quarta-feira, 19 de março de 2014

Coronel João Pessoa, RN encerra os festejos em Honra ao seu padroeiro São José

Coronel João Pessoa, RN, fechou os festejos em honra ao seu padroeiro nesse dia 19 de Março ''Dia dedicado a São José'' com a Missa Solene e também a procissão de encerramento e Missa. A festa que iniciou no último dia 09 de Março foi bastante participada por toda a comunidade, como também, recebeu visitas de várias pessoas das cidades e sítios vizinhos que estiveram juntos nos festejos a São José. 

Cobertura da festa:

Abertura da Festa

Após infarto, Renato Aragão tem alta de hospital no Rio

Renato Aragão teve alta do hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (19). O humorista, que sofreu um infarto no sábado (15), deixou a Unidade Coronariana na segunda-feira (17) e estava no quarto aguardando a liberação dos médicos.
No sábado, por volta das 12h40, Renato deu entrada no hospital com quadro de infarto agudo do miocárdio, sendo submetido a uma angioplastia. “Não aconteceu nada grave, poderia ter sido, mas estou muito bem. Os médicos que cuidaram de mim foram uns anjos. Agora vou jogar futebol”, brincou o humorista em contato telefônico com Ana Maria Braga, do programa Mais Você.
“Quero mandar um beijo para todo meu público, que me ligou, que rezou por mim. Não sei como vou retribuir. Vou ficar devedor pelo resto da vida. Tenho que ter três corações para agradecer tudo isso”, finalizou ele.

fonte:terra.com.br

CAPS de Pau dos Ferros realiza ações para desmistificar as doenças mentais

Como forma de desmitificar doenças como a depressão e os mitos que envolvem os problemas e os tratamentos psiquiátricos, é que o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS II de Pau dos Ferros, vai realizar uma série de ações pelos bairros da cidade.

A primeira ação aconteceu na noite desta terça-feira, 18, voltada para os moradores do Bairro Riacho do Meio. Na Escola Estadual João Escolástico, palestras e mesas redondas foram os espaços para que a população presente pudesse tirar suas dúvidas e identificar, entre amigos e familiares, quaisquer sintomas destas doenças.

Segundo uma das colaboradoras do CAPS, Marísia Lins Mendes, existem estudos que apontam um crescente número de pacientes acometidos de doenças psicológicas, além de um maior número de suicídios em todo o mundo e, em Pau dos Ferros, a situação não é diferente.

“Diante desta constatação, esta será uma das ações que vamos desenvolver no sentido de combater os preconceitos ligados as doenças e aos seus tratamentos. Afinal, ainda existem pessoas, por exemplo, que pensam que ter o acompanhamento de um psicólogo é sinônimo de loucura”, comentou.

Ao fim do evento, Marísia destacou o sucesso desta primeira edição do encontro e a ótima aceitação das pessoas que participaram da atividade. “Isso nos estimula a seguir trabalhando e disseminando estas informações entre os pauferrenses”, finalizou.

Fim do Windows XP faz bancos correrem para atualizar caixas


A três semanas do fim das atualizações no Windows XP, sistema operacional de computador, os maiores bancos privados do Brasil se mobilizam para atualizar seus caixas eletrônicos, que utilizam esse programa.

A Microsoft encerrará mundialmente o suporte no próximo dia 8. Sem o serviço, os equipamentos ficam vulneráveis a ataques de hackers e vírus, expondo os consumidores a risco de fraudes, de acordo comconsultores ouvidos pela Folha.

"Mesmo que os consumidores sejam ressarcidos caso sejam vítimas de fraude, terão uma bela dor de cabeça", diz Ricardo Alem, gerente sênior da empresa de software Citrix.

Editoria de Arte/Folhapress

O Windows XP é o sistema mais usado nos caixas do mundo, de acordo com a empresa de tecnologia bancária alemã Wincor Nixdorf, segunda maior fornecedora global.

No Brasil, que possui cerca de 190 mil equipamentos, apenas o Banco do Brasil e a Caixa (ambos públicos), entre os cinco maiores bancos, não usam o Windows –mas o Linux, que é um sistema aberto, gratuito.

Para Marcos Birocchi, especialista em softwares da Wincor Nixdorf, os bancos têm de correr contra o tempo.

"Cada caixa precisa ser atualizado individualmente por uma equipe técnica. Não é possível fazer o trabalho remotamente", afirma.

O custo da operação é outro problema. Segundo a Folha apurou, os bancos podem ter de desembolsar cerca de R$ 200 pela atualização de cada caixa eletrônico, sem considerar o valor da licença do Windows 7, por exemplo.

Esta versão do programa da Microsoft é a alternativa que mais se adapta aos equipamentos, segundo consultores e bancos, e a que tem sido procurada por algumas instituições brasileiras, como o Bradesco.

Para um banco como o Bradesco, com cerca de 34 mil caixas, a despesa seria de, no mínimo, R$ 6,8 milhões.

De acordo com técnicos em manutenção de caixas eletrônicos, há ainda um valor adicional para fazer a chamada "sangria dos equipamentos", ou seja, retirar o dinheiro da máquina para a alteração do sistema. É que o processo de mudança exige a abertura do cofre, que precisa estar vazio.

No caso de um caixa eletrônico fora da agência, afirmam os técnicos, a retirada do dinheiro precisa ser feita por carro-forte, um meio caro de transporte de valores.

O Santander informou que a atualização dos caixas já está em andamento e que solicitou à Microsoft a prorrogação do suporte ao Windows XP até que o trabalho se conclua.

O Bradesco disse que está em processo de implantação do Windows 7, mas não informou quando a operação será concluída. E o Itaú Unibanco afirmou que está trabalhando na migração de sistemas e que a segurança dos clientes não será comprometida.

Folha de São Paulo

Pensei que era brincadeira', diz anã de 1,20m grávida de trigêmeas no RN


“Quando descobri que esperava três meninas, pensei que o médico estava brincando comigo”, conta Maria Dulcineia da Silva, de 35 anos. Ela tem 1,20 metro de altura e está grávida há seis meses e meio de trigêmeas. Desempregada, ela mora em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Porém, há duas semanas vive na Maternidade Escola Januário Cicco, na capital potiguar, onde recebe alimentação adequada e acompanhamento médico.
Matéria exibida na manhã desta quarta-feira (19) no Bom Dia RN (veja vídeo acima) mostra que Maria faz exames de ultrassonografia constantes para verificar o estado dos fetos. A gestação trigemelar é rara em mulheres anãs, ainda mais quando se engravida de forma natural. A gravidez, aliada ao nanismo e à idade dela, torna a gestação arriscada.
A ginecologista Patrícia Fonseca diz que a gravidez é de alto risco porque não há espaço no ventre da mãe para os bebês crescerem. Mas, de acordo com a enfermeira Alane Matos, que tem acompanhado o quadro, a gravidez não apresentou complicações nem os bebês apresentaram quaisquer patologias até o momento.
O pai das crianças foi embora e Maria Dulcineia não tem contato com familiares. Ela não tem notícias dos pais biológicos nem dos que a adotaram. Atualmente, se mantém com doações de pessoas que se sensibilizam com a história dela. “Eu vivia só, mas agora tenho três pra cuidar e pra me acompanhar pro resto da vida”, disse.
Fonte: G1 RN
Maria Dulcineia da Silva tem 1,20 metros de altura e seis meses e meio de gestação   (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Maria Dulcineia tem 1,20 metro de altura e 6 meses e meio de gestação (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Encanto RN: Secretaria de Assistência Social realiza encontros com os grupos sociais do município.

A Secretaria municipal de Assistência Social iniciou a temporada de encontros e acompanhamento dos grupos inseridos nos programas sociais implantados pelo Governo “Alberone Neri”. Os encontros mensais são realizados pela equipe da Secretária, Yria Queiroz, e tem por objetivo aprimorar e trabalhar o público alvo dentro do contexto dos objetivos administrados pela assistência social.

A Secretaria de Assistência Social já realizou nos últimos dias um encontro na zona rural com o grupo dos idosos das comunidades Nadador, Lages, Vaca Morta e Terra Boa, reuniu também os integrantes do Programa Eternamente Jovem, na praça de eventos, como também em outro momento, promoveu reunião com os pais do grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.







O Papa Francisco nomeou hoje como Bispo diocesano de Palmares (PE)

S.E.R. Dom Henrique Soares da Costa, 51 anos, até então Bispo titular de Acufida e Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. A nomeação acontece com o aceite da renúncia ao governo pastoral da mesma Diocese apresentada por Dom Genival Saraiva, por limite canônico de idade.

Dom Henrique Soares nasceu em Penedo (Alagoas). Cursou Filosofia na Universidade Federal de Alagoas (1981-1983) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, obtendo o Mestrado em Teologia Dogmática (1990-1994).

Foi ordenado sacerdote para o clero da Arquidiocese de Maceió em 15 de agosto de 1992, na qual desempenhou, entre outros cargos, estes: Formador no Seminário Arquidiocesano, Professor de Teologia em diversos Seminários e Institutos, Vigário episcopal para os Leigos, Cônego do Capítulo da Catedral Metropolitana e Membro do Conselho Episcopal.

Em 1º de abril de 2009, foi nomeado Bispo Auxiliar de Maceió, com a sede episcopal titular de Acufida. Recebeu a sagração episcopal em 19 de junho seguinte em Missa presidida por Dom Antônio Muniz, Arcebispo de Maceió.

Com informações da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Gustavo Fernandes: “Henrique é o melhor nome para resgatar o RN desse caos”

O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) defendeu, em entrevista ao Jornal da 99 FM Segunda Edição, da Rádio Talismã FM, de Nova Cruz, no final da manhã desta terça-feira (18), o nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) para governador do Rio Grande do Norte.
 “Henrique possui experiência política, tem 44 anos de mandato, influência em Brasília e é hoje o melhor nome para resgatar o Rio Grande do Norte do caos em que se encontra. Temos feito consultas às bases do partido e a candidatura de Henrique é um apelo das lideranças. A tendência hoje é que ele seja nosso candidato a governador e eu espero que isso aconteça”, declarou Gustavo.
 O deputado peemedebista também destacou que as bases do PMDB têm preferência pelo nome da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) para o Senado. Questionado se a chapa com Henrique governador, o deputado federal João Maia (PR) vice e Wilma senadora já está fechada, o parlamentar disse que as conversas caminham neste sentido.
 “A tendência é essa. O PMDB está conversando com vários partidos. As conversas caminham neste sentido. O PR é um partido importante. O deputado João Maia é um ótimo nome para vice. Também já existe uma afinidade com outras legendas, como PROS, PDT, Solidariedade, PCdoB, PDT, entre muitas outras que também se unirão ao grupo”, afirmou.
 Gustavo ainda criticou o governo Rosalba Ciarlini (DEM). “Em 2010, o PMDB ficou dividido. Eu fui do grupo de Henrique, que apoiou o ex-governador Iberê Ferreira (PSB). Mas, nos unimos para tentar ajudar a governadora. Infelizmente, não foi possível. O governo se fechou para o diálogo, não ouviu os deputados e o resultado foi esse caos na Saúde, Educação, Segurança e todas as demais áreas da administração”, ponderou.
 Acompanhado pelo presidente da Câmara de Nova Cruz, Thiago Vicente (PMDB), a vereadora Maria de Fátima (PT) e seu marido Ronaldo (PT), além de outros correligionários, durante a entrevista, Gustavo se comprometeu a lutar por melhorias para o município e comentou as ações que vem desenvolvendo.
 “Eu e Thiago já fomos à Superintendência do Banco do Brasil para pleitear o aumento de funcionários na agência local, com a finalidade de melhorar o atendimento à população. Também estamos colocando uma emenda ao Orçamento geral do Estado de 2014 para ajudar na construção do novo prédio da Câmara e vamos encapar novas lutas a favor de Nova Cruz”, garantiu Gustavo Fernandes.
 Assessoria de Imprensa Gabinete do deputado estadual Gustavo Fernandes

Agricultores depositam esperanças no Dia de São José para um bom período chuvoso

Homem de fé, o sertanejo acredita  que, se chover hoje,  um bom inverno  será registradoHomem de fé, o sertanejo acredita que, se chover hoje, um bom inverno será registradoHomem de fé, o sertanejo celebra hoje o Dia de São José. A data, segundo a crença dos agricultores, prenuncia como será o inverno no semiárido. Se no dia 19 de março as chuvas caírem, é sinal de que o ano será bom para a agricultura.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura (Sindlavoura) de Mossoró, Francisco Gomes, o Dia de São José é decisivo para o homem do campo. "É um dia consagrado para nós, agricultores. Se a chuva vier, as esperanças serão mais uma vez renovadas, e a expectativa de um bom inverno se confirmará", conclui.
A esperança do trabalhador rural tem fundamento meteorológico, uma vez que é entre meados de fevereiro e março que o período chuvoso na região se inicia. Além disso, é nesta época que ocorre o fenômeno equinócio de outono, em que os raios solares incidem de forma mais perpendicular, o que pode formar nuvens e, consequentemente, chuvas.
Para hoje, as previsões apontam ocorrência de chuvas em diversas partes do Nordeste. "Deverão ser registradas precipitações em quase todo o Nordeste. No Rio Grande do Norte, a região do Alto Oeste e Mossoró serão contempladas. A previsão mostra que haverá pancadas de chuvas moderadas neste 19 de março, o que é uma boa notícia para o agricultor. O tempo permanecerá assim durante toda a semana, até o dia 24", detalha o meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
Para todo o período chuvoso de 2014, a probabilidade é de 45% de chuvas dentro da média (que na região de Mossoró compreende entre 600 e 700 milímetros). Já o prognóstico de precipitações pluviométricas abaixo do normal é de 30% e acima da média 25%. "A zona de convergência que está atuando no Nordeste favorece a ocorrência de chuvas. A análise da Emparn é que essas condições permaneçam favoráveis para os próximos meses", relata Gilmar Bistrot.
Meteorologistas de todo o Nordeste se reunirão mais uma vez para ratificar ou retificar as previsões feitas até o momento. O encontro ocorrerá amanhã, 20, e na sexta-feira, 21, em Recife. As duas últimas reuniões foram realizadas em janeiro, na capital do Ceará, Fortaleza, e em Natal, no mês passado. "Muitas pessoas têm relatado que as chuvas ocorridas nos últimos dias não foram suficientes para encher reservatórios, mas para o setor agrícola já é um bom indício. Vamos esperar a confirmação ou não das previsões", enfatiza Gilmar Bistrot.
Plantio só será iniciado após a ocorrência de chuvas regulares
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura (Sindlavoura) de Mossoró, Francisco Gomes, apesar do registro de chuvas dos últimos dias, muitos agricultores ainda não iniciaram o plantio da safra 2014. Isso porque eles aguardam um inverno mais regular, com chuvas bem distribuídas.
"Tivemos, sim, chuvas em algumas comunidades, com 70, 80 milímetros, mas não é o suficiente. Chove em um lugar, mas em outro, a um quilômetro de distância, não. Alguns trabalhadores até deram início à sua plantação, cultivando a terra, mas ainda de forma tímida. O plantio, de forma geral, só começará quando registrarmos chuvas regulares, bem distribuídas, frequentes", enfatiza.
História
Patrono da Igreja Católica, pai adotivo de Jesus, operário da madeira, exemplo de chefe de família e de obediência a Deus. Essas são algumas representações de São José no imaginário dos fiéis. Mas é justamente no Nordeste que a devoção a São José destaca-se por completar, juntamente com Santa Luzia (festejada no dia 13 de dezembro) e São Sebastião (20 de janeiro), a trilogia dos santos que intercedem junto a Deus para mandar chuva, sinônimo de fartura na mesa dos nordestinos.

fonte: Jornal o mossoroense 

MP entra com mais uma ação contra Rosalba

Rosalba com mais um problema no MPRosalba com mais um problema no MPO procurador-geral de justiça Rinaldo Reis Lima ajuizou, ontem à tarde, a Ação Civil Pública de Responsabilização por Cometimento de Ato de Improbidade Administrativa n° 080.237.4-33.2014.8. 20.0001, contra a governadora do Estado Rosalba Ciarlini, e o secretário estadual de Planejamento, Francisco Obery Rodrigues, devido a inobservância da aplicação do mínimo de 25% da receita resultante de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino.
A ação teve origem em representação formulada pelo deputado estadual Fernando Mineiro à Procuradoria-Geral de Justiça em agosto do ano passado na qual denunciava possível prática de ato configurador de improbidade administrativa, investigado no âmbito do Inquérito Civil nº 003/2013-PGJ.
A representação foi instruída com os Relatórios Anuais das Contas do Governo do Estado elaborados pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) alusivos aos exercícios de 2011 e 2012, nos quais é constatado que o Estado descumpriu, nesse biênio, o dever constitucional de aplicar o mínimo de 25% de suas receitas em ações voltadas à manutenção e desenvolvimento do ensino.
Ao assinar a ação de improbidade administrativa, o procurador afirma haver sido demonstrado que "a Governadora Rosalba Ciarlini Rosado, e o Secretário do Planejamento e Finanças, Francisco Obery Rodrigues Júnior, mesmo cientes da gravidade do caso, omitiram-se, intencionalmente, no dever de agir para assegurar o percentual mínimo de 25% das receitas com a educação, recusando-se a adotar, ao longo de três anos de mandato, medidas políticas, administrativas e orçamentárias para a cessação do problema noticiado."
Maquiagem
Segundo o procurador, "restou cabalmente provado que os requeridos manipulam dados financeiros para justificar a prestação de contas dos recursos com a Educação, através da inclusão indevida ("maquiagem"), nas despesas de Manutenção e Desenvolvimento de Ensino (MDE), de gastos com inativos e pensionistas, arrolados em rubrica de Previdência Básica."
Ao depor no inquérito civil que embasou essa ação de improbidade, a secretária de Educação e Cultura, Betânia Leite Ramalho, revela que no segundo ano de mandato de Rosalba "detectou o problema do pagamento de grande número de inativos da folha de pessoal da Secretaria de Educação". Betânia Ramalho disse que "todos os inativos eram pagos pela folha da Secretaria" e que fez ciência à governadora sobre essa situação, bem como ao Tribunal de Contas. A secretária também revelou que se reuniu com a governadora, com o secretário de Planejamento, com o presidente do Ipern, propondo um plano de desoneração da folha.
Além do alerta da própria secretária de Educação, a governadora e o secretário de Finanças foram também advertidos, por duas vezes, pelo Tribunal de Contas do Estado, da ilegalidade de inclusão de despesas com inativos como forma de supostamente atingir o percentual mínimo de gastos com educação determinado pela Constituição. Mesmo assim, nada foi feito para sanar o problema, o qual permanece ocorrendo. Por isso, o procurador Rinaldo Reis diz, na ação, que "o descumprimento reiterado e intencional" da governadora e do secretário de Planejamento "resultou em um déficit significativo nos recursos destinados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), fragilizando, ainda mais, a débil estrutura da rede estadual de ensino". Esse deficit, segundo a petição, foi de R$ 107.948.615,69 em 2011, de R$ 55.468.884,00 em 2012, conforme dados do Tribunal de Contas do Estado, e estimado em R$ 66.732.799,81 em 2013, conforme dados do Demonstrativo de Despesas e Receitas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino - MDE, janeiro/dezembro de 2013.
Em outro trecho da petição, o procurador enfatiza que "a gravidade das condutas dos réus é tão maior quando contextualizada com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apurados em 2011, em que o Estado do Rio Grande do Norte aparece em 23º lugar, à frente apenas de Alagoas e empatado com Maranhão, Amapá e Sergipe (séries iniciais à 4ª série); empatado com a Paraíba e à frente de Bahia, Sergipe e Alagoas (5ª a 8ª séries); empatado com Amapá e Maranhão e à frente apenas de Pará e Alagoas (ensino médio regular). Na realidade, em nenhuma das faixas de ensino utilizadas como parâmetro pelo Inep, o estado do Rio Grande alcançou a média nacional, e, o que é pior, em relação ao ensino médio, não experimentou nenhum acréscimo em relação à avaliação de 2009".
E complementa: "em outras palavras, isso significa que, assim que assumiram o Governo do Estado, a Governadora e o Secretário encontraram cenário muito grave em relação ao desempenho da política educacional, o que exigiria deles esforço incomum no sentido de melhorar, consideravelmente, a gestão e o financiamento dos serviços prestados pelo Estado na matéria, restando absolutamente censurável - e punível juridicamente, conforme tese ora sustentada - o comportamento de não cumprir a aplicação do mínimo constitucional para o desenvolvimento da educação no RN, desviando considerável montante de recurso para finalidades diversas".

fonte: Jornal o Mossoroense

Estados unem forças para combater ataques a agências bancárias no Nordeste

Banco destruído por bandidos, cena comum no NordesteBanco destruído por bandidos, cena comum no NordesteOs estados do Nordeste vão se unir para intensificar as ações de combate aos recentes ataques a bancos e caixas eletrônicos na região. A estratégia é atuar nas divisas --dificultando a migração do grupo pelos estados-- e cobrar dos bancos mais ações de segurança. Mais policiais também devem atuar nos dias de abastecimento das agências e caixas. Levantamentos das polícias dos estados nordestinos apontam que este ano já foram 155 casos registrados em sete dos nove estados até a metade de março.
A preocupação e os cuidados para evitar novos ataques a bancos foram publicados ontem, em matéria especial do portal Uol, que divulgou as seguintes ocorrências: na Bahia ocorreram 46 casos, segundo contabilidade do Sindicato dos Bancários. Na Paraíba, foram 31 ocorrências, Alagoas vem em seguida, com 25, enquanto Maranhão (21 casos) e Ceará (14). Pernambuco, com seis casos, e Piauí, com outros três, tiveram menor número de ataques.
No Rio Grande do Norte,apesar da polícia não ter nenhum dado oficial, pelo menos nove ocorrências foram registradas este ano.
Nova
estratégia
De acordo com a Polícia Federal, os assaltos a banco, com a entrada do bando na agência aberta e com funcionários e clientes rendidos, apavoraram o Nordeste entre os anos 1980 e 2000, mas perderam espaço com a desarticulação de quadrilhas. Atualmente os bandidos atacam as agências na madrugada, estourando os bancos com dinamite ou abrindo os caixas eletrônicos com maçarico.

Servidores da saúde do RN iniciam greve nesta quarta com ato público!

Grevistas farão caminhada do Hospital Walfredo Gurgel até a Governadoria. Categoria cobra redução da carga de trabalho e do déficit de profissionais.
Servidores da saúde pública do Rio Grande do Norte anunciam que irão realizar, na manhã desta quarta-feira (19), um ato público para marcar o início da greve da categoria.

A partir das 9h, haverá uma concentração no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, onde caravanas do interior e servidores dos hospitais da capital pretendem se concentrar para dar início à manifestação, que deve seguir até a Governadoria, no Centro Administrativo do Estado.

Segundo o Sindicato dos Servidores da Saúde do RN, a greve é uma resposta “diante da quebra do acordo da greve de 2013 e da piora das condições de trabalho e aumento da sobrecarga nos hospitais”.

“Há quatro meses estamos esperando o envio do Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa, com a tabela do nosso plano de cargos, sem respostas”, afirma Simone Dutra, coordenadora-geral do sindicato.

Além da aprovação do projeto e de sua implantação nos prazos acordados, a campanha salarial cobra a redução da sobrecarga de trabalho e do déficit de profissionais, que segundo a categoria chega a 2 mil servidores nos hospitais do estado. O maior deles, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, “necessita de 256 técnicos de enfermagem, para completar o quadro”, diz o Sindsaúde.

A pauta de 2014 exige ainda o não fechamento dos hospitais do interior, reajuste salarial de 12%, implantação da tabela de qualificação, garantia dos direitos dos municipalizados, entre outras reivindicações.


A partir desta quarta, o sindicato afirma que serão mantidos apenas o percentual mínimo nos serviços, respeitando a legislação de greve. Na quinta-feira (20), os servidores anunciam que irão até a Assembleia Legislativa para cobrar o envio e a aprovação urgente do Projeto de Lei. No mesmo dia, às 15h30, é esperada uma audiência com o secretário de Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, onde devem ser discutidos os pontos de pauta que dizem respeito apenas à Secretaria de Saúde (Sesap).

Fonte: Mural de Riacho da Cruz

Governo Rosa esclarece maquiagem em investimentos na Educação: "culpa é da gestão passada"

Em relação às informações de que o Governo Rosalba teria maquiado dados de investimentos em Educação, incluindo o pagamento da folha dos inativos e pensionistas na conta dos 25% da receita investidos na Educação, a Secretaria de Estado da Educação esclarece que:

Os governos passados descumpriram a legislação relativa ao financiamento da Educação, no que diz respeito ao pagamento dos inativos e pensionistas da Educação com recursos da receita dos 25%. Destaca-se que tal fato era do conhecimento dos órgãos de controle e tinham também a anuência das figuras políticas que só agora expõem o assunto;

Esses governos se confiaram no conforto financeiro que representa pagar os encargos dos inativos com os recursos carimbados da Educação, quando deveriam pagar os encargos com os recursos da Previdência Estadual. Em um primeiro momento, muitos Estados também usaram dessa prerrogativa, mas se organizaram para cumprir a legislação em seguida;

No Rio Grande do Norte, somente no Governo Rosalba essa desoneração começou a ser feita, ainda em 2011, de forma planejada, em acordo com o Tribunal de Contas do Estado. Com isso, além da migração do pagamento de aposentados e pensionistas para a Previdência Estadual, todos os encargos financeiros com as novas aposentadorias também passaram a ser pagos pelo IPERN (Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Norte);

Logo, a Secretaria de Estado da Educação entende que uma provocação que pretende ser danosa à imagem da gestão termina revelando a seriedade, a coragem e o respeito do Governo Rosalba para com o recurso da Educação em todas as suas dimensões. É mais uma ação importante que comprova o quanto o Governo Rosalba está empenhado em corrigir a Rota da Má Gestão Publica dos governos passados no âmbito da Educação.

fonte: Mural de Riacho da Cruz