quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Jovem não aceita separação e espanca ex até a morte, diz família


- Uma jovem de 20 anos foi espancada até a morte na noite de terça-feira (30) na frente da casa da mãe, na rua Mauá, no centro de São Paulo. Segundo a família da vítima, ela foi assassinada pelo ex-companheiro, de 22 anos, que não aceitaria o fim do relacionamento. O suspeito está foragido. 
Ainda de acordo com os parentes, o casal namorava havia dois anos e meio e morava junto no bairro Pompeia, na zona oeste de São Paulo. Recentemente, a vítima terminou o namoro por causa do ciúme excessivo do companheiro. Ele não teria aceitado a separação e teria passado a ameaçar a jovem. No último domingo (28), ela foi morar com a mãe no centro da cidade. 
A família informou também que, por volta das 19h de terça-feira, ele foi à residência da ex-sogra e exigiu que a ex-namorada voltasse para casa. Quando a jovem não aceitou, ele arrombou a porta, retirou a garota à força e a levou para o local onde eles moravam. Ali eles brigaram e o suspeito espancou a vítima. 
Mais tarde, por volta das 21h20, ele levou a garota de volta ao centro e a deixou na esquina da casa da mãe. A jovem conseguiu chegar ao imóvel, pediu socorro à mãe e desmaiou. Ela tinha ferimentos pelo corpo todo e vomitava sangue.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas ela morreu no local.  O corpo da vítima está no IML (Instituto Médico-Legal) Central. O caso foi registrado no 2º DP do Bom Retiro, mas será investigado pelo 1º DP, no bairro da Liberdade.  
* R7 

Justiça autoriza lançamento de livro que revela homossexualidade de Lampião


A Justiça de Pernambuco autorizou o lançamento do livro "Lampião, o mata sete", que conta a história de Virgulino Ferreira, o Lampião. De autoria do escritor Pedro de Morais, a obra tem como principal revelação a homossexualidade do cangaceiro.

Segundo o desembargador Cezário Siqueira Neto, impedir a publicação seria uma "medida de censura".

A autora do processo que queria impedir o lançamento do livro é a neta de Lampião, Vera Ferreira. De acordo com o magistrado, os familiares que se sentirem ofendidos pelo conteúdo "podem se valer dos meios legais cabíveis".

A suposta homossexualidade de Lampião gera polêmica entre pesquisadores. Para Frederico Pernambucano de Mello, por causa da realidade vivida pelo cangaceiro, entre homens violentos e preconceituosos, ele teria pedido a autoridade em chefiar o bando.


Fonte: Tribuna do Norte 

Eleitores têm de ficar atentos a regras para celulares e tablets durante votação

Fonte: Agência Brasil - Em tempos de selfie e redes sociais, o eleitor tem de ficar atento às regras da Justiça Eleitoral para o uso de celulares, smartphones e tablets no dia do pleito. 

De acordo com a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquanto estiver votando, o eleitor deve deixar o aparelho em um móvel, próximo aos colaboradores responsáveis pela seção eleitoral.

“Os mesários e o presidente de mesa estão orientados a determinar que o eleitor deixe os equipamentos eletrônicos que portar com o mesário”, informou a assessoria do TSE à Agência Brasil. A legislação eleitoral proíbe o eleitor de “portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto”.

Ainda segundo a Justiça Eleitoral, o sigilo do voto também abrange ambientes virtuais e redes sociais, ou seja, é proibido publicar imagens ou fotos do voto e quem fizer isso pode sofrer sanções. Segundo o TSE, não haverá revista de eleitores, mas as pessoas que desrespeitarem a legislação estão sujeitas a até dois anos de detenção.


Para o pesquisador de ciência e tecnologia do departamento de sociologia da Universidade de Brasília (UnB) Marcello Barra, apesar do intenso ativismo de eleitores nas redes sociais, quem busca burlar a legislação presta um desserviço à nação. “A conquista do voto secreto é uma garantia da democracia. Qualquer meio que burle esse direito é um atentado à democracia”, resumiu.

Segundo ele, o caráter sigiloso impede que as pessoas fiquem vulneráveis ao assédio para mudança de voto. “A pessoa acha que está ajudando a militância, que está motivando outros a votar, mas, na verdade, ela está prejudicando o voto. O sigilo é uma garantia aos mais fracos”, completou.

Barra lembra que a popularização dos smartphones trouxe um incremento no número de pessoas que passaram a interagir na discussão política. Segundo o especialista, o uso da internet tem modificado a forma como as pessoas entendem e participam da vida política do país. “Eu venho acompanhando esse processo há muitos anos. Esses instrumentos estão se tornando cada vez mais importantes para a democracia. Cada um coloca a sua opinião de maneira direta, é cada vez mais democrático”, ponderou.

Segundo o TSE, caso os mesários flagrem algum eleitor fotografando o voto, a orientação é que o episódio seja registrado em ata, identificando o eleitor. Caberá ao juiz eleitoral comunicar o fato ao Ministério Público Eleitoral para instauração de inquérito.

Justiça Eleitoral: confira o que fica proibido de quinta a domingo

Urna-300x249
Com a proximidade do primeiro turno das eleições no domingo (5), a Justiça Eleitoral tem algumas regras que não podem ser esquecidas por candidatos, partidos políticos e coligações. Segundo a Lei Eleitoral, amanhã (2) é o último dia para a exibição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. É também o prazo final para os candidatos fazerem reuniões públicas de campanha, comícios e para a utilização de aparelhagem de som fixa, entre as 8h e a meia-noite. Quinta-feira também é a data limite para a realização de debates políticos na televisão ou no rádio. Debates iniciados no dia 2 podem se estender, no máximo, até as 7h do dia 3 de outubro. Também até amanhã, partidos políticos e coligações terão que indicar à Justiça Eleitoral o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados de partido que estarão habilitados a acmpanhar os trabalhos de votação.

Sexta-feira (3) será a data limite para que se faça a divulgação paga, na imprensa escrita, a reprodução na internet do jornal impresso, de propaganda eleitoral. Ainda nesta sexta-feira, os presidentes de mesa que não tiverem recebido o material destinado à votação deverão comunicar a falha ao juiz eleitoral. No sábado (4), termina a propaganda eleitoral com uso de alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22h. Carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico também só poderão ser feitos até as 22h deste sábado. 

Desde terça-feira (30), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou ainda por desrespeito a salvo-conduto. A proibição de prisão de candidatos está em vigor desde o último dia 20. No entanto, quem concorre a cargo eletivo pode ser detido ou preso em caso de flagrante delito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a competência para proibir a venda de bebidas alcoólicas no dia da votação é da Secretaria de Segurança Pública de cada estado, município ou do Distrito Federal.


Fonte: Robson Pires

Alberone Neri garante. Até o meio do próximo ano ninguém anda mais em estrada de barro para o Nadador.


Um sonho distante, uma realidade próxima. A interligação do Encanto de Cima a Vaca Morta, cerca de 5 KMs de estrada de barro serão pavimentados até o meio do próximo ano. A garantia é do Prefeito Alberone Neri, e foi anunciada durante seu discurso de inauguração da interligação das comunidades Tataíra ao Valentim no último sábado.

Com esta pavimentação, que será a maior já realizada na região, ninguém andará mais em estrada de barro para chegar a comunidade Nadador, pois as obras de interligação da Vaca Morta ao Nadador, serão iniciadas nos próximos dias e vão consumir recursos da ordem de R$ 470.876,48.

O Prefeito, Alberone Neri, disse que o seu governo fará um grande esforço e dentro do planejamento administrativo e disposição em sempre se superar o seu governo vai tornar realidade um sonho, até bem pouco tempo imaginável e que vai consumir aí no mínimo R$ 1.500.000,00 em recursos do governo municipal.


“O nosso governo realiza o maior programa de pavimentação do estado do Rio Grande do Norte, de deixar de boca aberta a grande maioria dos municípios do estado, estamos fazendo o diferencial e mostrando que é possível fazer quando se tem planejamento e disposição de empreendedorismo” citou Alberone.