terça-feira, 26 de novembro de 2013

Governo do Estado conquista adutora de engate rápido de Pau dos Ferros

A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu, na tarde desta terça-feira (26), uma ligação do ministro da Integração Francisco Teixeira informando que o empenho para a construção da adutora de engate rápido de Pau dos Ferros está garantido. A obra, que pode ser construída em 60 dias e terá 43 quilômetros de extensão, tem um custo estimado em R$ 13,5 milhões.
Como esta será uma obra emergencial, os recursos serão liberados pelo Ministério da Integração através da Defesa Civil Nacional para uma conta específica da Defesa Civil Estadual, que é vinculada à Secretaria De Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). Por este motivo, será assinado um termo de cooperação entre a Sejuc e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Humanos (Semarh) para que esta contrate a obra.
O projeto da adutora de engate rápido foi apresentado pela Governadora Rosalba Ciarlini ao Ministério da Integração Nacional no começo de outubro e possui 43 quilômetros, partindo da cidade de Itaú a partir da adutora que vem da barragem de Santa Cruz, em Apodi. No último dia 11, a chefe do Executivo Estadual esteve em Brasília para viabilizar as últimas medidas para a construção da adutora no município que está em eminência de entrar em colapso de abastecimento de água.
A adutora a ser construída irá beneficiar diretamente 28 mil pessoas que residem em Pau dos Ferros. No entanto, vale salientar que o município é pólo de outras 36 cidades, o que corresponde a aproximadamente 200 mil pessoas que também usufruem da água de Pau dos Ferros.
Assecom-RN

Radialista Barbosa Freitas receberá diploma Amigo da PM durante festividades alusivas aos179 anos de criação da Polícia Militar do RN.

O Radialista Barbosa Freitas será agraciado com o diploma Amigo da PM, cuja comenda será entregue a 30 jornalistas de todo o Rio Grande do Norte pelos relevantes serviços prestados a segurança pública do estado.
O evento comemorativo ocorrerá nesta quarta-feira (27), pelos 179 anos de criação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e os 50 anos de fundação do Hospital Central Coronel Pedro Germano. A cerimônia alusiva às datas será realizado às 9h, no auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal e contará com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, que fará uma homenagem aos 100 anos da Valsa Royal Cinema.
Na ocasião, também serão entregues a medalha do Mérito Policial Soldado Luiz Gonzaga a mais de cem personalidades – entre civis e militares. Esta é a mais alta comenda da Polícia Militar e é entregue àqueles que prestam importantes serviços à Segurança Pública do Estado. Profissionais civis e militares da área da saúde também serão homenageados com uma medalha comemorativa ao cinqüentenário do Hospital da Polícia Militar.
Já o Diploma Amigo da PM será entregue a 30 jornalistas que cobrem a área policial no Estado. “Esta é uma forma de agradecer pelo trabalho desenvolvido por estes amigos da imprensa que divulgam os nossos serviços, as nossas operações e que, com isso, nos ajudam a melhorar ainda mais o nosso desempenho, além de ser também uma forma de aumentar o vínculo entre a imprensa e a instituição”, pontua o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Canindé de Araújo.

Durante o evento serão expostos estandes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), BP Choque e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). No espaço destinado ao Bope será apresentado, pela primeira vez, à imprensa o esquadrão antibombas que oferece uma tecnologia de ponta com robôs, scanners e outros equipamentos. Ao final do evento será feito o lançamento do livro sobre a história do Hospital Pedro Germano, de autoria do Coronel PM Ângelo. 

Construção das casas das 2ª etapa do Programa Nacional de Habitação rural estão em ritmo acelerado.

A Construção das casas da 2ª etapa do Programa Nacional de Habitação Rural(PNHR), estão em ritmo acelerado no município de Encanto. A informação foi dada pelo Prefeito, Alberone Neri, acrescentando que das 48 casas que compõe a 2ª etapa do programa, 20 estão em fase de construção, 09 já construídas, faltando apenas à pintura e 19 que vão iniciar nos próximos dias.
O Gestor citou que as 48 novas unidades habitacionais contemplam praticamente todas as comunidades rurais do município, sendo que por comunidade a divisão desta etapa é a seguinte: Terra Boa – 07, Vaca Morta – 03, Nadador – 08, Encanto de Cima – 04, Várzea Velha – 01, Nova Esperança – 03, Conceição – 05, Sanharão – 03, Carnaubinha – 03, Várzea Nova – 04, Pitombeira – 02, Valentim – 01, Porco – 01, Cabelo 01, Tataira – 01, Cantinho - 01. 

Por outro lado, o Prefeito do município, Alberone Neri, informou que já foi concluído e enviado o cadastro dos beneficiários da 3ª etapa do programa à Caixa Econômica Federal e o cadastro da 4ª etapa do programa já está praticamente fechado pela equipe do Secretário de habitação, Mazinho de franco.






Rosalba Ciarlini e José Agripino pleiteiam emendas para Rio Grande do Norte


A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com o senador José Agripino na manhã desta terça-feira (26), no gabinete dele no Senado Federal, para discutir as 11 emendas que serão votadas pela bancada federal na tarde de hoje.
 A chefe do Executivo Estadual e o parlamentar discutiram as prioridades para 2014 e lembraram da importância da emenda votada pelo senador e pelo deputado federal Felipe Maia para a aquisição de ônibus escolares e tablets, que foram distribuídos para professores da rede estadual.
"Vamos pleitear emendas para ações de combate à seca, estradas, saúde e para a educação, priorizando a nossa UERN", disse a governadora.
Assecom-RN

Dupla assalta a Casa da Verdura e o caminhão da Kaiser no inicio da tarde desta terça-feira no centro de São Miguel/RN

No inicio da tarde desta terça-feira(26), por volta das 12h15min, dois larápios armados, sendo um moreno e outro galego, assaltaram a Casa da Verdura e um caminhão da empresa Kaiser que estava estacionado em frente ao Banco do Brasil de São Miguel/RN. Após o roubo a dupla fugiu em moto bros, de cor prata em direção ao Sítio Cidade. Os valores roubados não foram revelados.

A Polícia Militar de São Miguel sob o comando do Tenente Júlio Batista juntamente com o Grupo Tático Operacional (GTO) do 7º BPM estão em diligências na tentativa de localizar e prender a dupla.

*Do NPRN/São Miguel News

Governadora assina ordem de serviço para reforma e ampliação do Atheneu







O Governo do Estado está resgatando um dos maiores e significativos símbolos da educação potiguar: assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação do colégio Atheneu, em Natal, na manhã desta segunda-feira (25).            A solenidade de assinatura aconteceu na sede da escola e foi acompanhada por dezenas de estudantes, professores e gestores. A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, o adjunto da pasta, Joaquim Oliveira, a secretária Estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, a diretora da escola, Severina Targino e o engenheiro responsável pela obra - da MAR Engenharia - , Marcos Antônio Ribeiro, também estiveram presentes na cerimônia.
             Após ser recebida pela banda marcial do colégio, a Governadora Rosalba Ciarlini ouviu as reivindicações dos alunos, que há alguns anos esperam pela reforma no prédio. Wihelm Medeiros, de 18 anos, comemorou a notícia. "Eu já vou deixar a escola no próximo ano, mas eu espero que os outros alunos que vão estudar aqui possam aproveitar toda essa estrutura que o Atheneu oferece.”
             A Chefe do Executivo Potiguar falou sobre as reivindicações dos alunos. "Escutamos os pedidos e as preocupações dos estudantes aqui dessa escola, sabíamos das necessidades desse prédio histórico e então passamos a desenvolver um projeto para colocar em prática o que tanto queremos para a educação do nosso Estado. Nos queremos resgatar a história de sucesso que essa instituição carrega, e saibam que a esperança do futuro passa obrigatoriamente pelo caminho da educação", disse Rosalba Ciarlini aos estudantes presentes.
             A secretaria Bethânia Ramalho lembrou que a educação é uma prioridade do Governo Rosalba Ciarlini. "A nossa Governadora não tem medido esforços para que o Rio Grande do Norte tome novamente o caminho da educação. Mas é importante lembrar que nós não trabalhamos sozinhos, precisamos contar com o apoio dos estudantes, que devem fazer sua parte, estudando e se dedicando".

            A obra prevê a recuperação completa da estrutura da instituição educacional, incluindo a renovação da rede elétrica e da tubulação hidrosanitária.            Dentro do projeto idealizado pela secretaria de Educação está ainda a reforma do Ginásio de Esportes Silvio Pedrosa e a construção, no pátio interno, de uma área de convivência coberta, com cozinha e área para refeitório. A reforma e ampliação do Colégio Atheneu está orçada em R$ 2 milhões e com prazo de conclusão previsto para seis meses. 
             De acordo com a secretária Kátia Pinto, a obra será cuidadosamente executada, visto que se trata de um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico. “Uma obra de recuperação como esta não é fácil de ser executada, estaremos presentes fiscalizando todos os serviços de engenharia. Não será possível alterar linhas arquitetônicas e nem mudar a fachada, mas vamos agregar mais valor a esse importante prédio histórico, realizando reparos importantes como a troca da tubulação hidrosanitária, que ainda é de ferro, por tubos de PVC”, exemplificou a titular da pasta de Infraestrutura.
             Ao final da solenidade a Governadora recebeu integrantes do Grêmio Estudantil da escola. Reunidos, eles pediram mais atenção as áreas de lazer, cultura e esporte estudantil.
           O colégio Atheneu é uma das mais antigas e tradicionais instituições escolares e de grande importância para a história do Rio Grande do Norte. Dentre as personalidades que estudaram na escola está o folclorista Luiz da Câmara Cascudo que, além de aluno, foi professor e diretor do colégio.

-- 
Assecom-RN

RN ganha nova fábrica das Indústrias Becker em São José de Mipibu






A Governadora Rosalba Ciarlini participou, na noite desta segunda-feira (25), da inauguração da empresa pernambucana Becker Cosméticos, instalada em São José de Mipibu, na Grande Natal. A empresa faz parte das Indústrias Becker que está presente no Rio Grande do Norte desde 1999.
A companhia tem 5 mil metros quadrados e é a primeira indústria do Brasil a adotar fontes renováveis de energia para fins comerciais, incluindo fornecimento por painéis fotovoltaicos e torres de energia eólica. Apenas para a instalação do parque de captação de energia solar foram investidos R$ 4 milhões, dos R$ 15 milhões aplicados para a construção do setor de cosméticos. Cada linha de energia fornece 150 Kilowatts.
Em seu discurso, a Governadora ressaltou a satisfação em ver mais uma fábrica de sucesso ser instalada no Rio Grande do Norte e gerar empregos para moradores da região. “Além da alegria de ver que produtos produzidos aqui no nosso Estado estão atravessando o Atlântico, fiquei ainda mais feliz quando soube que cerca de 90% dos trabalhadores desta fábrica são de São José de Mipibu. Isso é acreditar na força da nossa gente, do povo potiguar”, pontuou a Governadora.
Ao falar sobre a instalação desta e de outras fábricas no Rio Grande do Norte, a chefe do Executivo Estadual enfatizou os incentivos econômicos oferecidos por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do RN (Proadi). “O Governo do Estado está aqui dizendo que abre mão de impostos, através do Proadi, para a instalação de novas indústrias. Com isso, trocamos imposto por emprego e é este emprego que gera mais ICMS no comércio. Isso é futuro, é emprego, é renda, é oportunidade”, concluiu Rosalba Ciarlini, lembrando que outras sete fábricas estão em fase de instalação em São José de Mipibu e oito em Goianinha.
O diretor-presidente da Becker Industrial, Astriel Mendonça Júnior, fez um breve histórico sobre a empresa abordando as inovações conquistadas pelo grupo e o fato de possuir atualmente mais de cem produtos licenciados para a comercialização na Europa. Astriel Mendonça Júnior aproveitou a ocasião para agradecer à Governadora e aos seus secretários por viabilizar o projeto por meio do Proadi. 
O novo prédio contempla, além das usinas solar e eólica, centrais de tratamento de efluentes, de efluentes sanitários, central de tratamento de resíduos sólidos e de tratamento de água para reutilização nas próprias instalações. A Becker Cosméticos funciona no mesmo espaço das outras duas fábricas, uma saneante e outra de embalagens. Atualmente, as três plantas da empresa empregam diretamente 170 pessoas. No entanto, quando estiver funcionando na totalidade, este número saltará para 280. A nova planta tem capacidade de produção de 10 mil toneladas por mês. 

Governo do Estado comemora 179 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte

O Governo do Estado comemora, nesta quarta-feira (27), os 179 anos de criação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e os 50 anos de fundação do Hospital Central Coronel Pedro Germano. O evento comemorativo em alusão às datas será realizado às 9h, no auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal e contará com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, que fará uma homenagem aos 100 anos da Valsa Royal Cinema.
Na ocasião, também serão entregues a medalha do Mérito Policial Soldado Luiz Gonzaga a mais de cem personalidades – entre civis e militares. Esta é a mais alta comenda da Polícia Militar e é entregue àqueles que prestam importantes serviços à Segurança Pública do Estado. Profissionais civis e militares da área da saúde também serão homenageados com uma medalha comemorativa ao cinqüentenário do Hospital da Polícia Militar.
Já o Diploma Amigo da PM será entregue a 30 jornalistas que cobrem a área policial no Estado. “Esta é uma forma de agradecer pelo trabalho desenvolvido por estes amigos da imprensa que divulgam os nossos serviços, as nossas operações e que, com isso, nos ajudam a melhorar ainda mais o nosso desempenho, além de ser também uma forma de aumentar o vínculo entre a imprensa e a instituição”, pontua o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Canindé de Araújo.
Durante o evento serão expostos estandes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), BP Choque e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). No espaço destinado ao Bope será apresentado, pela primeira vez, à imprensa o esquadrão antibombas que oferece uma tecnologia de ponta com robôs, scanners e outros equipamentos. Ao final do evento será feito o lançamento do livro sobre a história do Hospital Pedro Germano, de autoria do Coronel PM Ângelo. 
Assecom-RN