quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Acidente carro com moto deixa uma pessoas ferida na BR 304 em Mossoró

 Blog Cidade News ItaúUma colisão envolvendo um carro e uma moto na manhã de quarta feira 12 de Fevereiro de 2014, na BR 304 após o viaduto do Bairro Santa Delmira, deixou o condutor da moto
ferido.A colisão envolveu uma corro tipo Siena de placa NOF 0937 e uma moto tipo Biz de placa MZJ 6160. Segundo informações ambos os condutores seguiam na BR sentido Fortaleza quando o condutor da moto teria passado de uma faixa para outra e colidiu na lateral do carro.O motoqueiro sofreu escoriações pelo corpo e uma pancada no rosto, O mesmo foi socorrido por uma ambulância de suporte avançado "Alfa" do Samu para o Hospital Regional Tarcisio Maia. Até o momento não temos a identificação do motoqueiro. 




 

Fonte: O Câmera

AD Balneário Apresenta Marcelo Rodrigues & Dourado Sábado dia 15/02

Universidades federais do RN poderão aderir à greve unificada este ano

PLENARIARESULTADO09022014 2
As duas universidades federais do Rio Grande do Norte, UFERSA E UFRN, poderão paralisar suas atividades, parcial ou completamente, a partir de abril. A FASUBRA, sindicato dos servidores federais, já deflagrou greve para a segunda quinzena de março. Já o Andes-SN, sindicato dos docentes, discute indicativo para o mesmo período.

As assembleias gerais envolvendo as duas entidades foram realizadas no início de fevereiro e tinha o mesmo objetivo: discutir ações de aprimoramento de carreira dos associados.

Na plenária da FASUBRA, órgão que representam os técnicos-administrativos da UFERSA e UFRN, deliberou pela paralização unificada a partir do dia 17 de março. Entre tantos objetivos, a greve busca o aprimoramento da carreira e o cumprimento integral do acordo de greve de 2012 pelo governo federal.

O Andes-SN, sindicato que representa os docentes da UFERSA, realizou no dia 07 de fevereiro uma assembleia para discutir a integração e a unificação das entidades federais, a fim de pressionar e exigir do governo o atendimento da pauta que compõe a Campanha Unificada de 2014.
"A Reunião foi positiva na medida em que todos se manifestaram pela unidade dos servidores públicos federais e sobre a necessidade de construir a luta unificada neste primeiro semestre de 2014. Todos se mostraram comprometidos em discutir a necessidade e construção da greve unificada dos SPF, que pode ter início no fim de março ou no início de abril. O ANDES-SN estará no seu 33º Congresso, que será realizado entre 10 e 14 de fevereiro, em São Luís, discutindo o plano de lutas para 2014, e deverá aprovar a forma de sua unificação com os servidores públicos federais, e o seu calendário próprio articulado com os servidores como um todo", explica o 2º secretário do ANDES-SN, Paulo Rizzo.

Se deflagrada a greve dos docentes, a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) deverá paralisar completamente e tardar o início do semestre letivo 2014.1, visto a greve ser por tempo indeterminado.


Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a greve atinge apenas os técnicos-administrativos, através da FASUBRA. Os docentes, regidos pelo PROIFES, não determinou ou discutiu qualquer greve para este ano.


Fonte: FASUBRA/Andes-SN

Acidente entre dois ônibus e um carro deixa 2 mortos e 8 feridos em SP

Ônibus esmagou carro em acidente nesta quarta-feira (12) na zona sul de São PauloDuas pessoas morreram e oito ficaram feridas em um acidente envolvendo dois ônibus e um carro
na manhã desta quarta-feira (12), no Campo Belo, na zona sul de São Paulo. 

O acidente aconteceu por volta das 7h20 no sentido centro da faixa exclusiva de ônibus da avenida Vereador José Diniz, nas imediações da rua Joaquim Nabuco. Um ônibus esmagou um táxi e bateu em outro ônibus. Sete equipes do Corpo de Bombeiros estão no local.

Duas pessoas que estavam no carro morreram. Oito passageiros dos ônibus tiveram ferimentos leves. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro foram levados para o pronto-socorro do Hospital Bandeirantes e outros quatro para o pronto-socorro do Hospital São Paulo, na Vila Clementino, na zona sul da capital.  

Por causa do acidente, o corredor de ônibus da via foi interditado, tanto no sentido bairro quanto em direção ao centro, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A companhia recomenda aos motoristas que evitem circular pela região.

Por volta das 9h20, a avenida registrava 2,5 km de lentidão, no sentido centro. Em toda a zona sul da capital, havia 46 km de filas, de acordo com a CET.  

Reprodução Cidade News Itaú

13ª MORTE VIOLENTA EM EM MOSSORÓ. HOMEM É ALVEJADO E MORTO NO BAIRRO ALTO DA CONCEIÇÃO.

 Blog cidade News ItaúO Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Mossoró, registrou mais um crime de homicídio por volta das 23:15 da
noite dessa terça-feira 11 de fevereiro de 2014. A ação criminosa aconteceu na Avenida Cunha da Mota no bairro Alto da Conceição.
De acordo com informações colhidas no local, elementos em um veículo não identificado efetuaram cerca de cinco a oito disparos de arma de fogo contra um homem identificado segundo seu tio que esteve no local repassando informações aos policiais, como George Gomes dos Santos 22 anos, natural de Mossoró conhecido como "Negão", residente na rua João Leite no bairro Boa Vista.
Uma ambulância ALFA do Samu foi chamada e socorreu a vítima para o Hospital Regional Tarcísio Maia e o mesmo não resistiu aos ferimentos morrendo antes de da entrada naquela unidade hospitalar.
Policiais Militares da viatura 236 do bairro Santo Antônio, com os Sds Sidney, Barbosa e Edieverton estiveram no local dando apoio a ambulância do SAMU já que a viatura da área estava em outra ocorrência na Plantão. Populares recolheram e repassaram para os policiais cerca de 4 cápsulas de pistola .40. Ainda de acordo com informações não confirmada é que o carro seria de cor prata, com cerca de quatro elementos. Mais um crime a ser investigado pela DEHOM (Delegacia de Homicídios em Mossoró).








Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora

Suspeito de lançar rojão que matou cinegrafista é preso na Bahia

Caio Silva de Souza estava escondido em uma pousada em Feira de Santana.
Cinegrafista atingido por rojão teve morte cerebral após 4 dias em coma.

Do G1, em São Paulo

O auxiliar de serviços Caio Silva de Souza, de 23 anos, suspeito de acender e soltar o rojão que matou um cinegrafista da TV Bandeirantes em um protesto no Rio na semana passada, foi preso na madrugada desta quarta-feira (12) na Bahia. Uma equipe da Rede Globo registrou o momento da prisão.
Segundo a polícia, o suspeito, foragido desde que a Justiça expediu seu mandado de prisão temporária, foi cercado e encontrado em uma pousada chamada Gonçalves, perto da rodoviária de Feira de Santana(BA), a cerca de 100 km de Salvador, por volta das 2h (3h no horário de Brasília). Ele não ofereceu resistência. O voo que trará Caio para o Rio de Janeiro está previsto para chegar ao aeroporto do Galeão às 8h40 desta quarta-feira, de onde será levado para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, no subúrbio da cidade.
A prisão foi efetuada pelo delegado que investiga o caso, Maurício Luciano de Almeida e Silva, da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele estava acompanhado do advogado de Caio, Jonas Tadeu, que também defende outro rapaz envolvido no caso, Fábio Raposo, que está preso no Rio.
Na quinta-feira (6), o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Ilídio Andrade gravava imagens de uma manifestação contra o aumento das passagens de ônibus no Centro do Rio, quando foi atingido na cabeça pelo rojão. Ele teve morte cerebral na segunda (10), depois de passar quatro dias em coma no Hospital Souza Aguiar.
De acordo com a polícia, é Caio Souza quem aparece nas imagens registradas por fotógrafos e cinegrafistas usando calça jeans e camisa cinza suada.
O Disque-Denúncia havia divulgado um cartaz pedindo informações sobre o paradeiro de Caio Souza, que éauxiliar de serviços gerais em uma empresa prestadora de serviço do Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio.
Durante todo o dia, policiais fizeram buscas em várias regiões do estado para prender Caio. Segundo a polícia, a família dele mora na Baixada Fluminense. Os agentes estiveram em outros endereços, mas ele não foi encontrado no
Prisão temporária
O mandado de prisão temporária de Caio Silva foi expedido na segunda-feira (10), no fim da noite. No documento, a Justiça informa que o indiciado foi apontado como responsável por acender e posicionar o artefato que, detonado na direção do cinegrafista, causou a sua morte.
O delegado que investiga o caso informou que foi Fabio Raposo quem apontou Caio Silva como responsável pelo disparo de rojão que atingiu o cinegrafista. O suspeito foi identificado através de uma foto mostrada a Fabio Raposo, que teria contado também que conhecia Caio de outros protestos e que o suspeito tem um perfil violento.
Caio Souza tem quatro registros na polícia do Rio. Em 2008, deu queixa dizendo ter sido agredido pelo irmão. Em 2010, foi levado duas vezes à delegacia  por suspeita de porte de drogas,  mas não chegou a ser acusado. E, em 2013, foi à polícia dizer que tinha sido agredido em um  protesto no Centro do Rio.
Caio Souza e Fábio Raposo foram indiciados por homicídio doloso qualificado por uso de artefato explosivo e crime de explosão. Se forem condenados, podem pegar até 35 anos de prisão.

fonte: BlogItauNews

Papa Francisco nomeia novo bispo de Caicó (RN)


De acordo com o Site da CNBB, o  papa Francisco nomeou hoje, 12, o padre Antônio Carlos Cruz Santos como bispo da diocese de Caicó (RN), atualmente provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC), na arquidiocese de Juiz de Fora (MG).

Padre Antônio é carioca, 52 anos, nasceu em 25 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Aos 22 anos, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora do Sagrado Coração (MSC), em Juiz de Fora. Cursou filosofia no Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ). Em 1987, fez a experiência do noviciado, com profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988. Concluiu os estudos de Teologia no Instituto Santo Inácio, em Belo Horizonte (MG). Recebeu a ordenação presbiteral em 12 de dezembro de 1992. Entre 1995 e 1997, atuou como formador dos juniores. Também ocupou a função de promotor vocacional e formador dos postulantes, de 1998 a 2001.

Atividades


A trajetória presbiteral de padre Antônio Carlos é voltada aos trabalhos de formação de seminaristas. Foi mestre de noviços de 2003 a 2011. Assumiu o cargo de provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus da Província do Rio de Janeiro, em 2012, e posteriormente em Juiz de Fora, no qual permaneceu até a data de sua nomeação como bispo. Foi vigário nas paróquias Pai Eterno e São José, na Cidade de Deus (RJ), Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Contagem (MG), São Judas Tadeu, em Belford (RJ), Senhor Bom Jesus, em Pirassununga (SP) e Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá (MG).

fonte: blog do padre João Júnior

Policiais federais paralisam atividades no RN nesta terça-feira

Policiais federais protestaram na frente da sede da PF em Natal (Foto: Arthur Barbalho/G1)Policiais federais protestaram na frente da sede da PF em Natal (Foto: Arthur Barbalho/G1)
Agentes, papiloscopistas e escrivães da Polícia Federal do Rio Grande do Norte fazem uma paralisação de advertência durante toda esta terça-feira (11). Os policiais fizeram um ato na superintendência da instituição em Natal para protestar, segundo eles, contra o sucateamento da polícia e reivindicar reajuste salarial e reconhecimento para a categoria. Os servidores da delegacia da PF em Mossoró, na região Oeste do estado, també aderiram ao movimento.
Atualmente, 161 agentes federais atuam no Rio Grande do Norte. A manifestação ocorreu simultaneamente em outras cidades do país. Segundo o sindicato, 60% dos policiais aderiram ao movimento desta terça.O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do RN (Sinpef/RN), José Antônio Aquino, disse que mesmo com a paralisação, a prestação de serviços à comunidade não foi afetada. "Nós concentramos o mínimo de pessoal exigido por lei para atender a população. Por isso, serviços de emissão de passaporte, de 'nada consta' e no aerporto não foram prejudicados", falou o sindicalista ao G1. Delegados e peritos não participaram do ato.
Os agentes pretendem fazer novos atos progressivos neste mês e em março. “O estado de greve já foi decretado em 21 estados e no DF. Se até lá nada for acordado, vamos sim paralisar os serviços por tempo indeterminado”, afirmou ao G1 o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do RN, José Antônio Aquino.
O ato ocorre em sintonia com um movimento nacional promovido pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). Além da paralisação desta terça, outras duas estão marcadas para os dias 25 e 26 de fevereiro e 11, 12 e 13 de março.
De acordo com o sindicato, a categoria está sem reajuste salarial desde 2009, o que tem motivado a saída de cerca de 250 agentes por ano em todo o país.

FONTE: G1 RN

Mais um lutador de MMA é assassinado a tiros na Grande Natal

Do G1 RN
Guilherme Matos Rodrigues, de 30 anos, morreu no hospital (Foto: Arquivo Pessoal )Guilherme Matos Rodrigues, de 30 anos,
morreu no hospital (Foto: Arquivo Pessoal )
Mais um lutador de MMA foi morto vítima de disparos de arma de fogo no Rio Grande do Norte. Guilherme Matos Rodrigues, de 30 anos, mais conhecido como 'Guilherme Kioto', foi atingido por vários tiros de pistola calibre 380 em uma lanchonete de açaí que fica na avenida Ayrton Senna, em Nova Parnamirim, na Grande Natal. Os suspeitos são dois homens que fugiram em uma motocicleta. O crime aconteceu no final da noite desta terça-feira (11). Guilherme ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante a madrugada desta quarta (12) no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.
Segundo informações do sargento Reinaldo Santos, do 5º Batalhão da PM, um dos suspeitos estava encapuzado. "Ele saltou da moto e foi de encontro à vítima. Chegou perto e efetuou os disparos", relatou o policial.
O sargento disse ao G1 que Guilherme estava acompanhado de um grupo de amigos da academia Pitbull Brothers, onde treinava. "Ele ainda foi  socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho", acrescentou.

Segundo informações do serviço de assistência social do Hospital Walfredo Gurgel, ele foi operado durante a madrugada mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 4h desta quarta-feira (12).

Esse é o segundo caso de violência contra lutadores de MMA nesta semana. Na manhã da segunda-feira, o professor e lutador Luiz de França, de 25 anos, foi morto na calçada da academia Alta Performance, no conjunto Cidade Satélite, na zona Sul de Natal. De acordo com o delegado Sílvio Fernando, a polícia trabalha com duas hipóteses. Uma delas é de crime passional. “Podemos estar diante de um crime passional. Temos informações de que o lutador teria se envolvido com a namorada do tenente. Ela ainda será ouvida”, afirmou.
A outra suspeita da Polícia Civil é que um desentendimento entre o PM e o lutador de MMA possa ter motivado o crime. A defesa do tenente Iranildo Félix confirma que os dois se desentenderam, mas alega que o caso não foi grave. "Houve um desentendimento, mas nada muito grave. Não houve discussão mais pesada, nem agressão física", explica a advogada Juliana Melo.
Luiz de França foi assassinado dentro de academia em Natal (Foto: Luiz de França/Arquivo pessoal)Luiz de França foi assassinado na segunda-feira
(Foto: Luiz de França/Arquivo pessoal)
De acordo com a defesa, o policial fez uma aula experimental no fim de janeiro na academia Alta Performance, onde o lutador foi assassinado, porém não gostou do treinamento. A advogada diz que quando foi para o segundo treino o tenente decidiu não continuar e por já ter feito o pagamento adiantado da mensalidade, teve o dinheiro devolvido. "A mudança foi para uma academia da mesma rede. Se tivesse sido expulso, o oficial não poderia fazer isso", acrescenta.
Ainda segundo Juliana Melo, o tenente acredita que foi apontado como suspeito do crime devido ao desentendimento na academia e pelo fato de ser policial. "Os dois não tiveram mais nenhum tipo de contato após esse desentendimento. O oficial inclusive bloqueou a vítima nas redes sociais para não ter mais contato", afirma a advogada.

fonte: G1 RN

Com rejeição recorde, Junior é o eliminado do “Big Brother Brasil 14″

Junior foi eliminado do “BBB14″
Foi levado ao ar na noite desta terça-feira (11), mais uma edição do “BBB14″ que contou com o resultado de um paredão triplo. Na disputa estavam Junior, Aline e Vanessa.
Junior recebeu grande parte dos votos para deixar a competição e foi eliminado com 68% dos votos, número recorde de rejeição neste edição. Na saída, Bial questionou para Junior se ter dado um beijo em Angela e não ter assumido não teria o prejudicado, porém o brother disse que não achava que este pudesse ter sido o motivo da sua eliminação.
A conclusão mesmo foi que  o paulistano beijou Angela, teve um affair com Letícia e provocou ciúmes em Marcelo, que, aliás, foi quem o colocou na berlinda e acabou com sua chance de ganhar R$ 1,5 milhão.

FONTE: tv foco

Professor da UERN/Pau dos Ferros recebe título de Doutor Honoris Causa no Canadá

Constantin Xypas, durante encontro com o repórter José de Paiva do Jornal de Fato
O professor Constantin Xypas, do Campus Avançado "Maria Elisa Albuquerque Maia, de Pau dos Ferros (CAMEAM), receberá o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade do Quebec, Canadá. Ele está sendo contemplado com a honraria pelo engajamento em favor da pesquisa e formação em Educação. Os estudos sobre a obra do célebre pesquisador Jean Piaget (1896-1980), professor na Universidade de Genebra (Suíça), também inspiraram a indicação, segundo Constatin. “A Universidade de Québec, Canadá, me deu a honra de me atribuir o Doutorado Honoris Causa pelo conjunto de minhas obras publicadas durante minha carreira na Universidade Católica de Angers, na Universidade do Québec em Três-Rios e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, afirma o professor. A data da solenidade ainda não está marcada.

Professor-visitante, Constantin é francês e está na UERN há um ano. Nesta entrevista à Agência de Comunicação da UERN (AGECOM), o professor fala da felicidade de ser Doutor Honoris Causa, de estar numa universidade encravada no semiárido nordestino e poder fazer um bom trabalho, apesar das adversidades inerentes à região, e das lições que aprendeu com os colegas, alunos e população do oeste potiguar. Confira.

AGECOM - Professor, qual o trabalho que o credenciou a título tão valoroso como o de Doutor Honoris Causa, em Quebec?

CONSTANTIN- Segundo o Edital, a Universidade do Quebec, no Canadá francófono, me conferiu o título de Doutor Honoris causa para credenciar, em primeiro lugar, meu engajamento geral em favor da pesquisa e da formação em Educação, e em segundo lugar, minhas pesquisas sobre Jean Piaget (1896-1980), professor na Universidade de Genebra (Suíça). Formado em Ciências Naturais, ele se tornou célebre graças às suas contribuições principalmente na área da psicologia da inteligência, da criança, da ética e também da lógica e da epistemologia genética.

Porém, a contribuição de Piaget na área da Educação tinha uma ambiguidade: por um lado, ele publicou poucos textos sobre a educação e sem ligação evidente com as descobertas na área da psicologia genética; por outro lado, o sucesso mundial do construtivismo nas escolas, depois de sua morte, parece ser feito sem relação direta com ele. Então, qual é a verdadeira contribuição do Mestre na educação? Ele não tinha uma teoria educativa, ou ele ocultou sua relação com a educação e, neste caso por quê? E por que ele permaneceu como Diretor do Birô Internacional da Educação, de 1929 até 1968, uma instituição precursora da UNESCO, se não tinha interesse sincero pela educação?

AGECOM- E foi difícil descobrir o mistério de Piaget?

CONSTANTIN- Para responder a essas perguntas e descobrir o “mistério” de Piaget, pesquisei durante dezoito anos. Comecei pela infância e pela juventude de Piaget, com os problemas afetivos oriundos de dificuldades familiares, estudei a evolução da sua religiosidade, de suas ideias políticas, de suas concepções biológicas, a fim de descobrir sua visão do mundo. Estudei as vinte mil páginas que ele publicou sobre vários assuntos. Por fim, escrevi nove livros e dezenas de artigos sobre Piaget, entre 1981 e 2001, mostrando o pensamento implícito, quase “escondido”, do Mestre sobre a educação, mas também sobre a sociologia, a psicanálise, a afetividade, a política e mesmo o cristianismo.

AGECOM - Como o sr. se sente em receber honraria tão expressiva de uma Universidade Canadense? 

CONSTANTIN- Na verdade, eu fui o primeiro a ficar surpreso em receber tanta honra porque apenas fiz somente meu trabalho de professor universitário. Depois, senti uma forte emoção pensando que meu mestre Piaget foi doutor Honoris causa de 30 universidades: Sorbonne (França), Oxford (Grã Bretanha), Moskva (Rússia), Yale (EUA) entre outros. Isso incita a humildade. Por fim, me senti orgulhoso porque o Edital menciona minha atuação em três universidades: a Universidade Católica do Oeste, na França, a Universidade do Quebec em Três-Rios e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte! Desse modo, meus colegas podem compartilhar minha felicidade e meu orgulho.

AGECOM- Como europeu, conhecendo e tendo passado por instituições de vários continentes, qual a avaliação que o sr. faz da UERN?

CONSTANTIN- Minha experiência universitária inclui a Universidade de Atenas (Grécia), onde estudei Letras; as Universidades francesas de Caen, de Lyon 2 e de Paris 8 onde fiz o doutorado e o pós-doutorado; a Universidade Católica do Oeste onde atuei durante trinta anos e fui diretor dos estudos do doutorado em Educação, e a Universidade de Nantes (França) onde fui orientador de varias teses de doutorado; a Universidade de Constantine (Argélia) onde atuei durante cinco anos; a Universidade de Sherbrooke (Canadá) e a Universidade do Quebec em Três-Rios. Nessas duas, fui Professor convidado durante dez anos. Sem falar da ACISE, a Associação Católica Internacional de Instituições de Ciências da Educação onde durante seis anos fui Secretário Geral e visitei universidades da Grã Bretanha, Suíça, Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Líbano, Israel...

AGECOM- Existia convite para outra universidade brasileira, além da UERN?

CONSTANTIN- Quando recebi o convite do Professor Gilton Sampaio, tinha uma proposta da USP por um contrato de seis meses. Entre a famosa USP e a UERN, especialmente CAMEAM em Pau dos Ferros, hesitei pouco para escolher a UERN. Por quê? As grandes universidades são elitistas e por isso têm excelentes resultados. Mas a UERN tem uma característica rara, a humildade: ela é uma universidade perto da gente, com campi em pequenas cidades, com vários estudantes provenientes da zona rural. E o mais emocionante é que vários professores reconhecem com orgulho que eles também são de origem popular e venceram, graças à vontade de aprender apesar das dificuldades econômicas e materiais. Aqui em Pau dos Ferros, o campus é pobre, mas tudo funciona graças à dedicação dos funcionários, dos professores e dos alunos.

AGECOM - Que tipo de experiência o sr. pode tirar de uma universidade encravada no semiárido nordestino?

CONSTANTIN- Eu sou aposentado da universidade francesa e além do mais minha esposa é brasileira de Recife, e professora na Universidade Federal de Campina Grande e nossos filhos são franco-brasileiros. Agora meu país é aqui.

Quanto à experiência de uma “universidade encravada no semiárido nordestino” é a de aprender que nenhuma dificuldade física ou econômica impede de aprender. Com minhas colegas fazemos duas pesquisas: a primeira, com alunos da zona rural de Portalegre, inclusive em quilombos, sobre alunos com destaque escolar apesar da grande pobreza. A segunda, aqui, no Campus de Pau dos Ferros com colegas que contam como venceram apesar da pobreza dos pais. Quando uma colega, hoje doutora, conta que foi empregada doméstica durante sua adolescência, é impossível não sentir orgulho, emoção e mesmo admiração.

(Da Agecom/UERN)

INEP sugere as escolas públicas que apliquem a Provinha Brasil em março

Cerca de 3 milhões de crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental em escolas públicas devem fazer a Provinha Brasil no mês de março, é o que garante o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que sugere a aplicação neste mês.

Até o fim deste mês as escolas vão receber os testes de linguagem e matemática e o guia que orienta os professores a aplicar, corrigir e interpretar os resultados.

Segundo o INEP, o guia traz um roteiro informativo que deve ser seguido pelo aplicador. Alguns itens neste roteiro são o número de questões que o professor deve ler totalmente para o estudante responder, o número de testes que o professor lê em parte e a criança lê o restante e uma parte da prova que deve ser lido totalmente pelo aluno.

A Provinha Brasil 2014 tem 20 testes de linguagem e 20 de matemática A orientação é que as provas sejam aplicadas em sequência. Um dia, linguagem, no dia seguinte, matemática.

EBC/De fato

Luís Gomes-RN: Justiça Eleitoral do RN, em medida liminar, devolve mandatos de prefeito e vice do município serrano

O Desembargador do TRE, Carlo Virgílio Fernandes Paiva, DEFERIU, às 15h38min, desta terça-feira, 11 de fevereiro, uma Ação Cautelar, impetrada pelos requerentes Francisco Tadeu Nunes e Antônia Gomes Abrantes Barbosa, para reassumirem os cargos de prefeito e vice, respectivamente, no município de Luís Gomes, na região do Alto Oeste potiguar, até o julgamento final pela Corte Eleitoral.

Os gestores da ‘Terra de Senhora Santana’, segundo sentença proferida em primeira instância, pelo juiz da 42ª Zona Eleitoral, Osvaldo Cândido de Lima Júnior, perderam os mandatos. no último dia 08, em função de abuso de poder político e econômico nas eleições de outubro de 2012, denunciados pelos advogados do PSB. Com a vacância do cargo, assumiu, interinamente o cargo, o Presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Joseilson da Silva (“Nilsinho”). 

Ao analisar a Ação Cautelar, o magistrado do TRE, Carlo Virgílio, destacou que, ao examinar os autos, “é possível se verificar, pelo menos neste perfunctório exame próprio das demandas de urgência, a presença dos requisitos necessários à concessão da medida requerida”.

E continuou: “Nesse passo, exige-se que, além de consistente fundamentação jurídica, sejam de tal modo graves as alegações que, se deixada a decisão para o final do processo, possa vir a se esgotar o objeto da pretensão, ou haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, de modo a assegurar a eficácia do processo, para que ao final o seu provimento não seja inócuo ou não se tenha operado lesão grave ou irreparável a direito amparado em tese com grande probabilidade de êxito.

O periculum in mora, por sua vez, está configurado na medida em que a sentença que determinou a cassação possui efeitos imediatos, implicando, assim, o afastamento dos requerentes do comando do Executivo Municipal, medida capaz de gerar danos de dificílima reparação, além da própria instabilidade política que se verificará no município.

. . .

Demais disso, é preciso ainda considerar que a nulidade dos votos conferidos ao requerente (mais de 50% dos votos válidos) implica realização de novas eleições no município de Luís Gomes, com a necessidade implícita de assunção na chefia do Executivo Municipal pelo atual presidente da Câmara de Municipal, o que se traduz na indesejável situação de insegurança jurídica decorrente da indesejável alternância no comando do Poder Executivo do Municipal.

Entendo, pois, presentes os requisitos necessários à concessão da liminar.

Assim, pelas razões expostas, tratando-se de situação excepcional, decido por DEFERIR o pedido liminar, para suspender os efeitos da sentença, concedendo efeito suspensivo ao recurso apresentado no bojo da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo nº 1-38.2013.6.20.0042, até o julgamento dos mesmos por esta Corte Eleitoral.

Citem-se os demandados para, querendo, apresentar contestação, a modo e prazo.

Após, remetam-se os autos ao douto representante do Ministério Público junto a este Tribunal para fins de manifestação de estilo.

Publique-se".

Natal, 11 de fevereiro de 2014.

Juiz CARLO VIRGÍLIO FERNANDES DE PAIVA
Relator

Fonte: Blog do Capote