sábado, 15 de março de 2014

Grande Festa em comemoração dos Dois anos do Site Na Hora RN



Tradicional Aniversário do Site NA HORA RN, o mesmo estará completando 02 anos de existência, neste dia 02 de Maio, a festa acontecerá na cidade de Cidade de Portalegre/RN no Club ACEP, com as seguintes atrações: Ferro na Boneca, com a volta de Briola e do mais novo vocalista Assum Preto, que veio para somar ainda mais essa banda que onde passa é lotação e Forró Magote. Todas essas atrações estarão no aniversário do site NA HORA RN, e você está convidado a vim prestigiar esse grande evento.
Via E-mail a redação do Blog Adriano Soares

Infraestrutura: Novo aeroporto tem 89% da obra pronta e abre em um mês

O Aeroporto Governador Aluízio Alves, que vai substituir o Augusto Severo, no Rio Grande do Norte, está com 89% das obras concluídas e teve a data de inauguração reiterada ontem: 15 de abril. De acordo com o consórcio Inframérica, que está construindo e vai administrar o aeroporto, as equipes que trabalham no local estão na fase de “acabamentos finos e instalações finais”. “O aeroporto entrará em operação em 15 de abril deste ano”, garante.

Para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), só após a conclusão dos trabalhos da concessionária será possível, porém, trabalhar com a data exata de abertura do aeroporto às operações. “Quando os trabalhos da concessionária se encerrarem, a Anac realizará a homologação final do aeroporto, para que possamos trabalhar com a data exata”, afirmou a agência, em nota à TRIBUNA DO NORTE. “Ressaltamos que a homologação dependerá da análise e aprovação de diversos aspectos de infraestrutura aeroportuária e de segurança operacional pelas áreas técnicas da Agência”, acrescentou.

Pelo contrato de concessão, o consórcio Inframérica tem até janeiro de 2015 para entregar o aeroporto operacionalizado. A decisão de antecipar o cronograma e abrir a estrutura ao público em abril deste ano – antes da Copa do Mundo, que ocorre entre junho e julho e terá Natal como uma das sedes - partiu do consórcio, segundo a Anac. 

Obras
Atualmente, estão sendo instalados, por exemplo, carpetes, forros, revestimentos, iluminação e mobiliário. Foi iniciada a parte de paisagismo e obras internas de lojas. O estacionamento, segundo o consórcio, está na parte final de asfaltamento e em seguida virão a pintura e sinalização das faixas que demarcam as vagas e o fluxo do estacionamento.

Todos os equipamentos e sistemas de navegação aérea e controle de voo estão implantados e em testes. As escadas rolantes já foram instaladas e testadas. Já elevadores, sistema de bagagem e de raio-x estão em instalação, assim como os sistemas de ar-condicionado e combate a incêndio.

TRIBUNA DO NORTE

Doutor Severiano-Escola Municipal Sebastião Leite recebe laptops educacionais.

A Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã do dia 10 de Março, a entrega de “laptops educacionais” que serão destinados aos alunos da Escola Municipal Sebastião Leite, no sítio Merejo. Através do esforço da Secretaria de Educação, com o PAR (Plano de Ações Articuladas), junto ao Ministério da Educação, a escola foi contemplada através do Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO, por meio do Programa Um Computador Por Aluno – PROUCA com o objetivo de promover a Educação Digital nas escolas do campo, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino – aprendizagem.
Os computadores são mais uma ação do governo municipal na escola que neste ano de 2014 já recebeu uma reforma (reparos, hidráulicos, estruturais, elétricos e de segurança), instalação de internet com wifi, todas as carteiras escolares foram substituídas por carteiras que seguem o padrão de qualidade do MEC. Além disso está em andamento a manutenção dos computadores da sala de computação que possibilitará ainda mais a expansão da inclusão digital na escola e na comunidade. A escola, também com apoio da Secretaria de Educação, aderiu ao programa escola comunidade e está oferecendo curso, aos sábados, de geração de renda para toda a comunidade. Todas as ações visam a ampliação da qualidade da educação no campo e uma maior integração entre escola e sociedade. 

Projeto tira filosofia e sociologia do currículo

O deputado federal Izalci Lucas Ferreira (PSDB/SP) está apresentando proposta na Câmara Federal para eliminar a obrigatoriedade da filosofia e da sociologia como disciplinas do currículo do ensino médio. Obrigatoriedade aprovada pela Lei nº 11.684 de 2008. O deputado propõe alterar os artigos 9, 35 e 36 da lei 9.394, que trata da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e retornar ao status anterior à lei, mas, o parecer da relatoria na Comissão de Educação foi pela rejeição do projeto dele.
DivulgaçãoEnsino de sociologia e filosofia é considerado como fundamental para o exercício do conhecimentoEnsino de sociologia e filosofia é considerado como fundamental para o exercício do conhecimento

De acordo com informações  de defensores das disciplinas   nas escolas do ensino médio, o deputado tem o mesmo entendimento dos “estrategistas” da ditadura. Ele quer apenas as chamadas disciplinas bem comportadas nas escolas - aquelas arrumadinhas e estáticas. No período do regime militar sociologia e filosofia foram retiradas dos currículos das escolas secundárias.

Para o presidente do sindicato dos Antropólogos, Sociólogos e Cientistas Políticos do RN (Sapiens) e ex-presidente da Federação Nacional dos Sociólogos, Manoel Matias Filho, em si, o projeto do deputado paulista não elimina, de maneira alguma, as disciplinas, já que a LDB menciona que o estudante deve cursar sociologia e filosofia.  “A gente vai lutar em todas as etapas para derrubar o projeto dele”, garante.

Manoel Matias credita que todo processo contra sociologia e filosofia na grande curricular do ensino médio, partem de alguns parlamentares paulistas. “São Paulo sempre resistiu a implantação das disciplinas. É  uma proposta que não nos surpreende, apesar de ter um sociólogo como ex-presidente do Brasil (Fernando Henrique Cardoso)”, cita.

“As visões se clareando”
Para os militares da ditadura não se pode imaginar disciplina que trate do pensamento, do questionamento, da visão mais ampla e aprofundada da realidade e da sociedade.

O filme proposto pelo deputado já foi visto antes e sabemos até onde levou o Brasil. Filosofia e sociologia são fundamentais para o exercício do conhecimento, do entendimento do questionamento, da aprendizagem. Não é a toa que toda a base do conhecimento ocidental nasce com a filosofia, com ela se expande, e com ela interage.

As disciplinas são matérias formativas que levam o estudante/cidadão a formular seus próprios conceitos sobre a realidade que vê e, se ela não lhe agrada, buscar caminhos para melhorá-la. Isso pode não agradar a determinado segmento reacionário da sociedade, mas é bom para a nação e para as pessoas que nela vivem.

Nota de repúdio

A Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo emitiu nota de repúdio a proposta do deputado Izalci Lucas datada de 15 de fevereiro de 2014. 

No Rio Grande do Norte, o Sapiens  está enviando ofícios a todos os deputados da Comissão de Educação que votarão o parecer em breve, para que se posicionem a favor do parecer do relator e contra o projeto de Izalci Lucas. 

As entidades também estão enviando comunicado ao presidente da Câmara dos Deputado, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN).


fonte: TRIBUNA DO NORTE

Sucessão: Ex-presidente Lula só admite candidatura em 2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “não existe” a possibilidade de ser candidato à Presidência da República em 2014, mas não descartou uma volta em 2018, embora ache que “já cumpriu sua missão na Presidência”. “O que eu vou fazer nas eleições é ser um militante para a presidenta Dilma Rousseff continuar o bom trabalho que ela vem fazendo”, disse o ex-presidente em entrevista ao jornal paranaense Gazeta do Povo. “Em política não devemos dizer nunca, mas é muito cedo para discutir 2018”, completou.

ricardo stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva afirma que cumpriu a missão

Perguntado sobre a insatisfação de parlamentares do PMDB com o governo e sobre os conselhos dados a Dilma, Lula se esquivou e negou seu papel de conselheiro da presidenta. “Com a presidenta Dilma eu troco ideias, não dou conselhos”, disse, antes de completar se negando a contar o que foi debatido: “Uma conversa com a presidenta pertence à presidenta”.

Lula, que estará nesta sexta-feira, 14, no Paraná para um evento com a provável candidata do PT ao governo do Estado, Gleisi Hoffmann, falou sobre seu papel de militante. “Não deixei de ser um militante político porque saí da Presidência. Eu vou atuar como um ativista político até morrer, pois acredito que essa é a melhor maneira de melhorar a sociedade e combater as injustiças”, afirmou.

Como militante da pré-campanha de Gleisi, Lula tenta fazer o PT chegar ao governo do Paraná pela primeira vez. Para isso, a candidatura petista terá de vencer o atual governador, o tucano Beto Richa. “Acho que o nosso partido acumulou forças, projetou grandes lideranças e se credenciou para disputar com boas chances de vitória o governo do Paraná nas próximas eleições”, destacou.

Economia
O ex-presidente também falou sobre as eleições deste ano e política econômica, durante entrevista ao jornal italiano La Reppublica publicada no domingo (09). Ele defendeu que a criação de empregos deve ser a prioridade na economia em detrimento de outros temas, como o controle da inflação. Em entrevista o ex-presidente reafirmou apoio à reeleição de Dilma Rousseff em 2014. Sobre a disputa presidencial seguinte, disse que política é “imprevisível”. Apesar disso, Lula diz que a natureza é implacável e ele estará com 72 anos na eleição presidencial de 2018.

Ao jornal italiano, Lula diz que “críticos gostariam que diminuíssemos o emprego para reduzir a inflação”. “Mas para nós a defesa do emprego é mais importante que a inflação”, disse. Lula comentou que foram criados 21 milhões de empregos nos últimos 11 anos (oito do governo Lula e três de Dilma Rousseff) e 42 milhões de brasileiros entraram na classe média. Na entrevista publicada, Lula não citou números da inflação.

TRIBUNA DO NORTE