quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dilma Rousseff visita obras de transposição do São Francisco

São Paulo (AE) - Em tempos de seca em São Paulo, a presidente Dilma Rousseff fez ontem uma visita a obras do projeto de transposição de águas do São Francisco que está sendo tocando para garantir segurança hídrica em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca frequentemente. Durante visita ao Túnel Cuncas II, em São José de Piranhas, na Paraíba, Dilma afirmou que a obra é uma demonstração de que o Nordeste se “preparou para conviver com a seca”.

Operários trabalham na montagem da tubulação da estação de bombeamento de Cabrobó, a primeira no percurso da transposição

Ela aproveitou a oportunidade para citar a situação de São Paulo, que tem sofrido com a seca do reservatório Cantareira. “Estamos vendo uma situação muito difícil ser passada no estado mais rico da Federação”, afirmou Dilma, que estava acompanhada do governador Ricardo Coutinho (PSB) e do atual ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, além do titular da pasta no governo Lula, Ciro Gomes (PSB).

A presidente disse que o Nordeste hoje tem o mérito de ter tido consciência do problema da estiagem e ter investido em planejamento para tentar minimizar o impacto da seca. Sem citar nome de adversários políticos, como o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), Dilma fez críticas “aos que hoje cobram do governo federal” ajuda para a questão hídrica. “Acontece uma coisa engraçada: quem nunca fez desanda a cobrar de quem fez. É isso que estamos assistindo. Gente que nunca fez cobrar de quem está fazendo”, disse.
De acordo com a presidente, o Projeto de Integração do Rio São Francisco vai beneficiar 12 milhões de pessoas. “Não é um obra qualquer, tem uma envergadura fundamental”, afirmou. “Como a seca é recorrente, essas obras são cruciais para garantir o convívio com a seca, não o combate”, reforçou.

Dilma destacou o conjunto de obras que estão sendo feitas na região e afirmou que o governo federal está investindo para “garantir que a falta d’água não seja uma surpresa”. Segundo a presidente, por se tratar de uma obra que tem uma extensão de 477 quilômetros, há uma série de problemas conjugados ao longo da obra, que estão sendo resolvidos.

A presidente visitou ainda a estação de bombeamento de água de Cabrobó, em Pernambuco (EBI-1) e o canal de Jati, no Ceará.

De acordo com o Ministério da Integração, a região possui 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água. E o rio São Francisco apresenta 70% de toda a oferta regional. O projeto estabelece a interligação da bacia hidrográfica do Rio São Francisco - que apresenta relativa abundância de água (1.850 m2/segundo de vazão garantida pelo reservatório de Sobradinho) - com bacias inseridas no Nordeste Setentrional. O projeto atingiu um efetivo de 10.394 trabalhadores atuando ao longo dos 477 quilômetros de extensão. Com 3.140 equipamentos em operação, novas frentes de serviço em período integral também foram criadas para dar mais celeridade ao empreendimento que é a maior obra de infraestrutura do governo.

TRIBUNA DO NORTE

MEC libera curso de medicina com 40 vagas para o Campus da UFRN em Caicó

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) terá um novo curso de medicina. A edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial da União publicou a liberação de 40 vagas para o campus de Caicó.

Veja publicação no Diário Oficial da União.

Caicó, na verdade, será o campus principal onde o curso será realizado, pois se trata de um sistema multicampi, no qual os campi da UFRN nas cidades de Santa Cruz e Currais Novos também terão atividades do curso de medicina.

Além da UFRN, outras sete universidades brasileiras foram autorizadas a liberar vagas para o curso de medicina. Ao todo, estão disponibilizadas 420 novas vagas no Brasil, sendo três campi universitários no interior do Nordeste estão sendo contemplados. Além da UFRN, a Universidade Federal do Piauí foi autorizada a liberar 40 vagas para Parnaíba e a Universidade Federal da Bahia terá 40 vagas para Barreiras.

A autorização de vagas faz parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, no âmbito do Programa Mais Médicos. O programa prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017 com foco na melhor distribuição da oferta de profissionais no país, e nas regiões onde há necessidade de ampliar a formação de médicos.

Em dezembro de 2013 o Ministério da Educação havia autorizado a abertura de 560 vagas em cursos de medicina de universidades federais das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

De fato

TRE derruba diplomação do segundo colocado em Francisco Dantas

Atendendo a uma ação movida pelos advogados da coligação “Unidos para avançar”, de Maria Aparecida e Anaximandro, da eleição suplementar de Francisco Dantas, o Tribunal Regional Eleitoral concedeu uma liminar que suspende o ato de diplomação de Wandeilton e Ênio Monte.

Na decisão assinada pelo Juiz Carlos Virgilio Fernandes de Paiva, fica suspenso o ato de diplomação dos outros candidatos, que ficaram em segundo lugar, até que sejam julgados os recursos em definitivo.

No entendimento do magistrado, com a diplomação dos segundos colocados, seria uma situação onde seria afrontada a soberania e a vontade popular, “situação esta capaz de danos de dificílima reparação, além da própria instabilidade política” caso eles viessem a ser diplomados.

Desta forma, com esta decisão, é ainda mais evidente o que já vem sendo afirmado por muitos especialistas do direito eleitoral, quando apontam que Maria Aparecida tem todos os meios legais de conseguir a vitória dentro dos tribunais.

Sendo assim, até um julgamento final por parte do Poder Judiciário, os candidatos que ficaram em segundo lugar na eleição do dia 4 de maio, não poderão assumir a Prefeitura de Francisco Dantas.

De fato

Seguem em ritmo acelerado obras de construção de Unidade Básica de Saúde de Encanto.

Continuam de forma acelerada as obras de construção de uma Unidade Básica de Saúde, que será responsável pelo aprimoramento das ações da área de saúde do município de Encanto, sendo mais uma conquista do Governi “Alberone Neri”.
As obras estão sendo executadas pela empresa Inprel Construções e Serviços Ltda, vencedora do certame licitatório e está sendo construída na rua das águas, no bairro Novo Encanto.
O Prefeito, Alberone Neri, explicou que o projeto para construção da moderna unidade de saúde do município foi orçado em R$ 409.352,10 e a empresa que executa as obras, Inprel Construções e Serviços ltda, tem prazo de 06 meses para concluir os serviços.

Alberone disse  que os recursos são oriundos do Ministério da Saúde com contra partida do município, acrescentando que a unidade básica de saúde vai contar com equipamentos modernos e com uma equipe multidisciplinar que vai reforçar as ações já realizadas pelos postos de saúde e pelo hospital municipal.








Município de Encanto inicia planejamento das ações para a conquista do Selo Unicef.

O Município de Encanto aderiu, mais uma vez, ao Selo UNICEF- Município Aprovado Edição 2013-2016 e já iniciou o planejamento para o cumprimento das metas definidas para a conquista do importante prêmio. Na última edição, o Encanto foi um dos 47 municípios do Rio Grande do Norte a conquistar o selo.
A Secretária de Educação e Cultura, Maria Aparecida Granjeiro, que está à frente do planejamento das ações municipais nesta área, como articulada do Selo Unicef 2013-2016, juntamente com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Yria Queiroz, informou que por meio do empenho do Prefeito Alberone Neri, o município de Encanto conseguiu obter expressivos resultados no que diz respeito ao desenvolvimento educacional, qualidade de vida e direitos de nossas crianças e adolescentes.
Aparecida que repetir o sucesso obtido na edição passada do selo, que conferiu a Prefeitura um importante reconhecimento e que rendeu homenagens à administração “Alberone Neri”. Ela explicou que o Selo confirma as melhorias obtidas na vida de crianças e adolescentes nas áreas da assistência social, saúde e educação e mostra o compromisso do nosso gestor.

O Selo Unicef é concedido aos municípios que foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social e melhoria significativa na qualidade de vida de crianças e adolescentes em diversos setores, como Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) busca universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes no País.