quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Encanto: Sertão Empreendedor deve intensificar produção rural no município





O produtor Fernando Jackson, do Sítio Encanto de Cima, recebeu na manhã desta quinta-feira, 15, a visita da zootecnista Ana Paula Pinheiro, técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) responsável por desenvolver o programa “Sertão Empreendedor” no município, o qual está sendo apoiado pela gestão do prefeito Atevaldo Nazário.

Depois da assinatura do Termo de Compromisso na semana passada, Fernando forneceu informações à profissional que culminaram em um diagnóstico da sua propriedade, com destaque para tamanho, cuidadores, culturas em andamento e rentabilidade média.

Ana Paula ouviu o agricultor e esteve atenta às suas necessidades imediatas. Além das frutas, verduras e legumes (Banana, mamão, pimentão, cebolinha, pimenta-de-cheiro, batata doce) vistos no local, Fernando revelou o interesse por outras plantações (Acerola, goiaba, limão, melancia, melão), como ainda a pretensão de investir na criação de galinhas.

Outro intuito do produtor rural, que já fornece alimentos para Pau dos Ferros, Riacho de Santana e Doutor Severiano, está na melhoria da qualidade da alface. Através das orientações do Sertão Empreendedor, serão adotadas técnicas de sombreamento para assegurar a temperatura e umidade adequadas à sua produtividade. “A alface merece um cuidado especial”, afirmou a zootecnista.

Quando perguntado sobre os benefícios do programa, Fernando citou – à parte as instruções – a aquisição de sementes para novos plantios. “Vamos aumentar a nossa produção”, completou.


Metodologia

Pautado na qualificação, implantação de negócios e consolidação dos existentes, o programa é uma realização do Senar em conjunto com o Serviço de Apoio às Pequenas e Micros Empresas (SEBRAE) que atenderá no Encanto, ao todo, cinco produtores, contribuindo para o crescimento sócio-econômico em razão do uso de tecnologias inovadoras.

Ao longo de, no mínimo, 12 meses os agricultores vão ser visitados pela técnica – por agrônomo ou veterinário, a pedido – e participarão de capacitações (Cursos, oficinas, feiras, dentre outros), mediadas pelo agente de desenvolvimento (AD) Josafá Neves.

SECOM ENCANTO 

Cosern dá dicas para prevenir acidentes com a rede elétrica no período chuvoso

Se perceber que as paredes da casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos.
O período chuvoso que se aproxima requer maior atenção da população quanto ao uso da energia elétrica. O aumento da incidência de chuvas, que também pode vir acompanhada por ventos, pode ocasionar o lançamento de galhos de árvores, pedaços de panos, plásticos e outros objetos na rede, provocando ocorrências no sistema elétrico.
Neste período, também pode haver aumento no número de ocorrências provocadas por descargas elétricas (raios).
A Cosern possui um plano de manutenção preventiva do seu sistema elétrico como forma de evitar as interrupções de energia aos seus clientes em todo o Rio Grande do Norte.
O Centro de Operações Integradas (COI), localizado no Edifício-Sede, em Natal, monitora ininterruptamente todas as ocorrências no estado e, por meio dos equipamentos telecomandados instalados na rede elétrica da Cosern e das equipes de campo, reforça a confiabilidade do sistema elétrico para garantir o fornecimento de energia.
Mas é sempre importante relembrar algumas dicas sobre cuidados que podem ser adotados pela população para minimizar riscos de acidentes com a rede elétrica e dentro de casa no período chuvoso:
  • Não ligue equipamentos elétricos se você estiver molhado ou descalço;
  • Desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
  • Se perceber que as paredes da casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos;
  • Siga as orientações dos fabricantes de equipamentos elétricos quanto às instalações e, principalmente, as relacionadas ao aterramento elétrico;
  • Somente um especialista deve realizar manutenção nas instalações elétricas do imóvel;
  • Evite ficar em áreas descampadas (abertas) como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, postes, mastros e locais elevados. Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
  • Procure não ficar sob árvores e/ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em casa, evite o contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, etc., sobretudo se a casa estiver em campo aberto;
  • Não realize serviços em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior, a exemplo de instalação ou manutenção de antenas de TV;
  • Só instale, desligue ou remova antenas com auxílio de um profissional capacitado e se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la e ligue para o 116;
  • Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime, e ligue imediatamente para a Cosern através do telefone gratuito 116.

Ônibus sai da PB e se envolve em acidente com várias mortes e feridos em GO

Ônibus e caminhão se chocaram em Goiás
Um ônibus que saiu de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, com destino a Goiânia, capital de Goiás, bateu de frente com um caminhão na manhã desta quinta-feira (15). O acidente ocorreu no quilômetro 45 da BR-020, próximo ao município de Formosa, em Goiás. A Polícia Rodoviária Federal já confirmou que houve pelo menos seis mortes.
Além das mortes, a PRF também confirmou que 11 pessoas feridas foram socorridas para hospitais de Brasília e Goiânia. O ônibus é da empresa Expresso Guanabara.


Ainda não há informações sobre mais mortes ou feridos e a identificação das vítimas.


Ramom Monte – Portal Correio Via Blog NP