quinta-feira, 10 de abril de 2014

Prefeitura de Encanto fecha as portas nesta sexta-feira, 11, em protesto à atual situação de crise dos municípios brasileiros.

A Prefeitura Municipal de Encanto reforça na próxima sexta-feira, dia 11 de abril, o movimento de protesto à atual situação de crise dos municípios brasileiros, e fecha suas portas aderindo à paralisação proposta pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), por meio da campanha "Viva o seu município".

O fechamento da prefeitura será um gesto cívico e de protesto pacífico. Os serviços essenciais, como escolas, hospitais, irão funcionar normalmente.

RN conquista quatro prêmios em torneio interamericano


Igor Jácome
repórter

O Rio Grande do Norte foi bem representado e trouxe quatro prêmios do WorldSkills Américas – uma competição interamericana de educação profissionalizante, que aconteceu neste ano em Bogotá, na Colômbia. Três deles foram arrebatados por apenas um competidor. Rafael Wenderson Morais Pereira tem 20 anos e deixou Mossoró, na região Oeste do Estado, para garantir os títulos de melhor soldador, melhor da Nação e o melhor de toda a competição internacional. A premiação ocorreu no domingo (6) e os atletas chegaram ao Brasil na terça-feira (8). 

Rafael é de origem humilde. Filho de um pedreiro e de uma dona de casa, ele estudou toda a vida na rede pública de ensino, em Mossoró, e chegou a trabalhar em uma oficina de portões. Incentivado pelo irmão, que havia feito um curso pelo Senai e também foi premiado em olimpíadas de conhecimento, o estudante ingressou no curso de técnico de Mecânica Industrial em 2010.

Vencendo a etapa estadual das olimpíadas de conhecimento, anos depois, o jovem garantiu ingresso para a competição nacional, onde também ganhou a medalha de ouro. No ano passado, ele pulou a etapa continental e foi 2º colocado do WorldSkills International, na Alemanha. 
Apesar disso, Rafael conta que não esperava uma premiação tão grande como o troféu Albert Vidal – entregue ao dono da maior nota entre todas as categorias - no evento das Americas. “Foi uma surpresa muito grande, quando me chamaram no palco para receber o ‘Best of Nation’ [melhor da nação]. Entre todos do Brasil, eu havia sido o melhor. Quando estava descendo do palco, mandaram voltar para receber o ‘The Best of the Bests’ [O melhor dos melhores]. Foi uma surpresa maior ainda”, afirmou à reportagem, após o desembarque no aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim. Ainda no saguão do terminal, uma ligação para a família, orgulhosa, que não pôde viajar para Natal. O irmão Max, que é treinador dele, seguiu direto para o sudeste para dar palestras e treinamentos. 

Ministério Público recomenda que atual prefeito de Macau demita ex-prefeito

O prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto do Nascimento, deverá anular o ato de nomeação do ex-prefeito do município, Flávio Vieira Veras. O ex-gestor foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pela prática de crime de corrupção eleitoral e, assim, está com os direitos políticos suspensos – condição incompatível para a investidura em cargo público. Por isso, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca do Município, emitiu a recomendação para a anulação do ato.

A Lei Municipal nº 1.115, de 27 de novembro de 2013 (artigo 1º, inciso I, alínea “a”) impede que cidadãos condenados, em decisão transitada em julgado, ocupem cargos comissionados, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena, pelos crimes eleitorais para os quais a lei imponha pena privativa de liberdade.

Portanto, o MPRN levou em consideração o fato de o ex-chefe do Executivo de Macau, Flávio Veras, estar com os direitos políticos suspensos em decorrência da condenação criminal proferida pelo TRE. Ele foi condenado ao cumprimento de pena de três anos e 10 meses de reclusão e ao pagamento de oito dias-multa – totalizando o valor de R$ 10.400,00.

Ressalte-se, ainda, que o conceito de direitos políticos, em sentido amplo, abrange o exercício de cargos públicos, já que o agente público exerce parcela do poder político do Estado. Deste modo, investir alguém com direitos políticos suspensos também ofende a Constituição Federal (art. 15, III).

O crime de corrupção eleitoral, previsto no art. 299 do Código Eleitoral, por sentença transitada em julgado, foi proferida pelo TRE e pode ser comprovada em pesquisa nos sítios oficiais do órgão e também no Tribunal Superior Eleitoral.

Informações: Defato.com

Abertas inscrições para credenciamento em novo convênio do Programa do Leite no RN

A Emater -RN abriu inscrições para credenciamento no novo convênio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo  Federal, na modalidade leite. As empresas de laticínios interessadas em participar da seleção podem obter informações através do edital número 001/2014, publicado no Diário Oficial do Estado e disponível do endereço eletrônico www.emater.rn.gov.br.

O novo convênio abrangerá 50 municípios e beneficiará 100 entidades assistenciais, incluindo crianças, gestantes e pessoas idosas como determina o programa “Brasil sem Miséria”, seguindo as instruções da Resolução 61/2013 instituída pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 



Fonte: No minuto.com

Mulher entra no Facebook e consegue impedir que filho seja morto

Blog Cidade News itaúA mãe de um garoto da cidade de Salt Lake City, em Utah, Estados Unidos, acessou a página do filho no Facebook e impediu que ele fosse assassinado, de acordo com o
site SkyNews.

A mulher encontrou na página do garoto mensagens de dois adolescentes que ameaçavam matá-lo na saída da escola. A mãe imediatamente avisou o colégio e acionou a polícia. Dois jovens que esperavam pelo menino dentro de um carro fora da West High School foram detidos. Dentro do veículo, foram encontrados uma arma carregada, maconha e uma grande quantia em dinheiro.

De acordo com a polícia, havia fotos da dupla com armas no Instagram. Os detetives investigam agora se as ameaças estão relacionadas com uma disputa entre gangues e um tiroteio ocorrido na última semana na cidade.

Os dois suspeitos, de 16 e 17 anos, não tiveram a identidade revelada.

Fonte:Cidade News Itaú via Terra

Francisco Dantas pode ser Governado novamente por uma Mulher

A cidade de Francisco Dantas/RN pode viver, em poucos dias, a experiência de ser, mais uma vez, administrada por uma mulher. Afinal, o município vai vivenciar ao longo dos próximos dias uma nova disputa eleitoral.

Com o afastamento de Gilson Dias, o município vai realizar uma eleição suplementar, onde um dos postulantes será uma mulher, neste caso, a senhora Aparecida.

Na história do município, o fato de ser governado por uma mulher, não será uma situação inédita, pois, entre os anos 1969 a 1973, a senhora Francisca de Assis Campos, ou apenas Dona Dudu, tomou a frente nos destinos da cidade.

E a participação feminina vem se tornando algo cada vez mais comum no cenário político, onde foi eleita a Presidente Dilma Rousseff, e em um contexto mais local, o Estado já teve o comando das Governadoras Wilma de Faria e Rosalba Ciarlini, tendo esta já exercido o cargo de senadora, no mesmo Senado onde hoje, exerce a mesma função, a também potiguar Ivonete Dantas. Ou seja, diversos exemplos da força da mulher no meio político.


Aparecida vai entrar na disputa contra o prefeito interino, Wandeílton Bezerra, que foi eleito como vereador, porém, assumiu o comando do executivo e entra na disputa tentando manter-se no cargo.



fonte/imagem: Blog do JP.

Família procura por estudante de 15 anos desaparecida em Caicó, RN

Viviane Raquel, de 15 anos (Foto: Arquivo da família)Viviane Raquel, de 15 anos (Foto: Arquivo da família)vedo, de 15 anos, busca informações sobre o paradeiro da estudante que foi vista pela última vez na tarde deste desta terça-feira (8) em Caicó, município da região Seridó do Rio Grande do Norte. De acordo com a avó da garota, Maria do Socorro Azevedo, a neta levou saiu de casa levando uma mala com roupas e objetos pessoais. "Estamos desesperados", disse. A família registrou o desaparecimento na delegacia da cidade.A avó da menina contou também que Viviane saiu de casa por volta das 13h dizendo que ia para a escola, mas não voltou para casa no horário previsto. "Soubemos depois que ela tinha deixado uma mala com roupas e objetos pessoais dela na casa de uma colega que mora na mesma rua. Essa amiga disse que não sabe de nada. Contou apenas que Viviane falou que ia embora, mas não disse pra onde, nem com quem", afirmou.

A família relatou que a menina saía de casa todos os dias para ir à escola, mas não ia.

"Descobrimos que ela chegava na escola, tirava a farda, trocava de roupa e saía. Para onde ela ia nós não sabemos", disse a avó.

Prefeito, Alberone Neri, pode apoiar Fátima Bezerra para o Senado.

 Com as definições que começam a surgir com vistas às eleições deste ano, o Prefeito Alberone Neri, sinaliza que pode apoiar a Deputada Federal, Fátima Bezerra, que disputará o senado da república contra a ex. governadora, Wilma de faria.
Alberone cita que tem bom trâmite com a parlamentar e que inclusive já contou com a sensibilidade da mesma em diversos pleitos apresentados de interesse do município de Encanto.

“Tenho uma grande simpatia pela pré-candidatura de Fátima Bezerra ao Senado e há grande possibilidade de apoia-la”, sinalizou o Prefeito, Alberone Neri.

Vereador, Atevaldo Nazário, é reeleito Presidente da Câmara Municipal de Encanto.

Em seção ordinária ocorrida nesta terça feira (08), a Câmara Municipal de Encanto realizou por antecipação a eleição para composição da nova mesa diretora para os próximos 02 anos, a contar de 2015, sendo que o atual Presidente, Vereador Atevaldo Nazário (DEM), foi reeleito para comandar a casa do povo, desta forma permanecendo os 04 anos da atual legislatura do poder executivo.
A reeleição do Vereador, Atevaldo Nazário, foi sacramentada com os votos dos 04 vereadores governistas, que além do dele, os dos vereadores, José Anchieta, Rosimeire Fernandes e Sueleido Motorista. Os 02 vereadores do PT, Luciano e Marcondes se abstiveram da votação, sacramentando assim a reeleição do atual presidente.
Com o plenário completamente lotado o Vereador, Atevaldo Nazário, agradeceu a confiança depositado em sua administração à frente da Câmara Municipal, que está promovendo a otimização dos trabalhos legislativos, como também, trabalhando em consonância com os anseios da população Encanto.

O Prefeito, Alberone Neri, em contato com a imprensa, a partir da divulgação do resultado que sacramentou a reeleição do atual presidente, aproveitou para cumprimenta-lo, desejando ao Vereador, Atevaldo Nazário, muito sucesso e sabedoria na condução daquela casa por mais 02 anos consecutivos.