RN, direção da Penitenciária de Alcaçuz confirma fuga de 10 presos

Dezenove presos, que já estavam fora do pavilhão, foram impedidos de escapar por policiais da Força Nacional e BPChoque (Foto: Divulgação/PM)

A direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz confirmou que 10 presos fugiram na madrugada desta quinta-feira (21). Os detentos escaparam por um túnel cuja saída fica no pé do muro, entre duas guaritas. Um vídeo gravado por policiais da Força Nacional e do Batalhão de Choque da PM mostram o local exato por onde os presos escaparam. Em 21 dias o sistema prisional do RN contabiliza 81 fugitivos.

De acordo com policiais militares responsáveis pela guarda do presídio, um dos guariteiros percebeu a debandada e fez disparos de advertência. Com os tiros, alguns presos que ainda estavam dentro do túnel recuaram; outros 19, já fora do pavilhão, foram impedidos de fugir. PMs do BPChoque e da Força Nacional também deram apoio.

Segundo a direção da unidade, os presos fizeram um túnel para sair de dentro do pavilhão, mas ainda dentro da área do presídio. De lá, eles correram até o pé do muro, entre as guaritas 3 e 4, onde cavaram um novo buraco para passar por baixo do muro. Foi neste momento que a fuga foi percebida. Os 19 presos impedidos de escapar estavam neste caminho, indo em direção ao buraco aberto no pé do muro. Com eles, foram encontrados três aparelhos celulares, um fone de ouvido e uma pequena porção de maconha.

*Do G1 RN

Apodi, RN: Criança de dois anos morre ao escorregar no próprio xixi.

DA REDAÇÃO COM PASSANDO NA HORA
Uma criança de apenas dois anos de idade morreu após escorregar no próprio xixi nesta terça feira 19 de janeiro de 2016,na cidade de Apodi no Rio Grande do Norte.

De acordo com informações após a pancada na cabeça a criança começou a vomitar e foi conduzida para o hospital local, o médico solicitou um raio X, e como na cidade não tem equipamentos para a realização desse tipo de exame a criança foi transferida para Mossoró. A supervisão do Hospital Tarcísio Maia confirmou a morte da criança, ela ainda foi levada para o Centro Cirúrgico, mas não chegou a realizar o procedimento.

Uma tia da criança confirmou que a mesma sofreu uma forte pancada na cabeça ao escorregar no xixi, pois o lugar é revestido com cerâmica e bastante escorregadio.

Suspeitos da morte de universitária durante assalto em Natal são presos

DA REDAÇÃO COM G1 RN
Os dois homens suspeitos de terem participado diretamente da morte da universitária Maria Karoline Álvares de Melo, assassinada a tiros durante um assalto na tarde desta quarta-feira (20) na Zona Norte de Natal, foram presos.

Segundo a delegada Taís Aires, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os dois confessaram o crime. Os detalhes da prisão, no entanto, só serão repassados à imprensa durante entrevista coletiva que deve acontecer ainda nesta quinta.

O crime
Maria Karoline foi morta na tarde desta quarta-feira (20) em um assalto na Zona Norte de Natal. Ela caminhava com a irmã dela pela Avenida Itapetinga, no bairro Potengi, quando as duas foram abordadas pelos criminosos, que anunciaram o assalto.

Ainda segundo informações da PM, elas entregaram os celulares. Mas, mesmo assim, um dos bandidos atirou.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas Maria Karoline já estava morta quando o socorro médico chegou. A irmã dela não foi ferida.

Estatuto exige nível superior para futuros agentes penitenciários do RN

DA REDAÇÃO COM G1 RN

Foi publicada na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial do Estado a lei complementar que regulamenta o Estatuto da Carreira de Agente Penitenciário do Rio Grande do Norte. Além de descrever o cargo, tratar das atribuições, deveres e proibições, o estatuto também prevê que, a partir de agora, apenas pessoas com nível superior de ensino possam ingressar na carreira. Veja aqui a íntegra do estatuto.


De acordo com o artigo 16 do estatuto, para ingresso na categoria funcional das atividades penitenciárias será exigido ser brasileiro, ter no mínimo 18 anos e máximo de 45, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, não registrar sentença penal condenatória transitada em julgado, estar em gozo dos direitos políticos, ter conduta social ilibada, ter capacidade física e aptidão psicológica compatível com o cargo, possuir carteira nacional de habilitação, e possuir diploma de ensino superior. Em 2009, quando aconteceu o último concurso para agente penitenciário do estado, a exigência era de que o candidato tivesse concluído o ensino médio.
Concurso Público
O estatuto também trata sobre as regras para um eventual concurso público – único meio legal para ingresso na atividade. Porém, segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), não há previsão da realização de nenhum concurso para a contratação efetiva de agentes penitenciários em razão do limite prudencial de gastos com pessoal.

Temporários
No último dia 15, no entanto, a Sejuc foi autorizada, por lei, a realizar um processo seletivo para a contratação de agentes penitenciários e de vigilância prisional temporários. Ao G1, o secretário Cristiano Feitosa afirmou que o edital do processo de seleção deve ser publicado em um mês e o concurso deve ser feito em seguida. A princípio, cerca de 200 agentes penitenciários temporários deverão ser contratados. De acordo com a lei, as contratações serão feitas pelo prazo de um ano e poderão ser prorrogadas pelo mesmo período.

Os agentes penitenciários temporários não podem ganhar mais ou o mesmo salário dos agentes concursados, de acordo com a lei sancionada. Hoje, os agentes efetivos ganham, inicialmente, R$ 3.153. Atualmente, o estado possui 900 agentes efetivos para 7.700 detentos.

Encanto RN: Homenagem de uma filha ausente devota de São Sebastião.

Muitos dizem que o ano começa
depois do carnaval
Isso para quem não conhece 
Essa nossa cidade encantada
Que para muitos fica no meio do nada
Encanto no sertão
A terra de São Sebastião
--
Para o encantense o ano começa 
Quando ele volta para casa
Com uma saudade danada
Apertando no peito
---
Depois de dez dias de festa
que para esquecer não tem jeito
porque o que vive nessa cidade
é para ficar na memoria
para entrar para historia
---
Fica o ano todinho 
Contando nos dedinhos 
O dia de partir
O coração acelera
Ao encontrar a galera 
E todo mundo a sorrir
Olhar para a serra
Que ta bem verdinha
Isso é sinal que nessa terra
Já passou uma chuvinha
Quero chegar dia dez
Porque é o dia
De levantar a bandeira
Ir pra missa e novena
E assim acompanhar a festa inteira
--
E nesses dez dias
É so emoção
Reza, missa e novena
E comida tem de muitão
Pena que passa logo
E quando menos se espera
É o dia da proscissão
Dia 20 de janeiro
Não é um dia qualquer
É um dia especial
Aonde eu estiver
Dia de São Sebastiao
Protetor da minha terra
No qual eu cresci tendo fé
O coração tá apertado
Estou lembrando um bocado
Como queria estar ai
Mas com orgulho eu digo
Aonde passo eu repito
Que essa terra é encantada
Nunca vi tão amada
Isso posso garantir
Essa é uma pequena homenagem
Para o meu padroeiro
Que de janeiro a janeiro
Está sempre presente
No coração dessa filha ausente
Uma salva de palmas com fervor e emoção
Pois finalizo dizendo
Viva são sebastiao.
                                                                                 
                                                                                Ana Virginia Freire da Costa

Comandante Augusto Ferreira do Destacamento de Policia agradece a toda sua equipe pela total segurança realizada em nosso município nas festividades de padroeiro .




Olá a todos! Transcorrida as festividades do padroeiro de Encanto venho por meio deste instrumento agradecer e prestar contas a toda a sociedade do serviço de segurança pública desenvolvido durante as festividades. Como todos sabem as festividades do padroeiro de Encanto é uma festa tradicional, que ocorre entre os dias 10 e 20 de janeiro, com a participação intensa da população do município, cidades circunvizinhas e muitos filhos ausentes que veem para a cidade durante os festejos, o que muda completamente a dinâmica do município. 
                
            Nesse ano de 2016 além dos festejos religiosos foram realizados sete noites de festa dançante em praça pública, entre os dias 14 e 20. Primeiramente agradeço a nosso DEUS TODO PODEROSO, que guardou a todos durante esses dias, permitindo que a festa transcorre-se na mais absoluta tranquilidade. Agradeço a toda população que participou da festa, se comportando de maneira passiva e ordeira o que sem dúvida é importantíssimo em qualquer evento.  

             Agradeço o apoio logístico e operacional dos agentes envolvidos durante os dias de eventos, sendo: Prefeitura Municipal de Encanto na pessoa do seu Prefeito Alberone Neri; ao 4° CPRE no seu comandante Capitão Adelino; a 4ª DPRC na responsabilidade do Bel. Dr. Inácio Rodrigues, que além do apoio logístico se fez presente durante o evento com sua equipe e o também Bel. Dr. Verilton Carlos; ao Senhor Major Cavalcanti comandante do 7° BPM pelo apoio em todas as áreas e por nos confiar à condução deste destacamento de polícia.    

             Tão importante quanto, agradeço aos policiais militares, civil e equipe de vigilantes da prefeitura municipal que prestaram seus serviços nesses dias de eventos. De forma particular agradeço aos meus comandados SD’s Sadi, Edmilton, Nilcione, Clefson, Maxsuegenes e Carlos que estiveram comigo todo último ano e de forma intensiva durante as festividades.    

             Foram empregados em média 12 policiais diariamente, com o uso de quatro viaturas, e plantões in loco da polícia civil. Foram registradas no período das festas somente três ocorrências, sendo: um flagrante delito por embriaguez; um TCO por lesão corporal; e já na madrugada do dia 21 o furto de uma motocicleta, o que acreditamos ainda possa logo ser  recuperada.   

              Dessa forma entendemos que os serviços de segurança pública nas festividades do Encanto foram desenvolvidos a contento, em respeito aos envolvidos e em conformidade com a grandiosidade do evento. Reafirmo aqui o meu agradecimento a todos.  


            Augusto Ferreira Neto, comandante do Destacamento de Encanto