quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Governadora e Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República discutem segurança para Copa do Mundo


 A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu no final da manhã desta quarta-feira (27) o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o General de Exército José Elito Carvalho Siqueira. O encontro teve como objetivo apresentar os mecanismos de segurança que serão adotados em todo país durante a realização da Copa do Mundo de 2014.
        Para o Ministro, a Copa das Confederações foi um teste para o Mundial de Futebol. “Estaremos por pelo menos 30 dias empenhados em evitar problemas e, para isso, precisaremos de mais recursos humanos e de integração entre os órgãos que fazem a segurança do país”, afirmou.
       A Governadora Rosalba Ciarlini falou das ações que já estão sendo desenvolvidas no Estado e destacou a importância do trabalho conjunto de todas as entidades envolvidas com a Copa. ”No Rio Grande do Norte estamos em um processo para integrar forças pela segurança, e na Copa não será diferente. O Estado dará todo o apoio possível para o evento transcorrer sem falhas”, disse.
      Participaram da reunião o Oficial de Inteligência Wilson Roberto Trezza, Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); Oficial de Inteligência David Bernardes de Assis, diretor do Departamento de Contrainteligência da ABIN; Gen Div (RR1) Rubem Peixoto Alexandre, da Secretaria de Acompanhamento de Estudos Institucionais (SAEI/GSIPR); Cel. Pinto Sampaio, ajudante de ordens do Gen. José Elito; Sgt Fábio Backes; Daiene Bittencourt, da Secretaria de Acompanhamento de Estudos Institucionais (SAEI/GSIPR); Oficial de Inteligência Carlos Alexandre Correa Leite, analista da SERN/ABIN/GSIPR; além dos secretários de segurança, Aldair da Rocha; da Secopa, Demétrio Torres; e da Comunicação, Paulo Araújo.
          Na tarde desta quarta-feira (27), acontece uma reunião promovida pelo Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e pela Oficial de Inteligência Isa Machado Brandão Oliveira, Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Rio Grande do Norte. O encontro é o primeiro de uma série que deve acontecer até a Copa do Mundo 2014, e reunirá cerca de 30 instituições do Estado dedicadas ao trabalho de Inteligência.
Assecom-RN

Mossoró: UERN é contemplada com emenda de R$ 40 milhões no OGU

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi uma das prioridades da governadora Rosalba Ciarlini na indicação de recursos no Orçamento Geral da União (OGU/2014). A instituição foi contemplada com uma das duas emendas destinadas ao governo do Estado.

“ A UERN avançou bastante no capital humano e agora precisa crescer na infraestrutura”, justificou o reitor Pedro Fernandes, na reunião da bancada federal, em Brasília, nesta terça-feira, 26. Ao agradecer a sensibilidade da governadora e dos parlamentares, o reitor apresentou um perfil da instituição destacando, entre outros aspectos, o corpo discente que é formado por 70% de alunos da rede pública de ensino.

Os recursos orçamentários permitirão o cumprimento de um dos principais pontos da carta-programa dos professores Pedro Fernandes e Aldo Gondim, que é a reurbanização do campus central e campi avançados.

Com essa emenda de bancada, a Universidade iniciará o projeto pelas estruturas mais antigas, o campus universitário central. O trabalho será continuado, conforme espera a UERN, com a indicação de emendas individuais, chegando aos campi avançados, tendo o estudante como principal foco.

O plano diretor do campus central inclui Residências Universitárias (masculina e feminina); Centro de Convivência, Restaurante Universitário, Biblioteca Central, Auditório Acadêmico (200 lugares), Núcleo de Artes com Conservatório de Música e outros prédios administrativos e acadêmicos.

“Vamos começar pelo campus central, mas chegaremos aos campi avançados também dentro dessa nova estrutura de universidade”, ressalta o reitor, que já conversou com deputados e senadores e teve a garantir de emendas individuais também no OGU 2014. Os recursos serão para obras, acessibilidade e mobilidade estudantil.

“A @UERNoficial garantindo recursos federais; estaduais financeiro 2013 e orçamento 2014; e vamos conversar parcerias c os municípios.”, se manifestou também pelo twitter o reitor Pedro Fernandes.

Da Assessoria da UERN

Mais de 10 mil itens irregulares são destruídos pelo Ipem-RN

Produtos foram apreendidos em operações do órgão
Na tarde desta terça-feira (26), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, mais de 10 mil itens irregulares foram destruídos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN). Os produtos foram apreendidos em operações do órgão em 2011 e 2012, por estarem fora dos padrões de fabricação e comercialização determinados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Entre os itens estavam capacetes para motociclistas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), eletrodomésticos, panelas de pressão, brinquedos, embalagens plásticas para o armazenamento de álcool, lanternas, materiais elétricos como plugues, lâmpadas, tomadas, luminárias e outros.

"Esses produtos foram apreendidos em operações especiais e fiscalizações diárias do Ipem nos últimos meses e, por não terem a garantia de que foram devidamente atestados, representam um risco à segurança do consumidor", ressalta o diretor do Instituto, Carlson Gomes. A ausência de certificação, ou seja, do Selo de Qualidade do Inmetro, é o principal problema encontrado nos produtos.

O gestor conta ainda que os materiais são parte de processos administrativos já finalizados. "Todos os comerciantes que encontramos vendendo produtos fora das regras determinadas são autuados e respondem a processo, no qual lhes é dado o direito de defesa, com a apresentação de notas fiscais e documentos comprobatórios da origem dos produtos. A destruição ocorre quando todos os recursos estão esgotados. E, como esses itens não têm utilidade para a população, não podem ser doados", alerta Gomes.

A próxima destruição deve ocorrer no próximo ano. Até o momento, as apreensões de produtos irregulares em operações do instituto já totalizam mais de cinco mil unidades em 2013. 

DESTINO

O material destruído foi recolhido pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Cidade do Natal (COOPCICLA). "Levaremos esse material todo para uma triagem e, o que tiver aproveitamento, processamos; o que não servir mais para nada, descartamos", explicou Francisco Chagas, coordenador da cooperativa.

Jornal de Fato  

Agricultor é morto a tiros de pistola em Antônio Martins

imagem meramente ilustrativa
Por volta das 20h desta terça-feira, 26, aconteceu o 13º homicídio no município de Antônio Martins em 2013, a maior taxa por numero de habitantes no Rio Grande do Norte.

A vítima foi o agricultor Francisco Alves de Oliveira, de 56 anos, conhecido na cidade por Cacheado, natural de João Dias, mas que já reside em Antônio Martins há vários anos.

As testemunhas relatam que os atiradores estavam numa Honda Bros vermelha. Eles chegaram a residência e encontraram a vítima sentada numa cadeira na área.

O garupa da moto desceu e passou a atirar. Cacheado correu na direção da cozinha e o atirador foi atrás, tendo executado debaixo da mesa da cozinha.

O homicídio de número treze foi registrado na Rua José Inácio de Carvalho, no bairro Muquém, perto do Ginásio de Esportes o Vigorão.

O local foi isolado pelos poucos policiais que atuam na cidade para o Instituto Técnico-científico de Policia periciar e recolher o corpo para exames na sede do órgão em Mossoró.

É mais um caso para ser investigado pelo delegado regional de Alexandria, Célio Fonseca, que responde também pela Delegacia de Polícia Civil de Antônio Martins.

Com informações do Blog Nosso Paraná
Jornal de Fato

Infraestrutura: Aeroporto Augusto Severo será desativado após a Copa

O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante já tem data e horário para entrar em operação: será no dia 3 de abril, às 8h30. A informação é do presidente do consórcio Inframérica, que está construindo e vai administrar o aeroporto, Alysson Paolinelli. “Nesse dia e nesse horário teremos uma aeronave, que iria para o Augusto Severo, já pousando em São Gonçalo”, destacou. As informações foram confirmadas ontem durante o Seminário de Operadores de Aeroportos Brasileiros, realizado em Brasília. O aeroporto Augusto Severo, no entanto, não será desativado quando o de São Gonçalo começar a funcionar.
Demis Roussos
Aeroporto de São Gonçalo: primeiro voo está previsto para 3 de abril, mas o fluxo, na Copa, será dividido. Informação é da Infraero

O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, afirmou que o atual aeroporto deverá funcionar até o final da Copa do Mundo de Futebol, em julho de 2014. “O Augusto Severo vai ficar de reserva caso tenha algum problema em São Gonçalo. Ele fica de reserva até a Copa. Depois ele será desativado”, disse ele, à TRIBUNA DO NORTE.

Acessos

No caso do aeroporto de São Gonçalo, o presidente do Consórcio Inframérica, Alysson Paolinelli, admitiu que a grande preocupação da empresa era com os acessos ao terminal, o que poderia comprometer o início das operações. 

Paolinelli disse que já recebeu o compromisso do Governo do Estado e da construtora responsável pela construção – a EIT Engenharia - de que o Acesso Norte, com 9 quilômetros, ficará pronto em março do próximo ano. Já o Acesso Sul, com 17 quilômetros, estará concluído até o início da Copa do Mundo. “Essa questão (a das obras de acesso) era a mais preocupante do projeto”, afirmou.

O presidente do Inframérica analisou que o ponto polêmico do novo aeroporto é a distância para o terminal em operação, o Augusto Severo, que é de 33 quilômetros. “É um desafio não só para as companhias aéreas, mas para os passageiros e para a Inframérica”, destacou.

Alysson Paolinelli observou que diferente dos outros quatro aeroportos que operarão por concessão (Brasília, Guarulhos, Confins e Galeão), o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é uma operação completamente nova e com a característica de que a Infraero não é sócia do negócio. O novo terminal potiguar é 100% de concessão privada. “Hoje não há (em São Gonçalo) nada em operação. Vamos começar do zero, em todos os demais aeroportos conseguimos receber procedimentos da Infraero, o que faz a transição com os novos funcionários. Mas em São Gonçalo vamos começar do zero. A Inframérica terá a obrigatoriedade de ter os novos processos, não só os próprios, mas aqueles também dos reguladores”, comentou.


TRIBUNA DO NORTE

Prefeito Alberone Neri participa de mais uma reunião do SOS Municípios.


A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) promoveu nesta segunda-feira, 25, mais uma reunião dos prefeitos com a bancada federal do Estado. Cerca de 100 prefeitos, entre eles, Alberone Neri do município de Encanto, compareceram ao encontro que contou com a participação do senador José Agripino Maia (DEM), do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB) e dos também deputados federais Fábio Faria (PSD), Fátima Bezerra (PT) e Sandra Rosado (PSB). A reunião, realizada no auditório da Casa da Indústria, em Natal, faz parte do Movimento SOS Municípios, lançado pela Femurn em outubro. O encontro foi coordenado pelo presidente da FEMURN, Benes Leocádio.

Na reunião, prefeitos de todas as regiões do Estado voltaram a apresentar aos parlamentares os principais itens do movimento municipalista brasileiro que busca soluções para a crise financeira das prefeituras. O aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a complementação dos recursos do Fundeb e a garantia de recursos do Governo Federal para pagamento do piso salarial nacional dos professores e também do piso dos agentes de saúde foram às principais reivindicações apresentadas aos congressistas.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, assegurou que tão logo seja aprovada na CCJ, a Proposta de Emenda Constitucional 261, de autoria do deputado Júlio César (PSD-PI), será examinada por uma Comissão Especial, o que assegurará a tramitação até o plenário. O senador José Agripino concordou com a pauta dos municípios e afirmou que ouvirá a FEMURN antes de qualquer votação de interesse dos municípios. O deputado Fábio Faria, segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, garantiu que o PSD votará de acordo com as reivindicações dos prefeitos. A deputada Sandra Rosado também garantiu apoio à pauta municipalista.

A deputada Fátima Bezerra informou que está empenhada em buscar uma solução para o piso salarial dos professores. A deputada defende o reajuste de acordo com os critérios atuais, o que resultará em um reajuste de 19 por cento em janeiro. A deputada petista afirmou, ainda, que busca entendimento com o Ministério da Educação para que o Governo Federal garanta a complementação financeira para que os municípios possam pagar o piso salarial.

Alberone Neri, com o endosso dos demais prefeitos, afirmou que o reajuste é considerado impraticável pelas entidades municipalistas e poderá agravar ainda mais a situação das prefeituras, a não ser que o Governo Federal também reajuste o valor repassado para o Fundef. “Todo o dinheiro repassado hoje ao Fundeb do município de Encanto não cobre nem a metade da folha do magistério, então, qual a mágica que usaremos para cobrir mais este aumento, sem o reajuste dos valores a serem transferidos pelo governo”, argumentou o Prefeito Encantense.

Depois de ouvir os cinco parlamentares federais presentes ao encontro, os prefeitos deliberaram que irão participar no próximo dia 10, em Brasília, de uma nova etapa da mobilização permanente coordenada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento, que tem como objetivo pressionar o Congresso a colocar em votação a pauta municipalista, é considerado decisivo para as pretensões dos prefeitos e suas entidades. Os prefeitos que atenderam à convocação da FEMURN também tomaram uma decisão política: assinarão um documento a ser entregue à bancada federal em que renovam as principais reivindicações e se comprometem a não apoiar parlamentares que votem contrário aos interesses dos municípios.


Pau dos Ferros/RN: Acidente envolvendo caminhão e carro tipo Fiat Uno.

Na noite desta  terça-feira(26)  um caminhão não conseguiu subir o conhecido alto da Telern, localizado a Avenida da Independência em  Pau dos Ferros/RN, atingindo um fiat uno que seguia logo atras do caminhão, ninguém saiu ferido, ocasionando danos materiais. 

*Inf. e fotos:Nossa Pau dos Ferros

Fernanda Montenegro leva Emmy e agradece diretores de 'Doce de mãe'

Ela é a 1ª brasileira a receber o prêmio de melhor atriz no 'Oscar da TV'.
Fernanda interpretou Dona Picucha, viúva de 85 anos que quer se casar.


Do G1, em São Paulo
Fernanda Montenegro recebe o prêmio de melhor atriz no 41º Emmy Internacional. Cerimônia aconteceu nesta segunda (25) em NY, nos EUA.
Neilson Barnard/Getty Images/AFP

Fernanda Montenegro venceu o 41º Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão mundial, na categoria melhor atriz por sua atuação no especial de fim de ano "Doce de mãe", da TV Globo. Segundo o site oficial da premiação, Fernanda é a primeira brasileira a receber o prêmio.

Fernanda concorreu com a chinesa Li Sun, de "The Back Palace: Legend of Zhen Huan"; com a britânica Sheridan Smith, de "Mrs. Biggs"; e com a sueca Lotta Tejle, de "30 Degrees in February". A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira (25), em Nova York, nos Estados Unidos.

"Gostaria de dividir este Emmy com meus queridos diretores, Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e com todo o elenco, meus amigos, maravilhosos e estupendos atores do Brasil. Muito obrigada", disse a atriz, visivelmente emocionada, usando um elegante vestido preto de veludo. "Achava-me fora do páreo. Eu vim tranquila porque achava que não iria acontecer nada. Agora eu estou nervosa (...) Estou feliz", afirmou Fernanda após receber o prêmio.

"Estamos muito felizes, toda a equipe de 'Doce de mãe'. Comemoramos até tarde ontem. Fernanda merece mais, muito mais ainda. É uma atriz extraordinária. Fizemos o personagem para ela e tentamos não atrapalhar", comentou Jorge Furtado, diretor do especial. (Leia entrevista completa)

Eu vim tranquila porque achava que não iria acontecer nada. Agora eu estou nervosa (...) Estou feliz"
Fernanda Montenegro
A atriz Fernanda Montenegro posa com seu troféu após receber o prêmio de Melhor Atriz no 41º Emmy Internacional, em cerimônia em Nova York. A novela 'Lado a Lado', da TV Globo, ganhou o prêmio de melhor telenovela. (Foto: Luiz C. Ribeiro/Rede Globo)Fernanda Montenegro posa com o seu troféu após
receber o prêmio (Foto: Luiz C. Ribeiro/Rede Globo)
É o reconhecimento de uma estrela maior da nossa cultura. É a nossa dama maior do teatro, da TV e do cinema brasileiro. E justamente recebeu essa homenagem e reconhecimento internacional"
Carlos Henrique Schroder,
diretor-geral da Rede Globo
Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Rede Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo,
festejou os prêmios recebidos por Fernanda e pela
novela 'Lado a Lado' (Foto: Reprodução/TV Globo)



























Viúva quer morar sozinha

Em "Doce de mãe", a atriz interpreta Dona Picucha, uma viúva de 85 anos que tem quatro filhos e gosta de escutar música e cozinhar. Como tem lapsos de memória, espalha lembretes em casa para não se esquecer das obrigações.

Quando a Picucha anuncia que quer morar sozinha, já que a empregada e amiga com quem vive há 27 anos vai se casar, a família tenta fazer a matriarca desistir da ideia.

Em declarações à agência "EFE", a atriz reconheceu que o segredo da personagem que interpretou, com grande satisfação, é que ela representa "uma lição de vida, sobre como envelhecer sem muito drama e com muito senso de humor".

"Não é boba, nem louca, é simplesmente uma mulher consciente de sua idade que continua achando graça da vida", disse ela sobre a personagem Dona Picucha.

"É o reconhecimento de uma estrela maior da nossa cultura. É a nossa dama maior do teatro, da TV e do cinema brasileiro. E justamente recebeu essa homenagem e reconhecimento internacional", afirmou Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Rede Globo.

Fernanda Montenegro nasceu em 1929 no Rio de Janeiro. Começou a atuar nos anos 1940, adaptando obras de teatro para o rádio e, desde então, manteve uma trajetória artística no país, rejeitando todas as ofertas de Hollywood. A respeito disso, ficou famosa pelas frases: "meu inglês não é bom, mas minha alma é melhor" e "no Brasil tenho uma carreira, nos Estados Unidos tenho um sotaque".

Um dos grandes nomes da teledramaturgia e do teatro no Brasil, Fernanda Montenegro foi a única brasileira já indicada ao Oscar de melhor atriz, pelo seu trabalho no filme "Central do Brasil" (1998). Além do Emmy Internacional, Fernanda já foi vencedora do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim, de um prêmio no Festival de San Sebastián e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre outros.

'Lado a Lado' é melhor novela

A novela "Lado a lado", da TV Globo, venceu o 41º Emmy Internacional de melhor telenovela. A produção concorreu com a também brasileira"Avenida Brasil", com a angolana "Windeck" e com a canadense "30 vies (30 lives)". De João Ximenes Braga e Claudia Lage, "Lado a lado" conta a história de duas jovens à frente de seu tempo, que lutam por amor e liberdade em meio às transformações sociais do Rio de Janeiro do início do século 20. A novela chega ao mercado internacional em 2014.

"É a nossa primeira novela. Então tudo isso é muito inesperado e maravilhoso para nós", disse a autora Cláudia Lage. "Gravamos essa novela sobre o povo brasileiro, mas, acima de tudo, foi para o povo brasileiro não se esquecer da sua história", afirmou Vinícius Coimbra, diretor da novela.

G1 POP & ARTE