terça-feira, 22 de outubro de 2013

Rosalba Ciarlini confirma que atraso salarial do Governo do Estado deve continuar até final do ano

Ao que parece, o Governo do Estado está, realmente, em crise financeira. Tanto é assim que anunciou na manhã de ontem, durante o evento do SOS Municípios, que vai atrasar novamente o pagamento dos servidores estaduais. E mais: fará isso até o final do ano. O anúncio foi feito pouco depois do Ministério Público do RN anunciar a instauração de um inquérito civil público para apurar o atraso salarial de setembro que ocorreu, segundo o órgão ministerial, mesmo com o Estado tendo “dinheiro em caixa”.

Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, que confirmou a “reprogramação de pagamentos”, que na língua comum é atraso no pagamento, deverá ocorrer até o final do ano, com os servidores recebem em novas datas e não mais no final do mês, como acontecia nos anos anteriores.

O agente motivador desse atraso, mais uma vez, seria a frustração da receita, que deverá ser de R$ 52 milhões só no Fundo de Participação dos Estados (FPE), conforme anunciou o secretário estadual de Planejamento e Finançãs, Obery Rodrigues. A folha salarial do Estado, atualmente, gira em torno dos R$ 297 milhões.

Não se sabe, até o momento, porém, quando o Governo do Estado vai pagar os salários. Segundo a governadora, a gestão estadual vai se reunir para, mais uma vez, tentar cortar gastos e viabilizar o pagamento da folha. “Os contratos de aluguéis estão sendo revisados. Vamos ter que sentar e ver como resolver para poder programar o pagamento”, disse a chefe do Executivo estadual.

É importante lembrar que no último sábado O Jornal de Hoje divulgou a informação de que o Ministério Público do RN instaurou um inquérito civil público para apurar a aplicação do orçamento por parte do Poder Executivo e o atraso salarial. O movito? O fato de, segundo fontes ligadas ao MP, o Governo do Estado ter dinheiro em caixa e, ainda assim, ter atrasado os pagamentos.
Jornal de Hoje

Henrique Alves: “O RN piorou muito na gestão de Rosalba Ciarlini…está com a estrutura abalada”


O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, disse na manhã desta segunda-feira, durante entrevista ao “Jornal da Cidade”, da FM 94, que o Rio Grande do Norte piorou durante a gestão da governadora Rosalba Ciarlini.
“Há três anos o povo quis mudar, é tanto que elegeu a candidatura que veio com a bandeira da oposição, que foi a governadora Rosalba; três anos depois a situação se agravou e está aí a rejeição, os números negativos da sua administração. Ou seja, a situação que não era boa ficou muito pior, na nossa avaliação muito clara”, afirmou o deputado.

Henrique Alves disse que entre as razões do rompimento do PMDB com o governo estadual esteve o fato de que a relação entre o partido e o governo “não estava ampliando os horizontes do Rio Grande do Norte”.

“Saímos da base política da governadora, rompemos com seu governo – com todo o respeito a ela do ponto de vista pessoal – mas nos colocamos sempre à disposição para o que ela precisar junto ao governo federal”, afirmou o parlamentar.

Segundo Henrique, o PMDB agora irá buscar “com os partidos que estão com o mesmo posicionamento” a construção de uma chapa majoritária para disputar o governo.

“Do ponto de vista político, nós vamos buscar com os partidos que estão com o mesmo posicionamento, uma construção majoritária para mudar o Rio Grande do Norte e reconstruirmos o Estado, que está muito abalado na sua estrutura”, considerou o peemedebista.
Henrique relatou ter sido parceiro esforçado em diversas manifestações públicas ao lado da governadora, em Brasília, acompanhando em visitas a ministérios e órgãos federais.

“Tentamos de todas as maneiras viabilizar, ajudar o Estado, mas chegou uma hora que ficou muito difícil essa participação, essa parceria”, disse, citando o conselho político, que não se reuniu uma vez sequer. “Eram coisas isoladas, pontuais, sem consequência, sem resultado, sem uma finalização, até que isso foi criando um mal-estar muito grande”, observou.
PMDB não descarta aliança, mas DEM precisa abandonar projeto de reeleição da governadora

O deputado Henrique Alves, presidente do PMDB, não descartou que o DEM, partido presidido no Estado pelo senador José Agripino Maia, venha a somar com os demais partidos que fazem oposição ao governo Rosalba Ciarlini. Entretanto, ele afirma que o DEM somaria apenas na disputa proporcional (deputados estaduais e federais) e não na majoritária (governador e senador).

Na prática, o peemedebista condiciona aliança na proporcional com o DEM à exclusão de uma candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. “Evidentemente que um projeto majoritário que quer mudar o que aí está não caberia a participação do partido, que está hoje nesse processo constrangedor e de profundas dificuldades para o presente e para o futuro do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Segundo Henrique, “naturalmente esse projeto que vai disputar e mostrar a sua proposta, o seu discurso, a mudança, a reconstrução, a refundação do Rio Grande do Norte, não caberia o partido que hoje está conduzindo o Rio Grande do Norte”.

Já quanto ao DEM participar de uma chapa proporcional (deputados estaduais e federais), Henrique disse ser plenamente possível, tendo em vista que a coligação proporcional deverá ter de oito a onze partidos.

“O que eu quero dizer é que o DEM como partido, vamos buscar na chapa proporcional coligações, até porque há de se fazer uma aliança muito ampla, de dez, oito, onze partidos. E não uma coligação só para deputado estadual e deputado federal. Mas várias coligações ou pedaços delas que vão se formar com o interesse de seus deputados e de seus candidatos aos postos legislativos”, observou.

Nessa composição proporcional, ainda segundo Henrique, “sem, portanto, a proposta da definição majoritária, poderá ser que o DEM venha a participar, apoiando aqueles candidatos que busquem o voto majoritário e queiram buscar os apoios possíveis e não recuse o voto para chegarmos a uma vitória”, frisou.

Jornal de Hoje

Secretaria de Tributação convida proprietários de imóveis para regularização do cadastro imobiliário.

O Governo Municipal de Encanto convida através da Secretaria de Tributação todos os proprietários de imóveis e terrenos urbanos a comparecerem a referida secretaria para fins de regularização do cadastro imobiliário.
O calendário estabelecido para o cadastro imobiliário ocorrerá nos dias 28,29,30e 31  de outubro, de 08:00 às 16:00hs, na sede da Prefeitura de Encanto, onde funciona a Secretaria de Tributação.
O não comparecimento implicará em medidas administrativas, tais como, aplicação de multas e lançamento no cadastro de devedores do município.

Sobe para 9 o número de mortos do trágico acidente em Ceará Mirim

Fonte: G1 - Única sobrevivente da colisão entre um carro Kadett, que fazia transporte clandestino, e uma Hilux, na manhã desta segunda (21) na BR-406, em Ceará Mirim, a pequena Tainá, 4 anos, resgatada pelo Samu Metropolitano, não resistiu aos ferimentos, durante cirurgia no Hospital Walfredo Gurgel. Morreu às 21h18. Até o início da noite não tinha aparecido nenhum parente em busca da criança. Vídeo com imagens fortes (Fonte: Júnior Mijão)

Após a batida, a menina foi socorrida para o hospital, onde passou por exames e cirurgias. Ainda no final da tarde desta segunda, ela foi submetida a uma tomografia e a uma laparatomia exploradora - procedimento cirúrgico para identificar possíveis lesões no abdômen. Em nota, a Secretaria de Saúde esclareceu que, após a conclusão da operação, a criança deveria voltar para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e que não havia previsão de melhora do estado de saúde dela.

Por ter sido vítima de morte violenta, o corpo de Tainá precisará passar por perícia no Insituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) antes de ser liberado para sepultamento. 

MP investiga permanência de ambulância no estacionamento de shopping

Fonte: Assis Silva - A Promotora de Justiça, Marília Regina Soares Cunha, instaurou inquérito civil público para apurar o uso da ambulância da cidade de São José do Seridó, para fins particulares. A portaria dando conta da investigação foi publicada na edição deste sábado, (19), do Diário Oficial do Estado.

De acordo com as denúncias que chegaram ao conhecimento do Ministério Público, a ambulância foi flagrada – fotografada – no estacionamento do Shopping Mid Way MALL em Natal.

A Promotora pediu informações sobre o fato, à secretaria municipal de saúde, em um prazo de 10 dias. Segundo a representante do Ministério Público, já foi apurado que o veículo foi flagrado no estacionamento do shopping em Natal, no dia 02 de junho de 2013, e ali ficou por um longo período.

Travesti de São Paulo vence o concurso Miss T, no Rio de Janeiro

Fonte: G1 - A segunda edição do concurso de beleza gay Miss Transex 2013, realizado no Teatro João Caetano, no Centro do Rio, nesta segunda-feira (21), reuniu 28 travestis de 11 estados brasileiros; Mato Grosso do Sul, Maranhão, Alagoas, Rio Grade do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Raika Ferraz, candidata de São Paulo, venceu o concurso; Gisela Andrade ficou em segundo lugar e Isabella Coimbra em terceiro. 

As três primeira colocadas terão a oportunidade de fazer a cirurgia que muda a aparência física e características sexuais para o sexo oposto. Segundo a organizadora e idealizadora do evento, Majorie Macchi, a vencedora vai receber um prêmio de 200 mil baht.  Marjorie contou ainda que as três finalistas vão passar por uma preparação durante um ano. Duas delas vão para um concurso de beleza na Tailândia, em novembro de 2014, e uma para uma disputa na Espanha, em agosto de 2014.

“Elas vão participar de cursos de oratória, de passarela, tratamentos estéticos, odontológicos. Elas precisam chegar competitivas para um concurso internacional”, contou Majorie Macchi.

A premiação consiste também no contrato de um ano com Astra-Rio; pagamento da taxa de inscrição de US$ 500 para participar do Miss International Queen 2014 - equivale ao Miss Universo para transexuais, e o pagamento da passagem para a Tailândia, assim como consultoria preparatória e confecção do traje típico a ser cedido no evento.

Tema delicado para algumas, o concurso dá a oportunidade para as que desejam fazer a cirurgia de redesignação sexual - procedimento cirúrgico que muda a aparência física e características sexuais para o sexo oposto. Entre os prêmios, as três primeiras colocadas ganharam um voucher da Kamol Cosmetics Hospital, famoso hospital tailandês para tais procedimentos.

O representante do Rio Grande do Norte, a caicoense Dávila Medeiros, não ficou entre as três finalistas, contudo representou muito bem o estado.