sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Divulgadas as atrações do Réveillon da Paz, promovido pela Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros no dia 31 de dezembro

A partir das 20h30, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.
A necessidade de realizar este evento surgiu porque sabemos que muitos municípios convergem para Pau dos Ferros e nós não tínhamos réveillon de nenhuma natureza. É comum gente sair daqui para outros lugares. Então, o que nós estamos fazendo neste ano, apesar de toda a dificuldade financeira, é criar uma atração para que a população pau-ferrense possa se confraternizar.
Esperamos todos vocês para, juntos, comemorarmos a chegada de 2015.‪#‎MaisTrabalhoMaisCompromisso‬

Eleitos no RN são diplomados pelo TRE em cerimônia na capital

Governador, vice, deputados e senadores receberam os diplomas na capital do estado.
Os candidatos eleitos em 2014 no Rio Grande do Norte foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral na tarde desta quinta-feira (18) em uma cerimônia realizada no Centro de Convenções, em Natal. Foram diplomados Robinson Faria, governador eleito; Fábio Dantas, o vice; a senadora Fátima Bezerra e os 8 deputados federais e 24 estaduais. O evento contou com a participação da governadora Rosalba Ciarlini e autoridades.

A diplomação valida a eleição de cada um dos escolhidos pela maioria dos eleitores e fecha o ciclo eleitoral. Somente após a diplomação os eleitos estão aptos a tomarem posse nos respectivos cargos.

O deputado estadual eleito com a segunda maior votação do Estado, Galeno Torquato (PSD) recebeu, nesta quinta-feira (18), sua diplomação para assumir o cargo, a partir de 2015, na Assembleia Legislativa.


Galeno reafirmou seu compromisso em defesa de uma saúde de qualidade, bandeira que defenderá no parlamento estadual. "Nossa bandeira é a saúde e vamos trabalhar pelo direito à cidadania. Além de criar leis, o deputado também deve cobrar, e vamos cobrar o funcionamento de serviços essenciais."

Fonte: Mural de Riacho da Cruz

Crueldade: Corpo de bebê é encontrado em balde com água na maternidade de Mossoró

Recém-nascido era do sexo masculino e foi encontrado no banheiro do hospital.
Um crime chocou a população na madrugada desta sexta-feira (19) em Mossoró. Um bebê do sexo masculino com apenas um mês foi encontrado morto na madrugada dentro de um balde com água no banheiro da Casa de Saúde Dix Sept Rosado, em Mossoró.

O bebê estava internado no hospital com a mãe e uma acompanhante e de acordo com relatos da Polícia Civil, a mãe teria procurado a equipe de plantão da maternidade no meio da noite para informar que seu bebê tinha desaparecido. Ela afirmou que tinha visto outra pessoa nos corredores do Hospital e que possivelmente teria raptado seu filho.

A equipe que estava de plantão na maternidade, acionou a Central de Operações da PM, através do 190, que enviou uma viatura policial ao local.

De acordo com o blog 190, do Mapa dos Blogs do Nominuto, quando a guarnição chegou na maternidade foi informada de que a criança já tinha sido encontrada, mas estava morta dentro de um balde com água em um dos banheiros do hospital.

A criança ainda chegou a ser retirada do balde pelos profissionais de saúde do hospital e colocada no berço numa tentativa de reanimá-la, porem o bebê já estava morto.

O ITEP foi acionado juntamente com a Delegacia de Plantão, e durante a perícia foram constatados sinais de violência externa no corpo da criança.

O Delegado de Plantão José Vieira de Castro, informou que não tem dúvida de que houve homicídio e que o caso será investigado pela Polícia Civil para chegar até os responsáveis pelo crime.

Segundo Vieira, a Polícia Civil vai aguardar o laudo do ITEP para saber em que condições a criança foi morta e a partir daí da início as investigações.

Apesar de ter nascido há um mês, o bebê ainda estava na Casa de Saúde Dix Sept Rosado, porque nasceu prematuramente. A mãe da criança e a acompanhante foram encaminhadas à Delegacia de Plantão onde prestaram esclarecimentos sobre o fato.

190RN

Bancária é assassinada pelo namorado supostamente após ter relatado traição!

Crime passional aconteceu na praia da Pipa, na madrugada nesta quinta-feira.
A bancária Daniele Rodrigues Monteiro, de 36 anos, foi morta com golpes de faca desferidos pelo namorado, identificado como Abílio Fábio Santos Coutinho, de 34 anos. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (18), na travessa da Cioba, no centro da praia da Pipa, no município de Tibau do Sul. O suspeito foi preso horas depois de cometer o assassinato.

De acordo com o tenente Daniel, comandante do policiamento da praia da Pipa, em depoimento Abílio relatou que ele e a namorada estavam bebendo em casa e que em um dado momento o dois discutiram devido uma confissão de Daniele. “Ele falou em depoimento na delegacia que bebiam desde a noite da quarta e que já por volta das 2h a vítima disse que tinha o traído despertando assim a fúria do barman”, informou.

Abílio esfaqueou a mulher atingindo principalmente o tórax, a mulher ainda tentou escapar da morte correndo para o lado de fora da residência, mas foi seguida pelo namorado e alvo de mais golpes no meio da rua. Minutos após o crime, o suspeito foi preso e confessou o delito.

O oficial ainda relatou que o casal já tinha histórico de brigas constantes e que os dois eram usuários de cocaína. Daniele ainda foi socorrida para o hospital da cidade, mas deu entrada sem vida. A bancária que trabalhava na agencia do banco do Brasil, em Goianinha, deixa um filho de um ano.


Portal BO

Governador eleito Robinson Faria articula secretariado

O reajuste salarial para os cargos de 1º escalão no Executivo estadual, aprovado ontem na Assembleia Legislativa, remove um dos obstáculos – os baixos salários oferecidos – na montagem da equipe de auxiliares diretos do novo governado. Um problema maior, a falta de quadros disponíveis e qualificados nas base partidária, permanece desafiando o governador eleito, Robinson Faria.
Júnior SantosKaline Leite, escolhida para a SegurançaKaline Leite, escolhida para a Segurança

Sem poder contar com nomes diretamente ligados ao próprio partido (PSD) e ao PT, Robinson Faria tem buscado alternativas até mesmo entre ex-auxiliares do governo Rosalba Ciarline ou entre adversários, como na administração do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, argumentando com a reconhecida competência dos convidados. Em alguns casos, obteve sucesso. Em outros, não.

Entre os nomes já confirmados para integrarem o secretariado, estão o do engenheiro Marcelo Toscano, ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo em Natal, que deverá presidir a Caern. A atual secretária de Planejamento do prefeito, a economista Virgínia Ferreira, também é cotada para função estadual análoga. Para a chefia do Gabinete Civil, Robinson Faria fez convite ao advogado e ex-deputado estadual Paulo de Tarso Fernandes. Intelectual com vasta experiência política e conhecimento em várias áreas do Direito, Paulo de Tarso ocupou o cargo por 10 meses no governo Rosalba. Deixou a função na mesma ocasião do rompimento político entre Robinson e o casal Rosalba Ciarlini/Carlos Augusto. “Exclusivamente em solidariedade” ao (então) vice-governador Robinson Faria, segundo declarou na época. 

Paulo de Tarso era considerado um dos homens fortes da gestão Rosalba Ciarlini e tinha carta branca para tomar muitas das decisões do Poder Executivo. Foi ele o elo entre Robinson Faria e o grupo do DEM no período pré-eleitoral de 2010, que culminou com a parceira de ambos os grupos. Fontes do jornal garantem, entretanto, que Paulo de Tarso não está inclinado a aceitar o convite e já teria dado um “primeiro não” ao governador eleito.

Definições
Para a Saúde, o governador eleito já fez dois convites pessoais: ao atual diretor do HUOL, o médico Ricardo Lagreca, e ao cardiologista Ricardo Bittencourt. As informações são de que o primeiro teria aceitado após conversas com a bancada que apoia o governador. O nome para o Desenvolvimento Econômico, outra área importante para o desempenho futuro da administração, será uma sugestão de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, um dos principais economistas do PSD. O nome cogiado é Wallim Vasconcelos, ex-diretor do BNDES.

Os nomes considerados certos na equipe, além dos já citados, são os da jornalista Georgia Neri (Comunicação); o empresário Ruy Gaspar (Turismo), Francisco Wilkie (Procuradoria Geral do Estado); da esposa do governador eleito, Julianne Faria, para a Assistência Social, a delegada Kalina Leite, atual interventora na Fundac, para a secretária de Segurança e Defesa Social; o empresário Beto Santos, para o Detran; Paulo César Medeiros, para a Administração (ele já ocupou o cargo no governo Wilma de Faria e foi chefe de gabinete do prefeito Carlos Eduardo em 2008); o ex-vereador George Câmara, para a área dos Esportes e Lazer. O partido também ficará com a presidência da Ceasa. 

As indicações partidárias do PT serão para as áreas de Educação, que ainda será definida entre os professores Getúlio Marques e Francisco das Chagas; Reforma Agrária; Cultura, Fundação José Augusto e Emater. O prefeito de Mossoró, Silviera Junior, indicará o nome para a pasta de Recursos Hídricos.

TRIBUNA DO NORTE

RN Sustentável: Mapeamento das comunidades do Estado definirá projetos

Roberto Lucena
Repórter

O Rio Grande do Norte possui 2.513 organizações sociais e produtivas, sendo 2.479 associações e 34 cooperativas, distribuídas nos 10 territórios do Estado. Deste universo, apenas 424 desenvolvem alguma atividade produtiva atualmente, o que representa 17% do total de organizações mapeadas. Sessenta e uma estão localizadas em locais onde não há fornecimento de energia e a maioria deseja algum financiamento para adquirir máquinas e equipamentos. 

Os dados apontados acima fazem parte de um estudo inédito que será apresentado hoje (18), em cerimônia marcada para começar às 8h, na Escola de Governo. O mapeamento foi feito através do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (RN Sustentável) em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC). O mapeamento é resultado de estudos que duraram cinco meses e investimento na ordem de R$ 400 mil. 

De acordo com o economista e coordenador de planejamento do RN Sustentável, Breno Roos, o mapeamento é uma radiografia do Rio Grande do Norte que vai possibilitar a definição de estratégia de planejamento mais consistente do RN Sustentável. “Com os dados apurados no mapeamento, sabemos identificar quais as necessidades, limitações e vocações de uma determinada área e, assim, definir estratégias de desenvolvimento para aquela região”, explicou.

O RN Sustentável é um projeto multissetorial que tem como meta contribuir para transformação do cenário socioeconômico do Estado por meio de um conjunto de ações articuladas destinadas à redução das desigualdades regionais, além de apoiar ações de modernização da gestão pública para prestação de serviços de forma mais eficaz e eficiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população potiguar.

Uma das metas do RN Sustentável é abrir “Chamadas Públicas” para que empresas, organizações e outras entidades possam assegurar recursos públicos e desenvolver projetos. Com o mapeamento, os gestores poderão dividir as chamadas determinando que tipo de projeto será encaminhado para cada região. “Se uma região tem vocação para uma determinada atividade, abriremos chamada pública com essa finalidade”, acrescentou Roos. 

O mapeamento também aponta as dificuldades e limitações das organizações sociais existentes. Um dos dados mais alarmantes assinala que apenas 17% das organizações desenvolvem algum tipo de atividade, ou seja, a maioria está estagnada. Segundo Ross, o estudo explica esse percentual. “Isso ocorre porque a maioria não tem acesso a recursos e não possuem organização eficiente. Falta, por exemplo, selo de inspeção sanitária para alguns, reuniões para definir metas, entre outros”, disse o coordenador.

O dado apontado no mapeamento deve ser base de projetos já no primeiro semestre de 2015. “Vamos trabalhar justamente com projetos que assegurem a possibilidade das organizações que estão sem produzir, tenham condições de comercializar algum produto ou atividade”, explicou Roos.

TRIBUNA DO NORTE

Mais de 60% dos brasileiros que passam fome têm celular, diz IBGE

Do UOL, no Rio

Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira (18) revela que 64% dos domicílios brasileiros em situação de insegurança alimentar grave (privação de alimentos para adultos e crianças) têm celular, segundo dados da Pnad 2013 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Mais de 88% dos domicílios com restrições alimentares contam com televisão, 13,8% têm computador e 10% têm não só computador, mas também acesso à internet. Fogão (93,5%) e geladeira (85,8%) também são bens presentes na maioria dos domicílios classificados pelo IBGE com o nível de insegurança alimentar grave.

Ao ser diplomada, Dilma defende Petrobras e condena corrupção

Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff saiu hoje (18) mais uma vez em defesa da Petrobras, e conclamou a população a firmar um pacto contra a corrupção e afirmar que o crescimento do país vai se acelerar “mais rápido do que alguns imaginam”. Em discurso na cerimônia de diplomação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela disse também que cabe aos eleitos governarem bem e, ao segundo colocado, exercer o papel de oposição da melhor maneira possível. “Como eleição democrática não é uma guerra, não produz vencidos”, declarou.

Dilma Rousseff discursou logo após receber o diploma - que a habilita a ser empossada no dia 1º de janeiro - das mãos do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Tóffoli. Em uma fala voltada a promessas de ações conceituais, de como pretende iniciar o seu segundo mandato, ela fez questão de repetir palavras como “novo”, “mudança” e “esperança”.

Os casos de corrupção da Petrobras foram explicitamente citados pela presidenta em meio à linha de raciocínio de que “alguns funcionários” foram atingidos no processo, mas é preciso “continuar acreditando na mais brasileira das nossas empresas”. O argumento utilizado foi o de que é preciso “punir pessoas, não destruir empresas”. “Estamos enfrentando com destemor, e vamos transformar [o caso] em energia transformadora”, defendeu. Essa luta contra os malfeitos foi exemplificada por Dilma com expressões para “apurar com rigor tudo de errado”, “criar mecanismos que evitem fatos como esse” e “saber apurar, punir”.

“Não podemos fechar os olhos a uma verdade indiscutível. Chegou a hora do Brasil dar um basta à corrupção”, declarou a recém-diplomada, para complementar que um “grande pacto nacional contra a corrupção”, envolvendo todas as esferas da sociedade, “vai desaguar na grande reforma política que o Brasil precisa”. No entanto, não é um conjunto de novas leis que vai resolver os problemas, na opinião da presidenta. Ela disse que a mudança envolve uma nova consciência de moralidade pública na atual e nas próximas gerações. “Quero ser a presidenta que ajudou a tornar esse processo irreversível”, continuou.

“Temos a felicidade de viver em um país onde a verdade não tem mais medo de aparecer”, afirmou. Punir os responsáveis, no entanto, não diminui a importância e a competência da empresa, de acordo com a presidenta reeleita. Para ela, é preciso continuar apostando na governança da Petrobras, no modelo de partilha e na política de conteúdo local. “A Petrobras e o Brasil são maiores que qualquer problema e crise", acrescentou, e "por isso temos capacidade de superá-los e deles sair melhores e mais fortes”, afirmou.

Após a fala de Dilma, Dias Tóffoli declarou que as eleições são “página virada” e “que os especuladores que se calem”. “Não há espaço para terceiro turno que possa vir a caçar voto desses 54.501.118 eleitores”, frisou.

“Estamos aqui cumprindo o desejo da maioria do povo brasileiro. O povo, na sua sabedoria, escolhe quem ele quer que governe e quem ele quer que seja oposição. Simples assim”, disse a presidenta ao iniciar o seu discurso, antes de dizer que saber vencer é fazer com que todos tenham oportunidades iguais para construir um futuro melhor.

“Ser a primeira mulher eleita e reeleita para ocupar o mais alto cargo da nação deixa minha alma plena de alegria, responsabilidade e destemor”, declarou Dilma Rousseff, para depois complementar que não deve ter medo de mudar a realidade, mesmo que seja difícil. “Nem tampouco medo de mudar a si próprio, mesmo que isso cause algum desconforto”.

Após dizer que as portas a serem fechadas são as da corrupção, e não as do crescimento e do progresso, Dilma anunciou que reserva para o seu discurso de posse, daqui a duas semanas, o detalhamento de “medidas que vamos tomar para mais crescimento, mais desenvolvimento econômico e mais progresso social”. Ao terminar sua fala, convocou todos os brasileiros que a acompanhem “nessa caminhada de transformação e de mudança”.

Ocorrida no plenário do TSE, a cerimônia de diplomação contou com a presença de autoridades como os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski; do Senado Federal, Renan Calheiros; e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves; além do procurador-geral da República, Rodrigo Janot; do comandante da Força Aérea Brasileira, Juniti Saito; e dos ex-presidentes da República José Sarney e Luiz Inácio Lula da Siva.

De Fato

Após ser assaltado, vice-governador eleito afirma: “O RN vive hoje uma guerra civil”

Fábio Dantas estava saindo do apartamento do governador Robinson Farias

67i6767i67i
Diego Hervani
Repórter

Na madrugada desta quinta-feira (18), o vice-governador eleito do RN Fábio Dantas sentiu na pele as dificuldades que o próximo Governo irá enfrentar para combater a insegurança que tomou conta do Rio Grande do Norte. Quando estava saindo de uma reunião no apartamento do governador eleito Robinson Faria, que fica na praia de Areia Preta, por volta das 2h, Fábio e a advogada Tatiana Mendes Cunha, ambos integrantes da equipe de transição, foram surpreendidos por seis criminosos, que colocaram as armas na cabeça dos dois e levaram vários objetos. O crime ocorreu exatamente no dia em que Robinson e Fábio serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), solenidade que ocorre nesta tarde.

O futuro vice-governador conversou com O Jornal de Hoje na manhã desta quinta. Ainda muito abalado com a situação, ele afirmou que a segurança será uma das prioridades do próximo Governo e disse que o Rio Grande do Norte vive uma Guerra Civil. “Nós estamos vivendo mesmo (uma Guerra Civil). Você viu o que fizeram com o policial militar? (soldado que foi baleado na cabeça). Um absurdo total. A situação está complicada mesmo. A segurança será uma das prioridades do nosso Governo, pois a situação não pode continuar assim. Estamos trabalhando nesse sentido”, contou.

Fábio ainda detalhou os “cinco minutos de terror” que ele e Tatiana Mendes viveram nas mãos dos bandidos. “Quando nós estávamos saindo do prédio, os criminosos chegaram. Eram seis no total. Quatro nos abordaram e outros dois ficaram dando cobertura. Eles ficaram com as armas apontadas para as nossas cabeças, nos ameaçando e pedindo todos os objetos que tínhamos. Foi realmente uma situação muito delicada e muito traumatizante. Um sufoco muito grande”. O vice-governador eleito afirmou que ainda foi agredido por um dos suspeitos.

“Eles estavam bem nervosos. Enquanto pediam os nossos pertences, eles alegavam que eu tinha um cordão de ouro. Eles ficaram puxando o meu pescoço, que está todo arranhado. Imagine a situação. Ele, armado e me puxando. Foi um momento terrível. Felizmente nada de mais grave aconteceu”. Os bandidos fugiram levando celulares, relógios e a bolsa de Tatiana. “Não sei nem o motivo deles não terem levado o carro, pois eles tiveram tempo para isso. De tão nervoso, nem vi para onde eles fugiram”.

Em entrevista ao Jornal da 96FM hoje pela manhã, o governador eleito Robinson Faria, comentou sobre o caso e afirmou que depois de eleito dará uma resposta rápida para a população. “Irei conversar com a polícia, antes mesmo de assumir. Irei falar que vamos fazer de tudo por ela, mas que quero uma resposta rápida. Eu assumindo temos que arrumar a casa. A população não pode esperar nem mais um minuto”.

O local onde Fábio Dantas e Tatiana Mendes foram assaltados é conhecido pelos constantes assaltos, principalmente no período da noite. A reportagem do JH esteve esta manhã em Areia Preta e não precisou procurar muito para confirmar que aquela região tem registrado assaltos constantes. “Rapaz, aqui é direto. Fizeram um reforço no policiamento durante o dia. De vez em quando fica uma viatura por aqui, mas em alguns horários ela não aparece e o pessoal (criminosos) aproveita. Eu mesmo já vi uma turista ser assaltada bem em frente para esse prédio (onde o governador Robinson Faria mora)”, disse Júlio Soares, que trabalha em uma empresa de limpeza.

Já um vendedor, que todos os dias passa com os produtos pela região, afirmou que o maior problema é uma escadaria que fica entre dois prédios. “Essa escadaria leva até Mãe Luíza. Os criminosos descem, fazem o assalto e depois voltam correndo pela escadaria. Quando a PM chega, eles já estão escondidos. Eles agem muito rapidamente”, contou o homem que não quis se identificar.

O Jornal de Hoje

Robinson Faria dedica diploma de Governador ao povo anônimo do RN

O governador diplomado se comprometeu em fazer uma gestão transparente, prestando contas à população

Em seu discurso na solenidade de diplomação como governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria dedicou sua vitória ao povo anônimo potiguar, que, nas palavras dele, aguarda muito trabalho na nova gestão que se inicia no dia 1º de janeiro. A cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) para entrega dos diplomas ao governador Robinson Faria, à senadora Fátima Bezerra, aos oito deputados federais e 24 deputados estaduais foi realizada no Centro de Convenções.

“Essas pessoas não foram convidadas para estarem aqui, mas este diploma foram eles que me deram, eles que me confiaram. Este diploma é um símbolo de coragem, de resistência, de sonho, ousadia, de fé e de esperança. Por isso digo a vocês que este Governo será o mais inovador do Rio Grande do Norte e não tenho medo de ser cobrado. Estou pronto, motivado e apaixonado”, afirmou Robinson Faria, que recebeu o diploma das mãos de sua esposa Julianne Faria, ao lado dos filhos deputado federal Fábio Faria, Nathália Faria, Maria Fernanda, Gabriel e Maria Luiza.


O governador diplomado se comprometeu em fazer uma gestão transparente, prestando contas à população. Ele também conclamou toda a bancada federal e a Assembleia Legislativa a, juntos, trabalharem pelo desenvolvimento do Estado. “Vamos fazer o governo mais transparente da história do Rio Grande do Norte. Vamos dar transparência porque a corrupção é amiga da falta de transparência. Convoco todos os órgãos de controle para que diariamente estejam controlando e vigiando o nosso Governo, onde cada centavo será prestado conta ao povo do Rio Grande do Norte e essa transparência será uma marca fundamental da nossa gestão. Quero pedir a todos vocês para estendermos as mãos e governarmos juntos. Vamos trabalhar porque o povo lá fora está esperando o nosso trabalho”, disse Robinson.

Agradecimento

Em seu discurso, Robinson também agradeceu a todos os partidos de sua coligação que o ajudaram a se eleger governador: além de sua legenda PSD, estivem coligados PT, PCdoB, PP, PTdoB, PEN, PRTB e PTC. Para Fátima, ele fez um agradecimento especial. “Minha vitória não teria sido completa se você não tivesse sido eleita a nossa senadora. Para mim foi um grande orgulho de caminhar ao seu lado pelo Rio Grande do Norte”, disse.

O Jornal de Hoje