domingo, 15 de junho de 2014

São Miguel - RN: Matadouro Público retrata descaso administrativo.


Uma vergonha: tanto em termos de desrespeito a criança e adolescente, como ao cidadão que paga seus impostos. Esta é a situação caótica e inacreditável por qual passa o matadouro público de São Miguel, 2ª maior cidade no alto oeste potiguar. As imagens captadas pelo empresário micaelense Dodó de Zé de Dalcina, é o retrato do desmando por qual passa o município. Imagens captadas, conforme informações do autor, deu-se na última semana de maio deste ano.

É visível o tratamento inadequado da carne que é consumida pela população. Além de não utilizarem o equipamento necessário para a execução dastarefas. E o agravante maior: crianças trabalham em atividades de alta complexidade, correndo o risco de sofrer sérios acidentes.

No local, tudo beira a imundície e o desleixo.

No momento das fotos e filmagens, crianças desempenhavam o trabalho de adultos, que deveriam ter realizado um curso de aprimoramento para tanto. Não podemos informar, se no momento da filmagens, havia a presença do veterinário responsável para inspecionar e examinar o abate dos animais. Independentemente disso, acredito que o mesmo profissional não deveriam permitir tamanha atrocidade, diante da falta de higiene.

O modelo visto nestas fotos e vídeos que recebemos, desrespeita toda e qualquer norma sanitária. Imaginem senhores consumidores que alimentam-se desta carne no município de São Miguel, qual o tratamento dado a esta mesma carne, para que chegue ao consumidor final.
O que dizer, ao ver a cena, onde uma criança de aproximadamente 9 anos de idade, maneja fezes de animais com uma pá quase da sua estatura? Observem que a criança está de sandália, propensa a contrair bactérias que podem colocar sua própria vida em risco. Uma senhora grávida, ao lado, parece extrair no que chamamos de "fato" do animal abatido, restos fecais.
Sem luvas. De botas, porém sem proteção para as mãos.

Já esta criança de touca branca, lida com uma faca pontiaguda, usando-a por trás da perna. O que seria desta criança, se por uma fatalidade a ferramenta escapasse das suas mãos? Fatalmente lhe causaria umferimento que poderia ser de grande proporção. Esta mesma menina, em um vídeo, trabalha em um tanque onde existe água fervente e em outro instantes, o vídeo mostra a criança lavando o banquinho onde sentaria, numa bacia que também é utilizada para lavar partes do animal.

Piso racha no Aeroporto Aluízio Alves e a área de embarque alagou

O Aeroporto Internacional “Aluizio Alves” de São Gonçalo do Amarante é muito bonito, com traços modernos e uma área invejável, agora, a obra inaugurada oficialmente na semana passada apresenta falhas graves.

O piso na área de embarque doméstico está cheio de falhas (foto acima). O material usado não resistiu a primeira semana de funcionamento e várias rachaduras apareceram nas peças de porcelanato.

O risco de alguns tropeças, principalmente mulher que usam salto, é constante.

A parte de acesso à área de embarque e desembarque também não resistiu a forte chuva que banhou a região metropolitana de Natal ontem (13). O teto apresentou falhas e área ficou alagada como mostra a foto abaixo.


De fato

Festejos juninos tomam conta dos municípios do RN

Festejos juninos animam as noites de junho em todo o Rio Grande do Norte
Como ocorre nessa época do ano em todo o Brasil, as festas juninas tomam conta dos municípios do Rio Grande do Norte.

Pelos quatro cantos do Estado, o que se vê é muita gente festejando aos passos de muito forró, que sacode as quadrilhas nas noites de junho.

Durante todo o mês de junho, as tradicionais fogueiras adornadas por milhares de bandeirinhas tomam conta do sertão e atraem outros milhares de turistas, interessados em conhecer de perto a tradicional festa de São João. Empresas de turismo também se mobilizam com a venda de pacotes para levar o público aos lugares dessas grandes festas.

Na capital potiguar que promove tradicionalmente os festivais de quadrilha, foi lançado, na última semana, pela Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE), o edital para o 28º Festival de Quadrilhas Juninas da Cidade de Natal,

Será oferecida premiação às quadrilhas juninas de Natal e da Região Metropolitana, além de trios de sanfoneiros tradicionais, quadrilhas Juninas Estilizadas, Tradicionais, Infantis e Idosos; Rainha do Milho, Marcador, Casal de Noivos e Grupo Regional. E ainda concederá apoio aos Arraiás de Rua de Natal.

Já em Assú que tem pouco mais de 50 mil habitantes, a população protagonizar um dos festejos juninos mais animados de todo o RN.

O tradicional São João, que neste ano completa 288 anos de história teve sua abertura oficial na última sexta-feira. A programação segue até o próximo dia 24 com diversas atrações musicais, desfiles, festival de quadrilhas e programação religiosa.

A abertura da festa ocorreu com grande fogueira e o cortejo junino percorrendo diversos bairros da cidade.

“Realizamos um cortejo onde todos participaram. Vestindo a sua camisa, o seu chapéu e levando a sua alegria para abrilhantar ainda mais o nosso São João”, ressaltou o secretário Municipal de Juventude, Esportes, Eventos e Turismo de Assú, Dailson Machado.

Dentro da programação, diversas atrações foram confirmadas para os shows na Praça São João Batista.

“Na programação, o São João de Assú teremos atrações de peso como: Aviões do Forró, Dorgival Dantas, Amazan, Forró da Pegação, Giullian Monte e Deixe de Brincadeira, Forró dos 3, Giannini Alencar, Zé Sanfoneiro, André Luvi, Forró Resenha, Pode Balançar, Kristal, Lucas Santos e Pegada de Luxo”, finalizou o secretário.

De fato

Ex-governador do RN é transferido para hospital em São Paulo

Iberê Ferreira (PSB) (Foto: Augusto Ratis/Futura )
Iberê Ferreira (PSB) (Foto: Augusto Ratis/Futura )
O ex-governador do Rio Grande do Norte Iberê Ferreira de Souza está sendo transferido para o Hospital Sírio Libanês, eSão Paulo, na tarde deste sábado (14). De acordo com a assessoria de imprensa, ele será levado em uma UTI aérea, um avião preparado para este tipo de operação.

No Sírio Libanês, Iberê será cuidado pela mesma equipe médica que vem acompanhando o seu caso desde 2010, quando descobriu um câncer no pulmão. Sem a presença de tumores malignos, o ex-governador foi internado no último dia 2 de junho no Hospital São Lucas, em Natal, com o diagnóstico de meningite bacteriana.
Ainda segundo a assessoria de imprensa, a meningite foi causada por uma bactéria de seu próprio couro cabeludo, que entrou em contato com um corte na cabeça, provocado pela última cirurgia que ele se submeteu e estava em cicatrização.

A decisão de tranferí-lo foi tomada pela família, que busca maior privacidade durante o tratamento e também pelo fato dele ter sido acompanhado pela equipe do Hospital Sírio Libanês nos últimos quatro anos. O estado de saúde do ex-governador é estável, o que possibilitou a transferência.

DO G1 RN

Adivinhe em qual canal a comissão técnica do Brasil vê os jogos

No Brasil, a Rede Globo é a transmissora oficial da Copa do Mundo, apesar de outras emissoras também terem adquirido os direitos e passarem as partidas. Seria de se imaginar, portanto, que a seleção brasileira ficaria ligada em seus rivais assistindo às partidas no canal carioca, não é mesmo? Na prática, não é bem o que acontece.

Uma imagem publicada pela CBF mostrando bastidores da seleção, com a comissão técnica vendo partida entre México e Camarões, revela que a opção foi outra: a Bandeirantes.

A imagem mostra uma mesa em que Felipão, Parreira e outros integrantes da comissão técnica almoçam, enquanto veem o confronto das próximas rivais do Brasil. Ao fundo, a TV está sintonizada na Band.

E a partida ainda teve um detalhe especial: narração de José Luiz Datena, mais conhecido peloprograma policial “Brasil Urgente''. Será que eles estavam curiosos para saber como ele se sairia assumindo os microfones de um jogo de Copa? Datena, pelo menos, gostou de saber que teve uma audiência “qualificada'' (veja o vídeo acima).

O Brasil volta a campo na terça-feira, contra o México. A partida é em Fortaleza, no Castelão, às 16h.

Fotos: Victor Rios/CBF

UOL esporte

Economia: Safra de grãos cai pela metade no Rio Grande do Norte

A produção agrícola potiguar vai amargar mais um ano de perdas – sentidas, principalmente, no Agreste potiguar. De acordo com o relatório Safra de Grãos, publicado pela superintendência da Companhia de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Conab) nesta semana, as chuvas esparsas que foram registradas no primeiro semestre deste ano não conseguiram recuperar plenamente a produção de grãos. A safra está estimada em 53.386 toneladas – um incremento de 308,8% se comparada à do ano passado, mas ainda 49,8% abaixo do registrado em 2011, último ano de boa colheita.
Hudson HelderO Rio Grande do Norte vive hoje a seca verde: com chuvas suficientes para a folhagem, mas não para a maturação do frutoO Rio Grande do Norte vive hoje a seca verde: com chuvas suficientes para a folhagem, mas não para a maturação do fruto

“Se comparado com 2012 e 2013, que foram anos muito ruins, houve uma ligeira melhora, mas, repito, que não foi notada em todos os municípios. Não houve recuperação da produção”, ressalta o analista de mercado e produtos agrícolas da Conab, Luis Gonzaga Araújo e Costa.

Este é o terceiro ano seguido de seca que o Estado enfrenta. Somente o decreto de calamidade pública instaurado pelo Governo do Estado, em 2012, já foi renovado quatro vezes. No ano de 2014, a melhora foi quase ínfima: segundo boletim meteorológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), no acumulado das chuvas registrados durante o primeiro semestre, 76 municípios potiguares ainda estão “muito secos”, e outros 47 estão “secos”. A maior parte dos municípios estão localizados no Agreste e Litoral potiguares – microrregiões em que o período de chuvas se inicia em junho. Até agora, porém, nenhum indício das esperadas precipitações.

O RN vive o que os especialistas acusam como “seca verde”: fenômeno em que as chuvas esparsas conseguem chegar em quantidade suficiente para permitir que a produção fique “verde”. Entretanto, no período de maturação do fruto há ausência de chuvas, e a consequente perda da produção.

Para Gonzaga, as condições climáticas não foram favoráveis para todas as regiões do Estado, e a falta de uniformidade nas precipitações prejudicará a produção. O ciclo de chuvas, que normalmente se origina ao final de fevereiro, só se iniciou em março. “Ainda estamos em um estado de seca. A produção só vai se consolidar se continuar chovendo pelo menos até 15 de junho”, afirmou.

De acordo com o relatório da Conab, houve um acréscimo de 164,6% na área plantada do Estado – em 2014, foram 77 mil hectares plantados, contra apenas 29.129 hectares no ano anterior. A expansão, porém, não repõe as perdas comparadas a 2011, quando a área plantada no Estado chegou a 156 mil hectares.

O levantamento, que avaliou as plantações do interior na primeira semana de maio, mostrou que a produção ficará em 25,1 mil toneladas de milho, 18,9 mil toneladas de feijão e 4,2 mil toneladas de sorgo. Atualmente, a demanda dessas culturas para abastecimento local é de 110 mil toneladas, de acordo com Luiz Gonzaga. “A produção do RN nunca conseguiu atender a própria demanda”, ressalta o analista.

Apesar de se mostrar bem mais otimista do que a Conab, o secretário estadual de agricultura, Tarcísio Bezerra, não vai muito longe nas estimativas: ele acredita que a produção do RN em 2014 deve chegar, no máximo, a 43 mil toneladas de milho e 32,4 mil toneladas de feijão. A estimativa da secretaria é feita com base na quantidade de sementes distribuídas aos agricultores no final de março, para plantio.

“Essa é uma estimativa, até porque nem todos os agricultores plantaram com a semente do Estado. Nós temos potencial para 90 mil hectares, mas só temos condições de distribuir sementes para 40 mil hectares”, justifica Bezerra. Segundo ele, a ausência de fornecimento é complementada por outros programas, como o Venda em Balcão, da Conab.

A Sape, porém, só deve apresentar um estudo sobre a expectativa de produção para este ano em 25 de junho, data da próxima reunião do comitê da seca. Técnicos do programa Garantia Safra estão fazendo visitas ao interior. A Sape informou, porém, que, dos 84 municípios que aderiram ao programa, 57 já solicitaram vistoria para comprovar a perda da safra.

TRIBUNA DO NORTE

Política: PSDB confirma candidatura de Aécio para presidência

O PSDB nacional aprovou ontem a candidatura do senador Aécio Neves à Presidência da República, em evento realizado em São Paulo que contou com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do ex-governador paulista José Serra e do atual titular do Palácio dos Bandeirantes, Geraldo Alckmin.

Foram 447 votos pela candidatura de Aécio, 3 votos brancos e 1 nulo. A convenção também deu poderes para a executiva nacional do partido referendar, nos próximos dias, o nome escolhido por Aécio para ocupar a vaga de vice em sua chapa. Os dois nomes mais cotados são o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

O senador mineiro Aécio Neves iniciou emocionado o discurso na convenção do PSDB que homologou sua candidatura para concorrer à Presidência da República em outubro. Ele citou a família e o casal de filhos gêmeos recémnascidos. Aécio também elogiou o ex-governador José Serra e diz que o também ex-ministro da Saúde do governo FHC criou os remédios genéricos no País.
George GianniAécio Neves é confirmado, oficialmente, como candidato a presidente da República pelo PSDBAécio Neves é confirmado, oficialmente, como candidato a presidente da República pelo PSDB

Em seu discurso, FHC, um dos principais entusiastas da candidatura de Aécio, fez críticas à gestão do PT. Para FHC, o governo petista, que completará 12 anos no poder, ficou longe do povo. “Chega de nós e eles, somos todos trabalhadores honestos”, disse o ex-presidente, que também afirmou que há corrupção na área da saúde. “Uma das mais sagradas do povo brasileiro.” Serra, que chegou a ser cotado para disputar as eleições presidenciais deste ano pelo partido, afirmou no discurso que o “PSDB e seus aliados chegam unidos para essa disputa”.

Alckmin, pré-candidato à reeleição no Estado, afirmou que Aécio “inicia em São Paulo a sua caminhada rumo à vitória”. “É tempo de seriedade e de Aécio Neves presidente do Brasil”.

Aliado de Aécio, o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força Sindical, disse, também em discurso, que seu partido vai referendar, no próximo sábado, o apoio à candidatura tucana. Paulinho criticou duramente o governo Dilma Rousseff, dizendo que o PT não cumpriu os compromissos firmados com a classe trabalhadora.

O ex-governador José Serra subiu o tom contra o PT e defendeu a candidatura do mineiro. Serra e Aécio chegaram a disputar internamente, no final do ano passado, a indicação para a próxima eleição presidencial de outubro. O tucano paulista foi o candidato tucano na última eleição e foi derrotado pela presidente Dilma Rousseff (PT). No encontro, o tucano apresentou um discurso de “união” que saudou o mineiro como o próximo presidente da República. “O espírito de mudança converge para a campanha de Aécio”, afirmou Serra.

TRIBUNA DO NORTE

Política: PPS oficializa em convenção apoio a Henrique Eduardo

Em convenção estadual, realizada na manhã de ontem, o Partido Popular Socialista (PPS) confirmou, em votação, o apoio ao deputado Henrique Eduardo Alves, que terá a candidatura homologada ao governo do Estado na convenção do PMDB. O PPS também decidiu apoiar a candidatura da ex-governadora Wilma de Faria, ao Senado, pelo PSB. A candidatura de Wilma de Faria também será homologada em convenção. O encontro do PPS reuniu dirigentes dos Diretórios Estadual e Municipais, no auditório da Assembleia Legislativa. 

Para assegurar o desenvolvimento econômico sustentável do Estado, o presidente estadual do PPS, o ex-deputado Wober Júnior, pontua a necessidade de duas premissas: um gestor com experiência e articulação nacional e internacional, além de um governo capaz de deliberar a reforma tributária. “Vamos estar com esta coligação por entendermos que a situação precisa ser resolvida. Há falhas graves de gestão do atual governo, há problemas em todas as áreas e na prestação dos serviços a população”, afirma Wober Júnior.
Alex RégisHenrique Eduardo afirma que coligação homologada em convenção defende o crescimento do RNHenrique Eduardo afirma que coligação homologada em convenção defende o crescimento do RN

O PPS é o primeiro partido a confirmar o apoio a chapa majoritária encabeçada pelo presidente da Câmara dos Deputados, que agradeceu a confiança. “Eleição é construção e estamos, nessas alianças, trabalhando para o RN voltar a crescer. Mais do que a Câmara dos Deputados, o que precisa de mais força, liderança e trabalho é o Estado do Rio Grande do Norte.”, destacou Henrique Alves.

Postulante ao Senado, a ex-governadora e vice-Prefeita de Natal, Wilma de Faria, defendeu a reformulação do pacto federativo para melhor redistribuição de recursos para estados e municípios, além de mudanças na legislação para ampliar o percentual destinado a saúde. “A decisão pela coligação confirma este desejo de retomar o desenvolvimento do Estado, que vive seu pior momento nos últimos 40 anos”, disse.

O PPS integra o grupo de sete partidos, o chamado G7. O partido pretende participar do projeto de governo “nas áreas de gestão pública e do desenvolvimento de modelo de economia com sustentabilidade”, 

Na proporcional, foi confirmada a candidatura a deputado estadual da fisioterapeuta Francielle Lopes, e do vereador de Macau, Décio Cabral, para deputado federal.

TRIBUNA DO NORTE

Tragédia!!! Jovem garota de Carnaúba dos Dantas-RN cometeu suicídio na cidade



Por volta das 10 horas da manhã deste sábado (14) a jovem Rayza Rília cometeu suicídio no quarto de sua residência situada na Rua José Azevedo centro de Carnaúba dos Dantas-RN. 

A mesma era filha do casal Netinho e Rosa proprietários da Churrascaria Central. A informação que foi por enforcamento, ela teria chegado de uma festa e em seguida tirou sua vida, além dela outros dois familiares já cometeram o suicídio. 

Toscano Neto
Fonte: Agua Nova Rumo Ao Futuro

Cantor Sérgio Reis passa mal e é internado em hospital de São Carlos

Do G1 São Carlos e Araraquara
Cantor foi hospitalizado após sofrer queda durante show (Foto: Reprodução/TV Globo)
Sérgio Reis foi hospitalizado após passar mal na
tarde deste sábado (Foto: Reprodução/TV Globo)
O cantor Sérgio Reis passou mal em São Carlos (SP), no início da noite deste sábado (14), e foi levado às pressas para a Unimed da cidade. O hospital não deu detalhes sobre o estado de saúde do cantor. Ele deverá ser transferido ainda neste sábado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde, na cidade, e seguir para a capital paulista na manhã deste domingo (15).

Os produtores do cantor informaram que o estado dele não é grave. Ainda segundo eles, Sérgio Reis toma remédio para o coração, mas estava há dois dias sem o medicamento porque teria se esquecido.
O cantor passará por uma bateria de exames e, somente após os resultados, a equipe médica vai divulgar o quadro clínico do artista.

Sérgio Reis faria um show na cidade na noite deste sábado com o também cantor Renato Teixeira. Ambos se apresentariam em uma festa junina no Clube São Carlos.
Renato Teixeira acompanhou Sérgio Reis durante internação em hospital (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)Renato Teixeira acompanhou Sérgio Reis durante internação em hospital (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)
Sérgio Reis e Renato Teixeira (Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação)Sérgio Reis (dir.) se apresentaria com Renato Teixeira em festa junina (Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação)