terça-feira, 6 de novembro de 2012

UFRN sedia VI Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher

regionalO Departamento de Fisioterapia (DFISIO) e o Grupo de Estudos em Saúde da Mulher (GESM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promovem o VI Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher (ENFISM), abordando o seguinte tema: "Saúde da mulher: consolidação do conhecimento e perspectivas". O Encontro acontece de 8 a 10 de novembro, das 8h às 18h, nas dependências do Departamento de Fisioterapia e no auditório do Departamento de Farmácia da UFRN.
Com tradição no Nordeste brasileiro, o evento apresenta pesquisas e muitas inovações, além de perspectivas na área de grande demanda nos serviços de atenção à saúde pública – a saúde da mulher. Além disso, o encontro evidencia a necessidade de uma atuação multidisciplinar, onde o foco é a promoção e a melhoria no quadro da assistência básica e avançada à saúde da mulher.
Podem participar do encontro estudantes dos cursos da área Biomédica, além de profissionais da área de saúde que precisam passar por constante reciclagem em todo o conteúdo adquirido em anos de prática.

Para consolidar aliança, Rosalba ampliará espaços do PMDB no Governo.


A reforma de secretariado pretendida pela governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), deverá marcar o início da segunda metade da sua gestão. 

As mudanças começaram na semana passada com a nomeação do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, marido da governadora, que assumiu a Secretaria do Gabinete Civil. José Anselmo Carvalho, que estava nessa função, assumiu a Controladoria Geral do Estado, cargo do qual foi exonerado Francisco Melo.

Enquanto define as saídas, Rosalba Ciarlini também já trabalha com as indicações. 

Ponto pacífico no Governo é o fato da governadora abrir novos espaços para o PMDB. 

O partido presidido pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, deverá ter novas secretarias. Atualmente, o espaço peemedebista é apenas a Secretaria de Trabalho e Ação Social, onde está o professor Luís Eduardo Carneiro. (Veja AQUI).

UERN lança edital para processo seletivo 2013

uern_placasA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), divulga o edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013) para preenchimento das vagas iniciais dos cursos de graduação da UERN, no ano letivo de 2013. São ofertadas 2.602 vagas e as provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013.
O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Uma das novidades é a abertura de 50 vagas para o curso de Ciência e Tecnologia, ofertado no Campus de Natal.
A solicitação de inscrição no PSV 2013 deverá ser efetuada, exclusivamente, VIA INTERNET, acessando portal da UERN (www.uern.br) ou no endereço eletrônico da COMPERVE (www.uern.br/comperve). As inscrições terão início às 9h do dia 30 de novembro e irão até as 23h59 do dia 26 de dezembro de 2012, observado o horário oficial local.

Fábio Faria recebe prefeito eleito de Jardim de Piranhas.


O Deputado Federal, Fábio Faria (PSD), recebeu na tarde desta terça-feira (6) Elídio Queiroz, eleito prefeito de Jardim de Piranhas pelo Partido Social Democrático. 

Em pauta, projetos a serem desenvolvidos no município a partir de janeiro de 2013 com apoio do parlamentar na área de esporte e infra-estrutura urbana.

"Elídio é um grande representante do nosso partido, que já tem projetos importantes para recuperar o desenvolvimento da cidade e conta com o apoio do nosos mandato para executá-los nos próximos quatro anos", afirmou Fábio Faria.

fonte: blog politicapauferrense

Vendas de veículos crescem 17,7% de setembro para outubro

carros_reducao_de_ipiAs vendas de veículos novos no mercado interno, entre automóveis e comerciais leves (como vans e furgões), aumentaram 17,77% em outubro. Foram comercializadas 326,9 mil unidades, ante 277,5 mil em setembro, segundos dados divulgados há pouco pela Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave).
Comparado a outubro de 2011, houve alta de 23,94%. No acumulado do ano, o crescimento chega a 7,27%, com um total de 3.589.095 veículos comercializados.
Fonte: Agência Brasil

MEC atualiza regras do Sisu para adequação à Lei de Cotas

O Ministério da Educação (MEC) atualizou hoje (6) as regras do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), usado por instituições de ensino superior públicas para ingresso de novos alunos. As principais mudanças das regras servem para que o sistema se adeque à Lei de Cotas que estabeleceu reserva de vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas e aos alunos de famílias de baixa renda.

A lei, que entrou em vigor neste semestre, prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas. A lei determina ainda que metade das vagas reservadas às cotas sociais – ou seja 25% do total da oferta – sejam preenchidas por alunos que venham de famílias com renda de até um salário mínimo e meio per capita. As instituições têm quatro anos para se adequar à norma.

ASSALTANTE É BALEADO APÓS TENTATIVA DE ASSALTO NO BAIRRO ABOLIÇÃO I EM MOSSORÓ.



Um elemento ainda não identificado foi baleado na noite desta segunda feira, 5 de Novembro de 2012, por volta das 20h20min no bairro Abolição I por trás do Centro Comercial.Segundo informações colhidas pela polícia, esse homem alvejado tentou assaltar um grupo de pessoas que estava na calçada de uma residência próximo ao Colégio Menino Deus.
Um segurança percebeu a movimentação e efetuou um disparo, atingindo o elemento na região das nádegas. O assaltante ainda tentou fugir pulando muros de residências vizinhas, mas sofreu uma queda e caiu no quintal de uma casa.
   O mesmo recebeu os primeiros atendimentos pela equipe ALFA e foi encaminhado para o HRTM sem gravidades.

Motociclista sofre acidente de transito em Pau dos Ferros/RN


Na noite desta segunda-feira (05), por volta das 19h40min na BR 405, Km 151, entrada do Clube Assec, zona urbana de Pau dos Ferros/RN, o motociclista Eudivan de Melo e Silva, residente em Pau dos Ferros/RN,  seguia pela rodovia sentido Rafael Fernandes/RN pilotando a motocicleta Honda Titan,  cor vermelha, placa NNP 3579/RN, após passar sobre uma das nas pedras que se encontram ao lado da pista isolando a construção de um posto de gasolina, perdeu o controle de  direção e veio cair,  o mesmo foi socorrido pelo CBOM para o HRCCA, sofrendo lesões no rosto.

Eudivan é filho do saudoso Sargento Eustáquio,   morto  em 1985 na cidade de Brejo dos Santos/PB, cidade onde ele nos anos 80, foi Comandante do Destacamento e Professor de Educação Física na Escola Estadual Prof. Agnelo Amorin Filho, na época.

Potiguar que 'mora' na rodoviária realiza sonho de surfar no Havaí


Alan Jhones Brasil Tour (Foto: Divulgação / Fábio Minduim)Alan Jhones surfa profissionalmente há 12 anos
(Foto: Divulgação / Fábio Minduim)
Surfista profissional há 12 anos, o potiguar Alan Jhones realiza no começo do próximo ano um de seus sonhos: vai conhecer e surfar no Havaí. A visita ao paraíso das onda gigantes será custeada pelo patrocinador, mas ele não vai para competir, vai apenas acompanhar os colegas de equipe.
- Estou indo agora, em janeiro, para o Havaí. É o sonho de todo surfista. Vai uma equipe do patrocinador e vou acompanhando. Aí aproveito para surfar por lá também.
Esta será apenas mais uma das viagens desse potiguar natural de Baía Formosa, que com 23 anos já percorreu o mundo em cima da prancha, e conhece destinos como Austrália, Indonésia e quase toda Europa. As viagens pelo Brasil também não são poucas, na próxima quarta-feira ele já embarca para Florianópolis.

Seca no RN faz macacos descerem a serra em busca de água e comida

Macacos prego estão descendo a Serra do Lima. Os animais entram nas casas dos moradores em busca de comida e água (Foto: Bruno Campelo)A seca que assola 83% dos 167 municípios potiguares, além de sofrimento ao sertanejo, também tem causado mudanças no comportamento de animais. No município de Patu, na região Oeste do estado, a estiagem está mudando o comportamento de colônias inteiras de macacos prego. Em busca de água e comida, os animais estão descendo a Serra do Lima e invadindo a cidade. Levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do município aponta para aproximadamente 1.500 símios na região. A Prefeitura está preocupada com a situação e o Ibama alerta: dar comida aos bichos pode causar desequilíbrio ambiental.

Campelo informou ainda que a mudança de comportamento dos macacos prego ocorre desde que um incêndio, ocorrido em agosto passado, devastou a vegetação de palmeiras da espécie coco-catolé, principal alimento dos símios que habitam a Serra. Ainda segundo o secretário de comunicação, a queimada não ocorreu de forma natural, mas ainda não se descobriu o responsável por ter ateado fogo na vegetação. E, como não chove na região há meses, as plantas ainda não se regeneraram.
O secretário de Comunicação de Patu, Bruno Campelo, afirmou que o Ibama recomendou que as pessoas não alimentem os animais. Ele disse que os macacos podem se acostumar e adotar o hábito. "Eu receio que eles continuem buscando alimento entre as pessoas mesmo quando a chuva retornar", acrescentou.

Polícia prende cubanos suspeitos de arrombar um bar na zona Sul de Natal

Material furtado do bar foi recuperado (Foto: Divulgação/Degepol)Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) prenderam, nesta segunda-feira (5), dois cubanos suspeitos de terem arrombado o Meu Preto Bar, estabelecimento localizado em Ponta Negra, na zona Sul de Natal. Com a dupla, segundo informações da polícia, foram apreendidos vários equipamentos de som, amplificadores, cabos elétricos, equalizadores, caixas de som e microfones. O material furtado foi avaliado em R$ 30 mil.

O arrombamento aconteceu na madrugada do último domingo, dia 4. De acordo com o delegado Herlanio Cruz, adjunto da Defur, os suspeitos conseguiram entrar no bar após arrombarem uma das entradas de acesso ao local. O proprietário registrou queixa na Defur, cuja equipe foi ao local do crime e constatou que no telhado havia parte do material furtado, como pedaços de fios e cabos elétricos. “O rastro desse material levava até um bar vizinho”, revelou.
Na ação foram presos o DJ Antonio Gonzales Peres, de 31 anos, natural de Guantánamo, e o gerente comercial Igor Veliz Almeida, de 39, natural de Havana. Os detalhes da prisão foram divulgados na manhã desta terça (6), durante coletiva de imprensa na Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol).

OPERADORA VIVO CHEGA A CARNAÚBA DOS DANTAS RN


imageDesde o dia 28/11 a cidade de Carnaúba dos Dantas está recebendo o sinal da operadora VIVO. Segundo a Rede Autorizada em VIVO Natal, a operadora já tinha a cidade de Carnaúba em seu cronograma de implantação desde 2009, porém a inviabilidade técnica impediu que a implantação fosse feita naquele ano devido as serras que circulam a cidade, inviabilizando a implantação naquele momento.
Porém, desde o início de setembro deste ano os primeiros passos foram dados. Devido a cidade estar em meio a serras, uma torre espelho foi instalada na zona rural de acari servindo de apoio para a torre em Carnaúba que está localizada no Monte do Galo. No dia 28 foram enviados técnicos a cidade de Carnaúba para dar início aos primeiros testes de sinal, e como esta fase foi bem-sucedida o sinal já está no ar em fase experimental. Ainda este mês uma nova equipe virá a cidade para colocar o sinal no ar em definitivo, além de ativar a rede 3G que sem dúvidas será uma avanço para a cidade de Carnaúba dos Dantas.

Hermano diz que vai continuar com o sonho de administrar Natal

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) faz seu primeiro pronunciamento na Assembleia Legislativa, após o resultado do segundo turno, onde disputou a Prefeitura de Natal com Carlos Eduardo Alves (PDT).
Tipo assim…
O último capítulo do programa eleitoral…
Hermano agradeceu a todos os eleitores e disse: “Vou continuar com o sonho de administrar Natal”.
fonte: Blog do Heitor gregorio

Juiz determina intervenção na Penitenciária de Caicó


O juiz corregedor Luiz Cândido Vilaça decretou intervenção na Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, conhecida como 'Pereirão', localizada na cidade de Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte. 

Segundo o magistrado, a intervenção deve durar até que seja concluído o processo de transição entre a atual direção e a nova gestão que assumirá a penitenciária

Ainda de acordo com o juiz corregedor, a intervenção foi necessária depois que um túnel, de aproximadamente três metros, foi descoberto. 

O túnel foi identificado na manhã desta segunda-feira (5) após inspeção realizada pela corregedoria da unidade com apoio da Polícia Militar e agentes penitenciários.

Entre as medidas que visam organizar o funcionamento do Pereirão, o juiz Cândido Vilaça determinou que todas as ações tomadas pela atual direção da unidade sejam encaminhadas à corregedoria. "Assim eu posso analisar a legalidade das práticas", explicou.

Luiz Cândido Villaça também quer que sejam registradas, em um livro na portaria da penitenciária, as entradas e saídas de quaisquer pessoas na unidade com os respectivos horários especificados. "Quero que anotem, inclusive, as vezes que eu for à penitenciária", frisou o juiz.

Mossoró: Abordagem termina com irmão de Policial morto


Uma abordagem policial na manhã desta terça feira (06/11/12) por volta das 7:30hs, na Rua Felipe Camarão  próximo a Igreja de São João Batista bairro Doze Anos acaba em tragédia familiar.
A ocorrência se trata de um policial que teria ido tentar colocar seu irmão que sofre com problemas mentais e é usuário de drogas e vive perabulando pelas ruas para casa, quando foi surpreendido pelo irmão que o atingiu com uma faca de mesa.

Ainda de acordo com as informações colhidas no local, o policial militar conhecido como "Dálton" estava de serviço e teria encontrado seu irmão, "Jens Douglas Augusto Barreto" de 40 anos de idade no meio da rua e resolveu levá-lo para casa ele não resistiu e morreu no HRTM.

O CASO:
Dálton teria se aproximado para conversar com o irmão e foi atacado e ferido na cabeça, seu companheiro de farda teve que efetuar disparos, para conter a fúria do acusado e evitar a morte do companheiro, Jens Douglas foi atingido duas vezes na região do tórax.

TRE tira mandato da prefeita de Rodolfo Fernandes por infidelidade partidária



A prefeita do município de Rodolfo Fernandes, Bernadete Dantas Queiroz, teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), nesta segunda-feira (5). Ele cometeu infidelidade partidária ao trocar o DEM pelo PMDB.

Para fazer a transferência partidária, a prefeita alegou que vinha sofrendo perseguição dentro do partido. A tese, porém, não prosperou. A Corte eleitoral entendeu que não houve motivos para a troca de partido, o que se configurou a infidelidade partidária.
Bernadete Queiroz não tentou reeleição, devido ter rompido politicamente com o tio e cacique político Chiquinho Germano (DEM). Mesmo assim, ela investiu na campanha eleitoral e conseguiu eleger o sucessor, Monteiro. Por gravidade, impôs derrota ao tio, que foi vice na chapa encabeçada por Wilton, irmão do prefeito eleito Monteiro.

Agencia dos Correios de Olho D'Água dos Borges sofre o 5º assalto em 12 meses


A Agência dos Correios de Olho D’Água do Borges/RN sofreu o quinto assalto nos últimos 12 meses.

De acordo com informações quatro homens, dois que chegaram em uma moto Broz cor vermelha entraram e anunciaram o assalto e dois que usavam uma moto Honda 150, deram cobertura ficando do lado de fora mantendo uma certa distancia..

Os malévolos levaram  celulares, dinheiro e outros objetos de valor.

A Polícia Militar foi comunicada  e solicitaram apoio os Destacamentos  Policiais vizinhos e GTO de Patu também seguiu nas diligencias, ninguém foi preso até o momento.

Ronaldo Esper chama “Programa da Tarde” de maroca, no “Programa do Ratinho”


Ronaldo Esper explicou a polêmica no “Programa da Tarde”, no “Programa do Ratinho”, na noite desta, segunda-feira, (05).
Ele não poupou as palavras e disse que Britto Junior está “descendo”, “já perdeu o lugar na ‘Fazenda’, e agora foi jogado nesse programa de maroca”, depois acrescentou, “para um repórter internacional, ele está descendo muito, tome cuidado Britto”, encerrou.
Segundo o dicionário de língua portuguesa, maroca significa: “Fofocas”, “Linguarudas”.
Ronaldo esteve no “Programa do Ratinho”, participando do quadro “Eles e Elas”.



Natal recebe 280 militares de 12 países para exercício de guerra aérea


Exercício reúne militares de 280 países em Natal (Foto: Força Aérea Brasileira)
A Base Aérea de Natal iniciou nesta segunda-feira (5) a Operação Cruzex C2 2012 – o maior exercício militar de guerra aérea simulada da América Latina. São 280 militares de 12 países, o maior número desde a 1ª edição, em 2002. Até o dia 16 deste mês, os participantes irão simular combates envolvendo aviões, cercos armados, refugiados e ameaça nuclear. Porém, tudo será executado de forma virtual, apenas nas telas dos computadores.
"No modelo virtual não há limite de meios. É possível colocar um número praticamente ilimitado de aeronaves voando. Isso torna o exercício muito mais flexível, trazendo novos desafios para as equipes”, explica o major brigadeiro Antônio Carlos Egito, diretor do exercício.Este ano a organização optou por não usar aeronaves reais, já que o objetivo é o treinamento de comando e controle, por isso a sigla C2. O foco é treinar os comandantes para que tomem a melhor decisão em situações de conflito.

TSE reúne comandos dos tribunais regionais eleitorais para balanço das eleições


Uma semana depois do segundo turno das eleições municipais, a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, reúne hoje (6), a partir das 11h, 24 presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Ela pretende fazer uma avaliação sobre a prestação de contas de campanhas, os gastos da Justiça Eleitoral, o sistema de biometria (voto com identificação digital) e os processos relativos às eleições 2012.
Ao final da reunião, Cármen Lúcia quer apresentar um balanço completo das eleições municipais, realizadas nos dias 7 e 28 de outubro, primeiro e segundo turno, respectivamente. No total, 138.544.348 eleitores estavam aptos a votar em 5.568 cidades.

Apenas os moradores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (Pernambuco) não votam nas eleições municipais. Do total de 138.544.348 eleitores, cerca de 7,7 milhões usaram a tecnologia da biometria para votar.


UFERSA de Pau dos Ferros já recebeu R$ 14 milhões em investimentos


Mais um passo importante foi dado para a construção do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido de Pau dos Ferros, na Região do Alto Oeste, com a expedição da ordem de serviços para a construção de quatro novos prédios. A solenidade, realizada no prédio administrativo, foi à primeira realizada nas dependências da Universidade. A previsão é de que a partir de março do próximo ano, o novo campus receba os estudantes, professores e servidores.

“Somos gratos ao IF-Pau dos Ferros que nos acolhe nessa fase inicial, mas como diz o ditado “quem casa quer casa” e como casamos com a UFERSA Pau dos Ferros queremos ocupar o nosso espaço”, brincou o reitor, professor José Arimatea de Matos. A autorização para o inicio das novas obras foi entregue aos representantes das construtoras licitadas para a construção da Biblioteca, do Bloco de Salas de Professores, Centro de Convivência, Garagem e Almoxarifado. O investimento destinado à construção do novo campus já supera R$ 14,3 milhões.

A obra, que tem recursos provenientes de emendas de bancada (2010/2011/2012), é a maior já realizada na região oeste potiguar. A primeira etapa que compreende o Prédio Administrativo, o Complexo de Laboratório e, o Complexo de Salas de Aula já foi concluído. O novo campus representa a interiorização do ensino público superior, proporcionando pela expansão da territorial da UFERSA.