quarta-feira, 25 de junho de 2014

Prefeitura confirma Atrações Musicais para encerramento do 2º Arraiá na Serra de Martins


A Prefeitura de Martins, através da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, promove durante todo mês junino o 2º Arraiá na Serra. O evento teve início no dia 12, e seu término será no dia 29, com grande festa dançante em praça pública.

O 2º Arraiá na Serra conta com uma programação que inclui bairros e comunidades, bem como, o tradicional Passeio Junino que teve sua realização na última terça-feira, 24 de junho.

Já o encerramento do evento junino acontecerá dia 29, a partir das 19 horas com apresentação das quadrilhas vencedoras do Arraiá, e em seguida, às 22 horas, grande festa dançante com as bandas: Deixe de Brincadeira, Fabiano Show e Farra de Playboy.

Arraiá na Serra é em Martins!

Assessoria de Comunicação Social

São João arrecada doações para pacientes de câncer em Mossoró

São João Solidário, ontem: solidariedade (Assecom OAB)São João Solidário, ontem: solidariedade (Assecom OAB)O I São João Solidário da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), ontem (24), arrecadou R$ 570,00 em dinheiro, alimentos, roupas e artigos de decoração utilizados na festa junina, que serão doados a pacientes de câncer atendidos pela entidade. O evento foi realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Mossoró, com o apoio de empresas e voluntários.
A OAB/Mossoró continuará com a parceria com a AAPCMR, ajudando através de outros trabalhos que serão desenvolvidos pelas suas comissões. O advogado Pedro Fernandes Diógenes, presidente da Comissão Advogado Iniciante, responsável pela realização do I São João Solidário e pela campanha de arrecadação para a AAPCMR, faz questão de agradecer a todos os empresários e pessoas físicas que contribuíram.
“Agradecemos de coração a todos que nos ajudaram. Quero aproveitar também para destacar o empenho dos colegas da comissão, que se esforçaram para preparar uma festa bonita, aos músicos que mostraram sua sensibilidade e dedicaram uma tarde inteira para as crianças e adolescentes que são assistidos pela associação, que lutam diariamente pela vida”, disse.
Valéria Viana, assistente social da AAPCMR, elogiou a iniciativa e lembrou que a entidade continua precisando do apoio da sociedade mossoroense. A associação atende mensalmente cerca de 200 pessoas de Mossoró e cidades vizinhas. Tudo é mantido através das doações, de campanhas como essa que foi realizada pela OAB/Mossoró.
As doações podem ser feitas através da conta bancária em nome da AAPCMR, conta corrente nº 9188-X e agência nº 3526-2, no Banco do Brasil. Quem quiser, pode ajudar ligando para o (84) 8829 – 7206, que é o telemarketing da associação. O doador escolhe quanto ou o quê doar, o dia e o local que o mensageiro terá que passar para receber. (Com informações da OAB Mossoró).

Lei que garante reajuste para médicos de planos de saúde é sancionada sem vetos!

Lei garante a conquista de uma das reivindicações mais antigas da categoria.
A lei que obriga os planos de saúde a substituir imediatamente médicos, laboratórios e hospitais que se descredenciarem e que também garante reajustes anuais aos profissionais que prestam serviços às operadoras foi publicada sem vetos no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25).

A Lei garante a conquista de uma das reivindicações mais antigas da categoria e, a partir de dezembro, trará mudanças profundas no setor. Uma das exigências da nova lei é a existência de contratos escritos entre as operadoras de planos de saúde e os profissionais de saúde, com previsão de índice e periodicidade anuais para reajuste dos valores dos serviços prestados.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d’Ávila, celebrou a sanção da lei, que, segundo ele, beneficiará os mais de 50 milhões de pacientes atendidos por planos de saúde em todo o país. “Trata-se de uma das grandes vitórias da atual gestão do CFM, que contou com o empenho de todos os conselheiros federais e regionais, além do esforço das demais entidades da categoria e de seus representantes. Agora, além dos médicos, milhares de profissionais de outras categorias – como psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e dentistas – que prestam serviços às operadoras contarão com os avanços dessa lei, cuja finalidade maior é melhorar a assistência dos usuários de planos”, afirmou.

Além de prever a fixação de índices de reajuste e a periodicidade de sua aplicação para os honorários médicos, a lei obriga os planos de saúde a substituírem o profissional descredenciado por outro equivalente e determina que o consumidor seja avisado da mudança com 30 dias de antecedência. “As mudanças previstas trarão maior conforto ao paciente, mais segurança jurídica aos profissionais e um sentimento de satisfação para toda a sociedade”, comemorou o 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital Corrêa.

Até o momento, não existia no arcabouço geral da legislação nenhum instrumentos que garantisse aos profissionais que prestam serviço às operadoras o índice anual de seus honorários. “Isso tornava o médico fragilizado dentro do poder econômico. Nossas conquistas até agora só têm sido alcançadas com mobilização da categoria”, explicou o coordenador da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (Comsu), Aloísio Tibiriçá. Para ele, a lei resgata condições mínimas para o início de um processo civilizatório nas relações de trabalho entre
médicos e operadoras.

A aprovação no Congresso Nacional e sanção presidencial só foram possíveis graças à mobilização de médicos e lideranças de todo o país e com a articulação política das entidades nacionais. Apresentado originalmente em 2004 (PLS 276/04) pela senadora Lúcia Vânia (PSDB/GO), o texto passou por diversos debates e modificações até receber um de seus pontos principais: o estabelecimento de critérios para a adequada contratualização na relação entre operadoras e profissionais da saúde que atuam na área da saúde suplementar. Após quase seis anos em tramitação no Senado, foi aprovado em fevereiro de 2010 pela Comissão de Assuntos Sociais.

No mesmo ano, foi enviado à Câmara dos Deputados (PL 6.964), onde foi aprovado nas Comissões de Defesa do Consumidor, de Seguridade Social e Família e, em caráter terminativo, na CCJC. “Esse projeto é um divisor de águas na relação com as operadoras de planos de saúde e por isso foi preciso uma forte articulação política sobre ele”, lembra Alceu Pimentel, coordenador da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) das entidades médicas.

A aprovação da proposta veio na esteira do protesto nacional que teve início em 7 de abril deste ano e que tinha o PL 6.469/10 como uma prioridade. “Após a aprovação do texto do projeto CCJ da Câmara, 72 deputados assinaram um requerimento que pretendia emperrar o projeto e impediu o envio imediato à sanção presidencial, submetendo-o à aprovação préviado Plenário da Casa. Médicos de todo o país atenderam ao chamado das lideranças nacionais e reagiram prontamente à manobra que tentou barrar o projeto – supostamente influenciada pelas operadoras de planos com o apoio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)”, esclareceu o diretor de comunicação do CFM, Desiré Callegari.

Além da articulação das entidades médicas nacionais e regionais, um grupo orientado pela CAP e pela COMSU percorreu os corredores do Congresso Nacional e conseguiu sensibilizar parte destes parlamentares para que assinassem um novo documento pedindo a derrubada do recurso.

O que muda na relação com as operadoras

 As condições de prestação de serviços serão reguladas por contrato escrito, estipulado entre a operadora do plano e o prestador de serviço. A regra vale para médicos e demais prestadores de serviço em prática liberal privada, além de estabelecimentos de saúde.

A periodicidade do reajuste deverá ser anual e realizada no prazo improrrogável de 90 dias, contados do início de cada ano. Caso não haja negociação entre as partes, o índice de reajuste será definido pela ANS.

O contrato deve estabelecer claramente as condições de execução, expressas em cláusulas que definam direitos, obrigações e responsabilidades. Deverão incluir também, obrigatoriamente, o seu objeto e natureza, com descrição de todos os serviços contratados.

Os planos serão obrigados a preencher as vagas abertas pelos médicos que se descredenciarem, o que será um ganho para os pacientes.

O que muda na relação com as operadoras

- As condições de prestação de serviços serão reguladas por contrato escrito, estipulado entre a operadora do plano e o prestador de serviço. A regra vale para médicos e demais prestadores de serviço em prática liberal privada, além de estabelecimentos de saúde.

- A periodicidade do reajuste deverá ser anual e realizada no prazo improrrogável de 90 dias, contados do início de cada ano. Caso não haja negociação entre as partes, o índice de reajuste será definido pela ANS.

- O contrato deve estabelecer claramente as condições de execução, expressas em cláusulas que definam direitos, obrigações e responsabilidades. Deverão incluir também, obrigatoriamente, o seu objeto e natureza, com descrição de todos os serviços contratados.

- Os planos serão obrigados a preencher as vagas abertas pelos médicos que se descredenciarem, o que será um ganho para os pacientes.

De FATO

Criança é atropelada em José da Penha/RN

Uma criança de 06 anos foi atropelada na noite de segunda-feira(23), por volta das 21:00 horas, na Rua João de Deus Fontes, na cidade de José da Penha/RN, por um  motoqueiro que fugiu sem prestar socorro, deixando a criança com lesões graves.

A PM ao tomar conhecimento do fato realizou diligencias e no inicio da tarde desta terça-feira identificou e localizou o jovem Juvenilson de Morais Fernandes, 18 anos, residente no Sítio Boi Redondo, zona rural do município. O qual foi preso em sua residencia e no dia do sinistro pilotava uma motocicleta Honda, placa DPK 0875, que confessou o delito em seguida foi apresentado a 4ª DRPC onde foi autuado em flagrante de delito e posto em liberdade após pagamento de fiança.


A criança foi socorrida por  familiares para o HRCCA em Pau dos Ferros em seguida transferida para Mossoró/RN com suspeita de TCE, onde se encontra sob cuidados médicos.

Fonte: Nossa Paraná RN

Populares encontram corpo de mulher carbonizado na zona rural de Upanema

Francisca Márcia, encontrada morta em UpanemaFrancisca Márcia, encontrada morta em UpanemaNo início da noite de segunda-feira(23), populares encontraram o corpo de uma mulher, parcialmente carbonizado e já em decomposição, nas proximidades do sítio Várzea Grande, zona rural de Upanema.Francisca Marcia Freitas Ribeiro, 27, que residia no bairro Aeroporto, em Mossoró, havia saído de casa na manhã do último sábado para fazer compras e não mais foi vista.
Segundo informação da polícia, levantamentos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) indicam que a mulher foi asfixiada antes de ser queimada.
O crime está soando como mistério para a Delegacia de Polícia Civil de Upanema. 
Informações não confirmadas pela polícia, dão conta que no dia em que saiu de casa Francisca Márcia teria recebido R$ 1 mil, porém deixou o dinheiro em casa, levando apenas R$ 100,00, que foi achado no bolso da mulher, pela equipe do Itep.
Até o momento, a polícia não tem informação sobre os motivos do crime.


Fonte: O mossoroense

Professores da Uern decidem próxima semana possibilidade de greve

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) não descarta a possibilidade de greve em 2014. A categoria tem se reunido em assembleias desde o mês de abril para discutir os pontos que compõem a campanha salarial deste ano. O próximo encontro deverá ser realizado na próxima semana, onde os professores irão decidir se iniciarão ou não o movimento grevista.
Na última sexta-feira, 20, a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou nota afirmando que a Aduern e o Sindicato dos Servidores Técnicos-Administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Sintauern) não teriam encaminhado as pautas de reivindicação da categoria para que a administração da Universidade pudesse avaliá-las, atrasando as negociações.
De acordo com o presidente da Aduern, Valdomiro Morais, os professores receberam a nota oficial da Universidade com indignação. "A Reitoria quer retardar as negociações para ganhar tempo. Já realizamos três audiências com o reitor, em que discutimos as pautas de reivindicação dos docentes. É um absurdo agora dizerem que o pedido de elaboração dessas pautas foi uma iniciativa da administração da Universidade e não dos professores", conta.
Os professores têm até o dia 5 de julho para deflagrarem greve, pois, devido às eleições para o Governo do Estado e Presidência da República, em outubro, movimentos grevistas são declarados inconstitucionais se realizados no período de até três meses antes dos pleitos.
Nessa segunda-feira, 23, representantes da Aduern e do Sintauern entregaram documentos ratificando pontos de reivindicação, como reposição salarial de 57,53% aos docentes para que se possa atender as especificações do artigo 11 do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos educadores. O documento será analisado pelo recém -criado Comitê de Política Salarial do Estado na próxima sexta-feira, 28.
História recente da Uern é marcada por greves
No ano de 2011, foi realizada a maior greve da história da Uern, com professores e técnicos-administrativos paralisando as atividades por 106 dias, o que alterou o calendário letivo da instituição e chegou a alterar as datas de publicação do edital, inscrição e realização das provas do Processo Seletivo Vocacionado 2012.
Com o movimento grevista de 2011, os professores conseguiram reajuste salarial de 27,7%, dividido em três parcelas ao longo de três anos: a primeira de 10,65% em abril de 2012; a segunda de 7,65% no mesmo mês de 2013 e a terceira de 7,65% em abril de 2014.
Este ano, além da reposição salarial superior a 50%, os professores apresentam pautas como a correção inflacionária sobre os salários, melhorias nas condições de trabalho e a conclusão das obras do Campus de Natal e da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat), em Mossoró.
"Desde o começo estamos abertos ao diálogo, mas não infinitamente. Esperamos poder resolver tudo sem que haja a necessidade de fazer greve, mas se for preciso, a possibilidade não está descartada", afirma Valdomiro Morais.
Fonte: O mossoroense

Juazeiro do Norte-CE: Médica é assassinada pelo companheiro que praticou o suicídio

Ex-companheiro e fotógrafo Onofre Ribeiro e a médica pediatra Elizabeth Bernardo de Oliveira
 (Foto: Arquivo Pessoal/Agência Miséria)


A médica pediatra Elizabeth Bernardo de Oliveira, de 46 anos, foi morta a tiros no início da noite desta terça-feira pelo seu ex-companheiro e fotógrafo Onofre Ribeiro o qual praticou o suicídio. O crime aconteceu na residência dela situada na Rua Pio X, 554 (Salesianos) em Juazeiro do Norte. O casal estava separado há algum tempo e ele vivia tentando reatar o romance, enquanto a mesma se mantinha irredutível.

No final da tarde Onofre chegou nacasa de Elizabeth retomando a conversa de sempre. Quando uma filha do primeiro casamento dela de apenas 10 anos de idade o viu com uma espingarda em punho, correu em busca de ajuda na vizinhança afirmando que o padrasto ameaçava sua mãe com a arma. Ela tem ainda um filho de 18 anos de idade que não se encontrava na residência.

Os vizinhos acionaram a polícia, enquanto o fotógrafo já tinha ateado fogo no veículo daprofissional da área de saúde no caso um Prisma de cor cinza que se encontrava na garagem. Onofre teria ateado fogo ainda em outros objetos após fechar a porta do imóvel. Militares do 2º BPM chegaram imediatamente ao local e adentraram a casa ao passo que o Corpo de Bombeiros debelava as chamas no carro.
Onofre Ribeiro cometeu suicídio. (Foto: Arquivo Pessoal/Agência Miséria)

Populares avisaram sobre estampidos de arma de fogo e uma equipe do SAMU já se encontrava no local constatando os óbitos. Elizabeth havia sido lesionada com um tiro no peito esquerdo e Onofre na cabeça. Os PMs notaram fortes indícios de luta corporal após o fotógrafo arrombar a porta da suíte onde a mesma tinha se trancado. Dentro da casa, os policiais recolheram uma espingarda calibre 20 com três cartuchos deflagrados e dois picotados, além de um coquetel molotov.

Os corpos foram recolhidos pelo rabecão para serem necropsiados no IML (Instituto Médico Legal). Natural de Tauá, ela veio ainda muito jovem residir e estudar em Juazeiro. Tão logo se formou em medicina, Elizabeth passou a trabalhar na antiga Policlínica de Juazeiro e, atualmente, exercia sua atividade profissional na Clínica São José. Ela era, também, professora da Estácio/FMJ (Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte).
*Por Demontier Tenório/Miséria.com

Fonte: Nossa Paraná RN

Jerimum de quase 200 kg é encontrado na Paraíba

Um jerimum nada tradicional tem chamado atenção dos moradores da pequena cidade paraibana de Nova Floresta, a 249 km de João Pessoa, na região do Curimataú do estado. O motivo é o tamanho do legume, que ainda nem acabou de crescer, já tem 2,30 metros de diâmetro e quase 200 quilos. O leguminoso pode ser o maior já cultivado no Nordeste.

O vegetal nasceu na horta de Adailton Gomes, 29 anos, morador do sítio Pororoca. De acordo com o produtor, que começou o cultivo da planta há três meses, o segredo está na semente de qualidade, que foi importada dos Estados Unidos, da espécie Atlantic Gigante. Na terra, de cerca de 10 hectares, há outros seis legumes pesando entre 40 e 70 kg. Até então, o maior vegetal colhido tinha sido de 10 quilos.

“Há cinco anos eu estava lendo uma revista agrônoma e tinha falando sobre a espécie americana. Entrei em contato com um amigo meu e ele me mandou algumas sementes da espécie. Plantei e me surpreendi com o tamanho. Tenho outras mudas – que estão com legumes grandes. Mas, meu forte mesmo é o hortifruti, produzindo o maracujá amarelo”, falou o agricultor.

A forma desproporcional do vegetal tem atraído pessoas de várias cidades. “Em um dia veio cerca de 3 mil pessoas aqui no sítio para tirar fotos. O tamanho impressiona e isso tem atraído um grande número de pessoas de cidades da região e de outras localidades. O jerimum – que também é chamado de abóbora – será colhido entre os dias 10 e 15 de julho”, disse Gomes.

O agricultor adiantou que as sementes retiradas serão vendidas para outros agricultores e o jerimum gigante será doado para escolas públicas da cidade. “Vamos vender abaixo custo para estimular uma espécie de competição entre nós agricultores para saber quem vai colher o maior jerimum. O meu objetivo é distribuir para as escolas do município”, avisou Adailton Gomes.