quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Participação de Lula na campanha de Robson foi surpresa para Henrique

Henrique Eduardo Alves, candidato ao governo do RN pelo PMDB (Foto: Canindé Soares/G1)G1 RN - O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), disse nesta terça-feira (28) que a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha eleitoral no Rio Grande do Norte foi uma "surpresa". 

Lula gravou propaganda eleitoral a favor de Robinson Faria (PSD), eleito governador no pleito de domingo (26). Ao mesmo tempo, Alves elogiou a conduta da presidente reeleita Dilma Rousseff, que, segundo ele, "se manteve equidistante do processo, em uma conduta correta".

Henrique Eduardo Alves retomou nesta terça os trabalhos como presidente da Câmara. Perguntado se a aliança com o PT foi prejudicial ao PMDB nos estados, ele disse que sim e citou o Rio Grande do Norte como exemplo. "Há casos que essa aliança foi prejudicial. O meu estado é um exemplo disso. A presidente Dilma se manteve equidistante do processo, não teve nenhuma participação de que tenha se dedicado a A ou B, em uma conduta correta. Mas houve participação do ex-presidente Lula, o que pra mim foi uma surpresa, mas já deixei isso. Eu tenho maturidade, experiência para entender circunstâncias do momento", falou.

Henrique Eduardo Alves terminou o primeiro turno à frente de Robinson Faria. O candidato do PMDB teve 47,34% dos votos válidos, enquanto que Faria ficou com 42,04%. Com a participação de Lula na campanha durante o segundo turno, Robinson virou a disputa, sendo eleito governador do Rio Grande do Norte com 54,42% dos votos válidos - um total de 877.268 votos. Henrique ficou em segundo lugar com 45,58% dos votos válidos - um total de 734.801 votos. "Mas a eleição no meu estado já passou. Até desejei ao futuro governador sorte pra cumprir os compromissos que ele assumiu", concluiu.


Como não se elegeu, Henrique Alves, de 65 anos, vai ficar sem mandato político após 44 anos - 11 mandatos seguidos de deputado federal representando o Rio Grande do Norte. Ele foi eleito pela primeira vez em 1970, depois do pai dele, o ex-governador do Rio Grande do Norte Aluizio Alves, ter sido cassado no regime militar. Na Câmara dos Deputados, participou da oposição aos governos militares, do movimento das Diretas Já e da Assembleia Nacional Constituinte, que resultaram na redemocratização do país, nos anos 1980..

Entre 2007 e 2012, exerceu a liderança da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. Foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2013-2014. Ao longo dos 11 mandatos, apresentou 672 proposições, entre projetos de lei, propostas de emendas à Constituição e outras. Foi relator de 57 matérias, dentre as quais se destacam o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e o novo regime de distribuição dos royalties do petróleo no pré-sal.

Secretaria de Educação reúne pais de alunos da Escola Manoel Oliveira para discutir utilização dos recursos do PDDE.


A Secretaria de Educação e Cultura realizou recentemente uma reunião com as mães dos alunos da Escola Municipal Manoel Oliveira, para discutir a utilização dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), cuja participação da comunidade foi considerada de extrema importância.
A Secretária de Educação e Cultura, Maria Aparecida Granjeiro, esteve presente ao encontro, oportunidade em que apresentou as diretrizes do programa e a disposição do governo em sempre priorizar ações para a área educacional do município.

Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público. 

O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.

Em 2012, o PDDE repassou R$ 2 bilhões para mais de 134 mil escolas públicas e privadas de educação especial, em benefício de 43 milhões de alunos. O orçamento previsto para 2013 é de R$ 2,38 bilhões.

Tensão: Aécio Neves e o exato momento do anúncio da derrota

Foto revela o exato momento em que o Tribunal Superior Eleitoral liberou a divulgação dos números para a Presidência da República com 95% das urnas apuradas e vantagem praticamente irreversível de Dilma Rousseff.
Foto revela o exato momento em que o Tribunal Superior Eleitoral liberou a divulgação dos números para a Presidência da República com 95% das urnas apuradas e vantagem praticamente irreversível de Dilma Rousseff. O apresentador global Luciano Huck e o presidente nacional do DEM, Agripino Maia, aparecem na imagem.

Acompanhavam também a apuração junto com Aécio Neves, no apartamento da sua irmã, em Belo Horizonte, outras celebridades e lideranças políticas.

Aécio chegou a liderar

Reportagem veiculada no site do jornal O Globo informa que o tucano Aécio Neves liderou a contagem dos votos até as 19h32 de domingo, quando a presidenta reeleita Dilma Rousseff o ultrapassou. Nesse ponto da apuração, 88,9% das urnas já haviam sido contabilizadas. Segundo a matéria, a reviravolta tem razões regionais: a contabilização dos votos teve início no Sul e no Sudeste, onde o senador mineiro tem vantagem.

“O candidato do PSDB, Aécio Neves, largou na frente. A virada foi registrada às 19:32:03, quando estavam somados 88,9% dos votos. Nesse horário, a presidente Dilma Rousseff (PT) atingiu 47.312.422 votos, ou 50,05% do total apurado até então. Aécio ficou para trás de forma irreversível. Tinha 47.224.291 votos, ou 49,95% do total”, diz o texto, que colheu as informações com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino.

Com 100% das urnas apuradas, Dilma Rousseff sagrou-se vitoriosa com 54.501.118 votos (51,64%). Aécio Neves somou 51.041.155 (48,36%).




Fonte: Pragmatismo Político

Fátima Bezerra afirma que Robinson Faria vai receber ajuda do Governo Dilma

Senadora eleita promete interceder junto aos petistas para trazer recursos para o governo
A senadora eleita Fátima Bezerra do PT afirmou que, como representante do Estado no Senado, irá interceder junto ao governo federal para articular parcerias com o governo Robinson Faria do PSD. Prometendo ser uma senadora incansável na defesa do Estado em Brasília, a petista pretende ainda ampliar a atuação do campo exclusivo da Educação, para atuar também nas áreas de Segurança e Saúde.

“Também estarei à disposição do nosso governador Robinson para, no Senado, interceder junto ao governo Dilma e articular parcerias que resultem na melhoria das condições de vida do povo potiguar. Meu propósito é o de sempre, o de somar esforços e contribuir com muito trabalho para que o nosso Estado viva cada vez mais dias melhores”, afirmou a petista esta manhã, em entrevista a O Jornal de Hoje.

Ao avaliar o resultado das urnas, a senadora eleita disse que as vitórias da presidenta Dilma Rousseff e do governador Robinson Faria revelam o sentimento dos brasileiros de avançar ainda mais no País e, no caso dos potiguares, de fazer com que o Estado entre no trilho do desenvolvimento nacional.

“A maioria dos brasileiros disse sim ao projeto de desenvolvimento econômico sustentável, com inclusão social, geração de empregos, distribuição de renda e defesa dos interesses nacionais, ocorrido nos últimos 12 anos”, disse a petista.

Enquanto senadora, Fátima Bezerra expressou o sentimento de que os brasileiros e os potiguares podem esperar a continuidade do trabalho que permeou os 12 anos de sua vida pública de deputada federal e os oito de deputada estadual. “Dedicarei-me com a mesma seriedade e comprometimento”, frisou.

No Senado, a líder petista declarou que será uma parceira da presidenta Dilma Rousseff (PT) em favor da continuidade dos avanços na área social, de melhorias em saúde, segurança e desenvolvimento regional. “Vou me dedicar com afinco nos debates das reformas política e tributária, esta última um passo importante para o realinhamento do pacto federativo”.

2016

Sobre as eleições de 2016, onde o nome do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) desponta como natural no processo de sucessão do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), Fátima afirmou que está cedo para discutir. Para a senadora eleita, o momento é de encarar os problemas de nível estadual.

“O deputado Fernando Mineiro é um grande parlamentar, comprometido, um quadro qualificado do PT, e muito nos honraria tê-lo como nosso representante em qualquer disputa eleitoral. Mas, como ele próprio falou, o momento agora é de enfrentar os desafios no plano estadual e ajudar o futuro governador a realizar uma gestão eficiente e que melhore de verdade a vida dos potiguares. 2016 vamos falar no momento certo”, declarou.

Fernando Mineiro: “Com Robinson, temos tudo para iniciar uma nova jornada política no RN”

O coordenador da campanha de Robinson Faria (PSD) em Natal, deputado estadual reeleito Fernando Mineiro (PT), afirmou hoje que o resultado das urnas significa renovação política no Rio Grande do Norte. “Para mim, está claro: aqui no Estado significa renovação, mudanças, e acreditar que é possível fazer outro tipo de política no Estado”, afirmou o petista. “Temos tudo agora para iniciar uma nova jornada no Estado, atentos para a demanda da sociedade”.

Segundo Mineiro, no RN se concretizou o que ele vinha prevendo e falando: a sociedade potiguar clama por melhorias e mudanças no rumo da política, e enxergou na candidatura do Robinson esse caminho, diante do esgotamento da política mais tradicional. “Tenho expectativa positiva em relação ao governo Robinson, assim como a vitória dele foi graças à participação dos mais diversos setores da sociedade, envolvendo principalmente a juventude. Minha expectativa é que o governo seja com participação, ouvindo e atento a essas demandas”, observa.

Sobre a virada de Robinson em Natal, maior colégio eleitoral do Estado, onde Robinson obteve 15 mil votos de maioria sobre Henrique, Fernando Mineiro credita à política de convencimento empreendida. “Não só em Natal, mas no Estado, houve disputa de rumos e reflexo do esgotamento dessa política mais tradicional”.

O petista aponta para a necessidade de um governo que dialogue e que tenha transparência e atitude aberta para com a sociedade. “Dificuldades para governar sempre existirá. Mas o principal é ter uma atitude aberta com a sociedade, porque isso supera as dificuldades. Se dividir o ato de governar, sendo aberto à sociedade, ajudará a ser menos difícil”.

Como uma das vozes do PT no Rio Grande do Norte, Mineiro disse que o governo Dilma Rousseff (PT) vai buscar ter uma relação republicana com o Estado administrado por Robinson Faria. “De todas as críticas que se possa fazer ao presidente Lula e a Dilma, nunca ouvi dizer que houve discriminação a A ou B. Mas vai depender da capacidade de apresentar projetos, planejar o governo e correr atrás de parcerias com o governo federal e com os municípios, para poder somar forças e enfrentar as demandas do Estado”.

Sobre a vitória de Dilma Rousseff sobre Aécio Neves, Mineiro avalia que o povo sinalizou nacionalmente para o caminho do aprofundamento das mudanças da consolidação daquilo que está correto e para a necessidade de ajustar aquilo que está dando errado. “Acho que foi uma eleição muito importante na historia política do Brasil. Nunca houve uma mobilização tão densa. Em torno dos dois candidatos, diga-se de passagem. A despeito das baixarias, e polêmicas, o Brasil precisa manter o grau de participação. Eu torço para que a discussão não se reduza apenas ao período eleitoral. Pois é preciso ter participação mais intensa da sociedade nos rumos do país. E a eleição foi uma oportunidade para mostrar isso”, frisou.


JH