sábado, 31 de janeiro de 2015

Horário de verão 2014/2015 termina no dia 22 de fevereiro

relogioO horário de verão 2014/2015 que teve início no terceiro domingo de outubro de 2014, termina em 22 de fevereiro, data em que os relógios terão de ser atrasados nas regiões que aderiram à medida .

A data estipulada para o encerramento do horário de verão é sempre o terceiro domingo de fevereiro, mas nos casos em que coincide com o carnaval é adiado para o próximo final de semana, como acontece em 2015 em que o carnaval será celebrado no dia 17 de fevereiro.

Fonte: Robson Pires

Professora de História é a nova Rainha do Carnaval de Natal; Rei Momo retorna ao trono

Numa noite de muito samba, frevo e ritmos caribenhos ao som da banda potiguar Perfume de Gardênia, cerca de cinco mil pessoas lotaram a Praça Augusto Severo, na Ribeira, para acompanhar a escolha do Rei e da Rainha do Carnaval Multicultural de Natal 2015, promovido pela Prefeitura do Natal através da Secretaria de Cultura/Funcarte.
Joana LimaRei Momo e nova rainha do Carnaval de Natal foram escolhidos ontemRei Momo e nova rainha do Carnaval de Natal foram escolhidos ontem

E a disputa pelo posto de Rainha foi a mais acirrada dos últimos anos. Por apenas seis pontos de diferença, Edineide Margoth, de 25 anos, ficou com o primeiro lugar, totalizando 280 pontos na avaliação dos jurados. Em segundo ficou a cantora e dançarina Chimene Nunes, que já ocupou o posto de Rainha do Carnaval de Natal e totalizou 274 pontos. O terceiro lugar foi de Andreza Cristina, com 248 pontos, que tentava a reeleição.

A disputa pelo Rei Momo foi um tira teima entre dois velhos conhecidos do Carnaval de Natal. Os sempre animados Charles Campos e Rubens Ferreira. Melhor para Rubens, que foi reeleito para o Reinado de 2015 e fará dupla com Edineide até o próximo ano.

Os candidatos a Rei e Rainha do Carnaval Multicultural de Natal foram submetidos a exigentes testes diante da multidão que lotou a Praça Augusto Severo. Foram provas individuais de frevo, samba, de alegria no palco e depois em duplas mostrando as mesmas habilidades. E a decisão ficou a cargo dos jurados que passaram cerca de 1 hora para anunciar o resultado.

Na quinta-feira, dia 12 fevereiro, no tradicional Baile de Máscaras no Largo do Atheneu, o prefeito Carlos Eduardo entrega as chaves da cidade ao rei Momo, ato que marca a abertura do Carnaval e que terá como atrações nesse dia Spok Frevo Orchestra (Recife) e Banda Dugiba.

“Foi uma surpresa muito grande e uma alegria enorme. Todas as meninas sambam e frevam muito bem. Foi uma disputa muito complicada e ainda estou sem acreditar que sou a Rainha do Carnaval de Natal”, disse emocionada Edineide Margoth, nova Rainha do Carnaval. Edineide é formada em História e integra a Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM). “Gosto da estrutura do Carnaval de Natal e quero conhecer bem a festa agora em todos os polos”, explicou.

De acordo com o edital lançado pela Prefeitura do Natal, Rei e Rainha deverão ter disponibilidade para comparecer a todas as entrevistas e eventos durante o período carnavalesco, incluindo prévias agendadas pela Comissão Gestora do Carnaval Multicultural Natal 2015.

O Rei e a Rainha vencedores receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais) cada.

PERFIL DO REI MOMO

- Rubens Carlos Antônio Ferreira, 29 anos, natalense, 1,65m, 122 kg, é o atual Rei Momo do Carnaval Multicultural de Natal, eleito em 2014. O candidato representa a Escola de Samba Acadêmicos do Morro, de Mãe Luiza. É motorista profissional.

PERFIL DA RAINHA

- Edineide Margoth, 25 anos, natalense, 1,57m, 47 kg, é formada em História. Integra a Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM). 


Fonte: Tribuna do Norte 

José da Penha-RN: População faz manifesto nas ruas da cidade pela a Permanência do Reverendíssimo Padre José Rogério Quirino.


José da Penha-RN: Cidade encontra-se ressentida com a saída do pároco José Rogério Quirino da Paróquia de São Francisco, que abrange também os municípios de Água Nova e Riacho de Santana.

Sem entrar no mérito das causas que proporcionaram este acontecimento, o fato é que toda a população jotapenhense expressaram toda a sua solidariedade para com a  paróquia que tem exercido importante papel diante do povo católico de José da Penha.

Que soluções urgentes possam ser adotadas e a Paróquia de São Francisco possa ter a sua condição de normalidade reestabelecida.

Rezemos para que tudo se resolva da melhor maneira possível.

Da Redação
Com informações do Nossa José da penha

Governo do Estado lança Plano Emergencial de Enfrentamento à Seca no RN

Com algumas cidades já em colapso pela falta de chuvas numa das estiagens que mais tem castigado o Estado nos últimos anos e outras cidades em situação de alerta, especialmente no Alto Oeste e no Seridó, o governador Robinson Faria se reuniu na manhã desta sexta-feira, 30, com gestores e equipe técnica da Caern e Secretários de estado para apresentação de um Plano Emergencial de Enfrentamento à Seca, com medidas tanto em caráter emergencial, quanto de médio e longo prazos.
“As medidas emergenciais dizem respeito à instalação de poços. Existem em todo o Estado 1.700 poços perfurados que ainda não entraram em funcionamento e vamos providenciar o mais rápido possível a instalação e equipagem desses poços. Manteremos os convênios com carros-pipa e vamos concluir a Adutora do Alto Oeste”, pontuou o governador.

Na ocasião, ele também anunciou que o Governo do Estado não destinará recursos para festas de carnaval, tendo em vista a gravidade da situação de estiagem. “Daremos prioridade ao enfrentamento da seca nos municípios”, enfatizou.

O Governo também fará uma campanha educativa de uso consciente da água, mas com foco nas áreas onde existe água: Natal e Grande Natal.

Estão em colapso as seguintes cidades: Antonio Martins, João Dias, Luís Gomes, Paraná, São Francisco do Oeste, São Miguel e Tenente Ananias (Regional de Pau dos Ferros) e Carnaúba dos Dantas (Regional de Caicó).

Além delas, outras três cidades estão com abastecimento da Caern em caráter de rodízio de 24/48 horas, são elas: Acari, Caicó e Currais Novos. De acordo com o secretário da Semarh, Mairton França, a Adutora do Alto Oeste já poderá entrar em funcionamento parcialmente, até que sejam concluídos os 7% restantes de sua obra.


As medidas de médio e longo prazo dizem respeito a buscar recursos junto aos Ministérios das Cidades e da Integração. Para isso, todos os órgãos envolvidos já estão com diagnósticos prontos sobre a situação da seca no Rio Grande do Norte para que sejam apresentados junto ao Governo Federal.

Fonte: Mural de Riacho da Cruz

Delegacia de Santana do Matos-RN investiga vídeo com fotos de adolescentes nuas


A Polícia Civil está investigando, em Santana do Matos, a circulação de um vídeo nas redes sociais, contendo fotos de adolescentes nuas ou ainda de jovens de biquíni. De acordo com a delegada Paola Maeus, a equipe da delegacia está ciente do caso e trabalhará para identificar o autor da montagem ou até mesmo quem divulgou nas redes sociais.

“Na semana passada, pais de uma das adolescentes procurou a delegacia, mas acabaram não querendo registrar o boletim de ocorrência, talvez por constrangimento. Porém, tomamos conhecimento que essas imagens estão sendo divulgadas nas redes sociais e vamos investigar, porque é crime”, comenta a delegada.

Até mesmo uma jovem que mora em Natal e que terá identidade preservada foi surpreendida com uma foto sua de biquíni nessa montagem. “Entraram no facebook, talvez, pegaram uma foto minha na praia e colocaram nessa montagem com outras meninas, algumas nuas, e até mesmo uma menina de 13 anos aparece nesse vídeo”, afirma.

A jovem contou ao Portal BO que procurou um advogado e irá entrar com ação para processar os responsáveis. Segundo a delegada Paola Maeus, esse não é o primeiro caso envolvendo divulgação desse tipo nas redes sociais. “Recentemente, tivemos o caso de uma jovem, em Santana do Matos, que o ex-namorado divulgou imagens dela nua. Até mesmo imagem de um homem já idade nu foram divulgadas”, destaca.

Neste último caso, como envolve adolescentes, a delegada afirma que o crime se torna ainda mais grave. Ela explica que, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 241-A, é crime: “oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente”.

A pena para esse tipo de caso é de três a seis anos de prisão e multa. “Infelizmente, muitas dessas adolescentes se expõem ingenuamente, até mesmo por falta de instrução. O resultado é esse, a imagem delas sendo expostas por pessoas mal-intencionadas”, completa a delegada.

O Jornal de Hoje