sábado, 9 de janeiro de 2016

Nota do Enem 2015 é divulgada; Sisu abre disputa por vagas na segunda


As notas do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgadas nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cada um dos 5,7 milhões de candidatos pode conferir seu desempenho no site da instituição. Basta utilizar o CPF e a senha: clique emhttp://enem.inep.gov.br/participante/#/login.
 
(VEJA ABAIXO TIRA-DÚVIDAS SOBRE A CORREÇÃO DAS PROVAS)

Após o Inep anunciar a divulgação, o site sofreu instabilidades e participantes relataram não ter conseguido fazer a consulta.

O Inep diz que o sistema "funciona sem problemas" e eventualidades podem estar realacionadas a picos de acesso.

Relato de problemas: acesso e redação
Os participantes do Enem relataram desde os primeiros minutos de consulta diversos tipos de problemas relacionados à visualização da nota.

No Twitter, posts contavam sobre falha no acesso. Após digitar o endereço, o site não carregava. Em outros casos, a consulta não exibia resultados

Por fim, em outra falha relatada, usuários contavam que não conseguiram ver a nota da prova de redação. A assessoria do Inep informou que a nota de redação foi incluída no banco de dados e pediu que os candidatos que não a localizaram limpem o cache de seus navegadores e atualizem a página de resultados para ter acesso à informação.

'Treineiros': 8 de março
Já as notas do Enem 2015 para estudantes chamados de "treineiros" não será divulgada nesta sexta-feira, segundo o Inep. A medida já estava prevista no edital do exame. De acordo com o órgão, nesta sexta foi divulgado o resultado para alunos que já concluíram o ensino médio ou maiores de 18 anos que buscam o Enem como forma de obtenção do diploma de conclusão do ensino médio.

"O resultado do Enem para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do Participante menor de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame, e que concluirá o ensino médio após 2015, serão divulgados dia 8 de março de 2016", afirmou o Inep.

Usos do resultado do Enem
O resultado será utilizado na disputa por vagas em universidades públicas: já na segunda-feira (11) o Ministério da Educação (MEC) abre a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2016.

Serão 228 mil vagas em 131 instituições públicas de ensino superior, que já podem ser pesquisadas no site do Sisu. Além das vagas do Sisu, programas federais de bolsa de estudos (Prouni e Ciência Sem Fronteiras) e de financiamento (Fies) exigem nota mínima no Enem.

Os alunos poderão conferir apenas as notas das provas das quatro áreas de conhecimento e da redação. Uma decisão da Justiça Federal determina que o espelho da redação seja divulgado, mas o Inep ainda tem prazo para recorrer. O texto digitalizado e os apontamentos dos avaliadores será divulgado em até 60 dias, conforme o órgão ligado ao MEC.

Considerado por alguns professores como o Enem mais difícil, a edição 2015 foi marcada por polêmicas e avanços. Nenhuma ocorrência grave contra a segurança da prova foi verificada, apesar de 740 candidatos terem sido eliminados.

Em relação ao conteúdo, a escolha do tema da redação foi elogiada por destacar apermanência da violência contra as mulheres na sociedade. O debate sobre feminismo esteve presente nos mais de 3,7 milhões de post no Twitter gerados pelo Enem (veja memes e polêmicas).

A edição 2015 também teve o reajuste da taxa de inscrição (subiu após 11 anos de R$ 35 para R$ 63). Entre as mudanças, o MEC também diminuiu o acesso à gratuidade, suspendeu o envio do cartão de inscrição pelos Correios e buscou diminuir custos com a prova.
 
TIRA-DÚVIDAS: CORREÇÃO DO ENEM
Veja abaixo os principais esclarecimentos do Inep:

É possível uma prova não ser corrigida?
Sim, nas seguintes situações:

a) quando o participante deixa de indicar a cor do caderno de questões no caderno de respostas;
b) quando sair da sala sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se em definitivo antes das duas horas do início do exame;
c) quando não entrega ao aplicador o cartão-resposta e a folha de redação ao terminar as provas;
d) quando não entrega ao aplicador o caderno de questões, caso deixe a prova em prazo anterior aos últimos 30 minutos para o término;
e) quando ausenta-se da sala de prova levando o cartão-resposta e/ou a folha de redação;
g) quando não transcreve a frase constante da capa do seu caderno de questões ou recusa-se a assinalar a cor da capa de seu caderno de questões no cartão-resposta durante o exame.

Como é feita correção do cartão-resposta?
Segundo o Inep, o processamento do cartão-resposta é realizado por leitura óptica, para identificar a marcação de respostas das questões objetivas. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da impossibilidade de leitura óptica.

Como é corrigida a redação?
Segundo o Inep, a redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências totalizando 1000 (mil) pontos. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores.

Caso ocorra uma diferença de 100 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 (oitenta) pontos (numa escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção. Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e pelo menos um dos outros dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as notas não convergentes.

Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores.

Quando o participante pode tirar zero na redação?
Nos seguintes casos, segundo o Inep:

a) quando o texto não atender à proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual";
b) quando inexistir texto escrito na folha de redação, ela será considerada "em branco";
c) quando o texto apresentar até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará "texto insuficiente" – quando a redação contiver linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões, serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
d) caso o texto contenha xingamentos, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos humanos e apresente parte do texto desconectada com o tema proposto de forma a caracterizar descompromisso com o exame, quando a redação será considerada "anulada".
Foto Reprodução
G1 EM SÃO PAULO