quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Mulher é morta com golpes de faca durante aula para crianças na PB

23d5f92992dd7580f8ec3b9094b610dc8c9d5c19Uma mulher de 48 anos foi assassinada pelo seu ex-companheiro com golpes de faca no momento em que dava aula de reforço escolar para crianças em um quarto de sua residência, na tarde desta terça-feira (23), em Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. O crime aconteceu na presença de quatro crianças, três delas entre 10 e 12 anos e outra de apenas 2, como também da filha da vítima que está grávida, segundo informou a Polícia Militar.
O capitão Alberto Filho, da Polícia Militar relatou que a mulher que foi assassinada havia rompido há oito meses o relacionamento que mantinha com o homem que a matou com golpes de faca. O suspeito, segundo o capitão, nunca se conformou com a separação. Mas a situação se tornou pior há uma semana, quando a vítima iniciou um relacionamento com um homem que foi namorado dela durante a juventude. “Ele chegou a ligar para vítima dizendo que ira matá-la e depois iria suicidar-se”, disse o capitão.
No momento do crime, de acordo com o que informou a PM, o homem entrou em um dos quartos da residência da ex-companheira, onde ela mantinha um reforço escolar para crianças, com uma faca na mão não hesitou e cometeu o assassinato, mesmo com a presença dos menores e da filha da vítima que está grávida. Ainda segundo o capitão Alberto Filho, a grávida chegou a desmaiar ao presenciar a violência.
Segundo a polícia, o suspeito é pescador e fugiu de barco logo após o crime. O capitão ressaltou que foram acionados os policiamentos de barco, a Marinha, Guarda Costeira e Polícias Militares de municípios próximos. “Estamos nas buscas do criminoso, até mesmo em cidades próximas para onde ele pode ter fugido como Lucena e outras”, explicou ele.

Fonte: http://www.uirauna.net/

Fala de Sheherazade pode custar meio milhão ao SBT

20140924100647_capa









O SBT terá de arcar com as consequências da falta de noção da apresentadora Rachel Sheherazade. Segundo a colunista Mônica Bergamo, o MPF (Ministério Público Federal) iniciou uma ação civil pública em que pede a retratação de um comentário feito pela jornalista.
Sheherazade despertou a ira de internautas e de outros jornalistas por apologia ao crime no ar. Para o procurador Pedro Antonio de Oliveira Machado, ao defender tortura a um assaltante de 15 anos, a apresentadora Rachel Sheherazade estimulou a ação de “justiceiros” e violou o princípio da dignidade humana.
A ação pede ainda que a emissora de Silvio Santos seja condenada a pagar indenização de R$ 532 mil por dano moral coletivo. E cobra do governo federal mais fiscalização sobre as TVs. A multa por descumprimento, em eventual decisão favorável, seria de R$ 500 mil por dia.
Fonte: Brasil 247

Estudantes da UERN do Campus de Pau dos Ferros fazem reivindicações por melhorias

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado Profª.  Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM
Pau dos Ferros / RN

“Atravesso o presente de olhos vendados, mal podendo pressentir aquilo que estou vivendo...”
(Milan Kundera)
Em virtude da parada do dia 23 de setembro, nós, alunos do CAMEAM, estamos manifestando nossa insatisfação pelo cenário de poucos avanços que nos cerca neste Campus da UERN, em respeito às nossas reivindicações.
O governo apresentou “propostas” de melhorias para os alunos e setores funcionais da UERN, porém não se concretizam e, apesar das propagandas midiáticas, estamos muito distantes da realidade com um mínimo necessário para uma educação de qualidade.
Infelizmente, o que vemos ao nosso redor nos mostra uma situação de descaso, com um comprometimento estrutural e administrativo que resulta em vários aspectos negativos, quer sejam materiais, financeiros e pessoais.
As incertezas tornam-se um empecilho para o desenvolvimento dos estudos e formação de profissionais com qualidade.
Sabemos que o ensino no estado ainda carece muito de investimentos; com o foco na UERN, questionamos: sob que condições poderemos manter um nível qualitativo de educação sem a concretização, por parte do governo do Estado, de tudo que nos foi prometido em resposta às nossas (antigas) reivindicações?
Nossa luta pela educação envolve todos os setores ligados direta ou indiretamente a ela como professores, estudantes e servidores da UERN, igualmente toda a população. Queremos garantir a qualidade do ensino como um todo. 
Para que de fato o nosso estado tenha uma política educacional de investimentos junto à UERN e que não seja somente mais um papel assinado e esquecido nos corredores da burocracia, sem que nenhum resultado positivo seja colhido, conclamamos a toda comunidade a solidariedade  para juntos manifestarmos nossa indignação.
Para tanto, reivindicamos:
Transporte gratuito e eficiente até este Campus da UERN,  realizado por ônibus escolares que façam o trajeto intermunicipais;
- Após a ocorrência das solenidades, que seja efetivamente dado início, com prazo marcado para entrega da obra, da Biblioteca do Campus, com  aumento e diversificação do acervo;
 - Acesso a internet gratuita no Campus;
 - Aquisição de materiais e equipamentos, adequação física e melhorias para os laboratórios do Campus;
 - Construção de um Restaurante Universitário no Campus;
Construção de moradias ou “Casas Estudantis” próximas ao Campus, permitindo maior segurança aos alunos de outras cidades distantes;
 - Contratação e efetivação de professores para atender a demanda (já defasada) dos novos alunos.
O momento é agora!

Fonte: Politica na Pauta

APODI RN = Homem é preso em flagrante suspeito de abusar sexualmente uma criança de 08 anos na Zona Rural.

Imagem Ilustrativa

Por volta das 17:00 da tarde desta Terça-feira dia 23/09, uma senhora da comunidade de Bamburral, compareceu juntamente com seu filho, a delegacia de policia civil de de nossa cidade, queixando-se que um homem morador da mesma comunidade, identificado como Francimar da Silva Gama, de 38 anos, natural de Apodi, teria abusado sexualmente do seu filho. 
Uma guarnição da Rádio Patrulha comandada pelo Sgt. Ocivan, e juntamente com os SD´s Rlvanci e Marcos Gil, após ouvirem o relato da vítima, se deslocaram até a comunidade citada acima, e localizaram o suspeito em frente a sua casa. Foi dado voz de prisão ao suspeito, que não esboçou nenhuma reação, mas nega as acusações, e o conduziram a delegacia, onde foi autuado pelo crime de estupro.

A vítima foi conduzida a sede do ITEP na cidade de Mossoró, onde passou por exames, os quais constataram que não houve a conjunção carnal, mas foram encontrado liquido com a aparência de esperma, nas nádegas da criança, o qual foi colhido e encaminhado ao laboratório para análises.

fonte: sentinelas do apodi

MULHER É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE VEICULO NA BR 101


24 de SETEMBRO de 2014 - Na manhã de hoje 24/09 populares acionaram a policia devido a um corpo de uma mulher dentro de um veiculo tipo montana de placa NPR 8786 de Cruz do espirito Santo/PB. O veiculo foi encontrado próximo as cidade de Goianinha e São Jose do Mipibu, e no local muitos curiosos, a policia aguarda o itep para realização dos procedimentos e até o momento não tem identificação.




FONTE:PASSANDO NA HORA.

Em debate na TV Ponta Negra, Robinson fala sobre eficiência nos serviços públicos

robinson ponta negra

“Uma gestão eficiente, focada no cidadão, com equilíbrio financeiro e orçamentário que garanta mais segurança, educação e saúde”. Essa foi uma das respostas do candidato Robinson Faria (PSD) durante o debate da Tv Ponta Negra nesta terça-feira (24). Sobre a saúde pública, Robinson falou sobre as propostas da coligação Liderados pelo Povo na área da saúde. “Vamos reestruturas os hospitais regionais, resolver a situação do hospital Walfredo e construir um novo Hospital de Traumas. Vamos implantar a carreira médica e valorizar os servidores da saúde”, destaca.

Durante o debate, respondendo a questões políticas, Robinson criticou o “prestígio” anunciado pelo adversário. “O prestigio dele não serviu pra nada e nunca ajudou o Rio Grande do Norte e porque agora vai ajudar?”, questionou o candidato. O tema segurança pública também foi alvo de perguntas. “A segurança pública será a prioridade número 1 da nossa gestão. A insegurança é a maior angústia da população e por isso, temos o compromisso de investir 10% do orçamento para ações e projetos na área”, comenta Robinson.
Ainda sobre segurança pública, Robinson falou sobre a valorização do servidor. “Vamos resgatar a autoestima da Polícia Civil e Militar e corrigir as distorções na carreira dos policiais”, frisa. Robinson apresentou os projetos da Polícia de Proximidade, as Centrais de Polícia 24h e projetos de prevenção às drogas.
A educação pública também foi destacada por Robinson. “Vamos ampliar as unidades das escolas técnicas federais em todo o Rio Grande do Norte com apoio da nossa senadora Fátima Bezerra e do PT. Vamos implantar um Pronatec estadual, a execução dos Planos Estaduais de Educação e a redução do analfabetismo”, comenta Robinson.
Fonte: Robson Pires

IFRN: Aluno e professor do Campus Pau dos Ferros desenvolvem trabalho e são premiados com visita a Portugal

Expectativas e arrumação de malas para a Europa, será na terça-feira (30/9), o aluno Francisco Evangilo de Morais Pereira, do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS),  juntamente com o Professor orientador, Me. Demétrios Araújo Magalhães Coutinho,  Coordenador do Curso, partem para viagem a Portugal e conhecerão o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), onde ficarão por 15 dias.


O motivo da viagem é a premiação como o melhor trabalho da Mostra Tecnológica 2014, realizada juntamente com o Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic), nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no Campus Pau dos Ferros.

Os acadêmicos desenvolveram o Projeto "Sistema de Informatização de Agente de Endemias (SIADE): Módulo Móvel", que tem como objetivo desenvolver uma aplicação móvel que visa agilizar as tarefas diárias dos agentes de endemias, facilitando a busca e o preenchimento de formulários por imóveis a serem tratados.

O trabalho aprovado e premiado é parte do projeto de pesquisa “Sistema de informatização do processo de aquisição dos dados dos agentes de endemias e monitoramento dos focos de dengue em tempo real”,  realizado no Laboratório de Automação e Sistemas de Informação (Lasinf), do Campus Pau dos Ferros. O Siade é composto por alunos do Curso Superior TADS e tem como orientadores os docentes: Me. Deméritos Araújo Magalhães Coutinho, Me. Manoel do Bonfim Lins de Aquino e Drª Ayla Márcia Cordeiro Bizerra.

Segundo o aluno Evangilo Morais, participar do Projeto Siade tem sido uma ótima oportunidade para aprender outras tecnologias que estão fora do escopo do meu curso, assim como também tem se tornado um grande desafio. E comemora. "Ao saber que ele foi premiado como o melhor projeto na Mostra Tecnológica 2014, isso deixou-me orgulhoso. É o reconhecimento do meu trabalho e dos colegas que também estão trabalhando em outros módulos do projeto", destaca Evangilo

O Professor Demétrios demonstrou satisfação e otimismo para com o projeto e também comemora: “É uma grande satisfação ter sido contemplando com a premiação na Mostra Tecnológica do CONGIC 2014. O projeto foi, inicialmente, focado na coletividade, visando a melhoria do trabalho dos agentes de endemias, especialmente na rapidez de identificação de focos de dengue. Atualmente, estamos estabelecendo uma parceria com a prefeitura de Pau dos Ferros para implementar o projeto piloto na cidade. Essa premiação demonstra a potencialidade do projeto e do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ofertado no Campus Pau dos Ferros em desenvolver novas soluções para melhorias da região.”
* Blog do Capote

“Concurso público é uma máquina de injustiça social”; revela professor

bn5j2ifbw0ezpypuybtsobf7kFonte: IG - Os concursos públicos no Brasil não foram feitos para escolher os melhores candidatos. Essa é a opinião do professor de Direito da FGV Rio, Fernando Fontainha, crítico voraz do sistema que filtra os ocupantes de cargos públicos no País.

Para o acadêmico, a ideologia concurseira que se firmou ajuda a alimentar uma “indústria milionária de cursos preparatórios e um sistema de arrecadação que desvirtuou os processos seletivos”.

Boa parte destas críticas está no livro recém-lançado “Processos Seletivos para a Contratação de Servidores Públicos: Brasil, o País dos Concursos”, fruto de uma pesquisa do Centro de Justiça e Sociedade da FGV Direito Rio em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Na obra, Fontainha propõe criar um marco regulatório para mudar radicalmente os critérios de seleção de funcionários públicos no Brasil.


O professor propõe, entre outras ideias, abolir as provas de múltipla escolha e acabar com as taxas de inscrição. No estudo, aparecem exemplos de provas em 20 órgãos federais, entre eles Banco Central, INSS, Polícia Federal e Receita. Para selecionar os candidatos com as competências mais adequadas, Fontainha sugere que a experiência profissional prévia seja requisito básico para inscrever-se no concurso.

iG – Por que, na sua opinião, os concursos públicos não são capazes de selecionar os melhores candidatos?

Fernando Fontainha – Os concursos no Brasil são autocentrados, voltados para si mesmos. Neles, impera a ideologia concurseira, que acontece em enorme prejuízo do serviço público brasileiro, sem dúvida alguma. Eles servem para selecionar os que mais se prepararam para as provas, e não os mais competentes. Isso reflete na qualidade dos serviços públicos no Brasil.

Tubulação da Adutora de Engate Rápido se rompe no trecho Itaú - Pau dos Ferros e desperdício de água é incalculável

Diante da crise hídrica que passa vários municípios do Rio Grande do Norte, milhares de litros de água foram desperdiçados na tarde de ontem com o rompimento da tubulação da Adutora de Engate Rápido, trecho Itaú - Pau dos Ferros, próximo ao sitio Caraúbas.
A adutora de engate rápido foi projetada para reforçar o abastecimento em Pau dos Ferros, está em fase de conclusão, segundo informou Alysson Gomes, gerente de fiscalização de obras da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) em Mossoró. São 37.800 metros de tubulação que receberão água proveniente da Barragem de Santa Cruz no município de Apodi.
Ao todo, a Adutora que já era pra ter sido concluída desde maio deste ano, prever beneficiar diretamente 26,6 mil habitantes da área urbana de Pau dos Ferros.

O Mural conversou com moradores da localidade, e segundo informações, essa já é a nona vez que a Adutora rompe no mesmo local provocando o desperdício de água. O rompimento teve inicio por volta de meio dia, e até as 17 horas o problema ainda não tinha sido resolvido.

Justiça condena ex-prefeito do RN a 15 anos de prisão

Para o Ministério Publico Federal do Rio Grande do Norte, as penas impostas ao ex-prefeito e ao ex-presidente da Comissão de Licitação devem ser aumentadas.

A Justiça Federal condenou o ex-prefeito do município de Rio do Fogo, Túlio Antônio de Paiva Fagundes, a 15 anos de reclusão, pena a ser cumprida inicialmente em regime fechado quando a ação transitar em julgado, além de pagamento de multa.

O ex-prefeito foi denunciado pelo Ministério Público Federal por desviar parte dos recursos de convênio com a União e forjar um procedimento licitatório que jamais existiu, usando documentos falsos.

Além do ex-prefeito, o então presidente da Comissão de Licitação, Fábio Henrique de Góis Carvalho, também foi condenado pelos mesmos crimes, e deverá ser preso.

O Convênio 825/2000, assinado com o Ministério da Integração Nacional, tinha como objetivo reconstruir 22 casas populares. O Município recebeu R$ 80 mil. Os recursos foram repassados em 2001 e a prefeitura teria, supostamente, realizado uma licitação na modalidade convite, que resultou na contratação da Rev-Print Serviços Ltda.

No entanto, de acordo com parecer da Caixa Econômica Federal, o objetivo não foi cumprido integralmente, tendo sido atestada a execução de apenas 39,79%. Constatou-se ainda que a relação de beneficiários foi alterada e que alguns serviços não foram realizados, como as instalações hidrossanitárias, pela não construção de tanques, e a não colocação de portas nos quartos.

De autoria do procurador da República Rodrigo Telles, a denúncia apontou que além da execução insatisfatória da obra, a documentação evidencia que o procedimento licitatório, supostamente realizado, foi formalizado fraudulentamente pelo ex-prefeito, com ajuda do então secretário de administração, Fábio Henrique de Góis, para fins de prestação de contas.

“Os sócios da empresa Rev-Print Serviços Ltda., que teria sido contratada pelo município após o certame licitatório nº 008/2001, afirmaram que não participaram de licitação no Município de Rio do Fogo e que não prestavam serviços na área da construção civil”, destaca a ação.

Penas maiores

Para o MPF/RN, as penas impostas ao ex-prefeito e ao ex-presidente da Comissão de Licitação devem ser aumentadas. “As circunstâncias especialmente graves do crime contra a lei de licitações, o comportamento da vítima e os maus antecedentes do ex-prefeito Túlio Antônio de Paiva Fagundes, que já foi condenado em outros processos, nos obrigam a recorrer ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, para a aplicação de penas ainda maiores”, explica o procurador.

De acordo com o recurso interposto pelo MPF, o próprio juízo, na sentença, reconheceu a existência de outra condenação definitiva em desfavor do ex-prefeito de Rio do Fogo, na Ação Penal nº 0004807-97.2006.4.05.8400. “Como se trata de condenação distinta, ela pode perfeitamente caracterizar maus antecedentes, cumulativamente com a reincidência”.

“No caso concreto, tanto as circunstâncias do crime previsto no art. 1º, inciso I, do Decreto-lei nº 201/67 quanto as do art. 89, caput, da Lei nº 8.666/93 exacerbaram a normalidade típica e revelaram-se especialmente graves. Entretanto, por equívoco, a sentença apenas considerou desfavoráveis as circunstâncias do primeiro delito”, descreve o recurso.


Portal no Ar