terça-feira, 2 de abril de 2013

Presídio Federal de Mossoró recebe presos de Rondônia


Operação de transferência no aeroporto de Mossoró, hoje (foto: Luciano Lellys)Operação de transferência no aeroporto de Mossoró, hoje (foto: Luciano Lellys)O Presídio Federal de Mossoró recebeu, ontem à noite (1º), 21 presos provenientes de Rondônia. Eles chegaram em avião Hércules C 130, da Força Aérea Brasileira (FAB).
Os presos faziam parte de um grupo de 30 que saíram de Porto Velho (RO). Os demais foram recambiados para Alagoas.
Hoje, o mesmo Hércules levou para Catanduva (SP) 40 presos até então custodiados no Presídio Federal de Mossoró.
As operações foram baseadas no Aeroporto Dix-sept Rosado e conduzidas pelo Departamento Penitenciário Federal (Depen).
O trabalho faz parte do rodízio rotineiro de presos federais.

Aumenta apreensão de carteiras de habilitação no RN

Número de CNHs retidas aumentou 37,5%Número de CNHs retidas aumentou 37,5%A equipe de Educação e Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) apreendeu 66 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) durante o mês de março, o que representou um aumento de 37,5% em relação ao mesmo mês de 2012. 
A última blitz aconteceu na quarta-feira passada(27), na avenida Roberto Freire, quando os agentes recolheram 16 habilitações em virtude de embriaguez. Simultaneamente, outra equipe dava apoio à blitz que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava na BR-101.
Dessas ocorrências, cinco resultaram em medida penal por ser averiguado que o nível de álcool por mililitros de sangue presente era igual ou superior a 0,34mg/l, o que é configurado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como crime. Nestes casos, os condutores são detidos e levados à Delegacia. 
No mês de março, a equipe aplicou cerca de 900 testes de bafômetro durante 14 dias de operações educativas e fiscalizatórias em cidades-polo como Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.
Para o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN, Adryano Barbosa, estes números são frutos da intensificação das ações da coordenadoria. "Primeiro, aumentamos a quantidade de operações, afinal os dias de operação neste mês representaram mais do que o dobro de março de 2012. 


Betinho Rosado tenta justificar desgaste do governo da cunhada Rosalba Ciarlini


Betinho defende Rosalba - ArquivoBetinho defende Rosalba - ArquivoO deputado federal Betinho Rosado (DEM) quebrou o silêncio e saiu em defesa do governo da cunhada Rosalba Ciarlini (DEM).
Em entrevista ao O Jornal de Hoje, Betinho afirmou que a administração do DEM é boa, mas carece de divulgação. Ele acrescentou ainda que o desgaste do governo é menor do que se tem divulgado. "O desgaste mostra que o governo se comunica mal", argumentou.
Esbanjando otimismo, ele disse que Rosalba é um nome sem adversários. "Acredito que o melhor candidato para a sucessão de Rosalba é a própria Rosalba", acrescentou.
Para reforçar seus argumentos, Betinho Rosado acrescentou que, na opinião dele, Garibaldi Filho (PMDB) - hoje ministro da Previdência - e Wilma de Faria (PSB) - vice-prefeita de Natal - enfrentaram desgastes muito maiores que o enfrentado por Rosalba. "Com essa distância que nós estamos da reeleição ou da eleição de governador, Garibaldi e dona Wilma, que foram os dois últimos governadores, tinham mais desgaste do que tem Rosalba hoje. E, no entanto, na reeleição de Garibaldi ele era o terceiro colocado. O primeiro era Zé Agripino, o segundo era Geraldo Melo, mas, ao final, Garibaldi ganhou a eleição. Na reeleição de dona Wilma, Garibaldi tinha 70% das intenções de voto, e, quando terminou a eleição foi dona Wilma quem ganhou. Portanto, essa situação, aparentemente difícil de Rosalba, pode ser e vai ser revertida", relatou.

Baraúnas reconstrói elenco com jogadores da base do América

Treinador Samuel Cândido recebe jovens reforços  - blogdowaldyr.blogspot.com Treinador Samuel Cândido recebe jovens reforços - blogdowaldyr.blogspot.comEm tempo de pouco dinheiro para investir no chamado jogador pronto, e mais experiente, a diretoria do Baraúnas resolveu apostar mesmo na juventude. Para isso, como não possui um trabalho próprio de investimento nas bases, foi buscar na base do América de Natal os reforços pretendidos, pelo menos em termos de posição, pelo treinador Samuel Cândido.
Entre eles, anunciados no final de semana, o zagueiro Ramon, o meia Laílson e tem ainda o Jackson, que também atua no meio de campo. Só que em relação a Jackson, esse já foi embora e, de acordo com as informações, não teria se adaptado ao clima da cidade e aos alojamentos oferecidos. Os dois primeiros já estão à disposição e podem estrear amanhã no primeiro jogo do tricolor na Taça Cidade do Natal (2º turno) do Campeonato Estadual, no Nogueirão, contra o time do Assu.
Outros nomes, estes indicados diretamente pelo treinador, estão sendo negociados com base no futebol do Pará, onde trabalha com maior frequência Samuel Cândido. De acordo com o calendário da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), esta semana é a última para registro de novos jogadores para o último turno do Estadual.

Fonte: O mossoroense

Feriado de Páscoa com 17 corpos necropsiados no Instituto Técnico e Científico de Polícia de Mossoró


Édipo Santos, morto na Serra do MelÉdipo Santos, morto na Serra do MelO Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) necropsiou 17 corpos durante o feriadão da Semana Santa e na região Oeste potiguar. Foram 10 vítimas de acidentes de trânsito, seis assassinatos e uma criança de cinco anos morta por afogamento.
Assassinatos
A maioria dos homicídios ocorreu em Mossoró, onde cinco pessoas foram assassinadas durante a Semana Santa. Os crimes ocorreram no conjunto habitacional Vingt Rosado, no bairro Bom Jesus, no Santo Antônio e no Belo Horizonte.
Na noite de domingo de Páscoa (31), o adolescente Edigledson do Amaral Alves, o "Faustão", 17 anos, que residia na rua Francisco das Chagas, Abolição I, foi executado a tiros quando caminhava em companhia da esposa e da sogra na avenida José Damião, bairro Santo Antônio.
Por volta das 19h30, "Faustão" foi surpreendido por dois elementos de moto, que já chegaram atirando. Para que os disparos não atingissem as mulheres, a vítima correu e tentou se refugiar na área de uma casa, mas foi alcançado e executado com cinco tiros à queima-roupa. Familiares disseram aos policiais que a vítima tinha envolvimento com droga.
Também no domingo de páscoa, um tiroteio envolvendo duas gangues resultou em um morto e três feridos, por volta das 16h30 no bairro Bom Jesus. Segundo informações da PM, o encontro das galeras aconteceu em um bar, quando alguns componentes bebiam e foram surpreendidos pelos rivais, que saíram de dentro do mato já atirando.
Diego Simões da Silva Santos, 21, que morava no Alto de São Manoel, foi atingido por quatro tiros e morreu quando era socorrido pelo Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Diego Simões estava em liberdade condicional, depois de ter sido preso por envolvimento com drogas. As outras vítimas não correm risco de morte.
Outro assassinato foi registrado na sexta-feira (29), na Estrada da Raiz, onde o lanterneiro Jocivan Gomes da Silva, 25, pintor, que era morador da rua Castelo Branco, no bairro Santo Antônio, foi executado a tiros quando caminhava próximo à sua casa.
Na noite de quinta-feira (28), Francisco Francimar Cardoso, 38, que morava na rua Alberto Bezerra, conjunto Vingt Rosado, foi assassinado a facadas na cozinha da sua residência. O acusado, primo da vítima, foi preso em flagrante pela PM que o identificou como José Marcos de Lima, companheiro de farra da vítima.
Por fim, também na quinta-feira à noite, na praça Vilma Maia, Belo Horizonte, por volta das 19h30, Francisco de Assis Paiva de Souza, o "Francisco Padeiro", 35, foi assassinado a tiros. Ele ainda foi socorrido para o HRTM, mas morreu antes de dar entrada na unidade médica.

''Lei Carolina Dieckmann'' sobre crimes na internet entra em vigor nesta terça




A Lei 12.737/2012 sobre crimes na internet entra em vigência nesta terça feira (2).Lei Carolina Dieckmann", ela altera o Código Penal para tipificar como infrações uma série de condutas no ambiente digital, principalmente em relação à invasão de computadores, além de estabelecer punições específicas, algo inédito até então.
Apelidada de "
Proposta pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a lei ganhou o nome "extraoficial" porque, na época em que o projeto tramitava na Câmara de Deputados, a atriz teve fotos pessoais divulgadas sem autorização. A nova leiclassifica como crime justamente casos como esse, em que há a invasão de computadores, tablets ou smartphones, conectados ou não à internet, "com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações". 
O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro (conhecido como Kakay), que defende a atriz, classificou a atitude dela como um marco. "É o marco de uma pessoa que agiu com dignidade e coragem. Ela foi muito firme, queria provar que alguém cometeu um crime contra ela, que ela não havia feito nada de errado e que tinha o direito de manter sua privacidade", afirmou ao UOL Tecnologia
CrimePenaExemplo
Invadir dispositivo alheio, conectado ou não a rede de computadores, mediante violação de segurança com o fim de obter informações sem autorizaçãoDetenção de três meses a um ano e multaInvadir computador para roubar conteúdos sem consentimento do dono
AgravantesPenaExemplo
Roubo de informação em que causa prejuízo econômicoAumenta a pena de detenção de três meses a um ano e quatro mesesCriminoso rouba conteúdo sigiloso de uma pessoa e apaga a informação, causando perda de dinheiro
Obtenção de conteúdo de comunicações privadas de forma não autorizadaAumenta a pena de detenção de seis meses a dois anos e multaRoubar conteúdo de e-mail ou controlar computadores tornando-os zumbis
Divulgação e comercialização de conteúdo roubado de dispositivo informáticoReclusão de oito meses a três anos e quatro mesesRoubar informações sigilosas e vender ou divulgar na internet 
A lei define também que o crime existe quando o usuário não autoriza o acesso ao aparelho ou quando o criminoso "instala vulnerabilidades para obter vantagem ilícita". A pena nesses casos é de três meses a um ano de detenção, além de multa.
Também está prevista punição de seis meses a dois anos de reclusão, além de multa, para quem obtiver dados "de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas", após a invasão ou controle da máquina invadida remotamente. 

Telex Free mostra força e ganha na justiça ação contra Ministério/Fazenda


A Telexfree, por meio de seu Departamento Jurídico, em ação indenizatória em face do Ministério da Fazenda, obteve uma decisão, no último dia 29, que lhe é favorável, determinando que a Secretaria de Acompanhamento Econômico  daquele Ministério retire imediatamente de seu site a nota onde afirma que as atividades da TELEXFREE são irregulares

ENTENDA O CASO
A SEAE divulgou  recentemente em seu site Nota técnica afirmando que as atividades da Telexfree sugerem um esquema de pirâmide financeira, o que é crime contra a economia popular, tipificado no inciso IX, art. 2º, da Lei 1.521/5 e foi justamente esta publicação que o  juiz Francisco Neves da Cunha, da 22ª Vara Federal do Distrito Federal, mandou retirar, porém, até o fechamento desta matéria, a nota ainda estava no portal da SEAE. Luis Nassif, um dos maiores opositores á Telexfree, classificou a decisão do magistrado como absurda.

''A falta de iniciativa permite esse absurdo do juiz Francisco Neves da Cunha, da 22a Vara Federal do Distrito Federal, conceder à TelexFree o direito de tirar do ar um comunicado público, justamente a Nota da SEAE que mostra que se trata de uma pirâmide, '', disse Nassif em seu site, neste dia 1º de abril

confira a liminar do juiz do DF



Incêndio destrói quatro veículos da Prefeitura de Brejo do Cruz - Corpo de Bombeiros de Caicó foi acionado


Dois ônibus escolares e dois caminhões coletores de lixo foram destruídos em um incêndio no último domingo (31) em Brejo do Cruz, no Sertão paraibano. De acordo com a Polícia Militar, bombeiros de Sousa e de Caicó, no Rio Grande do Norte, contiveram o fogo em uma garagem, evitando a perda de outros 20 veículos pertencentes à Prefeitura do município. 

A Prefeitura de Brejo do Cruz acredita que o incêndio foi criminoso, mas segundo os bombeiros, ainda não é possível determinar se a causa do fogo foi acidental ou não. Uma perícia do Corpo de Bombeiros de Sousa foi realizada na manhã desta segunda-feira (1º) no local e o laudo pericial deve ser concluído em um prazo de 10 a 30 dias. Um caminhão e dois ônibus que não estavam no local vão dar continuidade à prestação dos serviços de transporte de estudantes e coleta de lixo.

O incêndio teve início à 1h30, quando moradores acionaram a PM de Brejo do Cruz. “Nossa equipe foi até a garagem, que fica em uma antiga usina desativada. Os bombeiros de Caicó chegaram mais rápido porque ficam a apenas 40km de distância daqui, conseguiram conter o incêndio auxiliados pelo efetivo de Sousa, mas os veículos já estavam destruídos. Havia mais 20 veículos na garagem, no pátio estavam apenas esses quatro”, contou o soldado Magno.

Segundo Edna Lima, secretária da prefeita Ana Maria Dutra, os dois ônibus escolares realizavam transporte de alunos da zona rural para as escolas na zona urbana do município. Os caminhões caçamba destruídos faziam coleta de lixo. Os dois serviços agora devem ficar prejudicados. Os 20 veículos que foram preservados atendem a outros serviços da prefeitura.

Cochilo na estrada resulta na morte de uma mulher e deixa vice-prefeito de cidade Paraibana ferido - BR-230


Um grave acidente registrado no final da tarde desta segunda-feira (1), deixou uma pessoa morta e duas feridas na BR-230, próximo ao Parque de Vaquejada Maria da Luz em Campina Grande. Entre as vítimas está o vice-prefeito da cidade de Salgadinho, José Bezerra da Nóbrega, 45 anos.

O vice-prefeito conduzia um Fiat Uno, quando cochilou na estrada. Ele estava acompanhado da sobrinha Francinelma da Nóbrega Santos, 36 anos, e da irmã Maria de Fátima da Nóbrega, 46 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente.

José Bezerra e a sobrinha foram socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga, onde seguem internados em estado regular, sem risco de morte.


Sem piedade... Assaltante mata mulher grávida de quatro meses


Uma empregada doméstica grávida de quatro meses foi morta após um assalto, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, no início da tarde desta segunda-feira (01). 

Edilane Pereira da Silva, de 29 anos, esperava em um ponto de ônibus na Avenida Fraternidade, quando foi abordada por dois homens armados em uma moto, que pediram a bolsa da mulher. 

Segundo informações da cavalaria da polícia militar, a vítima reagiu ao assalto, segurando sua bolsa, e acabou sendo alvejada por três disparos.

O Samu foi até o local, mas encontrou a mulher já morta. Edilane já era mãe de uma criança de três anos. A polícia investiga se o motivo do crime tenha realmente sido latrocínio ou se a vítima já era procurada pelos criminosos.

UERN divulga lista dos aprovados no Processo Seletivo Vocacionado


A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte divulgou, nesta segunda-feira (1º), o resultado final do Processo Seletivo Vocacionado, que indicou os novos alunos dos cursos de graduação oferecidos pela instituição. Neste ano, mais de 14 mil candidatos entraram na disputa pelas 2.602 vagas disponibilizadas pela UERN.

Confira a relação completa dos aprovados aqui.

Distribuição no Programa do Leite no estado cai 43,8% em três meses


O flagelo da seca não devasta somente o rebanho bovino e a produção agropecuária no Rio Grande do Norte. Milhares de famílias que dependem da ajuda nutricional do Governo do Estado, através do Programa do Leite, estão sendo prejudicadas pela redução da produção do laticínio que, entre os meses de dezembro de 2012 e fevereiro de 2013, sofreu uma queda na oferta específica ao Programa, da ordem de 43,8%, segundo dados do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN), em relação ao volume inicialmente contratado que era de 155 mil litros de leite. Em dezembro do ano passado, o Governo distribuiu 105 mil litros por dia. Em janeiro deste ano, a entrega caiu para 102 litros/dia e, em fevereiro, para 87,9 mil litros/dia. Mas, o total distribuído pode estra sendo, agora em março, ainda menor.

Júnior Santos
Segundo dados do Sinproleite, agora em março o Governo distribuiu apenas 38,7 por cento do volume inicialmente contratado

Dados do Sindicato dos Produtores de Laticínios (Sinproleite/RN), a redução de março é a maior já registrada, com a entrega de somente 38,70% do montante acordado com o Governo do Estado. Este percentual corresponde à distribuição de 60 mil litros de leite, diariamente. Os produtores que resistem às dificuldades ocasionadas pela estiagem reclamam da falta de subsídios governamentais à produção que ainda resta, e ressaltam que estão afogados em dívidas contraídas para o financiamento da produção.

As despesas não conseguem ser liquidadas em decorrência dos baixos valores pagos pelo Governo por cada litro do produto pasteurizado, apontam os produtores. Uma das soluções encontradas pelos criadores cujos animais não morreram de fome ou sede foi vendê-los. Isto reflete diretamente no número de famílias atendidas pelo Programa do Leite. 

Até julho de 2012, em torno de 145 mil famílias eram assistidas pelo Programa em todo o estado potiguar. Não há dados atuais de quantas pessoas foram afetadas pela diminuição da oferta do laticínio. Conforme dados do Sinproleite, menos da metade do total de litros contratados pelo Governo são entregues à população atualmente. Os números de hoje em dia confirmam uma previsão do antigo presidente do Sindicato, Lirani Dantas, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE em julho do ano passado. 

À época, ele analisou que ocorreria uma diminuição na entrega de litros contratados de 155 mil para 70 mil até o final daquele ano. O que, de fato, aconteceu com um número ainda menor no início de 2013. Hoje, são produzidos algo em torno de 60 mil litros de leite para o Programa. O dado é confirmado pelo atual presidente do Sinproleite, Francisco Belarmino. “Não tenho um número exato. A gente estima que estão sendo entregues entre 35% e 45% do contratado”. 

O percentual restante, ainda de acordo com Belarmino, não é reposto. Afinal, os rebanhos que duelam com a falta d’água e comida estão sendo comercializados. Lirani Dantas, que foi dono de 300 vacas leiteiras até o início da estiagem mais severa, em 2012, afirmou que já vendeu 100 reses e colocará mais uma centena à venda.