quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Trinta e oito municípios do RN receberão cursos do Pronatec

Resultado de imagem para pronatec
A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), que pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), anunciou nesta quarta-feira (5) que está em fase de planejamento para a realização de cursos de capacitação profissional em 38 municípios do estado em parceria com o Governo Federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A meta é que mais de 2.500 norte-rio-grandenses sejam beneficiados ainda neste semestre.
Dentre as modalidades ofertadas nesta etapa está o Programa Mulheres Mil, modalidade exclusiva para mulheres em estado de vulnerabilidade social. E há também cursos voltados para o sistema prisional, em especial para detentos do regime fechado.
Do G1 RN

PF destrói meia tonelada de drogas apreendidas no Oeste potiguar

Foram queimados maconha, crack, cocaína e pasta base (Foto: PF/Divulgação)
A Delegacia da Polícia Federal de Mossoró, cidade da região Oeste potiguar, destruiu na manhã desta quarta-feira (5) quase meia tonelada de substâncias entorpecentes. As drogas foram incineradas por volta das 9h30 no alto-forno de uma usina de beneficiamento de castanha que fica no bairro Abolição.
Segundo a PF, foram queimados 362,80 quilos de maconha, 62,74 quilos de crack, 17,54 quilos de cocaína e 2 quilos de pasta base. As drogas destruídos foram apreendidas ao longo dos últimos anos em municípios da própria região, o que resultou na instauração de 11 inquéritos policiais.
Além de policiais federais, o evento contou com a presença de representantes da Vigilância Sanitária.
DO G1 RN

Hospital no RN está sem água há 8 dias e cirurgias podem ser canceladas

Bacias com água são usadas para funcionários do hospital lavarem as mãos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O Hospital Regional de Santo Antônio, município distante 70 quilômetros de Natal, está sem água há 8 dias. Por causa disso, algumas cirurgias previamente marcadas podem ser canceladas. A unidade tem 40 leitos e é responsável por atender pacientes de 23 cidades da região Agreste potiguar. A demanda no pronto-socorro é de 300 pessoas por dia. O problema acontece porque a cidade de Santo Antônio enfrenta um racionamento no abastecimento de água por causa da seca. O fornecimento é feito dia sim e dia não. Mas a vazão não é suficiente para levar a água até a caixa do hospital.
Cícero Paulino Gomes está internado com um problema gástrico. Ele tem que se virar para tomar banho. "Bota água num balde, bota uma vasilha. Quando precisa de ajuda, me dão banho. Quando não precisa, eu mesmo tomo. Pego água, passo o sabão na cabeça e haja água".
É assim em todos os banheiros: o balde fica com água para o banho dos pacientes. Já os acompanhantes têm que ir para casa. É o caso da dona de casa Marilene Costa. "Tá muito triste sem água, porque não tem como dar banho nos pacientes. A gente pega de balde em balde pra trazer pra dar banho neles. Quando termina joga água lá, enxuga tudo e pronto. Os acompanhantes tomam banho em casa".
Bacias com água são usadas para funcionários do hospital lavarem as mãos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Na esterelização, as servidoras colocaram um recipiente ao lado da pia para não ficar sem limpar as mãos. "A gente tem que se virar porque hospital já existe bactéria. Se você não lavar as mãos...", falou Elizabete de Sousa, técnica de enfermagem.
O autoclave, equipamento para desinfeccionar os materiais das cirurgias, está parado. Ele corre o risco de queimar se faltar água durante o funcionamento. O material usado é levado para ser esterelizado em outros hospitais. "O material foi deslocado para São José de Mipibu e até agora ainda não chegou. Ainda vai chegar porque era muito material. Aqui tem muitas cirurgias eletivas, tem cesariana", disse Elizabete de Sousa.
A água retirada do balde ainda serve para lavar a louça. As roupas estão se acumulando na lavanderia. Os lençóis também são lavados em outras unidades.
A direção do hospital solicitou abastecimento por carros pipa de outros municípios e até chegou a comprar uma carga de água, mas não é suficiente. A caixa já secou e das torneiras não sai mais nada. Os servidores do hospital já levaram a denúncia ao Ministério Público. "Existe uma reclamação aqui na Promotoria e foi feita uma inspeção no hospital. Ficou comprovado realmente que o autoclave não funciona, exames básicos não são possíveis de serem feitos em virtude da falta de água", falou Emanuel Dhayan Bezerra, promotor de Justiça.
O promotor cobra uma solução de forma emergencial. "O que se pretende é pelo menos resolver emergencialmente esse problema, que se consiga pelo menos um carro pipa para abastecer a caixa de água do hospital pra que amanhã (quarta-feira) cirurgias eletivas que foram marcadas com uma cerca antecedência não sejam adiadas".
A diretora do hospital, Luciana Barbosa, disse que foi a Natal para tentar encontrar uma solução para o problema junto à Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap). Ela explicou que as cirgurgias desta terça foram canceladas porque o anastesista precisou viajar com a mulher doente.
Do G1 RN

Prefeitos de 7 cidades brasileiras foram eleitos com vantagem de apenas um voto



Em sete cidades brasileiras, a escolha de um único eleitor decidiu os destinos do prefeito eleito e do candidato derrotado nas eleições de domingo (2). A diferença foi de apenas um voto, segundo os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Cariús, no Ceará, a disputa foi ainda mais apertada: os candidatos tiveram exatamente o mesmo número de votos e, conforme prevê a legislação, foi considerado eleito o de mais idade.
Um voto fez toda a diferença para o prefeito eleito de Bom Sucesso de Itararé, Luiz Humberto (PSDB). Na disputa mais acirrada do Estado de São Paulo, ele teve 1.231 votos, uma a mais que a segunda colocada, Vanderleia Aparecida dos Santos Souza, a Léia (PTB). Humberto chegou a dizer que tinha sido eleito com “o votinho lá de cima”, numa referência a Deus.
Em Barra do Ouro, norte de Tocantins, a candidata do PMDB, Raimunda Virgilene Souza de Oliveira, a Lena, venceu com um voto de diferença a adversária Harielle Batista Miranda, do PSDB. Ela foi eleita com 1.071 e a adversária teve 1.070. Outros quatro candidatos disputaram a prefeitura. A cidade tem 3.748 eleitores.
O peemedebista Leo Cesar Tessaro foi eleito prefeito de Caseiros, no Rio Grande do Sul, recebendo um voto a mais que os 1.245 dados ao concorrente, Marco José Canali, do PP. A disputa na cidade do norte gaúcho teve apenas dois candidatos.
Em Serranos, no sul de Minas Gerais, o prefeito José da Cunha Vasconcelos, do PT, foi reeleito com 769 votos, um a mais que o segundo colocado, Marcelo Azevedo Carvalho, do PP. Três candidatos disputaram os votos de 1.954 eleitores – houve apenas 76 abstenções.
A eleição também foi definida por um voto em Pescaria Brava, no sul de Santa Catarina, onde 6.922 eleitores foram às urnas. Deyvisonn da Silva de Souza (PMDB) foi eleito com 2.751 votos. Em segundo lugar ficou Antonio Avelino Honorato Filho (PSDB).
Em Palestina (AL), os eleitores reelegeram a prefeita Eliane Silva Lisboa, a Lane Cabudo, do PSD, com 1.869 votos, dando um a menos para seu concorrente, Junior Alcântara, do PMDB. A diferença se repetiu em Aral Moreira, em Mato Grosso do Sul, divisa com o Paraguai, onde Alexandrino Garcia (PR) se elegeu com 2.558 votos, deixando para trás a adversária Marinês Oliveira (DEM).
Empate
Na disputa mais acirrada do País, em Cariús (CE), dois candidatos tiveram exatamente a mesma votação, segundo o TSE. José Fernandes Ferreira, o Iran, do PSDB, e Antonio Valdenizo da Costa, o Nizo, do PMDB, empataram com 5.811 votos.
A cidade tem 12.766 eleitores e 625 não foram votar. De acordo com o TSE, o artigo 110 do Código Eleitoral determina que, em caso de empate, será dado como eleito o candidato mais idoso. Iran, de 46 anos, cinco a mais que o adversário, foi considerado eleito.

Fonte: Blog do JP

Governo se reúne hoje para definir calendário de pagamento dos servidores

A equipe técnica de secretários do Governo do Estado se reúne na manhã desta quarta-feira (5) para definir o calendário de pagamento dos servidores relativo ao mês de setembro. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Governo.
Na última semana, o secretário estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira havia apresentado o quadro financeiro a representantes dos sindicatos dos servidores, com a frustração das receitas ultrapassando os R$ 300 milhões.
A comissão de sindicatos propôs que o pagamento fosse feita por faixa salarial, ao invés de classificar por servidores ativos, inativos e pensionistas. A sugestão foi acatada pelo Governo e deverá constar no próximo calendário.
Os membros do Fórum dos Servidores Estaduais do RN (Sindsaúde, Sinpol, Sinai, Sinsp, Sindasp, Aduern, Sintern, Sindsemp, Sindjustiça e Soern), deverão comparecer a reunião.

Motorista de ambulância e gari são eleitos prefeito e vice em Jucurutu, RN

Da Redação com G1 RN
O município de Jucurutu, na região Seridó do Rio Grande do Norte, elegeu Valdir Medeiros (PROS) para a prefeitura com 50,93% dos votos válidos. Ele é motorista de ambulância na cidade e tem como vice José Pedro de Araújo Neto, que trabalha como gari. A chapa deles venceu o atual prefeito George Queiroz (PMDB) que teve uma aliança formada por PMDB, PTN, PC do B, PSD, PTB, PSB, PDT, PSDB e DEM.

Valdir Medeiros, tem 34 anos, é funcionário público municipal há 13 anos e nunca havia sido candidato a nenhum cargo público. "Sou filho de pessoas simples. Essa vitória não é de grupo político nenhum, é a vitória de um povo que se uniu para construir uma nova história. Os méritos, nao são meus, mas sim de toda a população de Jucurutu", disse o candidato eleito.

Ele venceu o atual prefeito George Queiroz - que é filho do deputado Nélter Queiroz - com uma diferença de 234 votos. De acordo com o site do TRE, Valdir arrecadou R$18.808,46 para a campanha eleitoral, sendo R$ 7.310,00 de recursos próprios. No entanto, as despesas contratadas somam R$ 5.670,43.

Greve dos bancários completa 30 dias; mais de 50% das agências estão fechadas

A greve dos bancários completa hoje (5) 30 dias e já se iguala ao período mais longo de paralisação nacional ocorrida em 2004, segundo o Sindicado dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, quando houve a primeira campanha nacional unificada entre funcionários de bancos públicos e privados. A segunda greve mais longa da categoria foi em 2013, totalizando 24 dias.
Segundo a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), 13.104 agências e 44 centros administrativos estavam com as atividades paralisadas até ontem (4). “O número representa 55% do total de agências de todo o Brasil”, diz nota da entidade.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real, considerando inflação de 9,31%; participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários acrescidos de R$ 8.317,90; piso no valor do salário-mínimo do Dieese (R$ 3.940,24), e vales alimentação, refeição, e auxílio-creche no valor do salário-mínimo nacional (R$ 880). Também é pedido décimo-quarto salário, fim das metas abusivas e do assédio moral.

Atualmente, os bancários recebem piso de R$ 1.976,10 (R$ 2.669,45 no caso dos funcionários que trabalham no caixa ou tesouraria). A regra básica da participação nos lucros e resultados é 90% do salário acrescido de R$ 2.021,79 e parcela adicional de 2,2% do lucro líquido dividido linearmente entre os trabalhadores, podendo chegar a até R$ 4. 043,58. O auxílio-refeição é de R$ 29,64 por dia.

A proposta mais recente apresentada pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban) foi no dia 28 de setembro, quando foi apresentado reajuste de 7% e um abono de R$ 3,5 mil, com aumento real de 0,5% para 2017.

A última assembleia realizada pela categoria em São Paulo, na segunda-feira (3), decidiu pela continuação da greve.

“Os banqueiros ganharam R$ 30 bilhões de lucro líquido no primeiro semestre, é a maior taxa de juros do mundo, cheque especial é 350% de juros anual, cartão de crédito é 470% de juros anual, e eles se recusam a dar um reajuste para a categoria que sequer repõe a inflação”, disse Juvandia Moreira, presidente do sindicato de São Paulo, que afirmou que “os bancos não estão em crise”.

“Se eles não tivessem dinheiro, se o setor estivesse em crise, tudo bem, nós concordaríamos em fazer uma negociação diferente, mas não está em crise o setor. Eles têm, no mínimo, que aumentar esse reajuste, o que eles não estão fazendo”, disse. Segundo a presidente, os bancos cortaram mais de 8 mil postos de trabalho no primeiro semestre e ass demissões ocorreram sem nenhuma necessidade.

A expectativa, de acordo com Juvandia, é que os bancos chamem para a negociação e mudem as propostas. 

Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT, disse que “em algumas regiões os bancos colocaram a polícia para pressionar e obrigar os bancários a trabalhar. Tem bancos produzindo documentos com ameaças e informações falsas. Isso é mentira e a categoria está ciente”.

A Fenaban, em nota, informou que apresentou três propostas aos representantes dos sindicatos. “A mais recente foi apresentada na última quarta-feira (28), na qual a entidade ofereceu aumento no abono para R$ 3.500,00, mais 7% de reajuste salarial, extensivo aos benefícios. Propôs ainda que a Convenção tenha duração de dois anos, com a garantia, para 2017, de reajuste pela inflação acumulada e mais 0,5% de aumento real”.

Segundo a federação, o total apresentado na proposta para 2016 “garante aumento real para os rendimentos da grande maioria dos bancários e é apresentada como uma fórmula de transição, de um período de inflação alta para patamares bem mais baixos”. A Fenaban disse ainda não há data para a próxima reunião e que não faz levantamento das agências paradas.

Atendimentos

Apesar de os serviços de internet banking e caixas eletrônicos funcionarem durante a greve dos bancários, alguns atendimentos ficam mais complicados como sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou receber benefício social na Caixa Econômica Federal, sem o Cartão Cidadão. Mesmo com a paralisação dos bancos, as datas de vencimento de contas não são alteradas. Em caso de atrasos, o cliente será e pode até mesmo ter seu nome enviado aos serviços de proteção ao crédito, dependendo do atraso.

Para fazer o pagamento de contas, os bancos orientam que os usuários procurem caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes bancários. Nesses locais, é possível fazer normalmente o pagamento de contas de água, luz, tributos, boletos de cobrança, prestação de habitação e saques de conta-corrente.

De acordo com a Caixa, é possível fazer saques de até R$ 1,5 mil do FGTS em lotéricas, correspondentes do Caixa Aqui, com o Cartão Cidadão. Pelos terminais eletrônicos (caixas automáticos e salas de autoatendimento), é possível fazer os saques com o cartão magnético. No caso de benefícios sociais, pode ser feito o saque de todo o valor disponível com o Cartão Cidadão ou o cartão do benefício. O mesmo procedimento se aplica à retirada da aposentadoria.

Na internet ou com ajuda do celular, clientes da Caixa Econômica Federal podem realizar transações bancárias, como transferência entre contas, TED e DOC, pagamento de faturas, de boletos, de prestação habitacional e de contas de água, luz, telefone e tributos, além de ser possível a contratação de CDC, Cheque Especial, Cartão de Crédito, título de capitalização para clientes pessoa física com limites aprovados.

Clientes pessoas jurídicas da Caixa podem contratar empréstimos para capital de giro por meio da internet, desde que tenham limites pré aprovados. Nesse canal, também podem fazer pagamentos, transferências, DOC, TED e pagamento de faturas, antecipar recebíveis, pagar folha de pagamentos, entre outros.

Brasília

Em Brasília, clientes reclamam da falta de dinheiro em alguns caixas eletrônicos, das filas e da ausência de funcionário para resolver problemas, como falta de envelope para fazer depósitos. 

A autônoma Ivonete Lemos contou que “a rotina mudou só para depósito no Banco do Brasil, porque nós temos que buscar a conveniência e que nem sempre está disponível”. Ivonete não utiliza apenas o Banco do Brasil para resolver seus problemas. Para se livrar das filas formadas nos pontos de conveniência, ela usa as casas lotéricas.

Com as lotéricas cheias, outros clientes optaram pelos aplicativos que os bancos oferecem ou pelas plataformas na internet. O motorista Vitor dos Santos utiliza esses meios para pagar as contas vencidas. “Eu uso o bankline ou o internet banking, isso me ajuda bastante”. 

Já o jornalista José Carlos Gonçalves apoia a greve dos bancários. “Um mês de greve já, os trabalhadores merecem revindicar, eles têm o direito de reivindicar”.

* Colaborou Julia Rocha

No RN, agências dos Correios são invadidas em Pureza e Campo Grande

Da Redação com G1 RN



















Agências dos Correios nas cidades de Pureza, distante 60 quilômetros de Natal, e emCampo Grande, na região Oeste potiguar, foram arrombadas por criminosos na madrugada desta quarta-feira (5). Nos dois casos, ninguém foi preso.

Em Pureza, o cofre foi levado. Na fuga, os criminosos ainda atiraram nos muros da delegacia da cidade. Já em Campo Grande, segundo a Polícia Militar, ainda não há informações se o dinheiro foi levado. Na fuga, no entanto, vários veículos foram atingidos por disparos de arma de fogo. Não há feridos.

Estudante tem carro roubado no estacionamento da UFRN, em Natal

Da Redação com G1 RN
























Uma estudante de Direito teve o carro roubado no estacionamento do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. De acordo com informações da divisão de segurança patrimonial da instituição, quatro homens armados renderam a estudante e roubaram o veículo. O caso aconteceu por volta das 12h.


De acordo com José Aurélio da Câmara, supervisor de segurança da UFRN, o carro da estudante estava estacionado no setor de aulas 1, onde são ministradas as aulas do curso de Direito. A universitária estava entrando no carro quando foi rendida.
"Os homens chegaram em um Ethios branco. Eles abandonaram o carro no estacionamento e roubaram o carro da jovem. Além do carro, roubaram alguns objetos pessoais", informou José Aurélio.

Ainda de acordo com o supervisor, um vigilante que estava no local acionou a divisão de segurança. O vigilante estaria desarmado e não teve como impedir o assalto. "Alguns pontos da universidade que tem vigilância fixa. Para os outros, as viaturas do quadro da UFRN e da empresa terceirizada fazem rondas pelo campus", explicou Aurélio.

Cena de sexo de Bruna Marquezine em série da Globo vaza nas redes sociais

DA REDAÇÃO COM DIÁRIO DO NORDESTE
POR ZOEIRA
Uma cena de sexo de Bruna Marquezine em "Nada Será como Antes", da Rede Globo, vazou nas redes sociais nesta segunda-feira (3). Nas imagens, que ainda não foram ao ar na produção, ela aparece contracenando com Daniel de Oliveira, que acaricia os seios da atriz. 

No Twitter, os internautas compartilham um gif com a cena e fazem comentários picantes sobre a jovem. 

A emissora já se pronunciou sobre o assunto, disse que a cena foi utilizadaindevidamente e que vai tomar as medidas legais cabíveis. 

Trama 

Em "Nada Será Como Antes", que fala sobre o início da televisão no Brasil, Bruna Marquezine vive um triângulo amoroso com Daniel de Oliveira e Letícia Colin.