quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Fábio Faria se reúne com Ministro Mercandante e Gilberto Kassab.


O Deputado Federal, Fábio Faria (PSD), se reuniu com o ministro Aloízio Mercadante (que assumirá na próxima semana a Casa Civil da Presidência da República) nessa terça-feira (28) em São Paulo. 

Fábio Faria solicitou a liberação de emendas parlamentares que apresentou ao Ministério das Cidades para municípios do Rio Grande do Norte logo no início do ano.

"São recursos para obras importantes em alguns municípios, que estavam assegurados no final de 2013, mas não foram liberados. O ministro Mercadante é um homem de diálogo, de compromisso, e prometeu rever todos os projetos apresentados pelo nosso mandato", disse Faria.

O deputado também se reuniu em São Paulo com o Presidente Nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, e lideranças da legenda. Em pauta, a conjuntura política do Rio Grande do Norte e posicionamento do PSD em outros estados e em nível nacional.

A agenda de Fábio Faria nesta quinta-feira (30), em Natal, prevê reuniões com líderes políticos de diversos municípios potiguares, quando tratará do pleito a ser disputado em outubro deste ano.

Fonte: PoliticaPauferrense

Macau: Jovem passa mal no trabalho e morre no hospital.

 

Um fato triste se deu na manhã desta terça feira, dia (28) em Macau. Uma jovem identificada como Rayany Carvalho (20 anos), passou mal quando estava no trabalho, ela foi levada para o Hospital local Antônio Ferraz, e minutos depois veio a óbito. A vítima trabalhava em uma loja de peças de automóvel no centro da cidade, segundo o laudo do ITEP, a causa da morte de Rayane foi envenenamento. Ainda não se sabe os motivos que levou uma jovem cheia de sonhos a cometer tal fatalidade. A polícia investiga o caso.

Fonte: Guameré em dia

Prefeito, Alberone Neri, anuncia reajuste de 8,32% para os professores do município.


O Prefeito, Alberone Neri, anuncia reajuste de 8,32% para os professores do município de Encanto.  A proposta do prefeito determina que o aumento vigore a partir de 1º de janeiro de 2014.

De acordo com Alberone, com esta decisão o seu governo acompanha o Piso Nacional do magistério fixado pelo Governo Federal. A medida beneficiará 49 professores da rede municipal de ensino de Encanto. “Educação é prioridade absoluta em nossa administração”, reiterou o prefeito Encantense.

MATÉRIA EXIBIDA PELA INTER TV CABUGI MOSTRA A MÁ QUALIDADE DA ÁGUA DA UERN EM PAU DOS FERROS/RN


A matéria gravada na ultima Quinta-feira 23/01/2014, foi exibida hoje 28/01/2014 pela Inter TV Cabugi mostrando a situação da má qualidade da água da UERN em Pau dos Ferros, e como os estudantes lidam com essa situação em sua rotina diária na universidade. O diretor compreende a situação, e relata que alunos utilizam da água muitas vezes por não ter outra opção, mas que o mesmo fala que não é recomendado. Alguns Universitários recomendaram parar o semestre letivo, mas que esta alternativa não foi aprovada pela direção do campus pelo fato de haver muitos problemas, calendários universitários atrasados, entre outros.

Na reportagem mostra também que a UERN já tem a solução deste problema a respeito da água, pois em outubro do ano passado (2013) foi perfurado um poço com o apoio da secretaria estadual de recursos hídricos em parceria com a prefeitura de Pau dos Ferros, em que este fica localizado no próprio terreno do campus com 60 metros de profundidade está a menos 200 metros das salas de aula, mais que ainda não está funcionando devido a falta de equipamentos para bombeamento da água, que relatado pelo diretor tem um custeamento de 3 mil reais em que o mesmo fala que é estão em contato com os poderes publicos municupais, estaduais e com a reitoria para a resolução desta situação.

Por fim, é mostrado pela reportagem que foi realizado uma reunião entre a UERN, secretaria estadual de recursos hídricos e com a Prefeitura de Pau dos Ferros e ficou decidido que uma empresa contratada pelo estado vai instalar uma bomba no poço da UERN, mas que não foi dado um prazo para a realização da instalação. A Prefeitura de Pau dos Ferros se comprometeu a mandar carros pipas para a universidade até o poço começar a funcionar.

Veja a Reportagem completa em Vídeo pelo Site http://g1.globo.com/: LINK DA REPORTAGEM

Fonte: g1.globo.com/ Inter TV Cabugi

SiSu: Mais de 93% dos aprovados para a UFRN são potiguares

Do total de candidatos aprovados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2014.1, 93,91% são potiguares. Esse é um índice, segundo o pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo Medeiros, semelhante ao de anos anteriores. Segundo ele, não é possível fazer um comparativo entre os anos porque esta seleção foi a primeira pelo SiSU, no começo do ano letivo.
Emanuel Amaral
Período de matrículas para os selecionados na 2ª chamada termina no próximo dia 4 de fevereiro

“Ainda assim, o que a gente vê é que no vestibular o preenchimento das vagas por potiguares tem sido da mesma ordem de grandeza, tradicionalmente acima de 90%”, explicou Adelardo Medeiros. Segundo ele, o medo que algumas pessoas tinham medo que poderia haver uma “invasão” de pessoas de fora do Estado na UFRN não se concretizou. 

“Os alunos daqui conseguem aprovação em todos os cursos da universidade. As notas de aprovação dos alunos foram bastante altas, então estamos selecionando bons candidatos para a UFRN”, comentou. Entre os candidatos potiguares aprovados, a UFRN constatou que há estudantes provenientes de 99 municípios do Estado. “O que mudou mesmo esse ano foi a quantidade de candidatos aprovados do interior. Foi um número muito diversificado de municípios”, disse Adelardo Medeiros.

De acordo com a Reitoria da UFRN, analisando os candidatos que se matricularam na primeira chamada do SiSU 2014.1, na UFRN, o percentual que permaneceu na primeira opção foi de 65.2% e na segunda opção, de 34,8%. As graduações que tiveram mais de 80% dos matriculados que optaram pelo curso em primeira opção são Letras (Língua Inglesa e respectivas literaturas), com 93.3%; Medicina, com 88.9%; Matemática, com 87.5%; Geografia (bacharelado), com 85.2%; Tecnologia da Informação, com 85.2%; Geografia (licenciatura). A UFRN registrou a nota média de aprovação igual a 688.2, na ampla concorrência, e de 641.3, como média dos cotistas. 

Após a segunda chamada cuja matrícula termina no próximo dia 4 defevereiro, os estudantes ainda poderão participar da Lista de Espera. O prazo para a adesão será até o dia 7 de fevereiro. Os candidatos participam com o curso que colocaram em primeira opção para o ingresso na instituição. A convocação será a partir de 11 de fevereiro, sob responsabilidade de universidade.

Na Ufersa, a primeira chamada do SiSU preencheu 1.134 vagas das 2.500 oferecidas pela Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). O número de matrículas corresponde a 45,36% das vagas ofertadas. Entre as matrículas já realizadas nesta etapa, 62% são de candidatos do Rio Grande do Norte.

Entre os vizinhos, o Ceará teve maior número de matrículas: 30,5% das vagas preenchidas. Para a 2ª chamada estão disponíveis 1.366 vagas, sendo 692 (Mossoró), 260 (Caraúbas), 251 (Angicos) e, 163 (Pau dos Ferros).

TRIBUNA DO NORTE

Investigação: Polícia Federal tem 185 inquéritos de corrupção no Rio Grande do Norte

A Polícia Federal tem em curso 185 inquéritos originários de contratos com verbas federais no Rio Grande do Norte, todos suspeitos de desvios e corrupção. O levantamento ao qual teve acesso a TRIBUNA DO NORTE revelou a predominância de crimes praticados por prefeitos – são 136 no total. Mas há também delitos envolvendo outros agentes públicos, inclusive servidores em geral. A mescla de ações contra os cofres públicos e dinheiro da União envolve ainda peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e tráfico de influência. É a primeira vez que a PF divulga o mapeamento das investigações desse tipo de crime.
aldair dantas
PF conduz as investigações que envolvem suspeita de uso indevido de verbas federais

Há 12.870 inquéritos em curso em todo o País que apuram delitos dessa natureza - peculato, desvios, violação à Lei de Licitações por cartéis e outros atos lesivos ao patrimônio público. Esse número representa quase 12% de todas as investigações da PF, que totalizam 108.822 inquéritos. A Região Nordeste é a mais afetada pela ação do crime organizado. Ela concentra 5.371 inquéritos, 41,7% dos procedimentos. A PF atribui essa demanda ao fato de a União destinar mais constantemente um maior volume de verbas para cidades e Estados sob a tutela da carência e da exclusão.

Os crimes praticados por prefeitos no Rio Grande do Norte, sob investigação da PF, estão previstos no decreto lei 201 de 1967. Esses delitos estão sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independente de pronunciamento da Câmara de Vereadores. Estão enquadrados na investigação os agentes que se apropriarem ou que desviem bens, rendas ou serviços públicos em proveito próprio ou alheio; que utilizem indevidamente os recursos; ou que desviem ou apliquem indevidamente as verbas públicas.

No Estado, o Marcco (Movimento Articulado de Combate à Corrupção) é a entidade que acompanha questões como a transparência com os gastos de recursos públicos. De acordo com o coordenador do Marcco, o auditor aposentado, Carlos José, o volume de contratos sob investigação no Rio Grande do Norte pode ser considerado alto, embora, destacou ele, seria necessário parâmetros mais precisos para opinar sobre o assunto com mais precisão.

Ele lamentou o fato de a corrupção ser“endêmica” e atacar o serviço público de forma implacável. Ele é auditor fiscal aposentado da Controladoria Geral da União (CGU), função que exerceu na seara da fiscalização e auditorias de contratos federais. O coordenador do Marcco destacou a importância, tanto do acompanhamento da sociedade como do acompanhamento efetivo das instituições de controle e fiscalização, como é o caso da CGU, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, etc. 

A Polícia Federal destacou que o cerco à corrupção e desvios tornou-se meta prioritária da instituição. E que desde 2011, a corporação já contabiliza 3 mil inquéritos contra prefeituras por mau uso de dinheiro público federal, principalmente nas áreas da saúde e da educação, destinatárias da maior fatia de valores porque são verbas carimbadas do Orçamento da União. Nesse cenário, os acusados são principalmente prefeitos e ex-prefeitos, enquadrados nos chamados “crimes de prefeitos”.

Bate-papo - Carlos José
Coordenador do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco)

De que forma o Marcco acompanha o caso de corrupção com verbas públicas?
O Marcco sempre acompanha, até porque a Polícia Federal faz parte do Movimento. Agora, é necessário dizer que as investigações procedidas pela PF em alguns casos estão no campo do sigilo, então não são reveladas. E nós não tomamos conhecimento. Em muitas situações a gente vê problemas que são denunciados ou relatados por alguns componentes e em reuniões ordinárias [do Marcco] encaminhamos para análise de diversos parceiros, inclusive a própria PF.

O Marcco tinha conhecimento desses desvios?
Esse dado a gente não tinha. A gente acompanha e, quando toma conhecimento, se não estiverem resolvendo a contento a gente se reúne e delibera algo. Isso foi feito em vários casos, por exemplo, quando solicitamos – antes mesmo da Meta 18 do CNJ – o encaminhamento, aos órgãos competentes, das ações que envolvessem casos de improbidade, solicitamos que fosse dada a prioridade pelos Tribunais.

O senhor considera esses inquéritos um número expressivo para um Estado como o RN?
Infelizmente, a corrupção está endêmica, então eu como auditor fiscal que sou da CGU, que fiscalizei vários contratos federais, fiz auditorias (...), infelizmente é grande, mas poderia ser muito maior porque a gente tem 167 municípios, fora Estados, Secretarias, Ministérios e órgãos espalhados pelo país. A gente sabe que hoje existe infelizmente muitos crimes perpetrados por agentes públicos. Hoje temos algumas questões que a gente pode comemorar: que é o fato de estar havendo mais investigação. Se tem mais divulgação, por exemplo, a população acompanha.
TRIBUNA DO NORTE