sábado, 15 de fevereiro de 2014

Governo do Estado trabalha para abastecer população de Pau dos Ferros


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Caern, está trabalhando para melhorar o abastecimento na cidade de Pau dos Ferros. Atualmente, o reservatório que atende a cidade está com 5% da sua capacidade, abaixo do volume mínimo para captação, o que dificulta o tratamento e o fornecimento regular de água.
Para amenizar os efeitos da estiagem, a Secretaria já recuperou 100% dos sistemas de dessalinização da zona rural. Além disso, foram perfurados 37 poços em Pau dos Ferros, sendo 18 na zona urbana. Esses poços foram perfurados através de um termo de cooperação técnica entre Secretaria e Prefeitura de Pau dos Ferros, onde a Semarh perfura e o executivo municipal instala. Os poços da zona urbana foram perfurados estrategicamente para atender aos diversos bairros da cidade como, por exemplo, o da Praça da Matriz no centro de Pau dos Ferros que já está atendendo à população. Outros poços aguardam a instalação.
A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) também tem trabalhado para melhorar o abastecimento na cidade. Atualmente, a Sape está aguardando recursos emergenciais do Ministério da Integração, via defesa civil, para a instalação de 11 poços em Pau dos Ferros. Além disso, a Sape junto à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) e Emater realizaram a distribuição de 1776 filtros de água para a população.
ADUTORA
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) assinou nesta sexta-feira (14) o contrato com a empresa Pipe Sistemas Tubulares para aquisição do material hidráulico necessário para a Adutora de engate rápido. Após iniciadas, as obras da Adutora devem ser concluídas em 90 dias.
fonte: Assecom-RN

Horário de verão termina domingo nos estados do Sul, Sudeste e Centro-oeste

Na madrugada do próximo domingo (16) termina o horário de verão, e os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida começou a valer no dia 20 de outubro do ano passado.



Saiba Mais


O governo ainda não divulgou os impactos da medida para o país. A expectativa do Ministério de Minas e Energia era que a redução da demanda nos horários de pico, com a adoção do horário de verão no período 2013-2014, ficasse entre 4,5% e 5%, com redução de consumo geral do sistema de 0,5% em média.

No Distrito Federal, a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (das 18h às 21h) foi 4%, representando demanda da ordem de 45 megawatts (MW). Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), a redução equivale a, aproximadamente, um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga da cidade do Guará no horário de ponta.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas. Também no fim do ano há um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial por causa do Natal.

De fato